Adiantar ponto de ignição
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não adianta jogar o ponto muito pra cima, cada faixa de rotação/carga, precisa de uma quantidade certa de ponto/mistura pra gerar o que vc falou.
1 - consome mais combustivel, se tiver com ponto bem alto, pois tem que engordar a mistura pra não ter pre ignição(batida de pino)
2 - pode gerar menor consumo, pois vai dar mais torque, ou simplismente vai gerar melhor consumo do que um ponto atrasado.
3 - pode perder sim, por em alta não adianta muito ponto, se colocar demais, pode amarrar o motor e gerar menos velocidade final. mas por outro lado, com mais ponto o giro pode subir mais rápido o que leva a uma aceleração melhor. tem que ter como mexer na curva toda, ou escolher um meio termo.
4 - so diminui a vida se tiver errado ou muito agressivo, tem gente que fala que ponto demais força as brozinas de biela.
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isso.
tudo o que aumenta a pressão nas câmaras força mais as bronzinas.
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muito interessante
se as fábricas deixam numa margem segura, essa margem é baixa ou alta? eu falo isso pq tem muitos motores ap (aspirados) em que o ponto inicial original é 9º e deixam o dobro (18º) adiantado…. desse jeito já estaria dando perda de final, aumento de consumo ou ainda estaria de boa?
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perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.
ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.
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perda de final é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.
ai só mesmo testando. um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.
no meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? o motor é novo, ou seja, bem vedado…
eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....
vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.
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até qto seu distribuidor avança?
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até qto seu distribuidor avança?
então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….
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o que faria limitar a rotação é o ponto final, e não o inicial propriamente dito.
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é exatamente como a carol falou o que interfere mais na velocidade final a ponto de perder ou ganhar uns km/h, é o ponto final… o motor trabalhando mais rapido é necessario um aumento no ponto para aproveitar melhor a energia da queima, já que o pistao sobe mais rapido, mas a mistura teoricamente ainda mantem a a mesma velocidade de queima...
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então carol, não sei qto está dando efetivamente, o mecanico q eu levo não tem pistola de ponto com avanço pra saber, só sei que o distribuidor é de álcool, dizem q adianta menos que o de gasolina….
da pra ver até quanto adianta mesmo sem pistola com avanço, a não ser que o ponto final esteja acima da escala do volante…
pra ver com essa pistola que ele tem, é mais ou menos da mesma forma que se mede em lenta, só ir acelerando o carro e vendo o numero que mostra no volante.
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aproveitando o assunto, queria debater uma questão:
se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?
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começa com tudo bem conservador… vc não vai precisar de tanto ponto em baixa, quase como um gasolina.
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aproveitando o assunto, queria debater uma questão:
se pegar este motor do amigo que tem 8,5:1 de taxa e aumentar pra 13,0:1, andando no alcool, como começaria no acerto de ponto de ignição? mantendo o ponto inicial original e limitando o final de maneira que ele não amarre o carro em altas rotações?
sim.
vc começaria dessa forma até encontrar o ajuste que mais lhe agrade.
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ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.
alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?
se voce adiantar o ponto de ignição, mais que o original, o motor vai ganhar mais torque em retomadas e giro baixo, até uns 3.500 rpm, ganha mais pegada .a desvantagem, é que na alta normalmente amarra um pouco, as vezes chegando ao ponto de grilar. seu motor com 8,5 de taxa e alcool realmente aguenta ponto bem adiantado.
eu já ouvi de tudo:
- consome mais combustível
só consome mais combustivel se voce andar por exemplo, em um motor a gasolina com alcool, a simples conversão para alcool via vazão dos bicos, sem ajuste do ponto faz com que ele consuma muito mais que se voce adiantar o ponto. a maior quantidade de alcool faz com que a queima aconteça mais demorada, exigindo um tempo maior para a queima, por isso se adianta o ponto para que se queime em sua totalidade.
- consome menos combustível
mesma situação relatada acima, com o ponto certo não terá problemas, ele vai ficar até economico. a diferença entre dois carros de mesmo motor, só como exemplo os ap carburados é de 8,5 pra gasolina e 12,3 pra alcool. para voce compensar a falta de taxa em motor a gasolina andando com alcool, a regra é de aproximadamente 6° a mais de avanço, ou seja, um motor alcool original, 9° de ponto inicial, um motor gasolina mesma coisa, um gasolina andando com alcool , 15° de ponto. isso é regra, e como toda regra existem excessões, a melhor forma e ajustar e encontrar o melhor ponto do seu motor, o que ele desenvolva mais desempenho sem griladas, e sempre medindo a mistura na alta.
- adiantar muito o ponto perde velocidade final
sim, funciona de forma inversa a comando de valvulas, para ganhar em baixa, perde em alta. o que voce pode fazer se quizer andar com ponto adiantado e ter mais pegada em baixa, é enriquecer a mistura na alta, que faz com que a queima demore mais e reduza o esforço extra que o motor está sendo submetido, porem isso contamina oleo.
- diminui a vida útil do motor
sim, como dito acima, cria um maior esforça nas brozinhas, pinos , pistão e vira, sem contar batidas de pino, que são pessimas para as canaletas do pistão.
- etc.
afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?
obedecendo essa regra de 6° entre motores de combustiveis diferentes, não fica dificil voce trabalhar em cima do distribuidor. eu começaria arrumando uma pistola de ponto e ajustando ele em 18°, dai em diante é andando com o carro, em todas as situações, principalmente carga, 4° marcha na subida a 40 km/h e escutar se grila, caso aconteça, vai retornando de 1 e 1° até ficar bom, e mais importante seria medir a mistura principalmente na alta, as vezes achamos que é ponto, mas na verdade é a alimentação que não está dando conta do recado.
espero ter ajudado e grande abraço.
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valeu ae galera pelas explicações, foi muito exclarecedor e acho q deu pra esgotar o assunto.
vou fazer uns testes com o meu carro, tentar medir o consumo e a velocidade final e conforme for fazendo vou postando aqui as minhas impressões
abraços a todos
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eu só aprendi a brincar com esse negócio de adiantar ponto qdo minha canaletas se foram…
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minha sava eh 1.6 gasolina
como faço pra regular o ponto dela
tenho noçao de como fazer
e tenho pistola com os graus
tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial
ou seria esse o final?
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a carol disse tudo ai, expert na parada hein? admiro muito uma mulher que entenda e goste de mecanica parabéns , o que acontece é que se voce coloca ponto inicial alto num carro a gasolina tranformado pro alcool, ele fica bom até um certo giro, mais a probabilidade de amarrar em alta e maior do que no original a alcool, devido ao distribuidor, pq ele vai extrapolar o ponto final, seria ideal limitar um pouco o ponto final, ou colocar um distribuidor do original a alcool que tem o avanço final menor, ai vc pode por um ponto inical mais alto que ele nao vai extrapolar o ponto na alta nao amarrando o motor, ja fiz isso na minha epoca de aspiradinho e alcool nem grila muito com ponto adiantado, é tão engraçado que vc consegue dar um ponto tao alto nele sem grilar, que se depois voce por gasolina , com meio acelerador é o suficiente para fazer uma bateção de pino danada.
faltou alcool no meu uma vez na rua(coisa de pobre mesmo) fui no posto com a famosa garrafa pet de 2 litros eu ja andava com uma na mala uaiehuaeihaeuiaheaeh (q faze de perrengue) e so tinha gasolina no posto, foi ela mesmo, comprei fui andando com aquela linda garrafa pet com gasolina e escondendo a cara pra ninguem me ver ehehhe, até eu chegar no outro posto pra por alcool, dava dó de acelerar e ouvir aquela bateção de pino , claro que a nossa gasosa batizada com octanagem zero ajudou né
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minha sava eh 1.6 gasolina
como faço pra regular o ponto dela
tenho noçao de como fazer
e tenho pistola com os graus
tenhu q tira o short plug pra acertar o ponto inicial
ou seria esse o final?
seu carro so acerta o ponto inicial, o resto e por conta do modulo de injeção em conjunto com knock sensor sensor de batida de pino que permite avançar e atrazar em vista do melhor beneficio.
se o seu carro for mi e seu modulo for o 1avb (sem codigo de chave) voce liga ele deixar ele aquecer na marcha lenta depois de quente voce retira o short plug, como ele ainda retirado desligue o motor e espere 10 segundos , com o short plug ainda fora ligue o motor novamente e seu ponto ja esta travado e voce pode mexer nele pra acertar o ponto inicial, se o seu carro for mi com modulo 1avp (tem codigo na chave) e so retirar o short plug q ele ja trava o ponto na hora
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eu penso que o avanço é a parte mais delicada do acerto. combustível vai lá, fica de olho na sonda e voi la
em um motor completamente diferente de um original, como por exemplo com um comando muuito bravo etc, o negócio tem que partir do zero, sem referencial algum… e mais nem sempre é de menos. mais ponto deixa o motor muito mais áspero e piora bastante a dirigibilidade, desde cabeçadinhas até cabeçadonas...
no meu carro eu prefiro andar com menos ponto, mesmo que nisso acabe perdendo um pouco de torque/potência, a forçar bronzinas, canaletas etc e ganhando em dirigibilidade.