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5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    16volts
    escreveu em última edição por
    #11

    em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

    [snapback]621070[/snapback]

    isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.

    esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.

    mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.

    o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.

    [snapback]621072[/snapback]

    :olhos:

    c/ ctz… sem contar que uma caixa quente custa 100-150 reais

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Maran
      escreveu em última edição por
      #12

      uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.

      em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.

      trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).

      agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.

      []s

      [snapback]621070[/snapback]

      edited

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      • M Offline
        M Offline
        Maran
        escreveu em última edição por
        #13

        editei pq o que escrevi foi uma redund?ncia.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #14

          q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....

          mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.

          obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            porva
            escreveu em última edição por
            #15

            essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              Garcia
              escreveu em última edição por
              #16

              fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.

              não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

              desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

              [snapback]621060[/snapback]

              tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.

              ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

              [snapback]621060[/snapback]

              eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .

              tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…

              se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

              [snapback]621060[/snapback]

              ? exatamente isso. dosar o po.

              tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for :olhos:), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                Túlio DNS 52
                escreveu em última edição por
                #17

                na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.

                ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?

                [snapback]621050[/snapback]

                pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...

                por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....

                posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                não entendo qual o problema da turbina encher cedo…

                desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...

                ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...

                se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...

                [snapback]621060[/snapback]

                tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….

                vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                edit:

                esqueci de dizer....

                no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

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                • G Offline
                  G Offline
                  Garcia
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                  passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…

                    [snapback]621200[/snapback]

                    olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.

                    **pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….

                    posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.

                    tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....

                    vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar

                    o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.

                    pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )

                    pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.

                    e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.

                    edit:

                    esqueci de dizer....

                    no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).

                    mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade

                    [snapback]621208[/snapback]

                    em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.

                    nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.

                    me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pix
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      voce quer algo dificil. o ideal é o que a carol falou:

                      booster.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        ? como o f?bio falou… o que gasta combustivel é pisar... estando a turbina soprando ou não...

                        e digo mais... num carro bem regulado, a eficiencia de um carro é muito maior com a turbina soprando do que aspirado... claro que o consumo é proporcional aos hps requeridos...

                        resumindo a grosso modo se vc tem um carro com 300 hps e só está es=xigindo dele 30 hps pra manter a velocidade, ele só vai gastar o equivalente a um de 30 hps...

                        se a turbina está soprando, é sinal que tem esforão no motor... e se vc pisa pra vencer esse esfor?o, ele vai gastar... independente de como ele gere esses cvs... com turbina ou não...

                        1 Resposta Última resposta
                        • H Offline
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                          HOT_62
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                          anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                          seria uma alternativa?

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            Garcia
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.

                            anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.

                            seria uma alternativa?

                            [snapback]621327[/snapback]

                            tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

                            algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

                            ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                              já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                              por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                              se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
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                                jefferson parizati
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com  ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.

                                já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.

                                por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.

                                se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…

                                [snapback]621336[/snapback]

                                assino a onde. :olhos:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  FUNtastic
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

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                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)

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                                    só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                                    caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

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                                    • G Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      fabio e carol, perfeitos os seus comentários.

                                      no caso específico do f?bio me tirou uma dúvida grande, com relação ao ponto de ignição…..

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        eu posso estar enganado, tulio, mas, se vc colocar uma 5? mais longa, teu carro vai pressurizar mais…

                                        passa mais algumas especificações do teu motor... quem sabe surgem mais idéias.

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                                        totalmente original

                                        apl 525

                                        2e

                                        alcool

                                        escapamento 2.5 com 1 abafador.

                                        tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.

                                        algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.

                                        ? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.

                                        [snapback]621333[/snapback]

                                        entendi….vou comentar sobre isso com o mecanico

                                        só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.

                                        caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.

                                        [snapback]621354[/snapback]

                                        sim, suas contas estão certas

                                        minha intenção é melhorar o consumo do carro…que está muito alto comparando com o investimento e o motor não tão fu?ado...

                                        papo de estar fazendo 5km/l

                                        mas isso, de trocar a turbina ou caixa não seria um gasto imediato....estou ainda na fase de amaciar meu carro, essa semana é provavel que eu acerte e regule o motor...

                                        disseram pra mim que enquanto o carro esta amaciando e desregulado , vai beber muito mais do que quando ele estiver reguladinho....

                                        vou regular ele e posto aqui uma média pra vcs terem uma idéia

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                                          #30

                                          5km/l de alcool na cidade ?

                                          vc não vai conseguir muito mais que isso e ainda assim ter potencia no carro…

                                          basta ver o vectra 2.4 novo que faz isso aspro e novo, injecao, bem reguladinho, no alcool...

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