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Fiat saindo de frente.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    L Offline
    Luizinho
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal,

    abri este topico para concluir o anterior, onde meu carro depois de rebaixado (so um pouquinho) aumentou a tendencia de sair de frente.

    relembrando: o carro e um siena elx 1.6 16v 02/03 com rodas originais aro 16 do stilo e pneus 195/50 r 16.

    foi rebaixado para ficar mais simpatico com as rodas e porque originalmente tem a dianteira mais alta que a traseira. não ha pretenções esportivas para o carro mas tambem gostaria de ganhar alguma coisa no comportamento dinamico.

    ultima configuração da suspenção: molas da pick-up strada 1.3 completa (pouco mais grossa e 5mm mais baixa) na dianteira em conjunto com amortecedores fenix com o prato mais baixo 20mm.molas traseiras do palio (10mm mais baixas) e amortecedores fenix. rodas com menos 35mm no off-set (para não raspar nos para-lamas e tambem diminuiu bastante os movimentos involuntarios da direção).

    barra superior dianteira do amigo felipe da imhor (fica linda e encaixa como uma luva mas eu acho que tem mais efeito psicologico do que pratico, isso no fiat).

    depois disso o carinho ficou ate legal mas muito distante do que eu queria em termos de comportamento. ate que a pouco tempo o destino vez sua parte.resolvi comprar os discos fresados e as pastilhas da powerbrakes e depois de algum papo com o sergio (dono da empresa e muito gentil) conversando sobre a dirigibilidade do carro, ele me disse o seguinte:

    não se preocupe, isso e facil de resolver. e so colocar uma segunda barra estabilizadora na traseira que ele não vai torcer tanto, podendo escorregar e facilitando o controle do carro.

    não posso negar que fiquei meio incredulo mas como o custo total (barra mais suporte) era de r$160,00, resolvi experimentar.

    meus amigos e inacreditavel a mudança de comportamento do carro.

    ficou perfeito, uma delicia de brincar. tenho agora outro carro na mão.

    voce aponta o carro nas curvas com certeza que a traseira desagarra e e so acelerar para corrigir. a velocidade de entrada e saida das curvas aumentou bastante mas o mais importante e que o controle do carro e absoluto e a tocada deixou de ser desgastante para o motorista como antes (mesmo original)

    providencia simples e extremamente eficiente (como eu gosto), agora ja não estou com tanta saudade da parati e nem do versailes turbo, estou querendo me divertir com o fiatizinho na mão .

    os freios são um captulo a parte, mais uma vez ficou provado para mim que discos fresados com pastilhas boas são impressindiveis para quem gosta de brincar, alem disso o sergio me disse para tirar as valvulas traseiras. mais uma vez com receio eu tomei a providencia e o resultado otimo. não trava as rodas mesmo curvando na chuva e torna a freiada do briquedo bem mais firme.

    para quem não acredita no potencial de alegria da familia palio e melhor rever seus conceitos, pois se não ficou melhor que os vw ficou igual (isso vai gerar polemica). fica meu agradecimento a todos que me ajudaram no outro topico e ao sergio da powerbrakes que deu a dica desta providencia simples e eficiente.

    problema resolvido, alegria garantida.

    abraão a todos.

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    • R Offline
      R Offline
      RAZA
      escreveu em última edição por
      #2

      deixa eu dar uma volta ae tiu? :humpft:

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      • T Offline
        T Offline
        TuningBrasil
        escreveu em última edição por
        #3

        queremos um test-drive na serrinha de mendes…mas sem você ao volante :humpft:

        espero que a galera comente...não é sempre que alguém vem aqui com dúvidas, resolve o problema e volta pra dividir com os demais...

        andr

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Luizinho
          escreveu em última edição por
          #4

          e claro que vai ter test-drive.

          demorou para postar pois demorou para ter solução.

          abraço.

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            edsonmassao
            escreveu em última edição por
            #5

            parabéns luizinho soluções inteligentes, mas q só foram possíveis consultando as pessoas certas e q realmente manjam do assunto. pra quem tem siena e problemas parecidos as soluções feitas por vc ficam obrigatérias

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            • L Offline
              L Offline
              Luizinho
              escreveu em última edição por
              #6

              tambem vale para o palio hatch. mas existem outros carros no mercado com caracteristicas semelhantes (ajustados de fabrica para sair de frente e facilitar a correção em caso de derrapagem para o motorista comum) que tambem irão requerer soluções semelhantes.

              a solução veio de um papo informal com um profissional da area com boa vontade, mas como disse, a principio fiquei meio incredulo no final me surpreendi.

              abraço.

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              • H Offline
                H Offline
                HMF
                escreveu em última edição por
                #7

                não entendi: essa barra traseira une as torres traseiras pela parte superior, como a dianteira, ou é daquelas convencionais , que ficam no assoalho do carro, ligando a suspensão ?

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Luizinho
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  e uma barra estabilizadora original (na parte inferior do carro, ligando uma ponta do eixo a outra) trabalhando em conjunto com a que veio de fabrica. so precisa de uma chapinha de aão de cada lada para repetir as furações originais para baixo e assim uma trabalhar paralela a outra. tem espaço, não pega em nada e fica simpatico e curioso.

                  abraço.

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    HMF
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    ah, agora entendi.

                    valeu :olhos:

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Marcelo
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      mas o carro ficou saindo de traseira nas curvasó ou ele sai como um todo, com controle absoluto?

                      eu tenho um problema ao contrario do seu… meu carro sai de traseira, e sai com vontate :^^:

                      ja experimentei colocar uma barra superior na dianteira mas nao senti efeito algum.

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Luizinho
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        antes de colocar a barra tinha que forçar muito para empurar a traseira e risco de escorregar com a dianteira era grande (isso quando ja não ia direto). a condução do carro era cansativa e não previsivel.

                        agora tenho o carro mais equilibrado, passivel de ser jogado de traseira sem sacrificio de condução. não adianta ter o carro super soldado no ch?o , ele tem que ter alguma liberdade e foi o que consegui.

                        o carro não ficou saindo de traseira; ele ficou saindo de traseira antes de sair de frente, enquanto antes da segunda barra ele saia de frente antes de sair de traseira. so invertemos a concepção da fabrica.

                        não sei qual seu carro mas se for o honda do avatar (que ja tive 94,00 e 01 com medidas de pneus diversas) e um carro muitissimo equilibrado mas que e sensivel ao estado dos pneus e ao alinhamento traseiro.

                        a bucha do braão longuitudinal quando não esta perfeita da diferenca em condição limite. verifique isso antes de qualquer providencia radical.

                        acho que ja vi seu carro aqui por niteroi.

                        abraço.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Marcelo
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          não sei qual seu carro mas se for o honda do avatar (que ja tive 94,00 e 01 com medidas de pneus diversas) e um carro muitissimo equilibrado mas que e sensivel ao estado dos pneus e ao alinhamento traseiro.

                          a bucha do braão longuitudinal quando não esta perfeita da diferenca em condição limite. verifique isso antes de qualquer providencia radical.

                          acho que ja vi seu carro aqui por niteroi.

                          abraço.

                          [snapback]386036[/snapback]

                          vou verificar o alinhamento traseiro.. valeu pela dica. quanto a bucha do braco longitudinal, acho que é a bucha do facao nao ?? tive que trocar 2x seguidas.. troquei, 1 mes de depois ja estava estourada.. agora parece que esta ok.

                          meu carro ja nao esta como no avatar… ja nao tem mais as rodas do civic vti :^^:

                          abraco

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Luizinho
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            e a bucha do facão sim. se precisar substituir de novo, use a original da cr-v que e mais forte. e uma pena voce não estar com os aros 15 pois os hondas são originalmente sub-dimensionados de pneu e os 195/55 r 15 ou 205/55 r 15 casam como uma luva. se não conseguir prender a traseira no ch?o, solte a frente; o importante e o equilibrio.

                            abraço.

                            1 Resposta Última resposta

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