Fiat saindo de frente.
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pessoal,
abri este topico para concluir o anterior, onde meu carro depois de rebaixado (so um pouquinho) aumentou a tendencia de sair de frente.
relembrando: o carro e um siena elx 1.6 16v 02/03 com rodas originais aro 16 do stilo e pneus 195/50 r 16.
foi rebaixado para ficar mais simpatico com as rodas e porque originalmente tem a dianteira mais alta que a traseira. não ha pretenções esportivas para o carro mas tambem gostaria de ganhar alguma coisa no comportamento dinamico.
ultima configuração da suspenção: molas da pick-up strada 1.3 completa (pouco mais grossa e 5mm mais baixa) na dianteira em conjunto com amortecedores fenix com o prato mais baixo 20mm.molas traseiras do palio (10mm mais baixas) e amortecedores fenix. rodas com menos 35mm no off-set (para não raspar nos para-lamas e tambem diminuiu bastante os movimentos involuntarios da direção).
barra superior dianteira do amigo felipe da imhor (fica linda e encaixa como uma luva mas eu acho que tem mais efeito psicologico do que pratico, isso no fiat).
depois disso o carinho ficou ate legal mas muito distante do que eu queria em termos de comportamento. ate que a pouco tempo o destino vez sua parte.resolvi comprar os discos fresados e as pastilhas da powerbrakes e depois de algum papo com o sergio (dono da empresa e muito gentil) conversando sobre a dirigibilidade do carro, ele me disse o seguinte:
não se preocupe, isso e facil de resolver. e so colocar uma segunda barra estabilizadora na traseira que ele não vai torcer tanto, podendo escorregar e facilitando o controle do carro.
não posso negar que fiquei meio incredulo mas como o custo total (barra mais suporte) era de r$160,00, resolvi experimentar.
meus amigos e inacreditavel a mudança de comportamento do carro.
ficou perfeito, uma delicia de brincar. tenho agora outro carro na mão.
voce aponta o carro nas curvas com certeza que a traseira desagarra e e so acelerar para corrigir. a velocidade de entrada e saida das curvas aumentou bastante mas o mais importante e que o controle do carro e absoluto e a tocada deixou de ser desgastante para o motorista como antes (mesmo original)
providencia simples e extremamente eficiente (como eu gosto), agora ja não estou com tanta saudade da parati e nem do versailes turbo, estou querendo me divertir com o fiatizinho na mão .
os freios são um captulo a parte, mais uma vez ficou provado para mim que discos fresados com pastilhas boas são impressindiveis para quem gosta de brincar, alem disso o sergio me disse para tirar as valvulas traseiras. mais uma vez com receio eu tomei a providencia e o resultado otimo. não trava as rodas mesmo curvando na chuva e torna a freiada do briquedo bem mais firme.
para quem não acredita no potencial de alegria da familia palio e melhor rever seus conceitos, pois se não ficou melhor que os vw ficou igual (isso vai gerar polemica). fica meu agradecimento a todos que me ajudaram no outro topico e ao sergio da powerbrakes que deu a dica desta providencia simples e eficiente.
problema resolvido, alegria garantida.
abraão a todos.
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queremos um test-drive na serrinha de mendes…mas sem você ao volante
espero que a galera comente...não é sempre que alguém vem aqui com dúvidas, resolve o problema e volta pra dividir com os demais...
andr
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parabéns luizinho soluções inteligentes, mas q só foram possíveis consultando as pessoas certas e q realmente manjam do assunto. pra quem tem siena e problemas parecidos as soluções feitas por vc ficam obrigatérias
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tambem vale para o palio hatch. mas existem outros carros no mercado com caracteristicas semelhantes (ajustados de fabrica para sair de frente e facilitar a correção em caso de derrapagem para o motorista comum) que tambem irão requerer soluções semelhantes.
a solução veio de um papo informal com um profissional da area com boa vontade, mas como disse, a principio fiquei meio incredulo no final me surpreendi.
abraço.
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e uma barra estabilizadora original (na parte inferior do carro, ligando uma ponta do eixo a outra) trabalhando em conjunto com a que veio de fabrica. so precisa de uma chapinha de aão de cada lada para repetir as furações originais para baixo e assim uma trabalhar paralela a outra. tem espaço, não pega em nada e fica simpatico e curioso.
abraço.
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mas o carro ficou saindo de traseira nas curvasó ou ele sai como um todo, com controle absoluto?
eu tenho um problema ao contrario do seu… meu carro sai de traseira, e sai com vontate
ja experimentei colocar uma barra superior na dianteira mas nao senti efeito algum.
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antes de colocar a barra tinha que forçar muito para empurar a traseira e risco de escorregar com a dianteira era grande (isso quando ja não ia direto). a condução do carro era cansativa e não previsivel.
agora tenho o carro mais equilibrado, passivel de ser jogado de traseira sem sacrificio de condução. não adianta ter o carro super soldado no ch?o , ele tem que ter alguma liberdade e foi o que consegui.
o carro não ficou saindo de traseira; ele ficou saindo de traseira antes de sair de frente, enquanto antes da segunda barra ele saia de frente antes de sair de traseira. so invertemos a concepção da fabrica.
não sei qual seu carro mas se for o honda do avatar (que ja tive 94,00 e 01 com medidas de pneus diversas) e um carro muitissimo equilibrado mas que e sensivel ao estado dos pneus e ao alinhamento traseiro.
a bucha do braão longuitudinal quando não esta perfeita da diferenca em condição limite. verifique isso antes de qualquer providencia radical.
acho que ja vi seu carro aqui por niteroi.
abraço.
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não sei qual seu carro mas se for o honda do avatar (que ja tive 94,00 e 01 com medidas de pneus diversas) e um carro muitissimo equilibrado mas que e sensivel ao estado dos pneus e ao alinhamento traseiro.
a bucha do braão longuitudinal quando não esta perfeita da diferenca em condição limite. verifique isso antes de qualquer providencia radical.
acho que ja vi seu carro aqui por niteroi.
abraço.
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vou verificar o alinhamento traseiro.. valeu pela dica. quanto a bucha do braco longitudinal, acho que é a bucha do facao nao ?? tive que trocar 2x seguidas.. troquei, 1 mes de depois ja estava estourada.. agora parece que esta ok.
meu carro ja nao esta como no avatar… ja nao tem mais as rodas do civic vti
abraco
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e a bucha do facão sim. se precisar substituir de novo, use a original da cr-v que e mais forte. e uma pena voce não estar com os aros 15 pois os hondas são originalmente sub-dimensionados de pneu e os 195/55 r 15 ou 205/55 r 15 casam como uma luva. se não conseguir prender a traseira no ch?o, solte a frente; o importante e o equilibrio.
abraço.