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Dúvida sobre carcaça fria de turbinas

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #6

    acho que tem a ver com volume, quanto maior o ar maior o volume de ar soprado.

    além do volume….....altera tb a pressão e temperatura do ar

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      smk. 0
      escreveu em última edição por
      #7

      e o backpressure…

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        jgl
        escreveu em última edição por
        #8

        opa, então

        eu penso que a grosso modo o que manda no vazão da turbina, é o inducer do rotor.

        a carcaça fria manda tanto assim?

        sendo assim devo preferir, sempre que possivel, uma carcaça fria maior (para o mesmo eixo)?

        alguém já fez a troca de de um turbina com carcaça fria maior e com mesmo eixo pra dar um depoimento?

        valeu galera

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #9

          segundo livro do corky bell, no caso das caixas quentes não é só a questão de fluxo de uma maior para menor mas também o angulo que a caixa joga o gás no rotor.

          só não se deve esquecer que .42 ou .50 ( ar ) não é uma medida e sim uma proporção. pegue uma .42 t2 e uma .42 apl na mão e vai ver a gritante diferença.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Mega
            escreveu em última edição por
            #10

            volume e suas consequencias…

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              pepsimanbr
              escreveu em última edição por
              #11

              eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Leandrinho Gol 86 Turbo
                escreveu em última edição por
                #12

                eu acho que se a carcaça fria for maior, ele manda mais volume de ar, embora demore mais pra encher … não é isso?

                na pratica sim ..

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Dela Marta
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  o tamanho da caixa fria está relacionado com a capacidade de captação e consequentemente a vazão de todo ar admitido pelo rotor do turbo. um exemplo para ilustrar: (numeros fictícios)

                  você tem um rotor de 45mm que tem capacitade de admitir 10 m³/minuto de ar a 1kfg/.², e tem uma caixa fria .42 que te oferece uma capacidade de escoamento de 12m³/minuto de ar 1kfg/.² na qual supre perfeitamente a demanda de ar enviada pelo rotor. se voce colocar uma caixa fria maior, .50 de capacidade de 18 m³/minuto 1kfg/.² nesse mesmo rotor, você não estará fazendo vantagem nenhuma, porque quando aumentamos a capacidade de escoamento (aumento de área), diminui-se a velocidade do mesmo, criando um pequeno delay e no caso a .42 estava dentro de sua capacidade para atender o volume de ar admitido pelo compressor.

                  então, o compressor tem que estar de acordo com a capacidade de admissão do rotor a uma determinada pressão. não há vantagens em superdimencionar o mesmo além de ganhar uma pegada mais demorada pela menor velocidade do fluxo.

                  podem notar que todas os compressores .70 são utilizados em rotores generosos, com alta capacidade de admissao e também pressões mais elevadas, explicando sua necessidade de ser grande o suficiente para escoar o volume de ar com a menor perda de carga possível.

                  não sei se consegui explicar de maneira compreensiva, mas tentei

                  abraço

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Dela Marta
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    o centímetro abreviado por c e m não saiu na resposta acima por causa do filtro do forum, que entende diferente de centímetro… ok? hehehe

                    kfg/centímetro²

                    abraco...

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      jgl
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      opa, valeu fábio

                      acho que deu pra entender sim, a carcaça fria deve ser dimensionada conforme a vazão e a pressão de ar fornecidas pelo rotor certo?

                      sendo assim uma carcaça fria menor que o recomendado irá causar um perda de carga alta, e uma carcaça maior que o ideal pode aumentar o lag pelo fato de ter uma menor velocidade do ar; e o ganho em fluxo é despresível (visto que a carcaça fria está superdimensionada).

                      valeu mesmo deu pra dar uma clareda por aqui

                      1 Resposta Última resposta

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