Temperatura com intercooler
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hj em dia não sei mais o q é grande ou não
o meu vai de farol a farol, e com colméia de +- 7 ou 8 cms de largura.
deve ser um monstro, o meu até vou querer a colméia larga, porém não quero ele alto, quero com aparencia de pressurização, será que vai baixar a temperatura legal mesmo sendo pequeno? não quero nenhum absurdo porque não quero ocupar muito espaço, mas fazendo o papal dele já ta de bom tamanho.
vo mandar email pra belquip.
valeu pelas dicas carol muito obrigado
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cuidado com ic pequeno , pois pode gerar restrição ao fluxo e ainda por cima não resfriar o ar.
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sim carol eu to ligado nessa parte… mais achei muito frio só por causa do bico. se a temperatura estiver correta ele praticamente ta valendo por um ic ??
funciona igual um radiador, o ar passa por dentro dele, e ele tem contato com ar do ambiente, que esta mais frio que dentro da pressurização, esfriando quando se passa por dentro
ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.
a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro
ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.
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ele perguntou como que o ar da adm. consegue ficar mais frio que o proprio ar que esta resfriando ele.
a grosso modo (e exagerado) é a mesma coisa que dizer que vai gelar a cerveja só de colocar a latinha para fora do carro
ate que aparece uma explicação técnica, para mim é erro no seu pirometro.
sem mudança de fase e/ou queda significativa na pressão do gás isso não acontece mesmo. o que acontece é que não é raro termopar ter erro de mais de 20ºc…
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para mim é erro no seu pirometro.
uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro
pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel
parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º
vou dar 1 exemplo
hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.
sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.
vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º
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uso 2 pirômetros ligados no mesmo relógio (1 p admissão e outro p descarga) e tenho temperatura ambiente no painel do carro
pela manhã vou ligar o carro e os 2 pirômetros marcam a temperatura parecida c a do painel
parecida pois marcam de 5º em 5º…...e o painel marca de 1º em 1º
vou dar 1 exemplo
hj tava 32º qdo fui ligar e os 2 pirômetros marcavam 30º em cada.
sempre q pego a ponte rio-nit, a admissão está uns 5º a 10º abaixo da ambiente.
vou dar 1 exemplo..........na ponte a 100 km/h a admissão está 20º , a temperatura ambiente em 30º e a descarga nos 480º
gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.
anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.
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gaucho, eu quero que você entenda que eu realmente não duvido que o seu pirometro esta mostrando essa temperatura, que seja por imprecisão de escala, ou por tolerância alta (como o rbsmontemor disse) só que não tem como, mesmo sendo um ótimo ic, a temperatura da admissão estão mais baixa que a temperatura do ar que esta resfriando ele.
anyway, para enriquecer o tópico, posta qual ic que vc usa, se mandou fazer em algum lugar, quem fez o projeto e se possível, o preço.
fera,
essa dúvida eu tb tinha…....sempre achei q a temperatura de admissão nunca poderia estar abaixo da ambiente..................hj já vejo o contrário
o ic foi eu q projetei
fui numa oficina q conserta radiadores de caminhão em juíz de fora mg
lá (c meu parachoque em mãos) escolhí 1 radiador de scania e 1 funcionário me ajudou a cortar
outro fez as soldas
a colméia tem 86x30x7 cm
a entrada é 2,5 e a saída de 3 pol
custou 350 reais e demorei 1 dia p fazer.......(2 anos atrás)
tinha fotos dele aqui no fórum............mas sumiu
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termodinânica nunca foi meu forte…que me lembre de cabeça exceto se tiver um efeito venturi alí na região do termopar, num tem como a temperatura de admissão ser menor que a ambiente... entenda que o intercooler tem um rendimento de resfriamento, e esse rendimento é sempre inferior a 100% (lei de carnot).
se tiver um efeito venturi já acho possivel que pontualmente possa ocorrer diminuição na temperatura da admissão.
tem outra coisa… o erro na leitura do termopar num é obrigatoriamente constante, ele tem uma região onde o erro é minimo, e tem uma região onde o erro é considerável.
de toda forma o que cabe pra num ficar off-tópic é que o intercooler é na minha opnião o melhor upgrade, permite que vc tenha até mesmo mais potência com menor pressão, menos pressão e temperatura mais fria fazem que exista menos chance de detonação deixando o motor mais forte e mais confiável...
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gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.
um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.
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um intercooler nada mais é que um radiador de ar a eficiência dele vai ser a eficiência da colméia que voce usar. e melhor coisa é usar um intercooler de caminhão, que geralmente se acha uns enormes fudidos em uns pedaços… dai corta e faz um pro carro.
entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado
agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.
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entendi amigo, vou fazer pra mim então, muito obrigado
agora me fiz, como é que ele é por dentro? tipo uma caixa, com espaço livre por dentro, ou é literalmente uma colméia? porque vou fazer pro meu fusca com entrada em cima dele, e duas saidas de cada lado, queria pensar se vou ter que centralizar a entrada pra não ter diferença de pressão em cada lado do motor… sendo que fazer ele com entrada superior centralizada é meio dificil no motor de fusca, pelo menos com supercharger.
http://www.intercooler.com.br/cartilha.html aqui tem varias fotos de colmeias
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mano, agora que me toquei que meu sogro é dono de concessionária que meche com caminhãão huahua, já sei que meu intercooler vais me custar apenas os pontos de solda haha
valeu muito obrigado mesmo o site foi muito explicativo, logo logo terei meu intercooler pronto, antes de acabar minhas férias
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lembrem de lavar beeem a colmeia por dentro, em caso de ic de caminhão comprado em desmanche.
existe a possibilidade de estarem sujos de oleo vindo do compressor.
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gaucho, então pra fazer um intercooler é somente isso mesmo? pegar um radiador de caminhão e cortar na medida que deseja, meter solda e já era? se for assim vo fazer pra mim.
vc fazendo, fica muito melhor q esses vendidos p aí
vc terá certeza q todas as passagens de ar internas estão desobstruídas e sem amassados
os q ví na crestana me assustaram.
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pessoal to vendo o topico, rendimentos extremos, e tal, to vendo o nando tentando espaco pra colocar o ic no fuscabala, agora me surgiu a duvida
com um rendimento extremo, rende bem tmb sem estar de cara pro vento no caso do nando?
pergunto pq a turbina e pressurizacao ficam por tras do motor, (transversal), teria eu algum ganho em colocar um ic meio q servindo de pressurizacao, quase o mesmo caso do nando??