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  4. 5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

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    Túlio DNS 52
    escreveu em última edição por
    #3

    trocar a turbina está completamente fora dos meus planos.

    a solução é trabalhar a caixa mesmo. ou troca-la.

    como disse, quero o carro rápido…saindo na frente de todo mundo.

    antes das turbinas grandes encherem...eu já encostei na direita, pisquei setinha pros lados e já dei tchauzinho...

    hehehe

    minha intenção ?: arrancada rápida....velocidade final não é comigo.

    se minha turbina me der uns 200km/h de final, já vou estar feliz da vida

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      SóGM
      escreveu em última edição por
      #4

      na minha terra, deu setinha e ficou marcando toma na traseira, sem dá…..aqui o povo não perdoa molecagem....

      eu iria de turbina maior....já que você quer continuar com essa, pelo menos trabalhe na transmissão.....

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      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #5

        na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

        ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

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        • R Offline
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          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #6

          ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

          quem me dera conseguir responder alguma coisa referente a carburador, ainda mais pra vc, mestre jedi dos bura.

          mas com relação a injetado, eu talvez possa te ajudar.

          turbo injetado com bico auxiliar: entrou pressão positiva, liga o bico, consequentemente é um bico a mais aberto jogando combustável pra dentro do motor.

          turbo injetado com hpi: entrou pressão positiva, aumenta pressão de combustável. não aumenta o ti, mas como a pressão é maior, a vazão aumenta também.

          para ambos os casos, o consumo não tem como não aumentar….

          1 Resposta Última resposta
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            Fahrell
            escreveu em última edição por
            #7

            não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

            desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

            ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

            se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

            1 Resposta Última resposta
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              16volts
              escreveu em última edição por
              #8

              uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

              em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

              trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

              agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

              []s

              1 Resposta Última resposta
              • 1 Offline
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                16volts
                escreveu em última edição por
                #9

                na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

                ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

                [snapback]621050[/snapback]

                naum deu tempo de editar… mas acho que se der pra manter pressão de 0.2 - 0.3 nos 100 - 120 sem zoar o escape e com uma mistura estequiom?trica (nada de enriquecer muito) o consumo deve até diminuir pq a efici?ncia térmica do motor aumenta...

                1 Resposta Última resposta
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

                  [snapback]621070[/snapback]

                  isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

                  esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

                  mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

                  o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

                  1 Resposta Última resposta
                  • 1 Offline
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                    16volts
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

                    [snapback]621070[/snapback]

                    isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

                    esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

                    mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

                    o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

                    [snapback]621072[/snapback]

                    :olhos:

                    c/ ctz… sem contar que uma caixa quente custa 100-150 reais

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Maran
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

                      em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

                      trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

                      agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

                      []s

                      [snapback]621070[/snapback]

                      edited

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                      • M Offline
                        M Offline
                        Maran
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        editei pq o que escrevi foi uma redund?ncia.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....

                          mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.

                          obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            porva
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Garcia
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.

                              não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                              desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                              [snapback]621060[/snapback]

                              tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.

                              ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

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                              eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .

                              tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…

                              se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

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                              ? exatamente isso. dosar o po.

                              tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for :olhos:), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                Túlio DNS 52
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

                                ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

                                [snapback]621050[/snapback]

                                pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...

                                por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....

                                posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                                não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                                desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                                ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                                se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

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                                tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….

                                vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                                o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                                pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                                pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                                e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                                edit:

                                esqueci de dizer....

                                no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                                mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Garcia
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                                  passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                                    [snapback]621200[/snapback]

                                    olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

                                    **pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

                                    posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                                    tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

                                    vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                                    o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                                    pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                                    pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                                    e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                                    edit:

                                    esqueci de dizer....

                                    no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                                    mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                                    [snapback]621208[/snapback]

                                    em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

                                    nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

                                    me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

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                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

                                      booster.

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                                        #21

                                        ? como o f?bio falou… o que gasta combustivel é pisar... estando a turbina soprando ou não...

                                        e digo mais... num carro bem regulado, a eficiencia de um carro é muito maior com a turbina soprando do que aspirado... claro que o consumo é proporcional aos hps requeridos...

                                        resumindo a grosso modo se vc tem um carro com 300 hps e só está es=xigindo dele 30 hps pra manter a velocidade, ele só vai gastar o equivalente a um de 30 hps...

                                        se a turbina está soprando, é sinal que tem esforão no motor... e se vc pisa pra vencer esse esfor?o, ele vai gastar... independente de como ele gere esses cvs... com turbina ou não...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #22

                                          pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                                          anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                                          seria uma alternativa?

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