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Mazda rx-8 r3

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    Gaucho
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    #4

    pra gerar polemica:

    esse carro na prática, não é 1.3l e eu já expliquei isso aqui no pp…........ :hauhau:

    :fiu:

    explica novamente…........achei q são 2 rotores de 0,650ml cada

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      Padula
      escreveu em última edição por
      #5

      :hauhau:

      e ele só desloca 1.3l

      a mazda não mente. :fiu:

      pena que ela nunca apresentou um renesis turbo…

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      • P Offline
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        Padula
        escreveu em última edição por
        #6

        http://br.youtube.com/watch?v=wj7dtxmtx-0&nr=1

        no video parece um cortador de grama, mas o ziiiiing é fantástico…. não achei nenhum clip que desse uma noção direita desse motor em alta.

        e precisa do piiiii porque o motor não fica pesado, vc não percebe quanto tá girando.

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        • X Offline
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          xtreme
          escreveu em última edição por
          #7

          explica novamente…........achei q são 2 rotores de 0,650ml cada

          para ser mais exato…654 cc cada rotor.

          a última versão deste motor tem uma eficiência térmica bem melhor.

          cada rotor com 3 portas de admissão 2 portas de escape.

          mais dados

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            #8

            foi justamente com o pádula que eu estive discutindo isso em outro topico….... e basicamente é o seguinte:

            • se voce pegar agua e jogar dentro das câmaras do wankel voce medirá 654cc x 2 rotores = 1.308cc e se fizer a mesma coisa em um motor ciclo otto, por exemplo um fiat fire tambem com 1.3l vai achar a mesma capacidade volumetrica...... ok?

            só que o wankel realiza o dobro do trabalho no mesmo espaço de tempo.

            explicando: imagine que numa faixa de giros qualquer, o fire precisa fazer 4 ciclos de admissão, sendo 1 pra cada cilindro, pra entao ter admitido os 1,3l de mistura , certo?

            -agora imaginem que pra realizar este ciclo de 4 admissões o firezinho gaste hipoteticos 10 segundos pra admitir (capacidade volumetrica) os 1,3l declarados.

            agora peguemos o wankel: nestes mesmos 10s de trabalho ele conseguirá ter admitido o dobro de mistura, ou seja: 2,6l opa.... agora sim a potencia ta batendo com a cilindrada

            mas como isso é possivel ?

            se vocês observarem uma animaçao fiel do funcionamento do wankel (de preferencia se puder pausar ) vao ver que enquanto uma camara do triangulo ta na fase de compressão já tem outra admitindo mistura novamente, então teremos 2 camaras queimando mistura quase que simultaneamente em cada ciclo do rotor triangular....... e a eficiencia dessa caracteristica se acentua mais conforme o giro aumenta.......

            there s no free lunch......

            então acho que é isso..... tem tanto tempo que ví o dave coleman explicando isso na sport compact car que posso ter esquecido algum detalhe..... mas se alguem tiver algum argumento tecnico melhor pra explicar o milagre dos wankel, favor compartilhar as informacoes.

            abraço.

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            • F Offline
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              escreveu em última edição por
              #9

              sua explicação é furada.

              você está fazendo analogia com 720 graus. não serve.

              dessa maneira, num motor wankel, vc simplesmente desconsidera 1/3 do processo realizado.

              o real volume admitido é de 3924cc, considerando 1080 graus.

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              • ? Offline
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                escreveu em última edição por
                #10

                sua explicação é furada.

                você está fazendo analogia com 720 graus. não serve.

                dessa maneira, num motor wankel, vc simplesmente desconsidera 1/3 do processo realizado.

                o real volume admitido é de 3924cc, considerando 1080 graus.

                dr. fêio,

                poderia explicar pra um leigo burro e ogro como eu, o que você quis dizer ?

                ah…... como postei acima (e vc como sempre não deve ter lido e/ou entendido) não sou eu que tô afirmando nada....... e infeliamente não achei na net a materia de uma revista de + - 10 anos atrás...... :hauhau:

                abraço.

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                • F Offline
                  F Offline
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                  escreveu em última edição por
                  #11

                  dr. fêio,

                  poderia explicar pra um leigo burro e ogro como eu, o que você quis dizer ?

                  ah…... como postei acima (e vc como sempre não deve ter lido e/ou entendido) não sou eu que tô afirmando nada....... e infeliamente não achei na net a materia de uma revista de + - 10 anos atrás...... :hauhau:

                  e vc sai postando as coisas sem ter certeza do que se trata?

                  num forum com um apelo mais técnico, como este, isto não é lá muito apreciável, concorda?

                  em todo caso, eu te dei a vara(no melhor sentido da palavra).

                  agora está na hora de você ir pescar.

                  ai depois quem vai explicar é você mesmo.

                  ponto de partida:

                  google –----> wankel cycle 1080 degrees

                  bom divertimento.

                  1 Resposta Última resposta
                  • J Offline
                    J Offline
                    Joel_RS
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    sua explicação é furada.

                    você está fazendo analogia com 720 graus. não serve.

                    dessa maneira, num motor wankel, vc simplesmente desconsidera 1/3 do processo realizado.

                    o real volume admitido é de 3924cc, considerando 1080 graus.

                    já havia visto isso em algum lugar. pelo jeito não fui só eu.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #13

                      e vc sai postando as coisas sem ter certeza do que se trata?

                      num forum com um apelo mais técnico, como este, isto não é lá muito apreciável, concorda?

                      em todo caso, eu te dei a vara(no melhor sentido da palavra).

                      agora está na hora de você ir pescar.

                      ai depois quem vai explicar é você mesmo.

                      ponto de partida:

                      google –----> wankel cycle 1080 degrees

                      bom divertimento.

                      eu lí uma materia em uma revista especializada, escrita por um cara fera no assunto …..................... e dentro da minha ignorância, achei as esplicações plausiveis, mas como falei, não tenho de cabeça os detalhes mais tecnicos e tal....

                      agora quanto à você: deu uma de sabidão e não explicou nada....... pelo menos não pra mim...... pois se procurar materia gringa no google fosse a solução, não precisaria de estarmos aqui neste forum, certo ?

                      vamos lá, tio..... gasta a ponta dos dedos pelo menos 1 vez....... :hauhau:

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                      • ? Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #14

                        como o dr. fêio ja foi dormir e eu tô sem sono, eu mesmo vou explicar….

                        achei uma materia semelhante à que eu lí e isso me fez lembrar algumas coisas:

                        o que eu expliquei está certíssimo, e se comparar o ciclo do motor wankel 1.3l com um motor 4 tempos dá exatamente os 2,6l que eu havia falado…..

                        só que, analisando o ciclo do wankel se vê que ele só se completa com 3 voltas do eixo excentrico (equivalente ao virabrequim) ou seja: 1080° (diferente do motor 4 tempos que é de só 720°) então na verdade, em 1 ciclo completo de 1080° nestes wankel se terá admitido 3,9l

                        sendo: 1,3l de capacidade volumetrica x 3 voltas/combustões completas pra se fechar o ciclo = 3,9l :cry2:

                        olhem nessa imagem que depois das letras estarem alinhadas, o a tem que dar 3 voltas completas pra alinhas novamente com o b (virabrequim) fazendo assim um ciclo de 1080° e explicando mais corretamente o milagre da cavalaria nos motores mazda 1,3l …....... ;)

                        bom, acho que minha explicação não estava tão furada assim......... :fiu:

                        abraços.

                        :hauhau:

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                        • J Offline
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                          Joel_RS
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          explicações furadas ou não, muito boa aexplicação. queria saber porque a vw e a mercedes-benz não continuaram com o wankel.

                          o nsu ro 80 era um baita carro e o c111 era um esportivo que merecia ter ganho as ruas.

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
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                            TopFuel
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            explicações furadas ou não, muito boa aexplicação. queria saber porque a vw e a mercedes-benz não continuaram com o wankel.

                            o nsu ro 80 era um baita carro e o c111 era um esportivo que merecia ter ganho as ruas.

                            pelo que sei é um motor que tem uma serie de problemas, aquecimento acima do normal, problemas de vedação das camaras, mais poluente… a propria mercedes desistiu de desenvolve-lo pelo custo de projeto e retorno de dor de cabeça.

                            parece que tem um canadense que resolveu esse problema. quasiturbine

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
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                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              ainda sobre…

                              quasiturbine

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                volume é volume e pronto…..........1,3 litros e acabou :hauhau:

                                os 2 tempos tinham praticamente o dobro da eficiência tb

                                cada motor c suas peculiaridades :fiu:

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  #19

                                  furado é o briôco de vocês :hauhau:

                                  não conseguiram ver perfemente na imagem o ciclo do wankel ???

                                  1 cilco completo tem 1080 graus = 3 voltas completas dos rotores = admitir 3x a mistura declarada de 1,3l = 3,9l

                                  isso inverte totalmente o mito de motor eficientíssimo que com baixa cilindrada consegue altas potencias e nos mostra que na verdade o wankel precisa de 3,9l para gerar 232cv …............ o que dá ridículos 59,5cv por litro.......... igual um corsa mpfi de 1997 .......... :fiu:

                                  se fosse um motor moderno com seus 120cv/l como alguns motores honda e bmw ele teria 468cv nesse 3,9l

                                  abraços

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    #20

                                    goiano, a tua idéia de certa forma está certa sim.

                                    e tem mais, repare que a relação entre rotação do vb e rotação do pistão se da pela relação de dentes das engrenagens que os ligam.

                                    vc pode muito bem aumentar essa relação, e fazer o pistão dar muitas mais voltas para a mesma volta do vb.

                                    de qualquer forma, o volume dele é um só e é de apenas 1,3 litro. o fato dele girar mais são outros quinhentos.

                                    infelizmente nunca nem cheguei perto de um troço desses, mas tenho mta curiosidade. deve ser mto suave e potente.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #21

                                      goiano, a tua idéia de certa forma está certa sim.

                                      e tem mais, repare que a relação entre rotação do vb e rotação do pistão se da pela relação de dentes das engrenagens que os ligam.

                                      vc pode muito bem aumentar essa relação, e fazer o pistão dar muitas mais voltas para a mesma volta do vb.

                                      de qualquer forma, o volume dele é um só e é de apenas 1,3 litro. o fato dele girar mais são outros quinhentos.

                                      infelizmente nunca nem cheguei perto de um troço desses, mas tenho mta curiosidade. deve ser mto suave e potente.

                                      a questão não é mudar a relação, streit…...... pra mim é tipo assim: o rotor é triangular, entao pra se ter um ciclo completo é preciso girar os seus 3 lados...... é caracteristica do projeto.... :hauhau:

                                      se fosse contar só 1 ciclo se equivaleria a um motor 2 tempos e admitiria só 1,3l

                                      contando 2 ciclos como nos motores 4t se admitiria 2,6l

                                      e fazendo o ciclo completo de 3 voltas do wankel se admite 3,9l

                                      essa galera desse forum aqui explicou bem (e com fotos) a questão:

                                      http://fdowners.com/showthread.phpop=21769

                                      abraços

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #22

                                        furado é o briôco de vocês :hauhau:

                                        não conseguiram ver perfemente na imagem o ciclo do wankel ???

                                        1 cilco completo tem 1080 graus = 3 voltas completas dos rotores = admitir 3x a mistura declarada de 1,3l = 3,9l

                                        isso inverte totalmente o mito de motor eficientíssimo que com baixa cilindrada consegue altas potencias e nos mostra que na verdade o wankel precisa de 3,9l para gerar 232cv …............ o que dá ridículos 59,5cv por litro.......... igual um corsa mpfi de 1997 .......... :fiu:

                                        se fosse um motor moderno com seus 120cv/l como alguns motores honda e bmw ele teria 468cv nesse 3,9l

                                        abraços

                                        goiano, vc inverteu as bolas…

                                        o rotor dá 1 volta e o eixo dá 3...olha bem a animação q vc postou q vc vai ver o b dá 3 voltas enquanto o a dá 1...se fosse o contrário o eixo teria mais dentes que o rotor

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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          nunca tinha pensado nisso heheh mto interssante a discussão.. realmente faltou um renesis turbo p firmar a saga dos mazda rx

                                          o excentrico do motor girar 3 voltas… faz mto sentido dizer q é um 3.9l...

                                          mas tbem se conta a capacidade volumetrica estatica e não a dinamica..acho q é uma questao de nomenclatura e um pouco de marketing

                                          1 Resposta Última resposta

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