5? marcha: é possível trabalhar p/ a turbina…
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uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.
em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.
trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).
agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.
[]s
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na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.
ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?
[snapback]621050[/snapback]
naum deu tempo de editar… mas acho que se der pra manter pressão de 0.2 - 0.3 nos 100 - 120 sem zoar o escape e com uma mistura estequiom?trica (nada de enriquecer muito) o consumo deve até diminuir pq a efici?ncia térmica do motor aumenta...
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uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.
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isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.
esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.
mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.
o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.
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em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.
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isso vai prejudicar a pegada em todas as marchas e ainda vai limitar definitivamente a pressão final, ja q parte do ar vai estar sempre escapando pelas laterais ao invós de fzr girar o eixo.
esse aumento de folga entre eixo e carca?a não tem comparação com usar uma caixa quente maior.
mais correto e seguro seria reduzir a pressão ao máximo atravṍs da válvula de al?vio e ter um booster p/ subir a pressão qdo ela for desejada.
o problema de encher cedo (na verdade é uma virtude) em marchas altas é complicado de solucionar. qto mais pesada a marcha, mais carga é imposta ao motor/turbo e com isso mais facil sobe a pressão.
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c/ ctz… sem contar que uma caixa quente custa 100-150 reais
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uma coisa que vc pode fazer, é usinar a cx. quente, ali em volta do rotor aumentando a folga. dá um efeito semelhante a aumentar a cx quente e vc vai gastar uma merreca de torno, fora a facilidade de retirar a caixa quente.
em contrapartida é uma solução meio paliativa, mas funciona.
trocar a 5a por uma mais longa tb é possível, mas pra manter o mesmo regime, como o fabio(brosol e cia jedi master )já falou, provavelmente vai ter mais carga, o que pode acordar o turbo mais cedo (se vc enfiar uma 5a a 1000 rpm e tuchar o po no fundo, provavelmente vc ver? pressão antes dos 3000 rpm hehe).
agora a solução ideal mesmo é trocar a caixa quente, enfia uma .63 ali, papo de 100 merr?is, e resolva seu problema, vai ajudar muito a tracionar as marchas mais baixas e em alta o motor vai falar mais alto tb. mais barato do que desmontar seu câmbio, além de te dar mais potência e alcançando o mesmo resultado.
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edited
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q mestre jedi dos carburadores… sei um pouco sobre essas on?as, sou discipulo da mestra carol rs....
mas entao, injetado ate concordo com a teoria pressao x consumo, mas carburado... sendo que sistema inteiro esta sob a mesma pressao e o aumento da pressao na entrada de combustivel só é ultilizado pra manter o diferencial, teoricamente tanto faz se tem a pressao atmosferica sobre o carbura ou 2 kilos de pressao, nao muda nada, o que conta é a vazao de ar que esta tendo pelo venturi.
obs: me correu duas coisas agora, existe duas partes do carbura que são um pouco influenciada sim pela pressao: o circuito de lenta, que esta com parte exposto ao vacuo do coletor. quanto maior a diferencial de pressao entre antes e depois da borboleta teoricamente mais alimentacao, mas em contra partida, quanto maior o diferencial de pressao, tb mais fecha a valvula de maxima, emagrecendo assim a mistura do primeiro estagio.
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fahrell, vc escreveu muita coisa parecida com o que eu penso, por isso, esse quote assim, expressando minha opinião sobre a dúvida do tulio.
não entendo qual o problema da turbina encher cedo…
desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...
[snapback]621060[/snapback]
tb não entendi. bom, se vc, tulio, quiser um carro bom de arrancada (aceleração), é interessante que a turbina sempre encha cedo, e, como o fahrell comentou, desde que não amarre em alta, tá tudo certo.
ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero… basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...
[snapback]621060[/snapback]
eu diria que dosar o po serve pra qualquer carro, seja aspirado ou turbo original, aspirado ou turbo adaptado .
tanto que, sem ser mão de vaca cheguei a fazer 16km/l com meu xsara 1.8 16v na estrada…
se não pisar, não gasta… não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...
[snapback]621060[/snapback]
? exatamente isso. dosar o po.
tanto que muitos manuais recomendam que, quando você atingir uma velocidade ideal (seja ela qual for ), que se alivie um pouco a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. isso resultar? numa mínima variação de velocidade, entretanto, uma sensável diferença de consumo…
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na minha opniao comecar a pressurizar nao esta tanto relacionado ao giro e sim a carga solicitada ao motor. vai colocar um cambio mais longo, blz, menos giro mas vai ter que acelerar mais pra manter a velocidade, vai gerar mais enchimento e vai encher o turbo do mesmo geito.
ainda nao entendo pq de relacionar turbo pressurizando é alto consumo, alguem pode me explicar porque o turbo gerando pressao aumenta o consumo sendo que se esta mantendo a mesma velocidade, ou seja, o mesmo enchimento do motor?
[snapback]621050[/snapback]
pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...
por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais....
posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.
não entendo qual o problema da turbina encher cedo…
desde que ela não amarre o carro em alta, que é o prejuizo que toda turbina pequena faz, não tem problema nenhum...
ando com meu carro a 180km/h de 5.a marcha, sem pressurizar, zero... basta tirar o po.. vc pode fazer o mesmo... se pisar a turbina enche sem dá... o carro gasta... e o carro anda... pra não pressurizar, basta dosar o po que o carro mantém e não pressuriza...
se não pisar, não gasta... não precisa de turbina grande ou 5.a longa pra isso... principalmente vc que disse que velocidade alta não é o que vc quer... então não pise tanto em 5.a... quando chegar no que vc quer, alivie, mantenha, e se não estiver numa subida ou situação em que esteja forçando o carro, vc vai ver que a turbina vai pressurizar o que vc quizer...
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tem uma via aqui no rio chamada linha amarela….
vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar
o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.
pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )
pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.
e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.
edit:
esqueci de dizer....
no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).
mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade
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essa parte da valvula de maxima nunca entendi direito…
[snapback]621200[/snapback]
olha, do que eu entendi do funcionamento desta valvula, quanto menor a diferença de pressao entre antes e depois da borboleta, ela enriquece mais a mistura. tipo, vc dando acelerando a fundo em baixa, com poucos giros, ela vai engordar a mistura do primeiro estagio.
**pelo menos no meu carro….. se eu ando trocando as marchas em menos de 2000 rpm, a turbina nunca enche. meus 20 litros de alcool rendem em torno de 140 km, agora se eu der umas enchidas, aceleradas e mesmo andando a 100....120 e dando umas pisadinhas pra dar uns espirros....quem dera se meu consumo ficasse perto de 100 km com os 20 litros no tanque...**por isso que eu acho que enchendo a turbina bebe mais….
posso estar enganado, mas na pratica do meu carro funciona assim.
tem uma via aqui no rio chamada linha amarela....
vórios km s de reta, perfeita, sem sinal....liso demais, perfeito pra acelerar
o limite da via é 100 km/h, na madrugada voltando por ela, venho a 100 tranquilo, direto na via inteira.....apenas encostando o po no acelerador...muito de leve mesmo.
pois bem...vira e mexe eu ouão a turbina encher....e tipo, justamente isso que eu queria evitar não queria ela enchendo a 100...110km/h, pra dar uma melhora no consumo e derrepente manter uma vida útil maior dela... ( na minha resposta acima expliquei o pq do meu consumo alto )
pq imagina, mesmo a 0,2....0,3 enchendo a 100...110km/h.....ela vai ficar enchendo sempre.....com certeza a vida útil dela vai ser menos do que se ela nao tivesse enchendo nessa velocidade pelo menos eu acho isso.
e quando ela fica enchendo direto....no meu carro bebe muito mais.
edit:
esqueci de dizer....
no momento, trocar carca?a de turbina, mexer em caixa e etc...está completamente fora da minha relalidade ( $$$ ).
mais pra frente quem sabe, posso fazer um upgrade
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em todo carro carro é assim. vc acelera, ele anda e gasta e vice-versa. meu gol ( 1.8 gasolina ) a 80 por hora constantes chega a fzer 14/14,5km/h, a 110 já cai pra proximo de 12,5/13, a 150/160 ( sempre constantes ) já vem pra 11 o consumo. o gol g4 ( 1.0 8v ) aki do trampo, mesma coisa. andando a 90/100 gasta bem menos que a 110/120.
nao é só o caso do motor girar mais, o carro correndo mais gasta mais energia pra vencer a barreira de ar, gasta mais energia com o atrito dos pneus. ainda mais um gol quadrado, que tem péssima aerodinamica.
me lembra meu amigo que tem uma oficina de caminhoes, proprietarios de caminhoes antigos massarico ( nao turbo ) procuram eles pra turbinar os caminhoes justamente pra baixar o consumo. é um motor de outro tipo de concepção mas…
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? como o f?bio falou… o que gasta combustivel é pisar... estando a turbina soprando ou não...
e digo mais... num carro bem regulado, a eficiencia de um carro é muito maior com a turbina soprando do que aspirado... claro que o consumo é proporcional aos hps requeridos...
resumindo a grosso modo se vc tem um carro com 300 hps e só está es=xigindo dele 30 hps pra manter a velocidade, ele só vai gastar o equivalente a um de 30 hps...
se a turbina está soprando, é sinal que tem esforão no motor... e se vc pisa pra vencer esse esfor?o, ele vai gastar... independente de como ele gere esses cvs... com turbina ou não...
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pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.
anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.
seria uma alternativa?
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pode ser uma ideia de gigico, mas não quer pressão na 5? marcha? monta um booster ao contrario.
anda com ele ligado direto, quando quiser baixar a pressão vc desliga uma chave no painel e ele não pressuriza acima do regulado por vc.
seria uma alternativa?
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tb pensei algo assim, até inclusive, como se fosse um on/off na turbina.
algo como on , trabalhando na pressão que usa agora, e off , usando o mínimo de pressão possível.
? algo para se pensar e avaliar, pois, ao meu ver, é muito interessante.
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se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.
já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.
por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.
se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…
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se vc pensar, numa aspro com acerto original de fabrica ele anda com ponto no limite de bater pino. nao importa de guiando de boa ou acelerando, teoricamente o ponto sempre deveria estar no limite proximo de bater pino.
já num turbo sem gerenciador de ponto ( com atraso por pressao ), se regula para que a 3000 rpm e com a pressao total regulada nao bata pino.
por ex, @ 1 bar / 3000 rpm deve vir no maximo 23 de ponto pra nao grilar. vc andando sem pressao, vai estar com o ponto atrasado e jogando fora energia da queima, pois se nao tivesse turbo, este ponto deveria estar em 35 graus. é exatamente por isso q existe o avanço por carga, a 3000 rpm e 20% de abertura de acelerador, o motor precisa de 45 graus de ponto e nos mesmos 3000 rpm mas com 100% de acelerador, o motor admite apenas 35.
se fosse você, ao inves de trocar a caixa, pensaria em utilizar um distribuidor original sem atrasar o ponto e adquirir uma caixinha de atraso de ponto. é essa a grande sacada dos hardware, da fueltech, do meg, dos originais…
[snapback]621336[/snapback]
assino a onde.
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soh não entendi uma coisa: tah sem grana pra trocar a caixa da turbina (uns 100 reais) e mesmo assim quer mecher no cambio? (mecher no cambio não ficaria ainda mais caro que os 100 reais??)
[snapback]621346[/snapback]
só pra tirar o cambio cobram +- 80/100 reais. pra abrir e trocar uma engrenagem, pelo menos +100/150.
caixa quente usada da pra conseguir até de gra?a, mas não é isso q resolver? o problema do nosso colega.