Dúvida sobre carcaça fria de turbinas
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opa, então
eu penso que a grosso modo o que manda no vazão da turbina, é o inducer do rotor.
a carcaça fria manda tanto assim?
sendo assim devo preferir, sempre que possivel, uma carcaça fria maior (para o mesmo eixo)?
alguém já fez a troca de de um turbina com carcaça fria maior e com mesmo eixo pra dar um depoimento?
valeu galera
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segundo livro do corky bell, no caso das caixas quentes não é só a questão de fluxo de uma maior para menor mas também o angulo que a caixa joga o gás no rotor.
só não se deve esquecer que .42 ou .50 ( ar ) não é uma medida e sim uma proporção. pegue uma .42 t2 e uma .42 apl na mão e vai ver a gritante diferença.
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eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?
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eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?
na pratica sim ..
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o tamanho da caixa fria está relacionado com a capacidade de captação e consequentemente a vazão de todo ar admitido pelo rotor do turbo. um exemplo para ilustrar: (numeros fictícios)
você tem um rotor de 45mm que tem capacitade de admitir 10 m³/minuto de ar a 1kfg/.², e tem uma caixa fria .42 que te oferece uma capacidade de escoamento de 12m³/minuto de ar 1kfg/.² na qual supre perfeitamente a demanda de ar enviada pelo rotor. se voce colocar uma caixa fria maior, .50 de capacidade de 18 m³/minuto 1kfg/.² nesse mesmo rotor, você não estará fazendo vantagem nenhuma, porque quando aumentamos a capacidade de escoamento (aumento de área), diminui-se a velocidade do mesmo, criando um pequeno delay e no caso a .42 estava dentro de sua capacidade para atender o volume de ar admitido pelo compressor.
então, o compressor tem que estar de acordo com a capacidade de admissão do rotor a uma determinada pressão. não há vantagens em superdimencionar o mesmo além de ganhar uma pegada mais demorada pela menor velocidade do fluxo.
podem notar que todas os compressores .70 são utilizados em rotores generosos, com alta capacidade de admissao e também pressões mais elevadas, explicando sua necessidade de ser grande o suficiente para escoar o volume de ar com a menor perda de carga possível.
não sei se consegui explicar de maneira compreensiva, mas tentei
abraço
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o centímetro abreviado por c e m não saiu na resposta acima por causa do filtro do forum, que entende diferente de centímetro… ok? hehehe
kfg/centímetro²
abraco...
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opa, valeu fábio
acho que deu pra entender sim, a carcaça fria deve ser dimensionada conforme a vazão e a pressão de ar fornecidas pelo rotor certo?
sendo assim uma carcaça fria menor que o recomendado irá causar um perda de carga alta, e uma carcaça maior que o ideal pode aumentar o lag pelo fato de ter uma menor velocidade do ar; e o ganho em fluxo é despresível (visto que a carcaça fria está superdimensionada).
valeu mesmo deu pra dar uma clareda por aqui