Turbinando em casa
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obs: usarei k16 no meu 1.6 totalflex com um intercooler bem dimensionado, e aposto contra qualquer carro com a mesma pressao e usando turbina grande …
pena que to longe… pq no dia que uma .50/.58bi render com a msm pressao menos que uma k16zinha, eu desisto...
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tenho certeza que as turbinas .50 que indiquei para ele vão funcionar muito bem no 1.6 preparado e com bastante pressão que ele está montando.
minha convicção não vem do que eu pretendo fazer, ou do que vi um conhecido fazendo, mas sim do que tenho e do que já usei no meu carro 1.6
abraço,
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fl?vio, le direito la que eu falei k16 com intercooler ( dimensionado)
eu ja tive um bola 1.8mi com uma 50.58bi era uma biagio com refluxo eixo 52mm e rotor 53.5mm com motor destaxado e de resto tudo original pra 1.8 essa turbina fica bom, agora pra 1.6 meu amigo, com cabecote original, corte original, tudo original sem intercooler, pode esquecer que voce nao busca
sua turbina demora pra entrar, e quando entra voce muda a marcha isso considerando voce que nao usa cabecote preparado e tem corte de giro original
obs: to com preguica de procurar o post que voce mesmo escreveu falando do rpm que batia 1kg… que era la pros 4 mil e muito rpm... quase 5 mil... ai chega nos 6.800 a 7.000 voce troca a marcha...
a aposta tá de po
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vale na sua aposta um 1.9 com hx 40?
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1.9 é bem diferente de 1.6 né
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ele tinha falado bem claramente…
obs: usarei k16 no meu 1.6 totalflex com um intercooler bem dimensionado, e aposto contra qualquer carro com a mesma pressao e usando turbina grande ...
mas vamos deixar claro q essa aposta so vai poder ser executada em pista propria pra isso, e não em vias publicas
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só acho que a galera é muito preguiçosa de baixar marcha, todo mundo quer uma turbina que encha com 3 mil e vê até 9 mil rpm forte.
só milagre mesmo
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exato.
pelo q to vendo alguns acham q carro turbo tem q ter potencia maxima instantanea em qq marcha e rotação…
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exato.
pelo q to vendo alguns acham q carro turbo tem q ter potencia maxima instantanea em qq marcha e rotação…
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ou entao carro que sai descontrolado de 1 e 2 pq tem turbina adequada, que pega cedo) vai se dar bem de alta…
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1.9 é bem diferente de 1.6 né
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assim como nosso colega steve mcqueen citou acima, isso vale pra motor ap 1.6 8v standart
para o comentario do amigo alhn, na verdade o mais desejado por qualquer um, é a maior curva de torque e potencia na maior faixa de rpm disponível em seu carro.
fl?vio, se quiser partir de terceira marcha em diante eu topo…
abraco
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fl?vio, se quiser partir de terceira marcha em diante eu topo…
oxe, se tiver de baixa ai é que eu me lasco a nao ser que seja de 4200rpm pra cima..
o lance é largar parado mesmo
mais nem adianta essa conversa.. tamo muito longe
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foi o q pensei heheheh
então cara, esse lance de turbina pequena x grande da um loooooooooooongo papo… vai mt do gosto de cada um...
eu prefiro turbinão, o carro traciona legal de 1? e 2? e não deixa na mão...
abra
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o lance é a mesma coisa quando vc vai arrancar com um carro std… o certo é vc passar marcha aonde a próxima caixa na faixa máxima de torque... fora isso ta perdendo tempo (ex. esticar um carro std a + de 7000)
entao ao meu ver (pra arrancada), o ideal seria quando passar a marcha, a proxima marcha tem que cair bem próximo ao in?cio do f?lego da turbina...
? como o alrn falou... é uma longa conversa...
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blz golbranco eh o japa da saveiro
hmmm w40 heim, q q vc quer fazer um receita tipo do israel? ehehheeh
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eae japa… blz..
entaum a minha saveiro tá praticamente com a mesma receita da saveiro do israel...
ainda to terminando de montar... num deu tempo $$$ mas axo q este mes de marão a saverinho estara andando...
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golbranco.
eu no meu g3 ja fiz muitos testes, primeiramente quero salientar que é um carro de rua.
primeiro foi um kit b?sico, o pior de todos, com coletor deslocado e apl. era um carro legal, pra quem nunca teve turbo então nem se fala, mais logo vi que não era uma maravilha, ai inventei de meter uma .50/.58 com coletor pulsativo no farol. e foi ai que me decepcionei, apos tudo montado e muito sofrimento pelo fato do carro ter ar e dh, tesntei de tudo, socar ponto, mistura gorda e tal, e nada do turbinão acordar cedo, era só la pelas 5mil rpm que dava gra?a, mais vale a pena sitar que apos esta rpm, ou seja dos 5000rpm até os 6500rpm do corte, o carro estava mais forte, ou melhor, mais solto que antes, porem em baixa era muito ruim, e a alegria durava pouco, por que dos 5000rpm pros 6500rpm era muito rapido e ja tinha que bater marcha e eu nao conseguia aproveitar a potencia do motor. isso tudo rodando com 1kilo.
ai veio a época da .42/.63 com coletor mono, esta a 4000rpm estava com 1bar, e o motor ia muito forte até os 6500rpm, foi na época a melhor configuração que testei e como a intenção era rodar com 1kilo ou menos, estava perfeito. mais ai a vontade de querer ter mais potencia e usar mais pressão, me iludiu novamente hehe e montei a .50 com o caracol .63 e a pegada subiu pra coisa de 4500rpm.
bom, hoje a config do carro vai ser bem outra, motor forjado, cabeão 2.0 etc. primeiro passo foi tirar o corte da injeção pra poder girar pelo menos uns 7000rpm e aproveitar mais a faixa de potencia do motor, obviamente pra isso vou usar un sistema de ignição melhor, pois o original, apartir de 6000rpm ja deixa a desejar muito, exigindo velas fechadas o que mata o motor em altas rotação e faz perder muto torque em baixa.
bom, na minha opinião, si vc vai se limitar a 6500rpm, pense bem numa k16 ou uma .42/.63 com eixo 49.5 e um rotor 51mm
agora, si tua intenção é ir mais alem, mais pressão em busca de mais potencia(não que isso seja uma regra hehe) pense numa .50 com um caracol quente .63 ou um .58bi(nao curto pulsativos) e um bom sistema de ignição e uma alimentação decente pra fazer o motor render em altas rpm, mais não esque?a do fundamental, ignição boa e forte, não um pouco melhor que a original hehe.
ah, antes que digam que .42, .50 e tal não diz nada, deixa aclarar as turbinas.
a primeira era .42/.48 mono com rotor 46 e eixo 49.5
a segunda era .50/.58 bi com rotor 53.5mm e eixo 52.5 que hoje ta num opala
a terceira era .42/.63 mono com rotor 51mm e eixo 49.5
a quarta que é .50/.63 e tenho um .48 guardado ambos mono com rotor 51mm e eixo 49.5mm
assim que terminar de montar o carro, inicialmente vou usar a .50/.63 eixo 49.5 e rotor 51mm e depois, si não partir pra uma gt3571rs vou tentar uma holset hx35 com eixo 58 e rotor 54 com caracol quente .63 mais as possibilidades de usar esta são muito pequenas por que sei que antes de 5000rpm não vou ter a pressão que eu quiser.
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entaum no comeão tava pensando usar uma .50/.48 q na verdade era uma apl 525 ai entrei no forum e perguntei pra galera…. ai me indicaram essa q estou hj .50/.58 eixo e rotor 52mm
tipo estava conversando com um camarada meu.. ele teve um gol 1.8 t e ele usava uma turbina .50/.70 o eixo eu naum sei.. e ele andava....com 2kg... direto... no po... ai perguntei o giro ele disse q entrave em 4500rpm...
tipo eu depois de pesquisar com outras pessoas.. xeguei a conclusaum...
2kg no po... e trocando a 8000rpm... sem dá... ... isso é a ideia inicial.. mas tbm tenho q ver se o motor vai render isso.. né...
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caramba.. nego perde a noção de comprar motores iguais com configs totalmente diferentes.
uma coisa é você pegar um motor 1.8 injetado com seus 10 de taxa que nunca foi aberto e montar uma turbina. muito provavelmente vai ter todos esses probleminhas que o marcio descreveu.
outra complemente diferente é pegar um motor 1.6 com 8:5 de taxa, cabeçote com valvulas maiores e ainda uma weber 40. porra vocês tão de brincadeira que um 1.6 com essa config não acorda uma turbina .50 abaixo dos 3000rpm.