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Chassi homemade

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • S Offline
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    SOSSEGADO
    escreveu em última edição por
    #19

    http://www.youtube.com/watch?v=pl_r2bdahvq

    motor de moto comanda muito ein….

    eh fodah de achar, porem o baixo peso e a tecnologia eh altissimo nivel

    http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-783…x-750-honda-_jm

    e o barulho…??

    abraço

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    • Q Offline
      Q Offline
      quarteto
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      #20

      rolaria de usar o câmbio da própria moto, ainda mais com o motor na longitudinal…

      vc teria q correr atrás é de um diferencial adequado

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      • J Offline
        J Offline
        Joel_RS
        escreveu em última edição por
        #21

        opa, mais um doido fazendo gambiatech, hehehehe.

        no meu caso tô precisando de uma mecânica mesmo. nem tô indo muito atrás pq aqgora a facul vai comer uma grana.

        esse lance das susps. em duplo a é deveras interessante, a despeito das dificuldades.

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        • B Offline
          B Offline
          bonamigo
          escreveu em última edição por
          #22

          rolaria de usar o câmbio da própria moto, ainda mais com o motor na longitudinal…

          vc teria q correr atrás é de um diferencial adequado

          cara, a idéia é deveras interessante… mas eu nunca vi um câmbio de moto desmontado, nem para ter noção de como adaptar flanges e tals. levando em consideração o peso de um conjunto de moto pode aliviar bastante em termos de espessura de material, distribuindo mais travessas, acho q reduz bem o peso.conjunto central-traseiro na longitudinal com motor de moto, 4itbs e com ronco de 7 galo, será q vai ficar bom?? :p²

          se alguém achar esse esquema do câmbio eu fico muito agradecido, agora o negócio é pesquisar um diferencial.

          abraço

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #23

            cara, a idéia é deveras interessante… mas eu nunca vi um câmbio de moto desmontado, nem para ter noção de como adaptar flanges e tals. levando em consideração o peso de um conjunto de moto pode aliviar bastante em termos de espessura de material, distribuindo mais travessas, acho q reduz bem o peso.conjunto central-traseiro na longitudinal com motor de moto, 4itbs e com ronco de 7 galo, será q vai ficar bom?? :p²

            se alguém achar esse esquema do câmbio eu fico muito agradecido, agora o negócio é pesquisar um diferencial.

            abraço

            indo apenas pela lógica, pra adaptar uma flange seria o caso de pegar a saída do pinhão, trabalhar em cima e construir ali a ligação com o eixo cardã que vai pro diferencial…pela direção e sentido que essa parte da moto gira, era só espetar o diferencial, fazer as ligações e andar...

            o problema aí é q vc não teria a ré...isso ia ter q ver uma adaptação

            qdo vc puder, repare bem no q esses caras q usam câmbio de moto fazem, acho q vc vai ter boas idéias...

            tem gente q usa naqueles fiat 500 antigos motor de moto na transversal e transmissão secundária por corrente, num esquema bem parecido com os karts (já vi vídeos disso no youtube)...o foda é a dirigibilidade com isso...o cara tem q ser bom pra segurar o carro, já q as rodas ficam bloqueadas 100%

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            • H Offline
              H Offline
              HOT_62
              escreveu em última edição por
              #24

              não necessariamente, há uma romi iseta adaptada com motor de 7-galo, ela usa secundaria de corrente e diferencial, a coroa vai no lugar da coroa mesmo. ele usou na montagem um dif. de gordini.

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              • B Offline
                B Offline
                bonamigo
                escreveu em última edição por
                #25

                idéia de jerico q me bateu agora: alguém tem uma foto da parte do volante de um motor de moto? da parte onde vai a embreagem, será q tem a possbilidade de adaptar um câmbio automotivo? o problema q eu vejo é montar um sistema bom de embreagem (leia-se garfo, encaixe do eixo piloto e afins). se houver essa possibilidade, pode ser montado um câmbio e diferencial de ap mesmo, montado central-traseiro. fica mais fácil q trabalhar com câmbio de moto, se for possível, claro…

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                • H Offline
                  H Offline
                  HOT_62
                  escreveu em última edição por
                  #26

                  só se for motor de harley, que o cambio é separado do bloco do motor.

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    bonamigo
                    escreveu em última edição por
                    #27

                    só se for motor de harley, que o cambio é separado do bloco do motor.

                    pois é… acho q é mais fácil (em termos de custo de projeto) usar o velho apssauro mesmo. monta o motor e câmbio e boa. prefiro estudar uma suspensão e usar um conj. existente no mercado, com custo acessível de preparação e elevado nível de conhecimento. é a solução mais fácil, creio eu. e pode ficar interessante, basta fazer um bom chassi.

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                    • H Offline
                      H Offline
                      HOT_62
                      escreveu em última edição por
                      #28

                      apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        bonamigo
                        escreveu em última edição por
                        #29

                        apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…

                        de chevette eu não uso nem um parafuso apssauro no motor e no câmbio, montado no centro para a traseira. estou fazendo uns rabiscos aqui, em 2d mesmo, no autocad. provavelmente vou fazer um modelo com 2 longarinas, e ver os pontos de fixação para a suspensão.

                        edit: a propósito, alguém tem a medida da polia dentada até o centro da roda do motor ap em posição longitudinal?

                        1 Resposta Última resposta
                        • Q Offline
                          Q Offline
                          quarteto
                          escreveu em última edição por
                          #30

                          nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #31

                            nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos

                            sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
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                              #32

                              sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.

                              com certeza não fica ruim…acertando a geometria certinho tem tudo pra devorar curvas

                              muito melhor q qqer gol caixote :p

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
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                                Evolution-VII
                                escreveu em última edição por
                                #33

                                eu não manjo quase nada de mecânica, mas…

                                vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?

                                talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  bonamigo
                                  escreveu em última edição por
                                  #34

                                  eu não manjo quase nada de mecânica, mas…

                                  vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?

                                  talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.

                                  o difícil é conseguir um motor de hayabusa por estas bandas. mas essa idéia de montar o conjunto motor+câmbio ap long. na traseira me acompanha já faz algum tempo. achava q o empecílio seria trocar marchas, mas depois q vi o 1º drag do beleza (belquip) e o esquema meio tosco q ele fez, minha mente clareou bastante.

                                  o limitante principal numa brincadeira dessas é, obviamente, o custo. então tenho q partir para adaptações com o q tenho por aqui (suspensão de gol caixa, motor ap e tals), claro q tentando melhorar. por exemplo, estou estudando muito a suspensão para montar com coil-over, e vendo muito a parte estrutural (pontos de apoio e rigidez do chassi). nas minhas buscas, encontrei fontes inspiradoras para esse projeto… seguem mais algumas :p

                                  uma bolha inspirada nos carros de le mans não ia cair mal, né… e será azul

                                  valeu pela contribuição ao tpc, velhinho :)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    #35

                                    a resolução da foto no monitor aqui do trampo não tá boa, mas aparentemente esse lola usa o motor como ponto de apoio da suspensão/chassis

                                    pra fazer um esquema desse é bem complicado….só pra vc ter uma idéia, o f3 usa um esquema parecido, e por conta disso, a tampa de válvulas custa uma pequena fortuna (o suficiente pra comprar motor, câmbio, agregado e suspensão dianteira completa do gol caixa), o motor usa vários reforços (plate nos mancais, etc.) e a carcaça do câmbio é diferente, mais reforçada, pra aguentar as altas forças que incidem nos pontos de fixação

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #36

                                      a resolução da foto no monitor aqui do trampo não tá boa, mas aparentemente esse lola usa o motor como ponto de apoio da suspensão/chassis

                                      pra fazer um esquema desse é bem complicado….só pra vc ter uma idéia, o f3 usa um esquema parecido, e por conta disso, a tampa de válvulas custa uma pequena fortuna (o suficiente pra comprar motor, câmbio, agregado e suspensão dianteira completa do gol caixa), o motor usa vários reforços (plate nos mancais, etc.) e a carcaça do câmbio é diferente, mais reforçada, pra aguentar as altas forças que incidem nos pontos de fixação

                                      pelo q andei observando todos os modelos exclusivos de competição usam esse modelo de caixa de câmbio q vc mencionou. andei pesquisando o porsche 917, e tbm tem o mesmo sistema… pra ter uma idéia, o chassi do 917 pesava 47kg. obviamente q no meu projeto será muito difícl passar sequer perto desses valores. a idéia q está me parecendo mais prática em termos de custo-benefício é a de usar 2 longarinas, com suportes para suspensão mcpherson soldadas diretamente a ela, motor e câmbio fixados com suportes diretamente soldados às longarinas, coxins, e armação tubular (já com gaiola de proteção). não será nenhuma lola da vida, mas acho q dá pra brincar.

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                                      • Q Offline
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                                        #37

                                        pelo q andei observando todos os modelos exclusivos de competição usam esse modelo de caixa de câmbio q vc mencionou. andei pesquisando o porsche 917, e tbm tem o mesmo sistema… pra ter uma idéia, o chassi do 917 pesava 47kg. obviamente q no meu projeto será muito difícl passar sequer perto desses valores. a idéia q está me parecendo mais prática em termos de custo-benefício é a de usar 2 longarinas, com suportes para suspensão mcpherson soldadas diretamente a ela, motor e câmbio fixados com suportes diretamente soldados às longarinas, coxins, e armação tubular (já com gaiola de proteção). não será nenhuma lola da vida, mas acho q dá pra brincar.

                                        aí já melhora, pq o trem de força não vai servir de elemento estrutural do chassis e não vai precisar dos reforços necessários

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