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Dúvida sobre carcaça fria de turbinas

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  • A Offline
    A Offline
    ANDER*SOM
    escreveu em última edição por
    #2

    opa, e ae galera beleza?

    então, tenho uma dúvida boba, mas que está me incomodando hehehe

    é o seguinte:

    eu estava vendo numa tabela de turbinas biagio, existem turbinas com rotores de 53,5mm montados em carcaças frias .42, .50 e .70. dai me surgiu a dúvida, se é o rotor que adminte e comprime o ar (na carcaça fria) qual a diferença de ele estar em uma carcaça .42, .50 e .70?

    tipo a mudança de carcaça quente é muito perceptivel, e pra mim é fácil de entender, pois a carcaça quente pequena aumenta a velocidade dos gases, para entrar no eixo, adiantando a pegada e gerando uma consideravel perda de carga.

    mas e quanto a carcaça fria? para o mesmo rotor qual a vantagem e desvantagem de se usar uma carcaça fria maior?

    valeu galera, desculpe a dúvida de calouro hehehe.

    isso muito me interessa

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    • F Offline
      F Offline
      flavioracingtean
      escreveu em última edição por
      #3

      up

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        Leandrinho Gol 86 Turbo
        escreveu em última edição por
        #4

        isso tmb me interessaa to pensando em aumenta a minha fria de .50 pra .60 :hauhau:

        depende do qe os cara fala aki né :o_o:

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          AVILA GTS
          escreveu em última edição por
          #5

          acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #6

            acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

            além do volume….....altera tb a pressão e temperatura do ar

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              smk. 0
              escreveu em última edição por
              #7

              e o backpressure…

              1 Resposta Última resposta
              • J Offline
                J Offline
                jgl
                escreveu em última edição por
                #8

                opa, então

                eu penso que a grosso modo o que manda no vazão da turbina, é o inducer do rotor.

                a carcaça fria manda tanto assim?

                sendo assim devo preferir, sempre que possivel, uma carcaça fria maior (para o mesmo eixo)?

                alguém já fez a troca de de um turbina com carcaça fria maior e com mesmo eixo pra dar um depoimento?

                valeu galera

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  segundo livro do corky bell, no caso das caixas quentes não é só a questão de fluxo de uma maior para menor mas também o angulo que a caixa joga o gás no rotor.

                  só não se deve esquecer que .42 ou .50 ( ar ) não é uma medida e sim uma proporção. pegue uma .42 t2 e uma .42 apl na mão e vai ver a gritante diferença.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Mega
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    volume e suas consequencias…

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      pepsimanbr
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Leandrinho Gol 86 Turbo
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                        na pratica sim ..

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Dela Marta
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          o tamanho da caixa fria está relacionado com a capacidade de captação e consequentemente a vazão de todo ar admitido pelo rotor do turbo. um exemplo para ilustrar: (numeros fictícios)

                          você tem um rotor de 45mm que tem capacitade de admitir 10 m³/minuto de ar a 1kfg/.², e tem uma caixa fria .42 que te oferece uma capacidade de escoamento de 12m³/minuto de ar 1kfg/.² na qual supre perfeitamente a demanda de ar enviada pelo rotor. se voce colocar uma caixa fria maior, .50 de capacidade de 18 m³/minuto 1kfg/.² nesse mesmo rotor, você não estará fazendo vantagem nenhuma, porque quando aumentamos a capacidade de escoamento (aumento de área), diminui-se a velocidade do mesmo, criando um pequeno delay e no caso a .42 estava dentro de sua capacidade para atender o volume de ar admitido pelo compressor.

                          então, o compressor tem que estar de acordo com a capacidade de admissão do rotor a uma determinada pressão. não há vantagens em superdimencionar o mesmo além de ganhar uma pegada mais demorada pela menor velocidade do fluxo.

                          podem notar que todas os compressores .70 são utilizados em rotores generosos, com alta capacidade de admissao e também pressões mais elevadas, explicando sua necessidade de ser grande o suficiente para escoar o volume de ar com a menor perda de carga possível.

                          não sei se consegui explicar de maneira compreensiva, mas tentei

                          abraço

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Dela Marta
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            o centímetro abreviado por c e m não saiu na resposta acima por causa do filtro do forum, que entende diferente de centímetro… ok? hehehe

                            kfg/centímetro²

                            abraco...

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              jgl
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              opa, valeu fábio

                              acho que deu pra entender sim, a carcaça fria deve ser dimensionada conforme a vazão e a pressão de ar fornecidas pelo rotor certo?

                              sendo assim uma carcaça fria menor que o recomendado irá causar um perda de carga alta, e uma carcaça maior que o ideal pode aumentar o lag pelo fato de ter uma menor velocidade do ar; e o ganho em fluxo é despresível (visto que a carcaça fria está superdimensionada).

                              valeu mesmo deu pra dar uma clareda por aqui

                              1 Resposta Última resposta

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