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Chassi homemade

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  • H Offline
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    HOT_62
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    #28

    apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…

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    • B Offline
      B Offline
      bonamigo
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      #29

      apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…

      de chevette eu não uso nem um parafuso apssauro no motor e no câmbio, montado no centro para a traseira. estou fazendo uns rabiscos aqui, em 2d mesmo, no autocad. provavelmente vou fazer um modelo com 2 longarinas, e ver os pontos de fixação para a suspensão.

      edit: a propósito, alguém tem a medida da polia dentada até o centro da roda do motor ap em posição longitudinal?

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      • Q Offline
        Q Offline
        quarteto
        escreveu em última edição por
        #30

        nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos

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        • B Offline
          B Offline
          bonamigo
          escreveu em última edição por
          #31

          nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos

          sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.

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          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #32

            sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.

            com certeza não fica ruim…acertando a geometria certinho tem tudo pra devorar curvas

            muito melhor q qqer gol caixote :p

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              Evolution-VII
              escreveu em última edição por
              #33

              eu não manjo quase nada de mecânica, mas…

              vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?

              talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.

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              • B Offline
                B Offline
                bonamigo
                escreveu em última edição por
                #34

                eu não manjo quase nada de mecânica, mas…

                vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?

                talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.

                o difícil é conseguir um motor de hayabusa por estas bandas. mas essa idéia de montar o conjunto motor+câmbio ap long. na traseira me acompanha já faz algum tempo. achava q o empecílio seria trocar marchas, mas depois q vi o 1º drag do beleza (belquip) e o esquema meio tosco q ele fez, minha mente clareou bastante.

                o limitante principal numa brincadeira dessas é, obviamente, o custo. então tenho q partir para adaptações com o q tenho por aqui (suspensão de gol caixa, motor ap e tals), claro q tentando melhorar. por exemplo, estou estudando muito a suspensão para montar com coil-over, e vendo muito a parte estrutural (pontos de apoio e rigidez do chassi). nas minhas buscas, encontrei fontes inspiradoras para esse projeto… seguem mais algumas :p

                uma bolha inspirada nos carros de le mans não ia cair mal, né… e será azul

                valeu pela contribuição ao tpc, velhinho :)

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  a resolução da foto no monitor aqui do trampo não tá boa, mas aparentemente esse lola usa o motor como ponto de apoio da suspensão/chassis

                  pra fazer um esquema desse é bem complicado….só pra vc ter uma idéia, o f3 usa um esquema parecido, e por conta disso, a tampa de válvulas custa uma pequena fortuna (o suficiente pra comprar motor, câmbio, agregado e suspensão dianteira completa do gol caixa), o motor usa vários reforços (plate nos mancais, etc.) e a carcaça do câmbio é diferente, mais reforçada, pra aguentar as altas forças que incidem nos pontos de fixação

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    bonamigo
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    a resolução da foto no monitor aqui do trampo não tá boa, mas aparentemente esse lola usa o motor como ponto de apoio da suspensão/chassis

                    pra fazer um esquema desse é bem complicado….só pra vc ter uma idéia, o f3 usa um esquema parecido, e por conta disso, a tampa de válvulas custa uma pequena fortuna (o suficiente pra comprar motor, câmbio, agregado e suspensão dianteira completa do gol caixa), o motor usa vários reforços (plate nos mancais, etc.) e a carcaça do câmbio é diferente, mais reforçada, pra aguentar as altas forças que incidem nos pontos de fixação

                    pelo q andei observando todos os modelos exclusivos de competição usam esse modelo de caixa de câmbio q vc mencionou. andei pesquisando o porsche 917, e tbm tem o mesmo sistema… pra ter uma idéia, o chassi do 917 pesava 47kg. obviamente q no meu projeto será muito difícl passar sequer perto desses valores. a idéia q está me parecendo mais prática em termos de custo-benefício é a de usar 2 longarinas, com suportes para suspensão mcpherson soldadas diretamente a ela, motor e câmbio fixados com suportes diretamente soldados às longarinas, coxins, e armação tubular (já com gaiola de proteção). não será nenhuma lola da vida, mas acho q dá pra brincar.

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                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      pelo q andei observando todos os modelos exclusivos de competição usam esse modelo de caixa de câmbio q vc mencionou. andei pesquisando o porsche 917, e tbm tem o mesmo sistema… pra ter uma idéia, o chassi do 917 pesava 47kg. obviamente q no meu projeto será muito difícl passar sequer perto desses valores. a idéia q está me parecendo mais prática em termos de custo-benefício é a de usar 2 longarinas, com suportes para suspensão mcpherson soldadas diretamente a ela, motor e câmbio fixados com suportes diretamente soldados às longarinas, coxins, e armação tubular (já com gaiola de proteção). não será nenhuma lola da vida, mas acho q dá pra brincar.

                      aí já melhora, pq o trem de força não vai servir de elemento estrutural do chassis e não vai precisar dos reforços necessários

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