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Chassi homemade

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    quarteto
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    #23

    cara, a idéia é deveras interessante… mas eu nunca vi um câmbio de moto desmontado, nem para ter noção de como adaptar flanges e tals. levando em consideração o peso de um conjunto de moto pode aliviar bastante em termos de espessura de material, distribuindo mais travessas, acho q reduz bem o peso.conjunto central-traseiro na longitudinal com motor de moto, 4itbs e com ronco de 7 galo, será q vai ficar bom?? :p²

    se alguém achar esse esquema do câmbio eu fico muito agradecido, agora o negócio é pesquisar um diferencial.

    abraço

    indo apenas pela lógica, pra adaptar uma flange seria o caso de pegar a saída do pinhão, trabalhar em cima e construir ali a ligação com o eixo cardã que vai pro diferencial…pela direção e sentido que essa parte da moto gira, era só espetar o diferencial, fazer as ligações e andar...

    o problema aí é q vc não teria a ré...isso ia ter q ver uma adaptação

    qdo vc puder, repare bem no q esses caras q usam câmbio de moto fazem, acho q vc vai ter boas idéias...

    tem gente q usa naqueles fiat 500 antigos motor de moto na transversal e transmissão secundária por corrente, num esquema bem parecido com os karts (já vi vídeos disso no youtube)...o foda é a dirigibilidade com isso...o cara tem q ser bom pra segurar o carro, já q as rodas ficam bloqueadas 100%

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    • H Offline
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      HOT_62
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      #24

      não necessariamente, há uma romi iseta adaptada com motor de 7-galo, ela usa secundaria de corrente e diferencial, a coroa vai no lugar da coroa mesmo. ele usou na montagem um dif. de gordini.

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      • B Offline
        B Offline
        bonamigo
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        #25

        idéia de jerico q me bateu agora: alguém tem uma foto da parte do volante de um motor de moto? da parte onde vai a embreagem, será q tem a possbilidade de adaptar um câmbio automotivo? o problema q eu vejo é montar um sistema bom de embreagem (leia-se garfo, encaixe do eixo piloto e afins). se houver essa possibilidade, pode ser montado um câmbio e diferencial de ap mesmo, montado central-traseiro. fica mais fácil q trabalhar com câmbio de moto, se for possível, claro…

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        • H Offline
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          HOT_62
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          #26

          só se for motor de harley, que o cambio é separado do bloco do motor.

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          • B Offline
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            bonamigo
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            #27

            só se for motor de harley, que o cambio é separado do bloco do motor.

            pois é… acho q é mais fácil (em termos de custo de projeto) usar o velho apssauro mesmo. monta o motor e câmbio e boa. prefiro estudar uma suspensão e usar um conj. existente no mercado, com custo acessível de preparação e elevado nível de conhecimento. é a solução mais fácil, creio eu. e pode ficar interessante, basta fazer um bom chassi.

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            • H Offline
              H Offline
              HOT_62
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              #28

              apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…

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              • B Offline
                B Offline
                bonamigo
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                #29

                apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…

                de chevette eu não uso nem um parafuso apssauro no motor e no câmbio, montado no centro para a traseira. estou fazendo uns rabiscos aqui, em 2d mesmo, no autocad. provavelmente vou fazer um modelo com 2 longarinas, e ver os pontos de fixação para a suspensão.

                edit: a propósito, alguém tem a medida da polia dentada até o centro da roda do motor ap em posição longitudinal?

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                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #30

                  nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    bonamigo
                    escreveu em última edição por
                    #31

                    nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos

                    sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #32

                      sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.

                      com certeza não fica ruim…acertando a geometria certinho tem tudo pra devorar curvas

                      muito melhor q qqer gol caixote :p

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        Evolution-VII
                        escreveu em última edição por
                        #33

                        eu não manjo quase nada de mecânica, mas…

                        vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?

                        talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          bonamigo
                          escreveu em última edição por
                          #34

                          eu não manjo quase nada de mecânica, mas…

                          vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?

                          talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.

                          o difícil é conseguir um motor de hayabusa por estas bandas. mas essa idéia de montar o conjunto motor+câmbio ap long. na traseira me acompanha já faz algum tempo. achava q o empecílio seria trocar marchas, mas depois q vi o 1º drag do beleza (belquip) e o esquema meio tosco q ele fez, minha mente clareou bastante.

                          o limitante principal numa brincadeira dessas é, obviamente, o custo. então tenho q partir para adaptações com o q tenho por aqui (suspensão de gol caixa, motor ap e tals), claro q tentando melhorar. por exemplo, estou estudando muito a suspensão para montar com coil-over, e vendo muito a parte estrutural (pontos de apoio e rigidez do chassi). nas minhas buscas, encontrei fontes inspiradoras para esse projeto… seguem mais algumas :p

                          uma bolha inspirada nos carros de le mans não ia cair mal, né… e será azul

                          valeu pela contribuição ao tpc, velhinho :)

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #35

                            a resolução da foto no monitor aqui do trampo não tá boa, mas aparentemente esse lola usa o motor como ponto de apoio da suspensão/chassis

                            pra fazer um esquema desse é bem complicado….só pra vc ter uma idéia, o f3 usa um esquema parecido, e por conta disso, a tampa de válvulas custa uma pequena fortuna (o suficiente pra comprar motor, câmbio, agregado e suspensão dianteira completa do gol caixa), o motor usa vários reforços (plate nos mancais, etc.) e a carcaça do câmbio é diferente, mais reforçada, pra aguentar as altas forças que incidem nos pontos de fixação

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              bonamigo
                              escreveu em última edição por
                              #36

                              a resolução da foto no monitor aqui do trampo não tá boa, mas aparentemente esse lola usa o motor como ponto de apoio da suspensão/chassis

                              pra fazer um esquema desse é bem complicado….só pra vc ter uma idéia, o f3 usa um esquema parecido, e por conta disso, a tampa de válvulas custa uma pequena fortuna (o suficiente pra comprar motor, câmbio, agregado e suspensão dianteira completa do gol caixa), o motor usa vários reforços (plate nos mancais, etc.) e a carcaça do câmbio é diferente, mais reforçada, pra aguentar as altas forças que incidem nos pontos de fixação

                              pelo q andei observando todos os modelos exclusivos de competição usam esse modelo de caixa de câmbio q vc mencionou. andei pesquisando o porsche 917, e tbm tem o mesmo sistema… pra ter uma idéia, o chassi do 917 pesava 47kg. obviamente q no meu projeto será muito difícl passar sequer perto desses valores. a idéia q está me parecendo mais prática em termos de custo-benefício é a de usar 2 longarinas, com suportes para suspensão mcpherson soldadas diretamente a ela, motor e câmbio fixados com suportes diretamente soldados às longarinas, coxins, e armação tubular (já com gaiola de proteção). não será nenhuma lola da vida, mas acho q dá pra brincar.

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #37

                                pelo q andei observando todos os modelos exclusivos de competição usam esse modelo de caixa de câmbio q vc mencionou. andei pesquisando o porsche 917, e tbm tem o mesmo sistema… pra ter uma idéia, o chassi do 917 pesava 47kg. obviamente q no meu projeto será muito difícl passar sequer perto desses valores. a idéia q está me parecendo mais prática em termos de custo-benefício é a de usar 2 longarinas, com suportes para suspensão mcpherson soldadas diretamente a ela, motor e câmbio fixados com suportes diretamente soldados às longarinas, coxins, e armação tubular (já com gaiola de proteção). não será nenhuma lola da vida, mas acho q dá pra brincar.

                                aí já melhora, pq o trem de força não vai servir de elemento estrutural do chassis e não vai precisar dos reforços necessários

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