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Tudo sobre pneus - parte vi

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  • D Offline
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    Dubasan
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    #55

    exato. muita gente não sabe, mas o eixo traseiro tem uma grande influência na estabilidade direcional de um carro. um eixo traseiro desalinhado faz o carro ter tendência direcional, mesmo com a dianteira totalmente dentro dos padrões.

    sabe o que eu reparei nas fotos do cacá na pista? em nenhuma das fotos os pneus estão com baixa pressão, talvez apenas algumas libras mais baixo, pouca coisa.

    mas tb quem seria retardado de andar a 200 km/h (ou mais) com pressão baixa? não só a resistência ao rolamento, como até as temperaturas atingidas, seriam prejudiciais ao desempenho do carro e dos pneus.

    mas serve realmente de luz pra ver que pressão baixa como me recomendaram usar não deve ser o melhor dos mundos, sempre imaginei um arrasto por conta disso, mas não parei nunca pra pensar que isso deve cobrar em dobro, no tempo final, o que se ganha na saída, mesmo numa pista curta de 201 m

    mais uma vez o gus tem razão

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    • G Offline
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      GusWRC
      escreveu em última edição por
      #56

      um outro ponto que eu reparo no carro do cacá, que acredito que ninguém tenha obervado: ele usa os pneus com pouca profundidade. isso é melhor para uma menor movimentação dos blocos do desenho e consequentemente melhorar a tração.

      no caso dele, usa pressão mais alta, com uma profundidade menor de sulcos. isso normalmente se faz torneando um pneu novo para aproveitar o melhor do composto novo, e baixando a profundidade para algo entre 3,5 e 5mm, que é a faixa onde a estrutura dos blocos tem menor movimentação.

      acabei antecipando o assunto, mas vou detalhar mais daqui a dois capítulos, quando falarmos de comportamento dinâmico e desenhos.

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      • D Offline
        D Offline
        Dubasan
        escreveu em última edição por
        #57

        um outro ponto que eu reparo no carro do cacá, que acredito que ninguém tenha obervado: ele usa os pneus com pouca profundidade. isso é melhor para uma menor movimentação dos blocos do desenho e consequentemente melhorar a tração.

        no caso dele, usa pressão mais alta, com uma profundidade menor de sulcos. isso normalmente se faz torneando um pneu novo para aproveitar o melhor do composto novo, e baixando a profundidade para algo entre 3,5 e 5mm, que é a faixa onde a estrutura dos blocos tem menor movimentação.

        acabei antecipando o assunto, mas vou detalhar mais daqui a dois capítulos, quando falarmos de comportamento dinâmico e desenhos.

        lembro de ter visto faz muito tempo, não lembro onde, que lixavam os pneus da stock-car, se não me engano, pra conseguir uma melhor qualificação. e lembro tb que fazem isso nos pneus da formula-truck, parece que esses deixavam praticamente slick, quase sem sulcos.

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        • G Offline
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          GusWRC
          escreveu em última edição por
          #58

          justamente por causa da altura dos blocos. a grosso modo, quando um pneu atinge a meia vida sua estrutura nesse ponto oferece uma maior tração e força em curvas (piso seco), porém nesse estágio os compostos não estão no seu melhor pelo envelhecimento natural da borracha.

          por isso um pneu novo lixado quando usado em pista ou condução esportiva é mais eficiente.

          na stock car lixavam somente pra tirar o desmoldante e preparar os pneus pra corrida.

          eu faço isso nos pneus do porsche pra classificação, só que de uma outra forma. montamos no carro, dá uma volta e quando para eu raspo manualmente a sujeira que vem grudada pra que ele fique como novo e pronto pro uso. com isso a primeira volta de limpeza do pneu não é necessária, e o carro já pode virar rápido na primeira volta do pneu. no caso de slicks o objetivo de lixar é esse.

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          • S Offline
            S Offline
            Steve McQueen
            escreveu em última edição por
            #59

            195/55 r15 pra 205/50 r16 mantém o diâmetro? procurei a fórmula pro cálculo mas não encontrei :ppteam:

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              Joel_RS
              escreveu em última edição por
              #60

              195/55 r15 pra 205/50 r16 mantém o diâmetro? procurei a fórmula pro cálculo mas não encontrei :ppteam:

              http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                Steve McQueen
                escreveu em última edição por
                #61

                http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm

                muito útil a ferramenta, valeu joel

                descobri que pro meu caso, a única medida que se aplica no aro 16 sem desrespeitar o índice de carga seria 195/50 r16, com uma diferença de 0,99% a mais no diâmetro total do conjunto.

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                • P Offline
                  P Offline
                  Pix
                  escreveu em última edição por
                  #62

                  se eu entendi certo:

                  15 -> 381,00mm

                  16 -> 406,40mm

                  195/55 -> 195mm x 55% -> 107,25mm

                  205/50 -> 205mm x 50% -> 102,50mm

                  381,00mm + 107,25mm = 488,25mm

                  406,40mm + 102,50mm = 508,90mm

                  tem uma diferença de 20mm. pouco, mas tem. não sei quanto influencia no velocimetro e hodometro.

                  se fosse 205/45 seria melhor.

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                  • S Offline
                    S Offline
                    Steve McQueen
                    escreveu em última edição por
                    #63

                    o site indicou uma diferença de 2,67% a mais no diâmetro total do conjunto, se usar 205/50 r16. se usar 195/50 r16, o aumento é de só 18,33 mm, o que dá 0.99% a mais, dentro do tolerável. se usar 205/45 r16, há uma diminuição no diâmetro total, - 14,45 mm. pelo que entendi, a diminuição no diâmetro total tem que ser evitada sempre. então sobra o 195/50.

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                    • P Offline
                      P Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #64

                      pelas contas, o diametro aumentou. :ohoh:

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        Steve McQueen
                        escreveu em última edição por
                        #65

                        eu usei a ferramenta do bestcars pra fazer as contas… :ohoh:

                        mas não tem problema o diametro aumentar, desde que não aumente mais de 2%...

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
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                          Dubasan
                          escreveu em última edição por
                          #66

                          vixe, no meu caso teria que usar pneu fita isolante (205-35/17) caso quisesse manter a relação final original. com os 205-40/17, medida mais comum em rodas 17 o aumento seria de 4% …

                          e com o excelente estado de nossas ruas, é assassinato de pneu

                          1 Resposta Última resposta
                          • 0 Offline
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                            036ullivan
                            escreveu em última edição por
                            #67

                            por isso que ando de 15 195/50 intermediário entre conforto e performance para agarrar o asfalto…

                            gus, realmente as lendas urbanas existem e estão aí para serem quebradas...

                            tenho um conjunto de suspensão muito eficiente no meu carro, suspensão com telescópios trabalhados, amortecedores com haste e corpo encurtados em 30mm e molas cortadas, pneus com 28 lbs, tracionam muito bem ainda mais agora que criei vergonha na cara e mandei fazer uma cambagem decente está com -1° em cada lado, o carro ficou maravilhoso para tracionar.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              GusWRC
                              escreveu em última edição por
                              #68

                              uma ferramenta de fácil acesso é nosso site. nele tem a opção encontre seu pneu onde vc escolhe seu carro e o site mostra todas as opções de modelos em todas as dimensões que cabem no carro respeitando tolerâncias.

                              www.yokohama.com.br

                              pix, no teu cálculo do diâmetro faltou multiplicar o perfil por 2, já que vc soma o diâmetro da roda em mm com 2x o perfil.

                              ex. 195/55r15 = 195x55% = 107,25mm x 2 = 214,50 + 381 (roda 15) = 595,50mm

                              205/50r16 = 205x50% = 102,5 x 2 = 205 + 406,4 (roda 16) = 611,4mm

                              diferença = 2,6%

                              a diferença no velocimetro vai ser a mesma do diametro, 2,6% a menos.

                              abraço

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                GusWRC
                                escreveu em última edição por
                                #69

                                complementando sobre o velocimetro.

                                os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                                qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                                abraço

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
                                  D Offline
                                  Dubasan
                                  escreveu em última edição por
                                  #70

                                  complementando sobre o velocimetro.

                                  os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                                  qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                                  abraço

                                  já saiu a parte vii ??

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                                  • J Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #71

                                    muito útil a ferramenta, valeu joel

                                    descobri que pro meu caso, a única medida que se aplica no aro 16 sem desrespeitar o índice de carga seria 195/50 r16, com uma diferença de 0,99% a mais no diâmetro total do conjunto.

                                    às ordens.

                                    complementando sobre o velocimetro.

                                    os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.

                                    qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….

                                    abraço

                                    e há forma de calibrar o velocímetro?

                                    já saiu a parte vii ??

                                    http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=38597

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