Duratec turbo. alguem já fez ou já viu pronto?
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lembrando que o sistema vtec é a abertura variável das válvulas e não o comando que é variável.
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noosssaaaa, vcs tão pirando kkkkkkkkkkkkk
eu só citei que é dificil atingir 200cv/2 litros. e comentei apenas sem vtec , pq teria que usar um comando com grande abertura pra dar tempo de encher, e mataria a baixa, sendo que o proposito do topico é ter um carro civilizado.
o outro já entrou explicando o que é um vtec, kkkkkkk, thot drogado
esqueçam o vtec duratec não tem vtec por enqto, rs…
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haha imaginei,e ainda bem que eu tava certo
não expliquei não,só pra aparar as arestas do que o amigo thot postou.
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gaucho, o carro do leo ta regulado na gasolina ou alcool? eu realmente esperava mais, tiro por base os 190 bastantes hp s que feio no motor de ferro velho do erick. sera que o ar + dh amarram o carro? ele fez alguma coisa de escape?
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álcool
gaucho, o carro do leo ta regulado na gasolina ou alcool? eu realmente esperava mais, tiro por base os 190 bastantes hp s que feio no motor de ferro velho do erick. sera que o ar + dh amarram o carro? ele fez alguma coisa de escape?
escape me parece q é original e ele retirou só catalizador.
acho q ar + direção + as correias + esticadores/rolamentos roubam uns 10 cvs no mínimo
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eu achava q o comando q determinava a abertura a válvula , ai passando do 4.5k vinha tudo e com relação a perder de baixa não me referia diretamente ao vtec e sim um carro comum com comandão..
bom de qq forma a cola ta me fazendo mal, nada a ver com o tópico, vamus nos manter no duratec
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pois é.
mas vamos fazer uma conta rápida. (aonde eu errar por favor me corrijam)
motor original (à gasolina) ….................................................. 147cv
passando para álcool + ft .................................................. + 15cv
escape dimensionado (2/5 ou 3 nao vem ao caso) ............... + 10cv
filtro k&n dos bitela ............................................................ +5cv
par de comandos para 8500 rpm .......................................... + 25cv ???? nao sei
4 borboletinhas ............................................................. +20cv
cabeçote trabalhado ............................................................. +20cv
vamos parar por aqui, porque isso é o trivial .
estamos então teoricamente com 242cv
estou repetindo as contas que fiz com meu preparador.
segundo ele, esses valores podem variar uns 10% para mais ou para menos dependendo da escolha das pecas, como comando, trabalho no cabeçote, tamanho das borboletas etc.
daria um carro entre 217cv e 266cv com alguma coisa perto de 30kgmf de torque perto dos 7000rpm
opina aí galera
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pois é.
mas vamos fazer uma conta rápida. (aonde eu errar por favor me corrijam)
motor original (à gasolina) ….................................................. 147cv
passando para álcool + ft .................................................. + 15cv
escape dimensionado (2/5 ou 3 nao vem ao caso) ............... + 10cv
filtro k&n dos bitela ............................................................ +5cv
par de comandos para 8500 rpm .......................................... + 25cv ???? nao sei
4 borboletinhas ............................................................. +20cv
cabeçote trabalhado ............................................................. +20cv
vamos parar por aqui, porque isso é o trivial .
estamos então teoricamente com 242cv
estou repetindo as contas que fiz com meu preparador.
segundo ele, esses valores podem variar uns 10% para mais ou para menos dependendo da escolha das pecas, como comando, trabalho no cabeçote, tamanho das borboletas etc.
daria um carro entre 217cv e 266cv com alguma coisa perto de 30kgmf de torque perto dos 7000rpm
opina aí galera
negativo, a coisa na realidade (e não como pregam algumas revistas de preparação e alguns foruns técnicos por ai) funciona diferente.
vc coloca um coletor 4x1 + troca o filtro de ar por um de maior vazão + troca os comandos de valvulas.
jamais vc soma qto cada item aumenta a potência. pq? pq uma coisa não funciona direito sem a outra.
tudo é um conjunto, de nada adianta trocar os comandos se vc não aumentar a taxa de compressão. e se vc trocar os comandos + aumentar a taxa mas não alimentar mais o motor, o resultado de tudo feito até então não aparece. ou aparece de forma deficiênte, aquém do que deveria vir.
entendeu?
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esse papo de vtec surgiu como um exemplo,né? ou tô tão por fora das novidades que existe alguma coisa genérica nesse sentido pros duratech?
opa
nao quero estragar a festa nao, mas o novo focus com o duratec tem esse sistema, só nao lembro o nome
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negativo, a coisa na realidade (e não como pregam algumas revistas de preparação e alguns foruns técnicos por ai) funciona diferente.
vc coloca um coletor 4x1 + troca o filtro de ar por um de maior vazão + troca os comandos de valvulas.
jamais vc soma qto cada item aumenta a potência. pq? pq uma coisa não funciona direito sem a outra.
tudo é um conjunto, de nada adianta trocar os comandos se vc não aumentar a taxa de compressão. e se vc trocar os comandos + aumentar a taxa mas não alimentar mais o motor, o resultado de tudo feito até então não aparece. ou aparece de forma deficiênte, aquém do que deveria vir.
entendeu?
fecha a conta e passa a régua
esse negócio de ficar fazendo contabilidade de potência não dá nem nunca deu certo, a não ser q o objetivo seja impressionar os presepeiros de posto e afins…
fora q, complementando sua explicação, a potência que cada item vai somar varia de acordo com o que já está instalado no motor, isso considerando um bom acerto....por exemplo, vamos supor q vc instale um comando de 20 cv sem fazer mais nada, e que venha mesmo esses 20 cv...se vc instalar um escape menos restritivo adequado pra motor aspro (esquece escape de 3 pq isso é pra carro turbo ou algum motor aspro com cilindrada altíssima e altas rotações, fora isso, o motor vai perder torque em quase toda a faixa de operação), os comandos ajudarão a vir mais potência do que apenas somando o que cada componente oferece como contabilidade
opa
nao quero estragar a festa nao, mas o novo focus com o duratec tem esse sistema, só nao lembro o nome
variação de tempo de abertura das válvulas o duratec não tem pode ter variador de fase do comando, mas de tempo de abertura, não
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opa
nao quero estragar a festa nao, mas o novo focus com o duratec tem esse sistema, só nao lembro o nome
o que ele tem é coletor de geometria variável, não o comando.
e isso foi feito pra reduzir as emissões, tornando o motor mto ecológico, mas até mais fraco do que o atual duratec já utilizado no focus e ecosport daqui.
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o que ele tem é coletor de geometria variável, não o comando.
e isso foi feito pra reduzir as emissões, tornando o motor mto ecológico, mas até mais fraco do que o atual duratec já utilizado no focus e ecosport daqui.
por isso que ele antes tinha 147 hp e agora ta saindo com 145hpo
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é dura a vida de quem quer tirar a potencia especifica de 100cv ou mais por litro de motor…
um atalho menos penoso é o turbo....
aspro é isso mesmo mas gosto é sempre muito pessoal, eu gosto muiiiito de aspro, mas concordo que rende menos que turbo e é mais barulhento.
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pois é.
mas vamos fazer uma conta rápida. (aonde eu errar por favor me corrijam)
motor original (à gasolina) ….................................................. 147cv
passando para álcool + ft .................................................. + 15cv
escape dimensionado (2/5 ou 3 nao vem ao caso) ............... + 10cv
filtro k&n dos bitela ............................................................ +5cv
par de comandos para 8500 rpm .......................................... + 25cv ???? nao sei
4 borboletinhas ............................................................. +20cv
cabeçote trabalhado ............................................................. +20cv
vamos parar por aqui, porque isso é o trivial .
estamos então teoricamente com 242cv
estou repetindo as contas que fiz com meu preparador.
segundo ele, esses valores podem variar uns 10% para mais ou para menos dependendo da escolha das pecas, como comando, trabalho no cabeçote, tamanho das borboletas etc.
daria um carro entre 217cv e 266cv com alguma coisa perto de 30kgmf de torque perto dos 7000rpm
opina aí galera
escape com mais de 2,25 pol é um barulho bem alto pra cidade, comandos pra potência máxima em 8500rpm não combina com engarrafamentos, ft tem que ficar ajustado pra onde voçê for rodar ( o meu foi ajustado no paraná e quando chegou em gyn caiu muito a potencia, se fosse turbo talvez uma apertadinha num certo parafuso hehehe), e conseguir 30 kg nesse motor aspirado não é fácil. problemas sempre existem em carros preparados, mas pouca coisa dá mais prazer que esticar um preparadinho, ou seja, vá em frente
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pra andar com essa potência, seguro, eu forjaria pelo menos as bielas. já li algumas vezes em revistas e fóruns ingleses especializados em ford que as bielas do duratec são excelente pro motor original ou um asprozinho leve com menos de 200cv. a partir daí elas ficam meio que no limite.
um amigo meu aqui do rio tinha um duratec com unichip+alcool+escape, deu 196cv no dyno. com tudo isso que vc está pensando em fazer no teu carro mais um acerto fino em cima do rolo, acho que vem uns 250cv tranqüilo. agora, por uma questao de segurança eu forjaria o miolo.
vai fundo, o duratec é um excelente motor
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sei que vou tocar num asunto polémico aqui, porem acho que esta coisa de escape de 2.5 ou ate mesmo 3 é so para carro turbo com mega cilindrada e top pode ser mais uma antiga lenda automobilistica. eu tinha escape de 2.25 agora tenho de 2.5 , e tenho gráfico do dyno que mostra que não houve esta perda de torque em baixa. o que veio foi mais potencia em alta.
na verdade tenho o projeto do coletor 4:2:1 que foi desenvolvido pela sbd a anos para este motor é nele vem especificado que a saida dele é de 2.5 , e eles ainda recomendam (caso va fazre o escape livre) se seja feito com tubos de 2.75 .
isto foi testado tando em dynos como nas pistas por muitos anos ate chegar neste projeto, ou seja não é cagação de regra deles, o projeto é daquela forma por que foi o que melhor rendeu. ate contrariando outro mito de usar 4x1 sempre.
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sei que vou tocar num asunto polémico aqui, porem acho que esta coisa de escape de 2.5 ou ate mesmo 3 é so para carro turbo com mega cilindrada e top pode ser mais uma antiga lenda automobilistica. eu tinha escape de 2.25 agora tenho de 2.5 , e tenho gráfico do dyno que mostra que não houve esta perda de torque em baixa. o que veio foi mais potencia em alta.
na verdade tenho o projeto do coletor 4:2:1 que foi desenvolvido pela sbd a anos para este motor é nele vem especificado que a saida dele é de 2.5 , e eles ainda recomendam (caso va fazre o escape livre) se seja feito com tubos de 2.75 .
isto foi testado tando em dynos como nas pistas por muitos anos ate chegar neste projeto, ou seja não é cagação de regra deles, o projeto é daquela forma por que foi o que melhor rendeu. ate contrariando outro mito de usar 4x1 sempre.
a única coisa q vc esqueceu de mencionar é que a sbd desenvolve, essencialmente, motores de corrida que vão ser usados em fórmulas ou em versões de lotus seven, ou seja, carros muito leves e onde o que o motor rende abaixo de 5000 rpm não interessa, já que o motor vai ser sempre usado acima disso
pra refutar o seu exemplo, eu vi o zezão fazendo o ajuste fino do ecotec 2.0 16v de um espron que rendeu 270 cv na bancada, usava escape direto (um pedaço de cano sem dobras) de 2 1/4 e coletor 4x1…era um motor maior, com um fluxo monstro de cabeçote, girava na casa de 9500 rpm, instalado em um carro de corrida superleve e que só baixava de 5000 rpm qdo estava atravessando o pitlane
quem está certo? quem está errado? ninguém tudo depende da aplicação que o motor terá...pra um carro que andará na rua é importante tentar preservar as baixas rpm, já q ele não será usado no talo o tempo todo
e conforme já foi dito anteriormente, um 4x2x1 fica bom também, mas é necessário um estudo sobre a sintonia do escape com o carro, equipamento que será instalado e qual tipo de preparação será feito...isso não é desenvolvido por aqui (no geral, pode ser que tenha um ou outro preparador que faça isso, mas não é a regra, nem de longe)....se vc pegou todas as medidas de um projeto que veio de horas de estudo em simuladores e com o motor na bancada/pista e vai executar uma preparação parecida, ótimo, mas se vc vai fazer na doida, como a maior parte do pessoal faz, a chance de vc cagar tudo tende a 100%...nesse ponto um 4x1 é muito mais simples de sintonizar, de fabricar e os preparadores daqui têm conhecimento para fazer isso...
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concordo que fazendo no chutometro é bem mais fácil ter um resultado melhor num 4x1, ate por que neste tipo de coisa (pelo menos em tudo que eu li a respeito) as teorias so de dão uma idéia do que é melhor ou pior, no final das contas os acertos finos e medidas exatas so vão ser acertads montadas no motor e sendo medidas num dyno.
agora o ponto que eu achei interesante em relação aos comandos, e digo isto tanto pelo comando bosta que eu tinha no meu motor 1.6 8v, como este que supostamente é melhor no 16v é que houve muito ganho em alta e menos ganho em baixa, no caso do 8v, realmente tem alguma perda em baixa, pouca coisa, agora no 16v chegou a ter ganho de potencia em baixa, novamente poucos hp s, porem houve ganho e muito muito ganho em alta.
então no caso com um comando melhor, ao menos no meu caso, eu posso afirmar que houve ganho em alta, porem pouco ou nehum em baixa, porem dai a falar que o carro perdeu rendimento em baixa não é o caso.
dirigibilidade é uma questão de acerto, e das peças. uso 4 borboletas de 46mm num motor 1.6 que tem escape de 2.5 (realmente fica meio esporrento mesmo com dois abafadores generosos) porem uso o carro no dia a dia sem problema trabalho com ele faço o que quiser.
ate a progresividade do carro ficou melhor por que ele tem comportamento proximo de original com giro mais baixo, ate em termos de consumo, porem se deixar arder vc tem potencia a sua disposição.