Projeto vw ar 1700
-
amigo, troque o virabrequim do seu carro por de 1600 modelo antigo que e de aco, ou pelo menos verifique se o seu eh de 1600 moderno que e de ferro fundido mas aguenta o tranco pra um turbo basico, se for vira de 1300/1500 voce nao podera exceder giro senao vai fundir o motor, esses viras tem menro lubrificacao
-
é possível fazer os canais de lubrificação do vira 1600 nos motores 1300/1500 , mas via de regra é bem melhor adquirir um jogo completo de vira/bronzinas 1600 . também é possível colocar o jogo de vira e bielas antigas na carcaça moderna . são amplamente melhores .
sigo aguardando as fotos/informações sobre o motor …
-
eu sempre recomendo o uso de peças dos motores 1600 mais antigos . todas .
no máximo , pode-se usar os cabeçotes modernos de 6 aletas de casam com os cilindros antigos , embora fique um espaço vago na junção da camisa com o cabeçote . não há problemas de compressão nessa montagem .
mas se eu posso ter 8 aletas de refrigeração , pra que usaria 6 ?
com relação às bronzinas do motor 1300/1500 , pode-se fazer um pequeno canal de lubrificação para melhorar a uniformidade desta no virabrequim . o mesmo pode ser feito nos balanceiros , um pequeno canal de lubrificação .
-
o interessante de usar cabeçotes 6 aletas com kits de pistões e camisas antigos é aumentar o limite de faceamento dos cabeçotes , obtendo-se mais taxa com pistões planos .
nos antigos , esse limite é de apenas 2mm . mais que isso , o cabeçote começa a colidir com as aletas das camisas .
já nessa config , tem nego que puxa 3mm ou mais . por isso a galera usa bastante .
-
o interessante de usar cabeçotes 6 aletas com kits de pistões e camisas antigos é aumentar o limite de faceamento dos cabeçotes , obtendo-se mais taxa com pistões planos .
nos antigos , esse limite é de apenas 2mm . mais que isso , o cabeçote começa a colidir com as aletas das camisas .
já nessa config , tem nego que puxa 3mm ou mais . por isso a galera usa bastante .
xiiiii fiasa…
tive que morrer em um par de cabeçotes do tork... pq o kit de camisa e pistoes que comprei eram tork... dai não dava certo em virtude da profundidade...o cabeçote tork tem profundidade menor casando com as camisa de encache de profundidade menor ...
mas minha receita é essa....
bloco jaquetado com pinos; gira original 1600; comando bravo; pistoes e camisas metar leve(stand)tork gasolina; cabeçotes tork; kit turbo sportsystem t masterpower .36/.42. ; bomba de oleo zera, bomba de comb.. gti ; 1,5 bar de pressão = caçador de ap 140 a 150 cv... será é
obrigado pela força e se puder quando precisar vou perguntar... valeu
-
xiiiii fiasa…
tive que morrer em um par de cabeçotes do tork... pq o kit de camisa e pistoes que comprei eram tork... dai não dava certo em virtude da profundidade...o cabeçote tork tem profundidade menor casando com as camisa de encache de profundidade menor ...
mas minha receita é essa....
bloco jaquetado com pinos; gira original 1600; comando bravo; pistoes e camisas metar leve(stand)tork gasolina; cabeçotes tork; kit turbo sportsystem t masterpower .36/.42. ; bomba de oleo zera, bomba de comb.. gti ; 1,5 bar de pressão = caçador de ap 140 a 150 cv... será é
obrigado pela força e se puder quando precisar vou perguntar... valeu
bom , seu motor era mesmo um bx . e foi exatamente o que eu falei sobre cabeçotes de 8 aletas com cilindros de motor moderno . não dá encaixe .
compre uma bomba de óleo de gol 1600 a ar álcool . ela tem 26mm de engrenagens e é a maior dentre as originais . você vai precisar dela e tem preço similar as outras .
vai manter a refrigeração do gol bx é vale bem a pena por causa do alternador , mas eu removeria o radiador de óleo original da capela e colocaria um externo . dá pra fazer sem usar bomba de circulação , rosqueando as saídas originais de óleo para o radiador e encaixando os niples de entrada e saída alí . vai perfazer o circuito normal de óleo .
a carcaça foi jaquetada por qual motivo é chegou no limite de retífica ou foi por opção sua mesmo ?
-
quanto a comandos , pode usar os para motor aspirado mesmo . pessoal em geral fala muito mal dos tcs ( para turbo ) , embora eu nunca tenha usado .
esse negócio de para aspirado e para turbo é meio furado .
-
manda ver comandos aspro num motor turbinado, um w110 com turbinha fica show, boa pegada, bom de media e altas rotaçoes.
sobre os cabeçotes, postado numa mensagem anterior, o segredo está em explorar as possiblidades oferecidas por esta peça de concepçao medieval
temos dutos subdimensiodados, taxa estatica conservadora, valvulas pequenas, formato de camara…. tudo a ser melhorado.
tive um milesseis (itamar) origalzinhoooo de tudo, exceto o trabalho nos cabeçotes, tudo com peças originais. andava um abessurdoooo e economico tinha um detalhe de um comando com final 12 ou 62, nao me lembro, mas original.
o cara que comprou, ja estava acostumado com o outros, ficou louco com o desempenho.
-
que estranho … parece que esse motor foi alterado . a única possibilidade desse motor ser 1600 e ter entrada simples é ter recebido cabeçotes de motor 1500 para uma eventual adaptação de carburação simples .
ou ser um motor 1300 álcool e não 1600 .
se for 1300 álcool do gol , terá prefixo bm . motores 1500 são bh . e motores 1600 podem ser vários , mas acho que o mais aproximado seria o bg , uf , uj ou o bx . uf e uj são motores álcool dos anos 80 .
mas ô fiasa, os 1300 a álcool tinham 2 carburadores. pelo menos nos fuscas sim, não sei nos bx.
me explica comé que é esse negócio dos cabeçotes. tenho um 1300 74 que 1 dos cabeçotes o mecânico fudeu a rosca de 1 vela e vou acabar tendo que troca-los uma hora.
-
mas ô fiasa, os 1300 a álcool tinham 2 carburadores. pelo menos nos fuscas sim, não sei nos bx.
me explica comé que é esse negócio dos cabeçotes. tenho um 1300 74 que 1 dos cabeçotes o mecânico fudeu a rosca de 1 vela e vou acabar tendo que troca-los uma hora.
todos os 1300 álcool , fusca , brasília e gol tinham 2 carburadores . tentei uma vez fazer funcionar com simples no álcool e fica horrível mesmo com aquecimento .
mas , os coletores de admissão dos 1300 álcool são diferentes dos de 1600 com dupla carburação . eles tem uma entrada só . a entrada de admissão e os cabeçotes em sí são idênticos do similar a gasolina com 1 carburador e duto simples .
quanto ao seu cabeçote , dá para refazer a rosca da vela através de embuchamento . em retífica fazem ese trabalho . é de certa forma comum espanar a rosca da vela porque os caras querem apertar demais , e os cabeçotes são de alumínio né …
-
quanto ao seu cabeçote , dá para refazer a rosca da vela através de embuchamento . em retífica fazem ese trabalho . é de certa forma comum espanar a rosca da vela porque os caras querem apertar demais , e os cabeçotes são de alumínio né …
foi feito esse serviço, mas acabou que não fica bom, o cilindro perde compressão.
-
bom , seu motor era mesmo um bx . e foi exatamente o que eu falei sobre cabeçotes de 8 aletas com cilindros de motor moderno . não dá encaixe .
compre uma bomba de óleo de gol 1600 a ar álcool . ela tem 26mm de engrenagens e é a maior dentre as originais . você vai precisar dela e tem preço similar as outras .
vai manter a refrigeração do gol bx é vale bem a pena por causa do alternador , mas eu removeria o radiador de óleo original da capela e colocaria um externo . dá pra fazer sem usar bomba de circulação , rosqueando as saídas originais de óleo para o radiador e encaixando os niples de entrada e saída alí . vai perfazer o circuito normal de óleo .
a carcaça foi jaquetada por qual motivo é chegou no limite de retífica ou foi por opção sua mesmo ?
tive que jaquetar … mecanico optou por reforçar... a bomba de oleo e latarias vou usar a do fusca mesmo... alternador de fusca...na verdade do bx é carcaça, gira e comando o resto troquei tudo... abraço
-
foi feito esse serviço, mas acabou que não fica bom, o cilindro perde compressão.
nesse caso só a substituição mesmo .
quanto ao motor , eu não economizaria com bomba de óleo . 3mm de engrenagem fazem diferença . as latinhas pode usar do fusca mesmo que tá pela ordem .
que bom que trocou gira e bielas . vai aguentar uma boa cara .
-
nesse caso só a substituição mesmo .
quanto ao motor , eu não economizaria com bomba de óleo . 3mm de engrenagem fazem diferença . as latinhas pode usar do fusca mesmo que tá pela ordem .
que bom que trocou gira e bielas . vai aguentar uma boa cara .
fiasa…
cara mais do que nunca vou precisar de sua ajuda e da galera...
bom lembra que comentei que mecanico tava enrolando... pois é tirei de lá e levei pro amigo meu que tem uma retifica ...motor vw ele fecha de olho fechado... mais facil que criança brincar de lego(hehe).. mas como tudo na vida não são flores, o cara nunca montou um turbo então dissepra ele que aprenderiamos juntos bom se puder tirar pequenas duvidas ... na montagem ... seria 1000...
se vc tiver msn... melhor obrigado a vc e toda a galera ps: a bomba foi essa mesmo que comprei..
abraço ... e me ajude a surrar os ap...
-
fiasa…
cara mais do que nunca vou precisar de sua ajuda e da galera...
bom lembra que comentei que mecanico tava enrolando... pois é tirei de lá e levei pro amigo meu que tem uma retifica ...motor vw ele fecha de olho fechado... mais facil que criança brincar de lego(hehe).. mas como tudo na vida não são flores, o cara nunca montou um turbo então dissepra ele que aprenderiamos juntos bom se puder tirar pequenas duvidas ... na montagem ... seria 1000...
se vc tiver msn... melhor obrigado a vc e toda a galera ps: a bomba foi essa mesmo que comprei..
abraço ... e me ajude a surrar os ap...
a montagem em si nao tem diferenca, fecha o motor e enfia no carro….isso se ja foi definido taxa, pistoes e tal...
abracos
wagner luis
-
montagen não tem segredo, e sim macetes …
tem algumas coisas q se montar errado, depois vai ter q abrir o motor todo de novo.
-
galera parte do motor em si tá 100%.. o problema no ajuste do kit turbo… estamos terminando de montar motor... quando chegar na turbina e ajustes preciso da ajuda de vcs coisas como regular pressão...eu sabia regular em turbina com valvula incluida (t2).. mas essa com valvula de alivio fora... não sei ... e que pressão inicial de combustivel devo usar pra começar a regular
coisas assim ..
me ajudem.... a caçar ap..
abraço a todos...
-
se o cara tem a manha de fechar o motor , não tem problema nenhum . fecha o motor antes de mais nada .
depois a montagem do kit é que nem lego também , não tem o menor segredo . com relação a parte de acerto de carro turbo , o wagner e os consultores tecnicos do fórum são muito mais indicados que eu pra dar conselhos .
meu msn é [email protected] . add lá .
-
sim, quem tem esperiencia pra fechar um motor faz de boa, kit tb eh meio q lego pra montar, mas tudo tem um macete …
ninguem fala q tem um modo certo ou errado pra montar um kit, mas ja vi mt kit mal instalado...