Veneno pra fiasa…
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over, acho que vc está enganado. existe o torque (1.6 16v dos palios até 98), step-a e step-b
step-b é o mesmo corsa lunga e high torque.
http://www.bravaclub.com.br/forum/viewtopic.phpot=5176
aqui cita as nomenclaturas… vou ver se ainda tenho os power-point do treinamento da fiat sobre estes motores
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acho que vc num leu direito… ele falou em step a cursado...vc pega um bloco de step a, monta com vira do cursa longa e pistões de vectra 2.2...vira um 1.850... muito parecido com que sai no linea...
outra coisa, o 1.8 que saiu em palio é familia i, não foi usado em monza 9que usou familia ii.
eu tenho um no meu celta e num acho ruim... o r/l é alto ?..sim... mas eu sem comando e nem reprogramação da central (uso de carro 1.0) tirei cerca de 130cv nele... desempenho bem razoável, ele anda na frente de civic vti, si, vts e mais um monte de asprinhos bons...
não li direito mesmo, foi mal …
celta com 130cvs deve ser um brinquedo muito interessante.
menegotto…
step a é uma coisa, step b outra coisa...e cursa longa outra mais diferente ainda heheehe
existem 3 versões de motores 1.6 16v da linha fiat
step a e step b tem mesmo curso x diametro, mas muda detalhes do cabeçote, camara, pistões, etc... e cursa longa muda curso e diametro...
vamos a mostra
coletor de aluminio palio e brava anti-stepa(high torque só saiu no palio) e stepa girador e bebe que nem louco.
coletor de plastico palio step b é o mesmo motor do step a porem com o coletor de plastico para dar mais torque em baixa o cabeçote é o mesmo. girador mais bebe menos.
coletor de plastico do brava corsa lunga diametro de curso e cilindro diferentes, menos girador. motor de moça.
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com..com esses 130cv ele é agradável hehehe principalmente pelos mais de 20mkgf a 2.800rpm hehehe
isso menegotto… acabei confundindo tbm
tem o torque ( normal lançado em 96 no palio), com 1580cc
tem o step-a, ainda com 1580, mas algumas cmodificações em bloco e cabeçote (pistões tbm)
e o step-b (ou cursa longa, hi-torque) com 1596cc
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qdo montei pela 1ª vez fiasa 1.300 turbo, tudo original + uma t2 c/ 1,0 kgf veio 143cv a 5400 rpm (a t2 mata o motor em alta), porém o torque foi de 22mkgf a 4000 rpm. ponto de ignição bem conservador para a taxa que eu tinha (8,0:1). dá pra tirar mais potência com melhor acerto.
se a intenção for esta cavalaria, compensa ir de fiasa mesmo, o motor é guerreiro, fácil de fuçar e barato.
agora montei outro 1.300 com cabeçote do 1050 com leve preparação (7,2:1 de taxa) c/valvulas do palio 1.5 e uma k16, ponto de ignição avançando daquele jeito, bem da maneira pp style , preciso passar no dino novamente, acredito que esteja nos 200 cavalos pelo menos.
num carro de 780 kg, dá pra brincar legal.
dos carros antigos da categoria, sem dúvidas o 147 é o melhor para preparação, principalmente por poder contar com muita coisa de uno e palio de fácil adaptação (cambio, ie, peças de freios e suspensão, etc).
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sei lá costumo ver mais pistao forjado pra sevel do que fiasa…
afinal na argentina o sevel é muito preparado por lá...
com o fiasa dá pra brincar bem... mas potência maior tem que ir de sevel que consegue até 1850cc ficando com a r/l abaixo dos 0,30
jah o fiasa 1500cc tem r/l acima de 0,3... fica em 0,33 snme
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qdo montei pela 1ª vez fiasa 1.300 turbo, tudo original + uma t2 c/ 1,0 kgf veio 143cv a 5400 rpm (a t2 mata o motor em alta), porém o torque foi de 22mkgf a 4000 rpm. ponto de ignição bem conservador para a taxa que eu tinha (8,0:1). dá pra tirar mais potência com melhor acerto.
se a intenção for esta cavalaria, compensa ir de fiasa mesmo, o motor é guerreiro, fácil de fuçar e barato.
agora montei outro 1.300 com cabeçote do 1050 com leve preparação (7,2:1 de taxa) c/valvulas do palio 1.5 e uma k16, ponto de ignição avançando daquele jeito, bem da maneira pp style , preciso passar no dino novamente, acredito que esteja nos 200 cavalos pelo menos.
num carro de 780 kg, dá pra brincar legal.
dos carros antigos da categoria, sem dúvidas o 147 é o melhor para preparação, principalmente por poder contar com muita coisa de uno e palio de fácil adaptação (cambio, ie, peças de freios e suspensão, etc).
interessante
vlw a dica…
valeu tambem pelas dicas pessoal...
o 147 q estava em vista nao rolou porque estava caro demais pro que quero (r$8k)
carro impecavel... mas pelo preço iria de gol(pela mecanica barata e super conhecida)...
mas ainda nao desisti do fiatzinho, vou procurando um por aqui, me informando e lendo o que o pessoal fala sobre o carro/motor e cia...
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onde vc mora?
a partir de 4 mil vc consegue encontrar um carrinho desses em bom estado.
no 147fiatclube.com.br sempre tem gente vendendo. se cadastra lá
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to vendo uns carrinhos antigos pra comprar como 2º carro pra fuçar… me surgiu um 147...
ae tava querendo a ajuda do pessoal aqui...
a intenção é fazer turbo...
de inicio vou com motor miolo original, depois quem sabe, se me der uma loucura faço forjado...
queria saber do pessoal se o motorzinho original guenta turbo, acho q é fiasa né ?
caso nao guente, que motor(fiat) posso adaptar no caixotinho um que guente bem turbo e que tenha uma manutenção($$) facil...
qtos cavalos aguentam as bielinhas originais?
fala ai smk.pode turbinar origi mesmo que vai legal.meu pai teve um uno daqueles com motor 1.3 miolo origi com 0,8 k.e este uno ia bem abessa.tinha taxa de gasolina,rodando a álcool.ah e não tinha soldas ok ? hehehe…..
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bom dia galera,
qual pistão seria mais aconselhavel usar num motor 1300 (fiasa) pra andar aspiradinho, ap ou cht???
meu carro ja ta com bomba elétrica e 2e, usa-se a mesma biela e o mesmo vira???tem que colocar um vira 1000 com bielas 1500 pra dar mais curso com outro pistao???
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só aproveitando para dar uma dica… eu ia de fiasa mesmo, original guenta bastante como o pessoal falow... colega meu esta montando um 147 forjado.... bielas nao achou nem encomendando com o capeta... teve que mandar fabricar, customizado 1700 conto o jogo...
pistões... hahahahaha boa sorte... iasa alem de caro é dificil aguentar a má vontade de quem trada direto com eles pois tem q vir customizado tbem, godones seria a opção mais a inrrolação deles meu deus do céu... com o nei da iapel pior ainda acredito q ele axe que os pistoes dele são forjados e o material é liga especial de ouro... brinca demais 1400+ num jogo de pistão pra fiasa ele deve estar louco ou vendendo demais mesmo pra atender tão mal qquer coisa que nao seja ap....
então os pistões serão encomendados diretos na iapel por um conhecido na argentina... isso tudo devido a grande má vontade dos fornecedores daki foda e lamentavel.
entao vai a dica, mais um alerta mesmo e tbem um desabafo
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e ae galera,
alguem poderia me explicar como é o precedimento para montar pistao ap ou cht no motor fiasa??? a troca de peças é só do pistão ou tem que trocar vira, biela???qual é o mais indicado???
obrigado
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só aproveitando para dar uma dica… eu ia de fiasa mesmo, original guenta bastante como o pessoal falow... colega meu esta montando um 147 forjado.... bielas nao achou nem encomendando com o capeta... teve que mandar fabricar, customizado 1700 conto o jogo...
pistões... hahahahaha boa sorte... iasa alem de caro é dificil aguentar a má vontade de quem trada direto com eles pois tem q vir customizado tbem, godones seria a opção mais a inrrolação deles meu deus do céu... com o nei da iapel pior ainda acredito q ele axe que os pistoes dele são forjados e o material é liga especial de ouro... brinca demais 1400+ num jogo de pistão pra fiasa ele deve estar louco ou vendendo demais mesmo pra atender tão mal qquer coisa que nao seja ap....
então os pistões serão encomendados diretos na iapel por um conhecido na argentina... isso tudo devido a grande má vontade dos fornecedores daki foda e lamentavel.
entao vai a dica, mais um alerta mesmo e tbem um desabafo
então, ja ouvi mto falar de montar esses pistoes ap ou cht, mas eu nem quero forjado, nao é tao forte, é só pra dar uma apavorada na cidade sabe, atropelar essas naves espaciais que pensam que é forte, eu to com um comando do palio 1.5 pra colocar nele, teria mais alguma coisa que eu teria d mexer no pistao por causa do tamanho do ressalto???
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e ae galera,
alguem poderia me explicar como é o precedimento para montar pistao ap ou cht no motor fiasa??? a troca de peças é só do pistão ou tem que trocar vira, biela???qual é o mais indicado???
obrigado
não compensa colocar pistão de cht pra ganhar 1mm de diâmetro, pois vc terá que usinar o pistão na regiao do pino pra caber a trava, além disso vai destaxar o motor, uma vez pino do pistão o cht é deslocado um pouco para cima (em relação ao do fiasa).
pistão de ap nem dá pra coloar, tendo em vista que o pistão do fiasa em 76mm de diametro, dos aps devem ter mais de 80mm dependendo da cilindrara, por este motivo se vc tentar adapta-los, as paredes entre cilindros ficará muito fina.
ao fazer este negócio mirabolante, eu investiria um um carburador melhor ou trabalho do cabeçote.
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smk, posta mais detalhes desse bloco… o que tem de pistão, biela, desgaste das peças e o mais importante, o preço...
opa desculpe a demora….
a parte de baixo tava rodando e foi tirada do siena 99 de um colega, o motivo é que nao deu mais pra ler a numeração do mesmo, porque escorria agua bem encima do numero...
no siena nao fumava nada, nao rajava e pelo que me lembro tambem nao batia saia de pistao...
nao foi nem aberto o carter pra olhar em que medida estão as bronzinas, mas vou ver se desmonto pra ver