Fueltech racepro1fi
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opa,então procede meu pensamento,certo galvão?
acho que a galera confunde a sonda de fábrica pra esse tipo de acerto,com os acertos voltados pra performance de uma sonda banda larga.
ola amigo,
a sonda comum, tem um limiar de leitura muito extreita
fator lambda proximos de 0,99 ate 1,01
valores diferente destes fica com a escala de leitura completamente imprecisas
como mencionado nas ie originais, usam apenas para estabilizar em fator 1,00 para as variaçoes de cmbustiveis
veja o grafico delas:
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boa noite,
acabei de enviar sua sugestão para o anderson via email, acredito que como a aem, que eh o exemplo que citou, tenha sua programação via serial, não exista problema em atualizar o software sem estabelecer conexão direta com a ecu, vou citar o ex de reprogramação das ecus de carros originais mais recentes, se vc por qualquer motivo perder a conexão com a ecu durante o processo de download ou upload do programa, a ecu ficarah bloqueada e vc não conseguirah mais a conexão inutilizando a ecu, talvez isso seja um dos problemas de se fazer a atualização do software em uma injeção em tempo real, pode ser um processo bem complicado, mas mesmo assim encaminhei seu email para ele e vamos aguardar a resposta, eu a posto aqui assim que receber ok…
muito obrigado pela dica...
abração
legal heraldo eu tenho um carro de um cliente que possui aem e no caso da atualização do software, caso a mesma nao seja concluída por algum motivo o software permanece o anterior, já que o procedimento não foi concluído. quanto a atualização primeiro vc baixa para o pc e depois para o módulo e caso cancele por algum não trava o módulo não.. o legal nesse processo é que o acerto feito no módulo não é perdido, uma vez que versao de software é somente substituída e disponibilizada as atualizações dos menus adicionais para nova configuração..
quanto a sugestão do pessoal pra melhoria da injeção pra rua tipo correção por sonda e controle do sensor de rotação, acredito que as correções por sonda so deveriam interferir no mapeamento até certo ponto, pois, em wot nem a original corrige. quanto ao controle do sensor de rotação acho esse um pouco mais complexo principalmente no caso de comandos muito agressivos, pois, a quantidade de impulsos para controle da rotação específica é muito grande e a injeção terá dificuldades sempre em manter a rotação constante. falo isso pela experiência com a aem que tem ambas as funções.
no mais mande seu contato, pois, estou montando um turbo b e preciso tirar algumas dúvidas quanto a datalogger e booster controler. como vou utilizar os dois pela primeira vez ainda tenho dúvidas principalemente no caso do booster controler
abraço
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ola amigo,
a sonda comum, tem um limiar de leitura muito extreita
fator lambda proximos de 0,99 ate 1,01
valores diferente destes fica com a escala de leitura completamente imprecisas
como mencionado nas ie originais, usam apenas para estabilizar em fator 1,00 para as variaçoes de cmbustiveis
veja o grafico delas:
isso e pra sonda narrow
esquece isso e passado
solda e wide band
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apenas para contribuicao,
importante, não podemos esquecer que a sonda tem seu papel principal
voltada para os indices de poluentes, ( fator 1,0 - menor indice possivel de poluentes.
fator >1,00 - maior indice de gases toxicos e fator <1,00 - maior consumo).
a sonda nao e´para corrigir mapa mal feito e nem pouco decisiva para uma boa performace
iso tambem pra sonda narrow a wide trabalha numa faixa melhor e com mais precisa
a sonda pode sim corrigir um mapa mal feito. e poe ser uma fator otimo pra ficar com uma injeção perfeita.
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pra ajudar e ver a diferença
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quanto a sugestão do pessoal pra melhoria da injeção pra rua tipo correção por sonda e controle do sensor de rotação, acredito que as correções por sonda so deveriam interferir no mapeamento até certo ponto, pois, em wot nem a original corrige. quanto ao controle do sensor de rotação acho esse um pouco mais complexo principalmente no caso de comandos muito agressivos, pois, a quantidade de impulsos para controle da rotação específica é muito grande e a injeção terá dificuldades sempre em manter a rotação constante. falo isso pela experiência com a aem que tem ambas as funções.
em wot so a wide corrige
controle do sensor de rotação sera a roda fonica nuam?
o que voce se refere seria o controle do sensor de fase do comando
se tiver isso vira uma injeção sequencial. mas concordo fica mais dificil de calibrar
e o ganho nem e tão grande assim
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em wot so a wide corrige
controle do sensor de rotação sera a roda fonica nuam?
o que voce se refere seria o controle do sensor de fase do comando
se tiver isso vira uma injeção sequencial. mas concordo fica mais dificil de calibrar
e o ganho nem e tão grande assim
quando falei em controle de rotação quis dizer rpm em marcha lenta. mesmo com sonda wide as variáveis seriam inúmeras para correção em wot(terreno plano, subida ou decida só pra exemplificar).
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quando falei em controle de rotação quis dizer rpm em marcha lenta. mesmo com sonda wide as variáveis seriam inúmeras para correção em wot(terreno plano, subida ou decida só pra exemplificar).
contole de marca lenta e com o sensor de marcha lenta (que a fueltech não tem, ainda rsss)
seja ele pwm, stepper, etc…
correção em wot em qq dessas situações se da pelo mapx injeção, ignição
afinal pra ser completa tem que ter tudo isso manjou?
e mega squirt ja faz isso
e naum seria nada mal sugar algo de la
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quando falei em controle de rotação quis dizer rpm em marcha lenta. mesmo com sonda wide as variáveis seriam inúmeras para correção em wot(terreno plano, subida ou decida só pra exemplificar).
muito bom, entendeu perfeitamente minha preocupação… não eh incomum carro de rua com ar-condicionado, dh e tudo mais chegar na oficina com motores aliviadíssimos e comandosn de mais de 300º, aih vc tem que se matar para deixar a lenta aceitável para o dono, que ainda fala mas tah embaralhando um pouco neh e bebendo muito tb, meu carro original era muito mais econômico vc citou um exemplo que para quem eh programador eh complicado, muito que querem a correção não fazem idéia do que seria preciso para fazer 1 mapa apenas com tudo isso, o tanto de variáveis para conseguir, e corrigir em wot nem mesmo por banda larga eh muito recomendado, eu adoraria citar como funciona a correção por sonda em algumas injeções nacionais, mas além de anti ético seria complicado de entender...
parabéns
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numm como corrige naum senão a galera joga no mato a injeção original
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muito bom, entendeu perfeitamente minha preocupação… não eh incomum carro de rua com ar-condicionado, dh e tudo mais chegar na oficina com motores aliviadíssimos e comandosn de mais de 300º, aih vc tem que se matar para deixar a lenta aceitável para o dono, que ainda fala mas tah embaralhando um pouco neh e bebendo muito tb, meu carro original era muito mais econômico vc citou um exemplo que para quem eh programador eh complicado, muito que querem a correção não fazem idéia do que seria preciso para fazer 1 mapa apenas com tudo isso, o tanto de variáveis para conseguir, e corrigir em wot nem mesmo por banda larga eh muito recomendado, eu adoraria citar como funciona a correção por sonda em algumas injeções nacionais, mas além de anti ético seria complicado de entender...
parabéns
vc sabe com o fucniona a co0rreção da injeção original do golf 180? ele usa correç~/ao por wid band, msa será que ela corrige em que situações?
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muito bom, entendeu perfeitamente minha preocupação… não eh incomum carro de rua com ar-condicionado, dh e tudo mais chegar na oficina com motores aliviadíssimos e comandosn de mais de 300º, aih vc tem que se matar para deixar a lenta aceitável para o dono, que ainda fala mas tah embaralhando um pouco neh e bebendo muito tb, meu carro original era muito mais econômico vc citou um exemplo que para quem eh programador eh complicado, muito que querem a correção não fazem idéia do que seria preciso para fazer 1 mapa apenas com tudo isso, o tanto de variáveis para conseguir, e corrigir em wot nem mesmo por banda larga eh muito recomendado, eu adoraria citar como funciona a correção por sonda em algumas injeções nacionais, mas além de anti ético seria complicado de entender...
parabéns
geraldo, acho que ao menos devia tentar explicar como funciona a correção destas ie o que há de errado, não vejo nada anti-ético, pois se é ruim não há o que esconder. ao menos tente explicar, tem muita gente aqui com nível para entender (acho)
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nem mesmo por banda larga eh muito recomendado, eu adoraria citar como funciona a correção por sonda em algumas injeções nacionais, mas além de anti ético seria complicado de entender…
parabéns
posso falar por experiencia propria, uso uma injeção que corrige por sonda (narrow), preferi usar a correção desligada, pois assim consegui um acerto muito mais preciso, pois utilizo uma datalogger para me auxiliar e ficou muito melhor sem a correção.
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posso falar por experiencia propria, uso uma injeção que corrige por sonda (narrow), preferi usar a correção desligada, pois assim consegui um acerto muito mais preciso, pois utilizo uma datalogger para me auxiliar e ficou muito melhor sem a correção.
vc conseguiu chegar exatamente onde eu queria.. eu tentei explicar isso ao pessoal, mas, acredito que não consegui ser claro o suficiente.. o que as pessoas não entendem é que no caso de um carro original o vácuo é muito mais estável, devido a utilização de parametros previamente estudados e controlados(comandos, combustível) que facilitam o controle do feedback da injeção em todas as circunstâncias(subida de serra, entrada em uma rua a 30km/h em 3ºmarcha e etc..) permitindo com isso prever todas as situações possíveis. fora que cada fabricante possui um esquema de feedback diferente(sensores de monitoramento) e que cada motor possui um consumo de mistura ar combustível específico, que é determinado pela cilindrada e características de potência e torque. para fazer algo perfeito as fábricas passam anos desenvolvendo os propulsores sob as mais diversas variáveis, que vão desde temperaturas extremas(frio e calor) até correções prévias quando um injetor deixa de funcionar. dificilmente uma injeção programável conseguirá fazer um correção tão perfeita considerando que as variáveis em um carro preparado podem ser as mais diversas, indo desde combustíveis(metanol por exemplo) até mesmo comandos de válvulas com alta graduação e corpos de borboleta múltiplos… só para citar alguns exemplos... fora que o custo desse desenvolvimento não iria ser baixo e teria que ser repassado a alguém(no caso o consumidor).. a pergunta é qual seria o custo desta injeção perfeita??? se hoje em dia achamos a fueltech, a pandoo e a his caras, imagina quanto custaria essa injeção??? algumas pessoas vão dizer, a megasquirt faz tudo isso e não custa caro.. concordo que é uma excelente injeção e com custo relativamente baixo para o que se propõe a fazer... mas será que as suas correções funcionam tão bem sob as mais diversas variáveis citadas?? qual o suporte?? já que é tão boa pq nos eua não são muito utilizadas em carros de ponta da nhra na categoria dos sport compact??? o mais interessante pessoal é que vejo preparadores top utilizando aem, electromotive, haltech dentre outras... turbinas garrett gt e bullseye e vejo quase nenhum montando megasquirt... acredito que se fosse algo realmente muito superior, teríamos vários carros andando por aí de megasquirt... e na prática não é o que vemos.. acredito que a megasquirt tenha uma utilidade mais volatda a rua, cumprindo bem o seu papel para isso... nesse caso resta as injeções nacionais(his, fueltech e pandoo) a criação de uma linha mais voltada a esse mercado.. fica aí a dica...
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mas será que as suas correções funcionam tão bem sob as mais diversas variáveis citadas?? qual o suporte?? já que é tão boa pq nos eua não são muito utilizadas em carros de ponta da nhra na categoria dos sport compact??? o mais interessante pessoal é que vejo preparadores top utilizando aem, electromotive, haltech dentre outras… turbinas garrett gt e bullseye e vejo quase nenhum montando megasquirt... acredito que se fosse algo realmente muito superior, teríamos vários carros andando por aí de megasquirt... e na prática não é o que vemos..
acho errado você duvidar da qualidade de algo por não estar andando entre o que se tem por top… nem sempre é o intuito do produto, concorda??
a ms tem a vantagem de ser versátil, e tem carro lá fora andando na casa dos 11s rodando com ela numa boa (fwd 4 cilindros turbo), bem como um studebaker v8 big block bi-turbo que compete no deserto de sal (242 milhas/h de média está suficiente pra provar q funciona? )
em contrapartida, a ms não possui suporte por ser open-source. também está longe de ser algo plug and play (pois o usuário tem que contornar diversos problemas que sempre surgem na instalação).
uma aem, motec, haltech possui facilidade e suporte, já é algo muito mais mastigado, logo, pra um mecânico, é muito mais fácil não ter que resolver picuinhas.
quanto as correções da mega, dependerá do usuário. ela possui bastantes recursos, basta você ler os manuais dela (http://www.msextra.com/ e procure por manuals, tem tanto da 1 quanto da 2, que é mais recente). a correção por sonda que se discute aqui é a correção por sonda em cargas parciais, buscando a condição de queima estequiométrica, isso não depende de nenhum grande algorítmo pra funcionar, e a suavidade dependerá do que for configurado (intervalos entre correções, limites de rpm, tps, tempratura etc).
corrigir em plena carga, se for algo que foi bem calibrado, não tem pq ser feito, contanto que a qualidade do combustível se mantenha e seu carro esteja em perfeitas condições, não acha?
a mega tem todas as condições de funcionar 100% liso num motor. eu digo por experiência, com pouco percurso o carro já ficou andável. um amigo trocou a injeção flex de um ap por uma ms tocando o motor original (pra pegar intimidade pro que viria depois). ficou bem legal. de intermediária ficou bem mais esperto e o consumo na estrada permaneceu a mesma coisa, andando com correção de sonda ligada.
agora a mega tá gerenciando uma mecânica bem musculosa e tá indo super bem. óbvio que o projeto dela não é perfeito e deve ter alguma(s) limitação (ões), assim como a ft, haltech, pandoo, fuelbox, motec também tem em maior ou menor grau.
lá por fevereiro, se quiser dar um rolê em condições diversas de altitudes e temperatura (praia, serra etc) será um prazer mostrar que a ms funciona, e muito bem
gde abraço,
daniel
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acho errado você duvidar da qualidade de algo por não estar andando entre o que se tem por top… nem sempre é o intuito do produto, concorda??
a ms tem a vantagem de ser versátil, e tem carro lá fora andando na casa dos 11s rodando com ela numa boa (fwd 4 cilindros turbo), bem como um studebaker v8 big block bi-turbo que compete no deserto de sal (242 milhas/h de média está suficiente pra provar q funciona? )
em contrapartida, a ms não possui suporte por ser open-source. também está longe de ser algo plug and play (pois o usuário tem que contornar diversos problemas que sempre surgem na instalação).
uma aem, motec, haltech possui facilidade e suporte, já é algo muito mais mastigado, logo, pra um mecânico, é muito mais fácil não ter que resolver picuinhas.
quanto as correções da mega, dependerá do usuário. ela possui bastantes recursos, basta você ler os manuais dela (http://www.msextra.com/ e procure por manuals, tem tanto da 1 quanto da 2, que é mais recente). a correção por sonda que se discute aqui é a correção por sonda em cargas parciais, buscando a condição de queima estequiométrica, isso não depende de nenhum grande algorítmo pra funcionar, e a suavidade dependerá do que for configurado (intervalos entre correções, limites de rpm, tps, tempratura etc).
corrigir em plena carga, se for algo que foi bem calibrado, não tem pq ser feito, contanto que a qualidade do combustível se mantenha e seu carro esteja em perfeitas condições, não acha?
a mega tem todas as condições de funcionar 100% liso num motor. eu digo por experiência, com pouco percurso o carro já ficou andável. um amigo trocou a injeção flex de um ap por uma ms tocando o motor original (pra pegar intimidade pro que viria depois). ficou bem legal. de intermediária ficou bem mais esperto e o consumo na estrada permaneceu a mesma coisa, andando com correção de sonda ligada.
agora a mega tá gerenciando uma mecânica bem musculosa e tá indo super bem. óbvio que o projeto dela não é perfeito e deve ter alguma(s) limitação (ões), assim como a ft, haltech, pandoo, fuelbox, motec também tem em maior ou menor grau.
lá por fevereiro, se quiser dar um rolê em condições diversas de altitudes e temperatura (praia, serra etc) será um prazer mostrar que a ms funciona, e muito bem
gde abraço,
daniel
daniel gostaria de deixar claro que cada coisa tem a sua aplicabilidade, e no caso na megasquirt não é diferente…não falei em momento algum que não funciona. apenas questionei sobre suas correções, especificamente correção por sonda... quando vc fala de correções em cargas parciais acredito que de fato possa ser feito, mas, o que todos aqui desejam é que a correção resolva todos os defeitos de calibração e digo a vc que isso é muito difícil, já que as variáveis são inumeras(vão do combustível a comandos e outros fatores climáticos e atmosféricos).. na aem utilizamos a correção por sonda e digo a vc que a injeção toda hora está se ajustando em cargas parciais e só pra exemplificar o ajuste que é feito com o carro a temperatura de 70º por exemplo é alterado quando chega a 90º. como a injeção altera o mapa principal de injeção quando vc funcionar o carro novamente e a temperatura chegar a 70º o mapeamento não estará adequado pq foi alterado para funcionar bem a 90º.
isso é só um exemplo, daí a dificuldade de se desenvolver um ajuste preciso de correção por sonda. quando a injeção não possui esse recurso vc pode utilizar correções individuais por temperatura da agua nesse exemplo dado, e não terá interferências pq a sonda não irá corrigir o mapeamento na determinada temperatura. esse é o caso da fueltech que como não possui correção por sonda o mapa principal só alterado caso vc habilite as correções por temperatura de água, ar, rotação e tensão do sistema elétrico. essas correções uma vez habilitadas irão alterar o mapa somente naquele ponto. caso houvesse a correção por sonda o mapa principal poderia ser alterado e as correções inicialmente habilitadas poderiam não mais serem úteis... daí a dúvida sobre a megasquirt.o que o heraldo quis dizer com dificuldade para desenvolvimento desse recurso é exatamente essas situações.
acredito sim que existam vários carros acertados com megasquirt, como existem com digipulse, his, fueltech, pandoo, aem, motec, halltech, electromotive. já vi pessoas falando de dificuldades de acerto com a fueltech para trechos de serra, mas, outros conseguiram o acerto de outra forma.
terei maior prazer em andar com vc pra ver o acerto e conhecer um pouco mais sobre a megasquirt.