Conselhos para acertar ap aspirado
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bom dia anderson bastos, vendo sua vasta experiencia em motores aspirados, gostaria de uma ajuda.
desculpe usar este tópico,
tenho uma santana ap 2.0 carburador 3e alcool,
coloquei um comando achando que era 288 mas na verdade é 300º segundo meu mecanico.
ele me disse também que este comando só terá rendimento com um kit turbo, é verdade?
se não, qual seria as modificações no carburador e demais manhas para rodar legal.
só ando na cidade, obrigado.
vc teria maiores especificações sobre o comando? falar que ele é 300º fica muito vago.
creio que so com maiores detalhes o povo poderia ajudar, incluindo qual cabeçote e nivel de preparação.
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bom dia anderson bastos, vendo sua vasta experiencia em motores aspirados, gostaria de uma ajuda.
desculpe usar este tópico,
tenho uma santana ap 2.0 carburador 3e alcool,
coloquei um comando achando que era 288 mas na verdade é 300º segundo meu mecanico.
ele me disse também que este comando só terá rendimento com um kit turbo, é verdade?
se não, qual seria as modificações no carburador e demais manhas para rodar legal.
só ando na cidade, obrigado.
primeiro vc precisa saber qual comando está usando. falar 300º sem dizer o levante dele e o lob center fica difícil analisar.
se realmente for 300º com o lob center baixo, vai ser muito difícil dar um bom acerto com um 3e. turbo nem pensar. seu mecânico não sabe o que está falando.
já usei um comando 288 da sobe (cópia feita em cima do comando original) tinha 11mm de levante e 110º de lob. um comando bem civilizado. usei num motor ap 1.6 com 13.5:1 de taxa. o resultado foi bem legal, comparado ao uso do comando 049g.
quer um conselho:
escolha um bom comando ( no máximo 290º, mas não muito agressivo), taxe este motor para pelo menos 14:1. escape de pelo menos 2,25 (cheguei a usar 2,5 num 1.6 e vou montar isso no meu santana 2.0). se for usar um 4x1 todos os canos deverão ter o mesmo comprimento.
se o seu 3e for original de motor ap e a alcool, as modificações serão bem simples.
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bom dia anderson bastos, vendo sua vasta experiencia em motores aspirados, gostaria de uma ajuda.
desculpe usar este tópico,
tenho uma santana ap 2.0 carburador 3e alcool,
coloquei um comando achando que era 288 mas na verdade é 300º segundo meu mecanico.
ele me disse também que este comando só terá rendimento com um kit turbo, é verdade?
se não, qual seria as modificações no carburador e demais manhas para rodar legal.
só ando na cidade, obrigado.
primeiro vc precisa saber qual comando está usando. falar 300º sem dizer o levante dele e o lob center fica difícil analisar.
se realmente for 300º com o lob center baixo, vai ser muito difícil dar um bom acerto com um 3e. turbo nem pensar. seu mecânico não sabe o que está falando.
já usei um comando 288 da sobe (cópia feita em cima do comando original) tinha 11mm de levante e 110º de lob. um comando bem civilizado. usei num motor ap 1.6 com 13.5:1 de taxa. o resultado foi bem legal, comparado ao uso do comando 049g.
quer um conselho:
escolha um bom comando ( no máximo 290º, mas não muito agressivo), taxe este motor para pelo menos 14:1. escape de pelo menos 2,25 (cheguei a usar 2,5 num 1.6 e vou montar isso no meu santana 2.0). se for usar um 4x1 todos os canos deverão ter o mesmo comprimento.
se o seu 3e for original de motor ap e a alcool, as modificações serão bem simples.
de fato não sei mesmo as informações do comando mas vou verificar, talvez até volte o original, pois minha vontade é de turbina-lo até o final do ano, o kit ja esta lá em casa completo com uma turbina 42.48, coloquei o comando mais pra dar um ar de esportivo mesmo, mas ficou ruim de final,
por isso queria acerta-lo mas vai ser dificil, talvez eu compre um kit de injeção mi pra melhorar se for o caso.
em relação ao carburador, é 3e original a alcool somente os gicleus de 1º e 2º estagio foram auterados para 155 e 180.
obs, falta o rscape de 2.5 …obrigado até o momento.
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pessoal, mais uma dor de cabeça.
o motor consegui dar uma regulada boa como já havia dito. mas isso foi feito a noite e estava frio na cidade.
hoje já fez calor a noite e o motor simplesmente perdeu toda a regulagem feita.
ficou com excesso bruto. diminui pelo ajuste rapido chegando até -20%, em baixa ficou bom novamente, mas em alta fudeu tudo, dava falta.
poxa, esse ajuste rapido não teria que ajustar todo o mapa proporcionalmente?
to ficando nervoso já ehehehehe.
sei que tem a correção por temp.ar, ela está com valores 0. irei tentar colocar alguns valores para ver se melhora.
o sensor de temp.ar teria que ser colocado no coletor de admissão, porém é impossível fazer isso no meu coletor. então ele ficou fixado na base do filtro de ar, entre as borboletas. já vi gente usando o sensor amarrado na flauta.
**quanto maior a temp.ar, menor a injeção de combustivel, correto? quanto mais frio, mais combustível?
e esse problema seria resolvido pelo ajuste de temp.ar?**
obs.: o consumo já pulou de 2km/l para 4,1km/l
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bem vindo ao mundo da fueltreco…
estava com medo de ler isso rsrs
sou persistente, mas se não conseguir um padrão de correção por causa da temperatura, só lamento. acabar com esse projeto e partir pra um kit t básico e ie original e ft so pra suplementar.
ainda mais aqui em goiânia, tempo louco, frio, calor de uma hora pra outra. não tenho saco pra ficar corrigindo mapa toda hora e muito menos criar 2 mapas e ficar mudando.
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hehe, rapaz, pior que passou isso na minha cabeça hoje a noite na hora de dormir.
pensei nessa possibilidade ou vender e comprar um his pra suplementar e colocar um turbo com ie original. mandei essa duvida pra ft, esperar o que eles falam. dependendo da resposta, ja vou agendar uma mudança de planos. infelizmente.
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bem vindo ao mundo da fueltreco…
estava com medo de ler isso rsrs
sou persistente, mas se não conseguir um padrão de correção por causa da temperatura, só lamento. acabar com esse projeto e partir pra um kit t básico e ie original e ft so pra suplementar.
ainda mais aqui em goiânia, tempo louco, frio, calor de uma hora pra outra. não tenho saco pra ficar corrigindo mapa toda hora e muito menos criar 2 mapas e ficar mudando.
uai zorlac lee,
com o meu também tem umas variações, mas é pouco. na verdade demorei muito para acertar a lenta do kadett.
primeiro por que nunca tinha utilizado uma ft, somente observava no carro dos outros.
hoje tenho um mapa pra bsb e gyn. quando vou de bsb pra gyn até anápolis vai bem a lenta, depois o trem bagunça tudo. mas já acostumei. daí troco o mapa e se preciso faço um pequeno ajuste, coisa de 30 segundos a 01 minutinho fica legal.
eu penso o seguinte:
meu carro não é mais original, quando eu decidi montar a ft eu sabia dessas dificuldades. mas acredito que os benefícios são muito maiores que as dificuldades.
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bem vindo ao mundo da fueltreco…
estava com medo de ler isso rsrs
sou persistente, mas se não conseguir um padrão de correção por causa da temperatura, só lamento. acabar com esse projeto e partir pra um kit t básico e ie original e ft so pra suplementar.
ainda mais aqui em goiânia, tempo louco, frio, calor de uma hora pra outra. não tenho saco pra ficar corrigindo mapa toda hora e muito menos criar 2 mapas e ficar mudando.
uai zorlac lee,
com o meu também tem umas variações, mas é pouco. na verdade demorei muito para acertar a lenta do kadett.
primeiro por que nunca tinha utilizado uma ft, somente observava no carro dos outros.
hoje tenho um mapa pra bsb e gyn. quando vou de bsb pra gyn até anápolis vai bem a lenta, depois o trem bagunça tudo. mas já acostumei. daí troco o mapa e se preciso faço um pequeno ajuste, coisa de 30 segundos a 01 minutinho fica legal.
eu penso o seguinte:
meu carro não é mais original, quando eu decidi montar a ft eu sabia dessas dificuldades. mas acredito que os benefícios são muito maiores que as dificuldades.
o seu tem correção por temp.ar?
a fueltech me pediu para colocar essa correção. foda que não tenho parametro nenhum, agora é rodar e deixar na cpu de bordo em temp.ar pra ver onde oscila. sei que a mínima é 20º e máxima 70º que ela ja marcou.
no meu caso a mudança de clima foi catastrofica pro meu mapa. ficou horrível, até batida de pino deu, tive que recolher ponto, e olha que ele nem tá alto, acho que o máximo ta em 25º.
no turbo não sente tanto a mudança igual aspirado
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haja saco… acho que to ficando velho...
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haja saco… acho que to ficando velho...
é 2 então.
não tenho mais a mínima paciência pra isso. estou naquela fase que quero tudo pronto e redondinho rsrs, sem dor de cabeça.
se as coisas melhorarem por aqui (trabalho em vista) em questão de meses desmonto isso e volto original com kit t baixa pressão, ie original e so um gerenciador pra fase pressurizada.
ainda mais nessa cidade onde é difícil encontrar preparador no assunto. então vai no arroz com feijão mesmo.
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haja saco nada flávio, pra min isso se chama gambiarra se for pra toda semana ficar dando tapinha no acerto anda com 2 weber 40 e um saco de gicle no porta luvas…
ft é pra pista... quem anda com ft na rua é pq não tem um nivel de exigência maior com o carro... pra min carro preparado tem que ser forte, porém liso como original... bateu na chave, pega e fica na lenta. sem trancos nem ficar trocando mapa
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pois é menegotto, fui nessa de ft asprozão pq o antigo mexanico fez minha cabeça. depois de pronto que viu a cagada e dificuldade que era, e quem se fudeu foi eu.
antes se eu tivesse mantido meu projeto original, turbinho com gerenciador suplementar e ie original, sem dores de cabeça.
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haja saco nada flávio, pra min isso se chama gambiarra se for pra toda semana ficar dando tapinha no acerto anda com 2 weber 40 e um saco de gicle no porta luvas…
ft é pra pista... quem anda com ft na rua é pq não tem um nivel de exigência maior com o carro... pra min carro preparado tem que ser forte, porém liso como original... bateu na chave, pega e fica na lenta. sem trancos nem ficar trocando mapa
**sua fueltech não perde regulagem? a minha alterou depois de 2 meses, uma baita merda, ficou gordíssimo na lenta, coisa de 0,70 sendo que estava com 1,05
por isso no corsa vou usar uma ie que usam em circuito.**
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bem vindo ao mundo da fueltreco…
estava com medo de ler isso rsrs
sou persistente, mas se não conseguir um padrão de correção por causa da temperatura, só lamento. acabar com esse projeto e partir pra um kit t básico e ie original e ft so pra suplementar.
ainda mais aqui em goiânia, tempo louco, frio, calor de uma hora pra outra. não tenho saco pra ficar corrigindo mapa toda hora e muito menos criar 2 mapas e ficar mudando.
uai zorlac lee,
com o meu também tem umas variações, mas é pouco. na verdade demorei muito para acertar a lenta do kadett.
primeiro por que nunca tinha utilizado uma ft, somente observava no carro dos outros.
hoje tenho um mapa pra bsb e gyn. quando vou de bsb pra gyn até anápolis vai bem a lenta, depois o trem bagunça tudo. mas já acostumei. daí troco o mapa e se preciso faço um pequeno ajuste, coisa de 30 segundos a 01 minutinho fica legal.
eu penso o seguinte:
meu carro não é mais original, quando eu decidi montar a ft eu sabia dessas dificuldades. mas acredito que os benefícios são muito maiores que as dificuldades.
o seu tem correção por temp.ar?
a fueltech me pediu para colocar essa correção. foda que não tenho parametro nenhum, agora é rodar e deixar na cpu de bordo em temp.ar pra ver onde oscila. sei que a mínima é 20º e máxima 70º que ela ja marcou.
no meu caso a mudança de clima foi catastrofica pro meu mapa. ficou horrível, até batida de pino deu, tive que recolher ponto, e olha que ele nem tá alto, acho que o máximo ta em 25º.
no turbo não sente tanto a mudança igual aspirado
sinceramente, eu não sei se está habilitado a correção por temperatura de ar, mas acho que não. vou verificar.
eu comprei a ft pra andar na pista , mas aconteceu um problema e eu não consegui terminar o carro e deixar ele exclusivo.
como hoje preciso dele, então tenho que aturar estes impecilhos.
lembrando: quando meu carro era turbo com a injeção original gostei muito do resultado. mas não se compara com o resultado obtido com a ft. olha que ainda não acertei nada no rolo, datalloger,….. vamos dizer que não fiz acerto fino.
e tem uma coisa que já tentei duas vezes não deu certo e aprendi:
carro de rua é carro de rua. carro de pista é de pista.
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ou então parto pra um projeto mais audacioso $$$ e deixo o gol pra pista e tento comprar um carrinho pro dia a dia. vamos esperar o que me espera nessa proposta de emprego, se rolar, faço, senão aturar o golzin desse jeito até quando puder.
tenho minhas duvidas tb se a ie original minha suportaria o novo motor retificado a alcool (sobremedida 0,50). porque até nisso em gyn é foda, se precisar de um tapinha nela ninguém faz. minha ie é 1avb 1.8mi gasolina, será que daria pra rodar no alcool por causa do pistão reto (tenho o outro cabeçote original) e numa dessa nem turbo mexeria agora.