[ajuda] ap 2.0 8v mi aspirado light
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meu nome é pedro, sou amigo do fabiu_abusados e estou postando aqui junto com ele.
estou montando um 2.0 8v mi aspirado, pra dia a dia, so pra dar uma vida no carro mesmo, que original nao tem muito folego depois de 4.000 giros.
pecas ja instaladas:
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comando original vw 027.7 (gti bola/pointer)
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dimensionada 2 da flange até o final com 2 abafadores
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filtro k&n duplo fluxo
quando coloquei o comando o nao deu pra ajustar o ponto direito, e o carro ficou com mto ponto, e ainda estava sem a descarga (com a original).
o carro ficou otimo, porem batendo um pouco de pino em alta. levei na oficina, colocamos o carro no ponto normal e levei pra fazer a descarga.
depois de acertar o ponto, percebi uma perda mto perceptivel de torque, e qdo coloquei a descarga percebi mais perda ainda….
depois de tudo isso feito, fiz um comparativo com o carro do fabiu, que tem o mesmo motor do meu, porem todo original e a diferenca foi imperceptivel
queria uma luz do que fazer pra melhorar
valeu
amigo, comando 027.7 era utilizado nos pointer e logus 2.0 injeção fic.
os bicos dessa injeção tinha muito mais vazão que os iwp dos mi, para se ter idéia o 962 bosch que alimantavam os pointer tinham 42 ml de vazão no alcool, enquanto os iwp tem 35 ml. é a mesma história do chip, enrriquece a mistura e o motor responde melhor, os bicos bosch enrriqueciam mais a mistura originais.
se seu escape for original do 2.0 mi,coletor de escape, não precisa de dimensionado, a simples retirada do catalizador rende mais que um dimensionado neste comando.
faça uma tomada de ar na frente da grade, empurrando ar frio para o filtro.
aspirado, quando se diz isso, que aspirado voce esta montando, quanto vai usar de taxa, mais que 14 né???
uma solução simples e rapida, troque o regulador de pressão original de 3 bar pelo modelo do flex com 3,5 ou até 4,2 bar de pressão, o comando aspira mais ar, precisa injetar mais combustivel. seu carro é facil ajustar, é só encontrar alguem que não empurre nada, lembra que esse é o motor mais mechido na história automotiva do brasil.
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olha, eu tive um santana 2.0mi e usava o mesmo esquema q tu fez….
027.7 + filtro esportivo , escape com menos restriçao, no caso sem o catalisador e o intermediario, mantive apenas o terminal
passei a usar velas grau 6 e ponto inicial em 15 graus(cheguei a usar 18), tambem utilizava um regulador de pressao que tu regulava o qto tu queria de pressao, usava na faixa 3,5/3,8 bar.
o carro andava muito melhor que original e em alta rotaçao ia até o limite do corte de giro crescendo sossegado.
imagino quer remapeando , o resultado seja ainda melhor
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fala com o overspeed….
mp pra ele, heehe.
vlw
grilo é falta de comida ou muito ponto
amigo, comando 027.7 era utilizado nos pointer e logus 2.0 injeção fic.
os bicos dessa injeção tinha muito mais vazão que os iwp dos mi, para se ter idéia o 962 bosch que alimantavam os pointer tinham 42 ml de vazão no alcool, enquanto os iwp tem 35 ml. é a mesma história do chip, enrriquece a mistura e o motor responde melhor, os bicos bosch enrriqueciam mais a mistura originais.
se seu escape for original do 2.0 mi,coletor de escape, não precisa de dimensionado, a simples retirada do catalizador rende mais que um dimensionado neste comando.
faça uma tomada de ar na frente da grade, empurrando ar frio para o filtro.
aspirado, quando se diz isso, que aspirado voce esta montando, quanto vai usar de taxa, mais que 14 né???
uma solução simples e rapida, troque o regulador de pressão original de 3 bar pelo modelo do flex com 3,5 ou até 4,2 bar de pressão, o comando aspira mais ar, precisa injetar mais combustivel. seu carro é facil ajustar, é só encontrar alguem que não empurre nada, lembra que esse é o motor mais mechido na história automotiva do brasil.
fala ai
vou tentar fazer essa parada ai que vc falou, do regulador. vou tirar a descarga amanha tb pra ver se da diferenca pra melhor, pq achei que o caro perdeu com ela…
vc e do rj msm? me da seu msn ai pra trocar uma ideia
abracao
olha, eu tive um santana 2.0mi e usava o mesmo esquema q tu fez….
027.7 + filtro esportivo , escape com menos restriçao, no caso sem o catalisador e o intermediario, mantive apenas o terminal
passei a usar velas grau 6 e ponto inicial em 15 graus(cheguei a usar 18), tambem utilizava um regulador de pressao que tu regulava o qto tu queria de pressao, usava na faixa 3,5/3,8 bar.
o carro andava muito melhor que original e em alta rotaçao ia até o limite do corte de giro crescendo sossegado.
imagino quer remapeando , o resultado seja ainda melhor
vou tentar fazer essa parada do regulador de pressao
abraco
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drope,
no meu to usando bico de golf 2.0 flex com regulador de 4.2bar…
dá 29,8lb/h, mas meu chip é original de 1.6 (uma bosta)...
coloca o regulador de pressão dos flex que tem 4.2bar.
pelo q eu entendi seu carro tá no álcool, né?? aí é só fazer um chipzinho e já era.
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carai tudo isso de pressão daniel? preciso de tanto assim?
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explica melhor, 2.0 mi, quanto de taxa, qual combustivel, quanto de ponto de ignição????
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drope,
no meu to usando bico de golf 2.0 flex com regulador de 4.2bar…
dá 29,8lb/h, mas meu chip é original de 1.6 (uma bosta)...
coloca o regulador de pressão dos flex que tem 4.2bar.
pelo q eu entendi seu carro tá no álcool, né?? aí é só fazer um chipzinho e já era.
vou fazer isso, é so comprar regulador de pressao pra ap 1.6 flex que da no meu carro?
meu é 2.0 8v mi
abracao
explica melhor, 2.0 mi, quanto de taxa, qual combustivel, quanto de ponto de ignição????
entao, ainda to com a taxa original, ainda nao taxei…mais vou fazer, qto vcs recomendam? nao e pra ser nada mto violento, os ficar esperto msm
o ponto tava adiantado, mais tava batendo pino em alta, agora ta original, ainda nao mudei. primeiro queria umas dicas pra saber o que fazer, pra n ficar mudando toda hora.
que ponto vc recomenda?
to na gasolina, e nao pretendo passar pro alcool.
se eu colocasse os bicos 2.0 flex ja melhorava tb???
abracao
galera, valeu mesmo a atencao, fico feliz em ver que muitos estao dispostos a ajudar
abraco
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bicos do 2.0 flex são desnecessários.
vai atrás de um regulador de pressão de 3.5bar q vai te dar uns 8% a mais de combustível.
meu caso é diferente pq to andando no álcool, aí preciso de bicos maiores, e os de golf flex estavam muito grandes com aquela pressão : hoje testei um regulador de 3.5bar - no lugar de 4.2 - e o carro mudou horrores, tá bem melhor só que ainda carece de ponto, aí é com o overspeed ehhehe
ponto vc tem que ir testando, se começar a grilar com carga muito alta e der pra escutar é coisa demais. se vc usar gasolina premium dá pra usar mais ponto, comum não vai ser tanto…
isso tudo só sugiro se vc não quiser fazer o chip. meu caso é diferente, foram muitas mudanças e a distância é foda de se fazer. mas uma receita já conhecida (27.7 gasosa e escape melhorado) é galho fraco pra um chip pronto.
abraços
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bicos do 2.0 flex são desnecessários.
vai atrás de um regulador de pressão de 3.5bar q vai te dar uns 8% a mais de combustível.
meu caso é diferente pq to andando no álcool, aí preciso de bicos maiores, e os de golf flex estavam muito grandes com aquela pressão : hoje testei um regulador de 3.5bar - no lugar de 4.2 - e o carro mudou horrores, tá bem melhor só que ainda carece de ponto, aí é com o overspeed ehhehe
ponto vc tem que ir testando, se começar a grilar com carga muito alta e der pra escutar é coisa demais. se vc usar gasolina premium dá pra usar mais ponto, comum não vai ser tanto…
isso tudo só sugiro se vc não quiser fazer o chip. meu caso é diferente, foram muitas mudanças e a distância é foda de se fazer. mas uma receita já conhecida (27.7 gasosa e escape melhorado) é galho fraco pra um chip pronto.
abraços
amanha msm vou testar essa parada do regulador de pressao e vou dar mais ponto no carro.
vamos ver no que da
estava vendo tb uma admissao maior, q vcs acham? um amigo falou que ficou mto bom no carro dele.
queria colocar a dupla do gti / glsi
abracao
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amanha msm vou testar essa parada do regulador de pressao e vou dar mais ponto no carro.
vamos ver no que da
estava vendo tb uma admissao maior, q vcs acham? um amigo falou que ficou mto bom no carro dele.
queria colocar a dupla do gti / glsi
abracao
mito … o coletor do mi é melhor, podem jogar suas pedras, mas banco de fluxo não mente.
vai firme nos 3.5bar... ponto adianta um teco pra 12 graus. aí volta e fala pra nóis o q virou
detalhe que sua borboleta é de 2.0, ela já é maior por natureza. a minha é de flex, 4mm menor
qq coisa coloca a admissão dupla e me vende sua borboleta
mas acho q vc não seria doido rs
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a curva pro primeiro cilindro nos coletores efi é nervosa, mas não sei até onde isso afeta.
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bom, o coletor mi pode ter mais fluxo, mas a pegada que o coletor efi + borboleta dupla dá, não tem comparação.
todos os carros com esse conjunto ficam mt mais ariscos…
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entao, ainda to com a taxa original, ainda nao taxei…mais vou fazer, qto vcs recomendam? nao e pra ser nada mto violento, os ficar esperto msm
o ponto tava adiantado, mais tava batendo pino em alta, agora ta original, ainda nao mudei. primeiro queria umas dicas pra saber o que fazer, pra n ficar mudando toda hora.
que ponto vc recomenda?
to na gasolina, e nao pretendo passar pro alcool.
se eu colocasse os bicos 2.0 flex ja melhorava tb???
abracao
10:1 de taxa, gasolina, original, adianta o ponto pra 12° e se grilar volta um pouco.
a taxa ideal, que eu acho boa é 14:1 no alcool, se for para usar no dia a dia, mas ai o certo é trocar pistão pelo do alcool mais 1,2 ou 1,3 mm de rebaixo no cabeçote, se for pra andar de final de semana 15,5:1 de taxa e alcool, só que ai aconselho uma ignição de alta potencia.
o regulador de pressão do flex 3,5 bar ja resolve a alimentação.
obeserve o seguinte, todas as receitas , parece coisa de bolo, para motor ap dizem 49g e 027.7 e tudo mais, e sempre no meio da batedeira diz que tem que tirar 1 mm no cabeçote, sem criterio. isso não é atoa, só a troca do comando faz com que se perca torque em baixa, o rebaixo do cabeçote compensa essa perda natural de torque.
não existe bicos iwp flex 2.0, existe o iwp 043 vermelho do 2.0 alcool, que é o de maior vazão original, que é desnecessario para seu caso, sua alimentação pode estar pouca em função do motor estar respirando mais ar, e aumentando um pouco a pressão ja resolve.
não espere torque em baixa igual ao comando 026 original, seu comando é para potencia em alta, o 2.0 mi mede potencia a 5200 rpm, o 027.7 , no maravilhoso coletor efi com sua maravilhosa tbi de corpo de borboleta dupla das injeções fic se media potencia a 5.800, é só procurar o manual dos pointer gti da vw ou escort xr3 da ford, gol gti 8v é outra configuração, e é um mito a ser quebrado, usava o comando 037.1, que na minha opinião é o melhor comando tucho hidraulico original vw. já viu xr3, logus e pointer 027.7 , todos gti e originais andando na frente dos gols gti 8v original tambem 037.1, sem contar que o gol é motor longitudional, que gera perdas maiores na transmissão.
para finalizar, a injeção mi é otima, excelente custo beneficio, mas não deixa de ser uma injeção universal que atende desde motor ap 1.6 até os 2.0, com uma unica diferença, 4 mm na borboleta de admissão em relação aos irmão menores, porque coletor , dutos e até valvulas, é tudo igual em serie. o cabeçote 2.0 mi é original valvula 38x33, igaul ao 1.6.
o coletor efi, assim como a borboleta dupla, o cabeçote de 4 mancais e valvulas 40x33, a injeção fic ou le jetronic, eram exclusiva do motor 2.0 , feitas para esse motor, não universais, por isso apesar de ser um conjunto mais antigo, é superior ao mi 2.0. vazão se mede em banca de fluxo, para se ter mais vazão precisa de dutos maiores, é muito simples para quem ainda tiver duvidas, da um pulo no ferro velho, ou na crestana aqui em são paulo, e mede os dutos do cabeçote e do coletor dos mi e depois os efi, assim acaba a duvida de vez.
abraços
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um comntário rapido… le jetronic equipou monza, uno turbo e mais uma infinidade de carros... de exclusividade num tem absoluamente nada.
alias...a mi por ser mapeada é muito melhor em qualquer quesito... se com le rendeu mais é porque as leis anti-ppoluição eram menos rigorosas...
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exatamente, a fic é que era um meio termo…...........
se a mi que realmente é bem superior a le jetronic conforme dito, não superou ela, muito menos a fic, esses motores usavam a mesma taxa de compressão desde seu lançamento em 89 no gti (le jetronic), o que faz com que os antigos andem mais??? simples, os coletores efi são muito melhores que os mi em vazão, assim como cabeçote e valvulas. nem vou comentar sobre os bicos no cabeçote, bem em cima das valvulas, enfim, poluiam mais, mas andavam muito mais que os mi, e esse é o objetivo do amigo. hoje é dificil tomar paramentro, esses carros são antigos e quase todos deteriorados, mas a diferença de um santana 96 (2000i) para um santana 97 (2.0 mi) é muito grande em desempenho, os efi andam muito mais, torque e potencia.
quando fiz o meu motor, tomei por base o cabeçote efi, e abri as valvulas de admissão para 40 mm e os dutos tambem em 2 mm, que numa conta tosca representa 10% a mais de volume, mais ou menos, e se tivesse tempo, faria o inverso que todos fazem, trocaria meu coletor original mi por um efi facilmente ( r$ 100,00 no ml). quando vejo o pessoal de arrancada tirando o coletor efi para colocar o mi, da vontade de bater, ou pior a borboleta dupla adapitada no coletor mi.
a grande verdade é que ao invez de melhorarmos,estudarmos e aprendermos, estamos sim é alimentando cientistas loucos automotivos que ficam criando franksteins as custas de desinformados, vide os ap 1.9, a maioria não sabe que não quebra no turbo feito nas cochas porque fica destaxadão, coisa de 6:1.
com a evolução dos turbinados, a preparação mais caprichada aspirada ficou cara, uma paula faria cobra mais de r$ 1.500,00 para preparar um cabeçote, mais um comandão, e coletor de escape e vai pra mais de r$ 3.000,00, e com esse mesmo valor voce pega uma ap-600 original com 0,5 de pressão , kit basico e passa por cima do super 2.0 aspiradão. então, aspirado é só taxa, um bom comando original e nada mais, porque dutos, retrabalho de coletor, abertura de valvulas é um custo para fanaticos por aspirados, amantes, não para quem calcula custo e beneficio da coisa.
abraços
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mas parte dessa pegada nao é pelos canos de saida do coletor do fic serem mais finos????no mi eles sao mais calibrosos.
porque em baixa carro injetado com fic 2 borboletas tem mais pegada, só que em alta o mi some na frente.
tiro base por uma parati glsi 96 que tive e a patada dela em baixa/média era espetacular, mas em alta o santana 2.0mi engolia ela até com certa facilidade
bom, o coletor mi pode ter mais fluxo, mas a pegada que o coletor efi + borboleta dupla dá, não tem comparação.
todos os carros com esse conjunto ficam mt mais ariscos…