Tutorial de preparação estagio i de cabeçotes apvw
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top turbo, me diz uma coisa, como vai ficar a atomização (num sei escreve então não liga pros erros ) do combustivel, com dutos tão espelhados?
[snapback]666829[/snapback]ele deve explicar melhor, mas esse tipo de cabeçote deve ser usado
em carros com 4 bicos, a atomização já é feita pelo bico e a
emulsificação da mistura ar/combustivel é feita diretamente na
camara pelo efeito chamado whirlwind , que é um redemoinho de vento.o matheusc20xe sempre batia na tecla pra nao se taxar pelo cabeçote
e sim pelo pistão para nao diminuir a forma cilindrica da camara e tirar
um pouco desse efeito. creio eu , seja um dos motivos do fluxo cruzado
ser mais eficiente que o sideflow e como o proprio top falou que
nao se deve medir estritamente os cfm e sim o conjunto do cabeçote.veja a diferença do coletor de um carburado ou monoponto e um injetado
com 4 bicos em que o proprio coletor do carburado cria restrições para
turbilhonar a admissão e o combustivel para melhorar a mistura,
já os injetados possuem dutos sem restrição apontandos diretamente
pra admissão. -
+1
[snapback]667085[/snapback]entao é +2
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uma duvida meio q infantil…
como fazer os dutos perfeitamente cilindricos deste jeito, a entrada é facil pois esta com o gabarito e o meio e o final??
a? está uma das dificuldades de se fazer o cabeçote, se for feito na mão
só o bom senso, eu por exemplo utilizei moldes em durepoxi e o resto
? escultura, artezanato puro.agora cabeçotes profissionais podem ser feitos em cnc ou fresa
comum, é claro que o camarada precisa conhecer muito o cabeçote
e suas galerias, em casos extremos o cabeçote pode ser entubado
a fresa rasga tudo e é soldado um duto pronto e depois feito os
acabamentos das soldas.nessa imagem segue um cabeçote feito pelo zezao, estava em
processo de redezenho da camara, por isso as soldas no final do
duto, na 2a imagem é um cabeçote feito pelo matheusc20xe
e a ultima é um duto original do c20xe
vejam que perfeição desses profissionais,
o destino do cabeçote do zezao é carro de corrida mesmo, com 4 tbi
e o do matheus é de uso na rua com coletor original -
ah cara to puto aki, to atraz de uma dremel pra mim aqui no japao e n to encontrando nen fufu.
tentei comprar via internet tb mais n achei nenhum lugar que mande pro japao.
kem eh daki alguma dica???
aguardooo abracoss
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procurei procurei e achei.
comprei uma black & decker z-rtx-2
me pareceu ser muito boa, vem com 51 acessorios, cabo flexivel, maleta plastica, velocidade variavel de 8000 ate 30000rpm
ta aqui o link dela: http://www.amazon.co.jp/gp/product/b000bums2c
o preco paguei 13,440 yens ( oque da aprox 205,00 reais )
pelo amazon.co.jp, entrega gratis em casa e pagamento via loja de convenienciaacabei escolhendo esta pois gostei bastante do visual e me pareceu ser de boa qualidade ( bom se eu levar em consideracao a marca eh 100% jah q tenhu uma furadeira da mesma marca a mais de 10 anos e ta lah na batalha )
bom, tem tb a dremel pra vender no site da amazon do japao, mas a diferenca de preco eh realmente gritantee: dremel
oq acharam? serah q vinga ou nao?? pq da maquita jah desisti depois de quebrar 2
abracaoo
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ola amigos, foi uma surpresa boa ver que tenho novos amigos aqui interessados e que já possuem alguma pesquisa na bagagem, porem isto foi alem do que eu estava preparado a postar de textos técnicos neste tópico, uma atualização foi necessária e isto que esta tomando meu tempo em postar a próxima etapa, pois se vai ser discutido efeitos de fluxo e turbilhona mento mesmo que alguns já tenham lido algo sobre isso, eu não ficaria confortável se a grande maioria que não faz idéia do que seja ficasse boiando no assunto, então estou no termino das novas fotos e textos sobre os assuntos abaixo num nível a que todos compreendam e possam participar .
? analise e mapeamento de fluxo
? áreas de restrição e sua import?ncia
? din?mica do fluxo original vs alterado ( cabeçote ap )
? fluxo laminar
? fluxo turbulento
? fluxo transienteao tentar concluir os textos e fotos já quase prontos dos primeiros trabalhos que executaremos eu não consegui achar uma maneira de deixar quem fosse seguir o tutorial seguro e confortável o suficiente somente utilizando estas ferramentas , então vêdeos estão sendo feitos para auxiliar ainda mais, precisarei de alguns amigos agora para transformar em vêdeos menores possíveis então quem tem experiencia com conversão de vêdeos uma ajuda será bem vinda, como em que formato seria mais compacto e pudesse ser acessado facilmente a qualquer um, se seria melhor postar no youtube ou apenas disponibilizar para download, agora com a palavra quem entende de videos
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tb voto pelo seu tubo.
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voto no youtube, com videos sera possivel ver alguns detalhes de determinados momentos
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youtube mais pdf acho que seria o ideal.
assim teriamos o resumo teorico em um único arquivo, teriamos também no forum pra pesquisa de quem entrar e ainda o video demonstrando alguns pontos que pra muita gente pode fica dificil de entender por palavras. -
no youtube fika legal mais a qualidade do video perde um poko naum perde??
bom uma outra duvida se fazer o mesmo trabalho do cabeçote no coletor tbm melhora??? usar o mesmo gabarito da entrada do cabeçote na saida do coletor de adm pra ficarem perfeitamente equalizados?? peguei um coletor q tenho aqui e fiz um polimento nos dutos dele fiko bem legal nd comparado com os das suas fotos mais deu um brilho fudi..
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bom uma outra duvida se fazer o mesmo trabalho do cabeçote no coletor tbm melhora??? usar o mesmo gabarito da entrada do cabeçote na saida do coletor de adm pra ficarem perfeitamente equalizados?? peguei um coletor q tenho aqui e fiz um polimento nos dutos dele fiko bem legal nd comparado com os das suas fotos mais deu um brilho fudi..
[snapback]667355[/snapback]eu acredito que melhora sim…...
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eu acredito que melhora sim…...
[snapback]667367[/snapback]o meu preparador e um preparador que fez escola em carros de circuito ele e o pai dele possuem oficina de preparação a 40 anos, foram 5 vezes campeões brasileiros de formula fiat por exemplo.
e um dos motivos que ele da risada de muitos preparadores de arrancada e isso ele me falou que sempre equaliza milimetricamente os coletores com os cabeçotes e que dependendo do motor isso significa primeiro lugar no gri de largada ou sexto
então por ae já da pra ver o quanto é importante trabalhar coletores e nao somente cabeçote
bom eu pra motores turbo ou aspirado sou fã de 4 borboletas individuais sempre, acho que é um troão show de bola e que traz apenas melhorias então um coletor com 4 borboletas bem otimizado com um cabeçote igual esse feito pelo top turbo = piti
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o meu preparador e um preparador que fez escola em carros de circuito ele e o pai dele possuem oficina de preparação a 40 anos, foram 5 vezes campeões brasileiros de formula fiat por exemplo.
e um dos motivos que ele da risada de muitos preparadores de arrancada e isso ele me falou que sempre equaliza milimetricamente os coletores com os cabeçotes e que dependendo do motor isso significa primeiro lugar no gri de largada ou sexto
então por ae já da pra ver o quanto é importante trabalhar coletores e nao somente cabeçote
bom eu pra motores turbo ou aspirado sou fã de 4 borboletas individuais sempre, acho que é um troão show de bola e que traz apenas melhorias então um coletor com 4 borboletas bem otimizado com um cabeçote igual esse feito pelo top turbo = piti
[snapback]667382[/snapback]isto mesmo ja li em varios lugares q se equalizar saida do coletor com entrada de cabeçote nas mesmas medidas e fazer um servião top em ambos o resultado fika
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mas isso q vcs estao dizendo eh muito mais doq obvio
bem burro akele que faz um super servico no cabecote e deixa o coletor original. oque adianta ter um cabecote super otimizado se o coletor de admissao continua original? sem falar no coletor de escapamento, que muita gente esquece de fazer o port matching deixando o coletor de escape e o coletor com encaixe perfeito
imagina os gases da queima saindo em alta velocidade dos dutos de escape e logo na saida encontra um coletor de escape que tampa 10% da saida? acaba totalmente com o rendimento, e eh por isso que em muiiitas vezes o super cabecote n traz rendimento.
toda vez que fizer um trabalho de cabecote precisa obrigatoriamente fazer o mesmo nos coletores tanto de escape como de admissao.
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até pq coletor pra gerar ganho de fluxo tem q ser ultraninja…não é só deixar a sa?da de um e entrada do outro iguais ...o coletor precisa ter seu fluxo trabalhado tb para se obter o melhor rendimento e a menor perda possível...
vc pode ter o melhor cabeçote do mundo e um coletor com encaixe perfeito, mas se ele for ruim, vai acarretar em perdas muito grandes
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concordo plenamente quarteto, vide por exemplo um plenum, que para funcionar precisa ser projetado pra cada aplicacao, como litragem, faixa de giro, turbo ou aspirado e por ae vai.
nao eh coisa simples nao, e eh por isso que os engenheiros que desenvolvem os carros esportivos e de corrida fazem tantas contas e tantos testes.
abracos
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eu, o topico vai morrer ???
cade o top turbo??
kleber