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5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

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  • M Offline
    M Offline
    Maran
    escreveu em última edição por
    #13

    editei pq o que escrevi foi uma redund?ncia.

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #14

      q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....

      mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.

      obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        porva
        escreveu em última edição por
        #15

        essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Garcia
          escreveu em última edição por
          #16

          fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.

          não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

          desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

          [snapback]621060[/snapback]

          tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.

          ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

          [snapback]621060[/snapback]

          eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .

          tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…

          se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

          [snapback]621060[/snapback]

          ? exatamente isso. dosar o po.

          tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for :olhos:), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            Túlio DNS 52
            escreveu em última edição por
            #17

            na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

            ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

            [snapback]621050[/snapback]

            pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...

            por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....

            posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

            não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

            desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

            ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

            se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

            [snapback]621060[/snapback]

            tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….

            vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

            o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

            pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

            pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

            e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

            edit:

            esqueci de dizer....

            no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

            mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Garcia
              escreveu em última edição por
              #18

              eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

              passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #19

                essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                [snapback]621200[/snapback]

                olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

                **pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

                posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

                vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                edit:

                esqueci de dizer....

                no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                [snapback]621208[/snapback]

                em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

                nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

                me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pix
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

                  booster.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
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                    Fahrell
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    ? como o f?bio falou… o que gasta combustivel é pisar... estando a turbina soprando ou não...

                    e digo mais... num carro bem regulado, a eficiencia de um carro é muito maior com a turbina soprando do que aspirado... claro que o consumo é proporcional aos hps requeridos...

                    resumindo a grosso modo se vc tem um carro com 300 hps e só está es=xigindo dele 30 hps pra manter a velocidade, ele só vai gastar o equivalente a um de 30 hps...

                    se a turbina está soprando, é sinal que tem esforão no motor... e se vc pisa pra vencer esse esfor?o, ele vai gastar... independente de como ele gere esses cvs... com turbina ou não...

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
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                      HOT_62
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                      anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                      seria uma alternativa?

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Garcia
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                        anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                        seria uma alternativa?

                        [snapback]621327[/snapback]

                        tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

                        algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

                        ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                          já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                          por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                          se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
                            J Offline
                            jefferson parizati
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com  ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                            já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                            por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                            se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                            [snapback]621336[/snapback]

                            assino a onde. :olhos:

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              FUNtastic
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

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                                só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                                caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Garcia
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  fabio e carol, perfeitos os seus comentários.

                                  no caso específico do f?bio me tirou uma dúvida grande, com relação ao ponto de ignição…..

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    Túlio DNS 52
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                                    passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

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                                    totalmente original

                                    apl 525

                                    2e

                                    alcool

                                    escapamento 2.5 com 1 abafador.

                                    tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

                                    algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

                                    ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

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                                    entendi….vou comentar sobre isso com o mecanico

                                    só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                                    caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

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                                    sim, suas contas estão certas

                                    minha intenção é melhorar o consumo do carro…que está muito alto comparando com o investimento e o motor não tão fu?ado...

                                    papo de estar fazendo 5km/l

                                    mas isso, de trocar a turbina ou caixa não seria um gasto imediato....estou ainda na fase de amaciar meu carro, essa semana é provavel que eu acerte e regule o motor...

                                    disseram pra mim que enquanto o carro esta amaciando e desregulado , vai beber muito mais do que quando ele estiver reguladinho....

                                    vou regular ele e posto aqui uma média pra vcs terem uma idéia

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fahrell
                                      escreveu em última edição por
                                      #30

                                      5km/l de alcool na cidade ?

                                      vc não vai conseguir muito mais que isso e ainda assim ter potencia no carro…

                                      basta ver o vectra 2.4 novo que faz isso aspro e novo, injecao, bem reguladinho, no alcool...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Garcia
                                        escreveu em última edição por
                                        #31

                                        bem dessa, fahrell…

                                        se for 5km/l na estrada já tá bom, claro, pode (e deve) ser melhorado...

                                        mas, se for 5km/l na cidade, tá ?timo

                                        mas, é bom rever tb a preparação/ajustes do seu carro conforme os posts do fabio e da carol...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fabio Lima
                                          escreveu em última edição por
                                          #32

                                          bem dessa, fahrell…

                                          se for 5km/l na estrada já tá bom, claro, pode (e deve) ser melhorado...

                                          mas, se for 5km/l na cidade, tá ?timo

                                          mas, é bom rever tb a preparação/ajustes do seu carro conforme os posts do fabio e da carol...

                                          [snapback]621590[/snapback]

                                          já cheguei a fazer 8.5 km/l na estrada turbo a alcool com 2e, mas com primeiro estagio e gicle de lenta bem magros, priorizando economia mesmo ao inves de pegada. ponto era 21 inicial, 24 final + avanco a vacuo.

                                          1 Resposta Última resposta

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