Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Destaques da Mecânica
  5. Tudo sobre pneus - parte vi

Tudo sobre pneus - parte vi

Agendado Fixado Trancado Movido Destaques da Mecânica
71 Posts 17 Posters 3.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • J Offline
    J Offline
    Joel_RS
    escreveu em última edição por
    #60

    195/55 r15 pra 205/50 r16 mantém o diâmetro? procurei a fórmula pro cálculo mas não encontrei :ppteam:

    http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      Steve McQueen
      escreveu em última edição por
      #61

      http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm

      muito útil a ferramenta, valeu joel

      descobri que pro meu caso, a única medida que se aplica no aro 16 sem desrespeitar o índice de carga seria 195/50 r16, com uma diferença de 0,99% a mais no diâmetro total do conjunto.

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #62

        se eu entendi certo:

        15 -> 381,00mm

        16 -> 406,40mm

        195/55 -> 195mm x 55% -> 107,25mm

        205/50 -> 205mm x 50% -> 102,50mm

        381,00mm + 107,25mm = 488,25mm

        406,40mm + 102,50mm = 508,90mm

        tem uma diferença de 20mm. pouco, mas tem. não sei quanto influencia no velocimetro e hodometro.

        se fosse 205/45 seria melhor.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          Steve McQueen
          escreveu em última edição por
          #63

          o site indicou uma diferença de 2,67% a mais no diâmetro total do conjunto, se usar 205/50 r16. se usar 195/50 r16, o aumento é de só 18,33 mm, o que dá 0.99% a mais, dentro do tolerável. se usar 205/45 r16, há uma diminuição no diâmetro total, - 14,45 mm. pelo que entendi, a diminuição no diâmetro total tem que ser evitada sempre. então sobra o 195/50.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Pix
            escreveu em última edição por
            #64

            pelas contas, o diametro aumentou. :ohoh:

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              Steve McQueen
              escreveu em última edição por
              #65

              eu usei a ferramenta do bestcars pra fazer as contas… :ohoh:

              mas não tem problema o diametro aumentar, desde que não aumente mais de 2%...

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Dubasan
                escreveu em última edição por
                #66

                vixe, no meu caso teria que usar pneu fita isolante (205-35/17) caso quisesse manter a relação final original. com os 205-40/17, medida mais comum em rodas 17 o aumento seria de 4% …

                e com o excelente estado de nossas ruas, é assassinato de pneu

                1 Resposta Última resposta
                • 0 Offline
                  0 Offline
                  036ullivan
                  escreveu em última edição por
                  #67

                  por isso que ando de 15 195/50 intermediário entre conforto e performance para agarrar o asfalto…

                  gus, realmente as lendas urbanas existem e estão aí para serem quebradas...

                  tenho um conjunto de suspensão muito eficiente no meu carro, suspensão com telescópios trabalhados, amortecedores com haste e corpo encurtados em 30mm e molas cortadas, pneus com 28 lbs, tracionam muito bem ainda mais agora que criei vergonha na cara e mandei fazer uma cambagem decente está com -1° em cada lado, o carro ficou maravilhoso para tracionar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GusWRC
                    escreveu em última edição por
                    #68

                    uma ferramenta de fácil acesso é nosso site. nele tem a opção encontre seu pneu onde vc escolhe seu carro e o site mostra todas as opções de modelos em todas as dimensões que cabem no carro respeitando tolerâncias.

                    www.yokohama.com.br

                    pix, no teu cálculo do diâmetro faltou multiplicar o perfil por 2, já que vc soma o diâmetro da roda em mm com 2x o perfil.

                    ex. 195/55r15 = 195x55% = 107,25mm x 2 = 214,50 + 381 (roda 15) = 595,50mm

                    205/50r16 = 205x50% = 102,5 x 2 = 205 + 406,4 (roda 16) = 611,4mm

                    diferença = 2,6%

                    a diferença no velocimetro vai ser a mesma do diametro, 2,6% a menos.

                    abraço

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GusWRC
                      escreveu em última edição por
                      #69

                      complementando sobre o velocimetro.

                      os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                      qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                      abraço

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        Dubasan
                        escreveu em última edição por
                        #70

                        complementando sobre o velocimetro.

                        os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                        qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                        abraço

                        já saiu a parte vii ??

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          Joel_RS
                          escreveu em última edição por
                          #71

                          muito útil a ferramenta, valeu joel

                          descobri que pro meu caso, a única medida que se aplica no aro 16 sem desrespeitar o índice de carga seria 195/50 r16, com uma diferença de 0,99% a mais no diâmetro total do conjunto.

                          às ordens.

                          complementando sobre o velocimetro.

                          os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                          qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                          abraço

                          e há forma de calibrar o velocímetro?

                          já saiu a parte vii ??

                          http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=38597

                          1 Resposta Última resposta

                          • Login

                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                          • Primeiro post
                            Último post
                          0
                          • Recente
                          • Usuários