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Duratec turbo. alguem já fez ou já viu pronto?

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  • T Offline
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    Tshiii
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    #116

    noosssaaaa, vcs tão pirando kkkkkkkkkkkkk

    eu só citei que é dificil atingir 200cv/2 litros. e comentei apenas sem vtec , pq teria que usar um comando com grande abertura pra dar tempo de encher, e mataria a baixa, sendo que o proposito do topico é ter um carro civilizado.

    o outro já entrou explicando o que é um vtec, kkkkkkk, thot drogado

    esqueçam o vtec duratec não tem vtec por enqto, rs…

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    • K Offline
      K Offline
      kidlabareda
      escreveu em última edição por
      #117

      haha imaginei,e ainda bem que eu tava certo :hauhau:

      não expliquei não,só pra aparar as arestas do que o amigo thot postou. :humpft:

      1 Resposta Última resposta
      • T Offline
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        Tio America
        escreveu em última edição por
        #118

        gaucho, o carro do leo ta regulado na gasolina ou alcool? eu realmente esperava mais, tiro por base os 190 bastantes hp s que feio no motor de ferro velho do erick. sera que o ar + dh amarram o carro? ele fez alguma coisa de escape?

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          ftajiri
          escreveu em última edição por
          #119

          é dura a vida de quem quer tirar a potencia especifica de 100cv ou mais por litro de motor…

          um atalho menos penoso é o turbo....

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #120

            álcool

            gaucho, o carro do leo ta regulado na gasolina ou alcool? eu realmente esperava mais, tiro por base os 190 bastantes hp s que feio no motor de ferro velho do erick. sera que o ar + dh amarram o carro? ele fez alguma coisa de escape?

            escape me parece q é original e ele retirou só catalizador.

            acho q ar + direção + as correias + esticadores/rolamentos roubam uns 10 cvs no mínimo

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
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              thot
              escreveu em última edição por
              #121

              eu achava q o comando q determinava a abertura a válvula , ai passando do 4.5k vinha tudo e com relação a perder de baixa não me referia diretamente ao vtec e sim um carro comum com comandão..

              bom de qq forma a cola ta me fazendo mal, nada a ver com o tópico, vamus nos manter no duratec :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                an.guimaraes
                escreveu em última edição por
                #122

                pois é.

                mas vamos fazer uma conta rápida. (aonde eu errar por favor me corrijam)

                motor original (à gasolina) ….................................................. 147cv

                passando para álcool + ft .................................................. + 15cv

                escape dimensionado (2/5 ou 3 nao vem ao caso) ............... + 10cv

                filtro k&n dos bitela ............................................................ +5cv

                par de comandos para 8500 rpm .......................................... + 25cv ???? nao sei

                4 borboletinhas ............................................................. +20cv

                cabeçote trabalhado ............................................................. +20cv

                vamos parar por aqui, porque isso é o trivial .

                estamos então teoricamente com 242cv :humpft:

                estou repetindo as contas que fiz com meu preparador.

                segundo ele, esses valores podem variar uns 10% para mais ou para menos dependendo da escolha das pecas, como comando, trabalho no cabeçote, tamanho das borboletas etc.

                daria um carro entre 217cv e 266cv com alguma coisa perto de 30kgmf de torque perto dos 7000rpm

                opina aí galera :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #123

                  pois é.

                  mas vamos fazer uma conta rápida. (aonde eu errar por favor me corrijam)

                  motor original (à gasolina) ….................................................. 147cv

                  passando para álcool + ft .................................................. + 15cv

                  escape dimensionado (2/5 ou 3 nao vem ao caso) ............... + 10cv

                  filtro k&n dos bitela ............................................................ +5cv

                  par de comandos para 8500 rpm .......................................... + 25cv ???? nao sei

                  4 borboletinhas ............................................................. +20cv

                  cabeçote trabalhado ............................................................. +20cv

                  vamos parar por aqui, porque isso é o trivial .

                  estamos então teoricamente com 242cv :humpft:

                  estou repetindo as contas que fiz com meu preparador.

                  segundo ele, esses valores podem variar uns 10% para mais ou para menos dependendo da escolha das pecas, como comando, trabalho no cabeçote, tamanho das borboletas etc.

                  daria um carro entre 217cv e 266cv com alguma coisa perto de 30kgmf de torque perto dos 7000rpm

                  opina aí galera :hauhau:

                  negativo, a coisa na realidade (e não como pregam algumas revistas de preparação e alguns foruns técnicos por ai) funciona diferente.

                  vc coloca um coletor 4x1 + troca o filtro de ar por um de maior vazão + troca os comandos de valvulas.

                  jamais vc soma qto cada item aumenta a potência. pq? pq uma coisa não funciona direito sem a outra.

                  tudo é um conjunto, de nada adianta trocar os comandos se vc não aumentar a taxa de compressão. e se vc trocar os comandos + aumentar a taxa mas não alimentar mais o motor, o resultado de tudo feito até então não aparece. ou aparece de forma deficiênte, aquém do que deveria vir.

                  entendeu? :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    an.guimaraes
                    escreveu em última edição por
                    #124

                    esse papo de vtec surgiu como um exemplo,né? ou tô tão por fora das novidades que existe alguma coisa genérica nesse sentido pros duratech? :hauhau:

                    opa

                    nao quero estragar a festa nao, mas o novo focus com o duratec tem esse sistema, só nao lembro o nome :humpft:

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #125

                      negativo, a coisa na realidade (e não como pregam algumas revistas de preparação e alguns foruns técnicos por ai) funciona diferente.

                      vc coloca um coletor 4x1 + troca o filtro de ar por um de maior vazão + troca os comandos de valvulas.

                      jamais vc soma qto cada item aumenta a potência. pq? pq uma coisa não funciona direito sem a outra.

                      tudo é um conjunto, de nada adianta trocar os comandos se vc não aumentar a taxa de compressão. e se vc trocar os comandos + aumentar a taxa mas não alimentar mais o motor, o resultado de tudo feito até então não aparece. ou aparece de forma deficiênte, aquém do que deveria vir.

                      entendeu? :humpft:

                      fecha a conta e passa a régua

                      esse negócio de ficar fazendo contabilidade de potência não dá nem nunca deu certo, a não ser q o objetivo seja impressionar os presepeiros de posto e afins…

                      fora q, complementando sua explicação, a potência que cada item vai somar varia de acordo com o que já está instalado no motor, isso considerando um bom acerto....por exemplo, vamos supor q vc instale um comando de 20 cv sem fazer mais nada, e que venha mesmo esses 20 cv...se vc instalar um escape menos restritivo adequado pra motor aspro (esquece escape de 3 pq isso é pra carro turbo ou algum motor aspro com cilindrada altíssima e altas rotações, fora isso, o motor vai perder torque em quase toda a faixa de operação), os comandos ajudarão a vir mais potência do que apenas somando o que cada componente oferece como contabilidade

                      opa

                      nao quero estragar a festa nao, mas o novo focus com o duratec tem esse sistema, só nao lembro o nome :hauhau:

                      variação de tempo de abertura das válvulas o duratec não tem pode ter variador de fase do comando, mas de tempo de abertura, não

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        streit
                        escreveu em última edição por
                        #126

                        opa

                        nao quero estragar a festa nao, mas o novo focus com o duratec tem esse sistema, só nao lembro o nome :hauhau:

                        o que ele tem é coletor de geometria variável, não o comando.

                        e isso foi feito pra reduzir as emissões, tornando o motor mto ecológico, mas até mais fraco do que o atual duratec já utilizado no focus e ecosport daqui.

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tshiii
                          escreveu em última edição por
                          #127

                          o que ele tem é coletor de geometria variável, não o comando.

                          e isso foi feito pra reduzir as emissões, tornando o motor mto ecológico, mas até mais fraco do que o atual duratec já utilizado no focus e ecosport daqui.

                          por isso que ele antes tinha 147 hp e agora ta saindo com 145hpo

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            streit
                            escreveu em última edição por
                            #128

                            por isso que ele antes tinha 147 hp e agora ta saindo com 145hpo

                            na mosca.

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              celso
                              escreveu em última edição por
                              #129

                              é dura a vida de quem quer tirar a potencia especifica de 100cv ou mais por litro de motor…

                              um atalho menos penoso é o turbo....

                              aspro é isso mesmo mas gosto é sempre muito pessoal, eu gosto muiiiito de aspro, mas concordo que rende menos que turbo e é mais barulhento.

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                celso
                                escreveu em última edição por
                                #130

                                pois é.

                                mas vamos fazer uma conta rápida. (aonde eu errar por favor me corrijam)

                                motor original (à gasolina) ….................................................. 147cv

                                passando para álcool + ft .................................................. + 15cv

                                escape dimensionado (2/5 ou 3 nao vem ao caso) ............... + 10cv

                                filtro k&n dos bitela ............................................................ +5cv

                                par de comandos para 8500 rpm .......................................... + 25cv ???? nao sei

                                4 borboletinhas ............................................................. +20cv

                                cabeçote trabalhado ............................................................. +20cv

                                vamos parar por aqui, porque isso é o trivial .

                                estamos então teoricamente com 242cv :humpft:

                                estou repetindo as contas que fiz com meu preparador.

                                segundo ele, esses valores podem variar uns 10% para mais ou para menos dependendo da escolha das pecas, como comando, trabalho no cabeçote, tamanho das borboletas etc.

                                daria um carro entre 217cv e 266cv com alguma coisa perto de 30kgmf de torque perto dos 7000rpm

                                opina aí galera :hauhau:

                                escape com mais de 2,25 pol é um barulho bem alto pra cidade, comandos pra potência máxima em 8500rpm não combina com engarrafamentos, ft tem que ficar ajustado pra onde voçê for rodar ( o meu foi ajustado no paraná e quando chegou em gyn caiu muito a potencia, se fosse turbo talvez uma apertadinha num certo parafuso hehehe), e conseguir 30 kg nesse motor aspirado não é fácil. problemas sempre existem em carros preparados, mas pouca coisa dá mais prazer que esticar um preparadinho, ou seja, vá em frente

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  Roberto Vilela
                                  escreveu em última edição por
                                  #131

                                  pra andar com essa potência, seguro, eu forjaria pelo menos as bielas. já li algumas vezes em revistas e fóruns ingleses especializados em ford que as bielas do duratec são excelente pro motor original ou um asprozinho leve com menos de 200cv. a partir daí elas ficam meio que no limite.

                                  um amigo meu aqui do rio tinha um duratec com unichip+alcool+escape, deu 196cv no dyno. com tudo isso que vc está pensando em fazer no teu carro mais um acerto fino em cima do rolo, acho que vem uns 250cv tranqüilo. agora, por uma questao de segurança eu forjaria o miolo.

                                  vai fundo, o duratec é um excelente motor :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    Tio America
                                    escreveu em última edição por
                                    #132

                                    sei que vou tocar num asunto polémico aqui, porem acho que esta coisa de escape de 2.5 ou ate mesmo 3 é so para carro turbo com mega cilindrada e top pode ser mais uma antiga lenda automobilistica. eu tinha escape de 2.25 agora tenho de 2.5 , e tenho gráfico do dyno que mostra que não houve esta perda de torque em baixa. o que veio foi mais potencia em alta.

                                    na verdade tenho o projeto do coletor 4:2:1 que foi desenvolvido pela sbd a anos para este motor é nele vem especificado que a saida dele é de 2.5 , e eles ainda recomendam (caso va fazre o escape livre) se seja feito com tubos de 2.75 .

                                    isto foi testado tando em dynos como nas pistas por muitos anos ate chegar neste projeto, ou seja não é cagação de regra deles, o projeto é daquela forma por que foi o que melhor rendeu. ate contrariando outro mito de usar 4x1 sempre.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Q Offline
                                      Q Offline
                                      quarteto
                                      escreveu em última edição por
                                      #133

                                      sei que vou tocar num asunto polémico aqui, porem acho que esta coisa de escape de 2.5 ou ate mesmo 3 é so para carro turbo com mega cilindrada e top pode ser mais uma antiga lenda automobilistica. eu tinha escape de 2.25 agora tenho de 2.5 , e tenho gráfico do dyno que mostra que não houve esta perda de torque em baixa. o que veio foi mais potencia em alta.

                                      na verdade tenho o projeto do coletor 4:2:1 que foi desenvolvido pela sbd a anos para este motor é nele vem especificado que a saida dele é de 2.5 , e eles ainda recomendam (caso va fazre o escape livre) se seja feito com tubos de 2.75 .

                                      isto foi testado tando em dynos como nas pistas por muitos anos ate chegar neste projeto, ou seja não é cagação de regra deles, o projeto é daquela forma por que foi o que melhor rendeu. ate contrariando outro mito de usar 4x1 sempre.

                                      a única coisa q vc esqueceu de mencionar é que a sbd desenvolve, essencialmente, motores de corrida que vão ser usados em fórmulas ou em versões de lotus seven, ou seja, carros muito leves e onde o que o motor rende abaixo de 5000 rpm não interessa, já que o motor vai ser sempre usado acima disso

                                      pra refutar o seu exemplo, eu vi o zezão fazendo o ajuste fino do ecotec 2.0 16v de um espron que rendeu 270 cv na bancada, usava escape direto (um pedaço de cano sem dobras) de 2 1/4 e coletor 4x1…era um motor maior, com um fluxo monstro de cabeçote, girava na casa de 9500 rpm, instalado em um carro de corrida superleve e que só baixava de 5000 rpm qdo estava atravessando o pitlane

                                      quem está certo? quem está errado? ninguém tudo depende da aplicação que o motor terá...pra um carro que andará na rua é importante tentar preservar as baixas rpm, já q ele não será usado no talo o tempo todo

                                      e conforme já foi dito anteriormente, um 4x2x1 fica bom também, mas é necessário um estudo sobre a sintonia do escape com o carro, equipamento que será instalado e qual tipo de preparação será feito...isso não é desenvolvido por aqui (no geral, pode ser que tenha um ou outro preparador que faça isso, mas não é a regra, nem de longe)....se vc pegou todas as medidas de um projeto que veio de horas de estudo em simuladores e com o motor na bancada/pista e vai executar uma preparação parecida, ótimo, mas se vc vai fazer na doida, como a maior parte do pessoal faz, a chance de vc cagar tudo tende a 100%...nesse ponto um 4x1 é muito mais simples de sintonizar, de fabricar e os preparadores daqui têm conhecimento para fazer isso...

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                                        escreveu em última edição por
                                        #134

                                        concordo que fazendo no chutometro é bem mais fácil ter um resultado melhor num 4x1, ate por que neste tipo de coisa (pelo menos em tudo que eu li a respeito) as teorias so de dão uma idéia do que é melhor ou pior, no final das contas os acertos finos e medidas exatas so vão ser acertads montadas no motor e sendo medidas num dyno.

                                        agora o ponto que eu achei interesante em relação aos comandos, e digo isto tanto pelo comando bosta que eu tinha no meu motor 1.6 8v, como este que supostamente é melhor no 16v é que houve muito ganho em alta e menos ganho em baixa, no caso do 8v, realmente tem alguma perda em baixa, pouca coisa, agora no 16v chegou a ter ganho de potencia em baixa, novamente poucos hp s, porem houve ganho e muito muito ganho em alta.

                                        então no caso com um comando melhor, ao menos no meu caso, eu posso afirmar que houve ganho em alta, porem pouco ou nehum em baixa, porem dai a falar que o carro perdeu rendimento em baixa não é o caso.

                                        dirigibilidade é uma questão de acerto, e das peças. uso 4 borboletas de 46mm num motor 1.6 que tem escape de 2.5 (realmente fica meio esporrento mesmo com dois abafadores generosos) porem uso o carro no dia a dia sem problema trabalho com ele faço o que quiser.

                                        ate a progresividade do carro ficou melhor por que ele tem comportamento proximo de original com giro mais baixo, ate em termos de consumo, porem se deixar arder vc tem potencia a sua disposição.

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                                          escreveu em última edição por
                                          #135

                                          num motor desse, comparando 4 borboletas contra um plenum com uma borboletona só.

                                          o plenum perderia mto, ao ponto de nem ser o caso de usar ele?

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