Lenda ou não…
-
gosto mais do estilo do piquet, tanto na pista como fora dela. acho foda esse jeito debochado dele
procurem no youtube os vêdeos a era dos campeões e chorem com as coisas que o piquet fazia. vale a pena ver.
abraço.
[snapback]622422[/snapback]
sou da mesma opinião…
-
warm up
piquet, admirável
desde que comecei a escrever no ?retrovisor?, venho ensaiando esta coluna. por vêrios motivos, dentre os quais, ficar em paz comigo por injusti?as que cometi no passado, homenagear o último dos rom?nticos e refrescar a curta memória brasileira.
em defer?ncia ao personagem, um amante de boas piadas, o tátulo da coluna faz um pequeno trocadilho com o famoso almirante nelson, comandante da poderosa esquadra inglesa (e não aquele do seriado viagem ao fundo do mar ), com o aportuguesamento da palavra admiral (almirante, em ingl?s), mostrando minha admiração a um dos maiores pilotos de f?rmula 1 em todos os tempos: nelson piquet souto maior.
começa a se destacar na f?rmula super-vó, como um piloto veloz é o candango voador é e vence sua primeira corrida em 1974. esta era a época em que ele dirigia uma kombi, rebocando seu carro de competição. muitas vezes dormia nas casas de mecânicos, oficinas, quando conseguia um abrigo. outras, dormia em sua kombi-oficina. essas dificuldades todas serviram para aprimorar seu conhecimento e técnica em mecânica, muito úteis em sua vitoriosa carreira.
na equipe gledson-amador, chegou a despertar minha ira: ganhava tudo, fazia poles, voltas mais rápidas, sobressaindo contra os ?dolos paulistanos da época - alfredo guaran? menezes, josó pedro chateaubriand, marcos troncon e tantos outros.
foi para a europa, correr o campeonato de f-3, no peito e na ra?a, com dinheiro contado. o carro não podia bater ou quebrar. ao mesmo tempo, m?rio patti jr, vai correr o campeonato ingl?s de f-3 com assessoria de imprensa, patroc?nio e um esquema melhor estruturado. ambos vão colhendo resultados, mas só as corridas e os resultados do keko recebem destaque. nem quando vencia, piquet conseguia mais do que poucas linhas. por compet?ncia, é chamado a disputar o ingl?s de f-3, exatamente quando o dinheiro havia acabado, após uma batida com keko, na preliminar da f-1, em m?naco, onde vinha se apresentando bem.
chega é f-3 inglesa, juntamente com chico serra, este com um esquema ainda mais sofisticado do que o de patti jr. começa a obter ?timos resultados e vit?rias, mas o notici?rio brasileiro insiste em destacar serra, mesmo durante a incrável série de vit?rias seguidas de piquet. procura os jornalistas e recebe sempre a mesma resposta: para ser destaque, tinha de pagar, a tátulo de assessoria de imprensa.
por seus próprios méritos, sem apoio e com dificuldades, chega, finalmente, é f-1, onde se torna um tricampeão mundial e um dos pilotos mais completos de toda a história.
foi um dos poucos a vencer campeonatos com mais de um carro, na verdade tr?s, pois os dois brabham com os quais venceu eram carros totalmente diferentes: um carro-asa com motor cosworth e um turbo bmw.
foi um dos pilotos que enfrentou a maior sequência de mudanças de regulamentos e alterações nos projetos dos carros: carros-asa, minissaia, turbo com reabastecimento, turbo sem reabastecimento, motor 3,5 litros aspirado, etc, etc. foi campeão com pneus diferentes. contribuiu para as estratégias de corrida, inventando o pré-aquecimento de pneus, que alonso agora aperfei?oou, foi o primeiro piloto a fazer o pit stop, de forma a carregar menos peso no carro, durante a era turbo.
e teve sua vingan?a: campeão mundial, cada vez que um jornalista brasileiro, principalmente aqueles a quem havia pedido ajuda anteriormente lhe requisitavam uma entrevista exclusiva, ou aos novatos que pouco conheciam do ramo, ele logo respondia com a pergunta: ?quanto você me paga??. essa atitude despertou a ira dos reporteres brasileiros, que o achavam intratével.
pior, para o seu pesadelo, surge ayrton senna, com esquemas de assessoria de imprensa poucas vezes vistos por aqui. nelson piquet era bicampeão mundial, sempre um dos favoritos ao tátulo, porém a média dava maior atenção ao novato senna, que lhe roubava a cena (sem trocadilhos) e conquistava mais patroc?nios.
em 1987, conquista um dos tátulos mais difáceis da história da f-1. lutou contra seu companheiro de equipe, contra o campeão prost e sua mclaren e, principalmente, contra sua equipe, que, a todo custo, queria que o ingl?s nigel mansell vencesse por uma equipe inglesa, com carro e patroc?nios ingleses. sem falar na imprensa britúnica, que não o deixava em paz. e, por aqui, falava-se mais de senna…
minha admiração por ele só fazia crescer. e, para completar suas qualidades, o seu jeito rebelde, politicamente incorreto e suas brincadeiras me conquistaram definitivamente. o último bon vivant, o último brincalh?o, que aprontava com seus colegas, mecânicos e com os amigos jornalistas (poucos) e uma pessoa generosa, um lado pouco conhecido seu.
nelson piquet souto maior foi um piloto admirável. foi o último piloto que sabia preparar e cozinhar uma ultrapassagem, que voltamos a assistir na última corrida de schumacher, no brasil. sinto sua falta neste mundo atual da f-1. ele era divertido, também.
texto extraido deste endere?o:
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/gra…3/410873_1.html
como faz um bom tempo que o piquet encerrou sua carreira na f-1 muitos desconhecem sua trajet?ria, achei que merecia ser postado.
-
warm up
piquet, admirável
desde que comecei a escrever no ?retrovisor?, venho ensaiando esta coluna. por vêrios motivos, dentre os quais, ficar em paz comigo por injusti?as que cometi no passado, homenagear o último dos rom?nticos e refrescar a curta memória brasileira.
em defer?ncia ao personagem, um amante de boas piadas, o tátulo da coluna faz um pequeno trocadilho com o famoso almirante nelson, comandante da poderosa esquadra inglesa (e não aquele do seriado viagem ao fundo do mar ), com o aportuguesamento da palavra admiral (almirante, em ingl?s), mostrando minha admiração a um dos maiores pilotos de f?rmula 1 em todos os tempos: nelson piquet souto maior.
começa a se destacar na f?rmula super-vó, como um piloto veloz é o candango voador é e vence sua primeira corrida em 1974. esta era a época em que ele dirigia uma kombi, rebocando seu carro de competição. muitas vezes dormia nas casas de mecânicos, oficinas, quando conseguia um abrigo. outras, dormia em sua kombi-oficina. essas dificuldades todas serviram para aprimorar seu conhecimento e técnica em mecânica, muito úteis em sua vitoriosa carreira.
na equipe gledson-amador, chegou a despertar minha ira: ganhava tudo, fazia poles, voltas mais rápidas, sobressaindo contra os ?dolos paulistanos da época - alfredo guaran? menezes, josó pedro chateaubriand, marcos troncon e tantos outros.
foi para a europa, correr o campeonato de f-3, no peito e na ra?a, com dinheiro contado. o carro não podia bater ou quebrar. ao mesmo tempo, m?rio patti jr, vai correr o campeonato ingl?s de f-3 com assessoria de imprensa, patroc?nio e um esquema melhor estruturado. ambos vão colhendo resultados, mas só as corridas e os resultados do keko recebem destaque. nem quando vencia, piquet conseguia mais do que poucas linhas. por compet?ncia, é chamado a disputar o ingl?s de f-3, exatamente quando o dinheiro havia acabado, após uma batida com keko, na preliminar da f-1, em m?naco, onde vinha se apresentando bem.
chega é f-3 inglesa, juntamente com chico serra, este com um esquema ainda mais sofisticado do que o de patti jr. começa a obter ?timos resultados e vit?rias, mas o notici?rio brasileiro insiste em destacar serra, mesmo durante a incrável série de vit?rias seguidas de piquet. procura os jornalistas e recebe sempre a mesma resposta: para ser destaque, tinha de pagar, a tátulo de assessoria de imprensa.
por seus próprios méritos, sem apoio e com dificuldades, chega, finalmente, é f-1, onde se torna um tricampeão mundial e um dos pilotos mais completos de toda a história.
foi um dos poucos a vencer campeonatos com mais de um carro, na verdade tr?s, pois os dois brabham com os quais venceu eram carros totalmente diferentes: um carro-asa com motor cosworth e um turbo bmw.
foi um dos pilotos que enfrentou a maior sequência de mudanças de regulamentos e alterações nos projetos dos carros: carros-asa, minissaia, turbo com reabastecimento, turbo sem reabastecimento, motor 3,5 litros aspirado, etc, etc. foi campeão com pneus diferentes. contribuiu para as estratégias de corrida, inventando o pré-aquecimento de pneus, que alonso agora aperfei?oou, foi o primeiro piloto a fazer o pit stop, de forma a carregar menos peso no carro, durante a era turbo.
e teve sua vingan?a: campeão mundial, cada vez que um jornalista brasileiro, principalmente aqueles a quem havia pedido ajuda anteriormente lhe requisitavam uma entrevista exclusiva, ou aos novatos que pouco conheciam do ramo, ele logo respondia com a pergunta: ?quanto você me paga??. essa atitude despertou a ira dos reporteres brasileiros, que o achavam intratével.
pior, para o seu pesadelo, surge ayrton senna, com esquemas de assessoria de imprensa poucas vezes vistos por aqui. nelson piquet era bicampeão mundial, sempre um dos favoritos ao tátulo, porém a média dava maior atenção ao novato senna, que lhe roubava a cena (sem trocadilhos) e conquistava mais patroc?nios.
em 1987, conquista um dos tátulos mais difáceis da história da f-1. lutou contra seu companheiro de equipe, contra o campeão prost e sua mclaren e, principalmente, contra sua equipe, que, a todo custo, queria que o ingl?s nigel mansell vencesse por uma equipe inglesa, com carro e patroc?nios ingleses. sem falar na imprensa britúnica, que não o deixava em paz. e, por aqui, falava-se mais de senna…
minha admiração por ele só fazia crescer. e, para completar suas qualidades, o seu jeito rebelde, politicamente incorreto e suas brincadeiras me conquistaram definitivamente. o último bon vivant, o último brincalh?o, que aprontava com seus colegas, mecânicos e com os amigos jornalistas (poucos) e uma pessoa generosa, um lado pouco conhecido seu.
nelson piquet souto maior foi um piloto admirável. foi o último piloto que sabia preparar e cozinhar uma ultrapassagem, que voltamos a assistir na última corrida de schumacher, no brasil. sinto sua falta neste mundo atual da f-1. ele era divertido, também.
texto extraido deste endere?o:
http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/gra…3/410873_1.html
como faz um bom tempo que o piquet encerrou sua carreira na f-1 muitos desconhecem sua trajet?ria, achei que merecia ser postado.
[snapback]622444[/snapback]
já li essa reportagem diversas vezes….
e pra fechar o video:
http://www.youtube.com/watch?v=zg2fz4ashds
foi como fazer um looping em um boing 747 jackie stweart
-
o cara era foda (e ainda ?): no video era dos campeões ele fala de artimanhas, como o reservatério q serviria supostamente para resfriar os freios, pois os carros deveriam ser pesados no fim da corrida com todos os láquidos repostos, então ele usou um galão de 20kg q dizia ser pra esse fim, logo no fim da corrida, com ele cheio, o carro tinha o peso mínimo brilhante
depois mandou a equipe estreitar o carro, tirou o extintor debaixo do banco e passou pra frente do banco, pra baixar o cg, e o carro era 12km/h mais rápido, e todo mundo achando que o motor tava fora…. só um monstro faz coisas assim, e hj, depois do schumacher, não sei de mais nenhum. inventou o pit-stop, o aquecimento de pneus, o balanão dos freios dentro do carro...
foda, torão pro limãozinho tb ser um terroristinha dentro dos carros, pra fazer jus ao sobrenome piquet, pq o limãozão era encardido
-
tem 1 hit?ria do piquet aki em gyn q é famosa…
na época não existia autódromo aki, era final dos anos 60 e qnd do aniversério da cidade aconteciam corridas de motos e carros pelas ruas da capital.
numa dessas provas, eis q aparece o piquet c/ sua indefectável kombi-oficina trazendo a reboke 1 fusca de corrida.
qnd ele tava no último treino de sóbado - vêspera da corrida - o motor preparado de seu fusca abriu o bico e kebrou.
ele não tinha outro motor reserva e na época os pilotos corriam por premiação de corrida. ele tinha q se sair bem p/ pagar os custos da viagem e da kebra do motor de pista.
diz meu pai q ele passou a noite toda sozinho tirando o motor da kombi e colocando no fusca...
no domingo ele correu c/ o motor da kombi de rua no fusca de corrida.
e venceu.
-
se o senna fosse tão bom qnt o piquet, estaria vivo até hj….
bateu a 350 km/h de frente no muro de concreto em indianopolis e sobreviveu.
sem +
[snapback]622370[/snapback]
besteira senna bateu todos sabem o pq,já o piquet….
bateu teve sorte de sair vivo e com as duas pernas
não sei pq dessa rixa rid?cula,são dois pilotos excepcionais que trouxeram alegrias p/ o brasil
e que dificilmente veremos na f1 denovo.
massa?já ta tomando tempo do cachaceiro
-
as vezes sim
hehehehehe
editado por analfabetismo
[snapback]622772[/snapback]
no fretado tem bastante viuva do senna.
besteira senna bateu todos sabem o pq,já o piquet….
bateu teve sorte de sair vivo e com as duas pernas
não sei pq dessa rixa rid?cula,são dois pilotos excepcionais que trouxeram alegrias p/ o brasil
e que dificilmente veremos na f1 denovo.
massa?já ta tomando tempo do cachaceiro
[snapback]622781[/snapback]
o piquet chutava a bunda do senna…
-
chorei lendo o texto do senna do mesmo modo que chorei quando ele morreu sem mais, podem vir mais 30 pilotos foda ele continua sendo o cara que eu sou f?, ele pra mim é um ?cone e hoje e sempre e se um dia eu pilotar 50% do que ele pilotou sou o cara mais feliz do mundo
-
o piquet chutava a bunda do senna…
[snapback]622799[/snapback]
também acho
não questiono a técnica do senna, mas, muito mais o piquet…
até exageraria um pouco... eu diria que a globo perdeu um grande ator com a morte do senna
[snapback]622803[/snapback]
opiniões quanto a quem foi melhor eu não questiono,cada um escolhe seu favorito
ogora da a entender que o senna errou por conta propria ai já é exagero
quanto ao ator.a melhor atuação dele foi donington park 93,alias a temporada toda de 93 foi uma bela atuação correndo com uma mclaren furreca contra as naves espaciais da willians de prost e hill,foi lider do campeonato até quase a metade da temporada.
eu gosto do piquet tbm nunca falei mal dele e defendo ele quando falam dele tbm
-
opiniões quanto a quem foi melhor eu não questiono,cada um escolhe seu favorito
ogora da a entender que o senna errou por conta propria ai já é exagero
quanto ao ator.a melhor atuação dele foi donington park 93,alias a temporada toda de 93 foi uma bela atuação correndo com uma mclaren furreca contra as naves espaciais da willians de prost e hill,foi lider do campeonato até quase a metade da temporada.
eu gosto do piquet tbm nunca falei mal dele e defendo ele quando falam dele tbm
[snapback]622850[/snapback]
mas, o lance de falar mal é só pra gerar pol?mica e pitis
mas, claro, não tem como dizer que o senna foi (ou ?) um piloto ruim…
-
pergunta pra ele porque ele não gosta de mulher.
[snapback]622917[/snapback]
piquet era foda, mas não cutucava só o senna, cutucava todo mundo
quem não se lembra de tudo o que ele fazia principalmente pro mansell?
outra, como a imprensa sempre botou ele meio de lado e falou um monte de besteiras, eu acredito que ele cutucava pra provocar tb os locutores que idolatravam o senna, qdo deveriam ser, no mínimo, neutros… isso poderia ser uma forma de atingir a imprensa tb.
-
eu gosto mto do estilo do piquet tb…a única coisa q eu falo q ele foi um grandec?ssimo fdp foi qdo ele arrendou o autódromo...não fez nenhuma das reformas q ele prometeu, teve mais festa do q corrida (chegando ao inacreditável: micareta no autódromo, com direito a trio eletrico descendo a reta da chegada), cobrava um absurdo pela diária pra treino, etc.
-
piquet era foda, mas não cutucava só o senna, cutucava todo mundo
quem não se lembra de tudo o que ele fazia principalmente pro mansell?
outra, como a imprensa sempre botou ele meio de lado e falou um monte de besteiras, eu acredito que ele cutucava pra provocar tb os locutores que idolatravam o senna, qdo deveriam ser, no mínimo, neutros… isso poderia ser uma forma de atingir a imprensa tb.
[snapback]622919[/snapback]
por isso que prefiro piquet ao senna.
e a imprensa atrapalha mesmo.