Ajuda pra finalmente turbinar meu santana
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opa galera blz, estive sumido muito tempo daqui e de outros foruns, mudei de cidade porque casei, emprego tava ruim, agora deus está ajudando, to com meu pequeno proprio negocio e parece que vai dar para realizar este sonho.
primeiramente gostaria de um kit basico, em torno de 0,8, e tenho muitas duvidas.
o carro é um santana 1996, com 110.000km, rodando redondinho, nunca fez retifica, injeção 4 bicos, com dh sem ac, e alternador do lado dos coletores de adm e escap.
1 compro kit usado ou novo dessas lojas conhecidas?
2 pelo que eu pude perceber o kit não vem com tudo, o que eu precisaria comprar a parte ou modificará
3 tenho conhecimentos basicos de mecanica em geral, eu poderia montar ou seria melhor encaminhar para uma oficina especializada?
4 no caso de oficina acho dificil aqui na minha cidade ter alguem ou nas redondezas que entenda, estou morando em visconde do rio branco mg, 120 km de juiz de fora, se alguem puder indicar alguem que conheça desde já agradeço.
creio que na medida em que o topico for correndo outras duvidas aparecerão e ou serão esclarecidas.
uma relação de peças seria bem vinda, senão for pedir muito.
vlw a todos
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só umas obs…. se usar coletor deslocado para dh e ac... vc tera uma limitação no tamanho da turbina q se nao me falha memoria será .48/.42... se quiser colocar turbina maior terá q amassar a longarina ou optar pelo coletor normal ou no farol... mas ae tem q tirar o compressor do ac (ou alternador), muda-lo de lugar ou entao deslocar o mesmo pra baixo.
com 0,8 nao teras problema e ja vai dar um folego pro 2.0... se seu santana for evidence cuidado se for aumentar pra +1kg de pressao... de acordo com um amigo entendido em santana as bielas numero 34 -dos evidence- sao umas das mais fracas feitas pela vw...
kit eu optaria por novo...
procure nesses sites:
http://www.spaturbo.com.br/html/vw/golap01.php
http://www.folegoturbo.com.br/
http://www.turboanhanguera.com.br/
se servir como referencia meu santana é um 92 turbo carburado to usando turbina .50/.48 monofluxo, com 2500 ja da pra escutar a turbina assoviando com 3200 vem a patada…
pro santana q tem torque e principalmente pra um motor original achei um tamanho de turbina bom...
meu kit comprei na dnt que é distribuidora eles pegam peças de varios fabrincantes e montam o kit... gostei do kit, foi o mais barato q encontrei mas nao incluia bomba eletrica... comprei uma de monza aqui na cidade por 120pilas que deu e dá conta tranquilo da alimentação...
a montagem é relativamente facil, mas vc precisara levar alguma(s) peça(s) em algum torneiro mecanico pra fazer roscas e tal, precisa soldar o retorno de oleo da turbina no carter... se vc tiver muitas ferramentas, bota a mao e monta depois leva em algum lugar pra acertar... se nao tiver ferramentas complica...
ah... aproveita que vai desmontar bastante coisa, compra uma juntinha de aço, levanta o cabeçote e mete ela embaixo pra nao ter bronca depois
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só umas obs…. se usar coletor deslocado para dh e ac... vc tera uma limitação no tamanho da turbina q se nao me falha memoria será .48/.42... se quiser colocar turbina maior terá q amassar a longarina ou optar pelo coletor normal ou no farol... mas ae tem q tirar o compressor do ac (ou alternador), muda-lo de lugar ou entao deslocar o mesmo pra baixo.
com 0,8 nao teras problema e ja vai dar um folego pro 2.0... se seu santana for evidence cuidado se for aumentar pra +1kg de pressao... de acordo com um amigo entendido em santana as bielas numero 34 -dos evidence- sao umas das mais fracas feitas pela vw...
kit eu optaria por novo...
procure nesses sites:
http://www.spaturbo.com.br/html/vw/golap01.php
http://www.folegoturbo.com.br/
http://www.turboanhanguera.com.br/
se servir como referencia meu santana é um 92 turbo carburado to usando turbina .50/.48 monofluxo, com 2500 ja da pra escutar a turbina assoviando com 3200 vem a patada…
pro santana q tem torque e principalmente pra um motor original achei um tamanho de turbina bom...
meu kit comprei na dnt que é distribuidora eles pegam peças de varios fabrincantes e montam o kit... gostei do kit, foi o mais barato q encontrei mas nao incluia bomba eletrica... comprei uma de monza aqui na cidade por 120pilas que deu e dá conta tranquilo da alimentação...
a montagem é relativamente facil, mas vc precisara levar alguma(s) peça(s) em algum torneiro mecanico pra fazer roscas e tal, precisa soldar o retorno de oleo da turbina no carter... se vc tiver muitas ferramentas, bota a mao e monta depois leva em algum lugar pra acertar... se nao tiver ferramentas complica...
ah... aproveita que vai desmontar bastante coisa, compra uma juntinha de aço, levanta o cabeçote e mete ela embaixo pra nao ter bronca depois
legal já ajudou bastante, eu queria saber quanto aos bicos, o que é mais viavel, colocar extra ou retrabalhar, bom extra deve precisar de gerenciador e ai fica caro né?
uma foto do motor para eu tirar a duvida do coletor, seria deslocado mesmo.
tava aqui pensando, daria para aproveitar o escape que eu tenho, acho que são tubos de de 2 e 1/4 que engatam no 4x1?
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teoricamente seria o coletor deslocado sim…
mas é perfeitamente possível e viável adaptar um coletor bipulsativo no farol , mesmo com esse alternador aí...
o flávio cruz fez isso no gol bola dele
outra coisa: motor com 110.000 km rodadosó eu não arriscaria turbinar sem antes abrir o motor, checar folgas do virabrequim, cilindros, desgaste de casquilhos, ovalização e calos nos cilindros, etc. ou seja, uma retífica completa...
110 mil km são muitas horas de funcionamento do motor pra chegar perto de dobrar a potência de uma paulada só...
outra coisa, essa ie fic é tinhosa pra acertar com turbo...provavelmente a melhor saída será um gerenciador pra pulsar bicos e atrasar o ponto....fora q qdo se vai preparar, pensar que algo é caro eu acho roubada, já que, às vezes, algo mais caro , protegeria seu motor daquela quebra indesejada e que vai muito mais dinheiro do que a solução mais cara , já que tudo terá q ser refeito de novo e a solução rejeitada pelo preço provavelmente será a adotada no futuro....o risco de gastar 2x pra ter algo bem feito é alto
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já me falaram sobre a i.e do meu evidence mesmo.
vamos ver, eu gosto das coisas bem feitas a medida do possivel, muitas vezes prefiro nem fazer se não do jeito que eu quero.
o risco é grande, por fora o funcionamento parece bom, mais e por dentro e na hora que encher a turbina que talvez eu descubra o pior lado.
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meu motor estava bom até os 96.000 km, qdo eu abri pra fazer retífica antes de turbinar…
resultado: casquilhos todos muito riscados, cilindros com calo e pistões desgastados....tive que abrir pra medida 050, trocar casquilhos e bomba de óleo nova
se eu turbinasse sem fazer isso ia ser quebra na certa, e ia dar um prejuízo da porra, o gasto com certeza seria maior do q eu tive
só dá pra saber como está mesmo o motor qdo se abre ele pra checar tudo....motor sem fumar e rajar não quer dizer que esteja tudo 100%
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se eu fosse comprar um kit novo hj… com certeza seria um spa...
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sinceramente já tive experiência com kit usado.
não foi das melhores, primeiro que vieram faltando vários detalhezinhos que com o kit zero você não precisa esquentar a cabeça. paguei barato r$600,00 até com bomba eletrica, mas era uma coisa totalmente mal dimensionada pro meu motor 1.6, a turbina era uma .60. sem falar que com acessórios, mangueiras engates, braçadeiras, adaptações, acabei gastando quase r$ 500,00.
aproveitando o que o quarteto disse. já estou na 4ª quebra, e só agora que eu estou montando forjado. o dinheiro que está sendo investido em alimentação melhor e o miolo do motor é alto, porém se somar as quebras que ja tive , mais dor de cabeça, retíficas, peças novas, já pode somar ae pelo menos uns r$ 8.000,00 facil… com certeza bem menos do que o jogo forjado e um bom modulo de alimentação somando a i.e.
boa sorte ae vai postando as duvidas que agente sarrafa
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aproveita q vai ter q tirar o carter pra soldar o retorno de oleo checa bronzinas… faz o mesmo pra ver o cilindro... aproveita q tem q tirar o cabeçote e olha como estao os cil. aneis pistoes essas coisas... molezinha... o meu só precisei trocar bronzinas... turbinado com 140.000kms rodados
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o meu só deus sabe quantas veses este hondometro aqui rodou mas meu bloco é sts mas na primeira vez pendurei o kit com o motor do jeito que tava só troquei bronzina o unico problema é que queimo junta de papel e estourou todas as mancheuira do radiador e inclusive o radiador era uma coisa por dia ai desmontei e montei com tudo novo só o bloco ficou stander e pronto ehheh eu não abro meu motor desde 2006
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quando for montar vou mandar abrir sim, aqui na cidade tem uma retifica muita boa, que atende gente de outras cidades aqui.
quem sabe eu gasto pouco e evito dores de cabeças futuras.
alguem ai poderia me comentar sobre a alimentação que irei usar neste kit, se precisaria de outra bomba, retrabalhar bicos, ou só saberei montando e andando?
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opa galera desculpa desseterrar o topico, surgiu um kit de estava num gol gti 8v para mim, usado por 8 meses, é totalemente compativel? vale a pena investir em um usado?
meu carro tem escape 2 polegadas será que aguenta rodar com ele até eu colocar um 2,5 ou 3 ?
kit turbo semi novo completo com escap foi usado uns 7 a 8 meses no carro do meu irmao …
estava em um gol gti 8v
turbina garret 42.63 eixo 49,5mm e rotor 46mm
valor do kit 1000,00
tbem tenho o gerenciador que tava nesse carro injeçao ecc-iv(serve em outros carros com essa injeçao ecc-4 ex. linha gol monomponto)
valor do 300,00
tbem tenho
4 bicos 962 abertos pra rodar no alcool 200,00
foto do carro com o kit que esta a venda
foto do meu carro
vlw a ajuda.
se compensar eu compro esse kit mesmo, mesmo que eu não monte agora por falta de $$, pelo menos já é um começo, se não não turbino nunca.
vlw a todos.