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Óleo lubrax - presta???

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  • G Offline
    G Offline
    goiano
    escreveu em última edição por
    #55

    acho que um mais grosso pra diesel seria o sae 40. como fica comparando ao xxwxx? digo, o sae 40 equivale à qual?

    sae 40 é monoviscoso…....é 40 o tempo todo, frio ou quente....

    ok… vamos por parte.estava me referindo a tabela que postei.. e não uma regra a ser seguida.porq. fulano ou siclano usa o óleo xyz super top.. e esta feliz **não quer dizer nada.**o que queremos é um óleo que proteja o motor desde a sua partida (frio) até o desligarmos (hiper quente..rs).quanto menos viscoso … mais rapido ira fluir por todo o motor após a partida..etc ..porém … com o calor vem a degradação térmica… podendo comprometer o motor quando exigido ao máximo.neste caso como devemos proceder ... para encontrar o melhor óleo para o gap ..entre o motor frio..e o motor quente.creio que controlando a pressão do óleo ... se cair.. trocar de óleo (mais viscoso) …ate chegar a um patamar adequado para o motor em questão... **e não porque fulano disse que é bom.**e acima de tudo… nunca afundar o pé com o motor frio...óbvio.ps. e usar sempre oleo classificação sae.. :ban:

    essa sua teoria tá muito complicada.

    eu resumo isso na prática rapidinho…...mas deixa pra lá... o criador de discordia maxima aqui é o fluff.....

    ps: se bem que o pisca tá foda ultimamente...... :biba:

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #56

      lost, vc que tá usando 10w40 com turbo… tens radiador de óleo???

      depois de uma esmerilhada das boa, perde muita pressão ou mantém de boa????

      1 Resposta Última resposta
      • J Offline
        J Offline
        jonas_102
        escreveu em última edição por
        #57

        sae 40 é monoviscoso…....é 40 o tempo todo, frio ou quente....

        isso é bom???

        isso quer dizer que o pau caindo a folha ele continua com a mesma viscosidade?

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          goiano
          escreveu em última edição por
          #58

          sae 40 é monoviscoso…....é 40 o tempo todo, frio ou quente....

          isso é bom???

          isso quer dizer que o pau caindo a folha ele continua com a mesma viscosidade?

          não.

          o motor precisa de oleo mais fino ao ligar e mais grosso ao dar pau e subir temperatura…. tipo um 20w50 por exemplo.

          dai voce mete um oleo 40 vagabundo monoviscoso......é o oleo mais barato que tem.....feito daqueles restos de oleo velho que joga fora no posto.....reciclado e bla bla bla....

          quando voce ligar o carro de manha ele é grosso demais (40) e vai demorar fluir, subir e lubrificar bem seu motor...

          quando for dar porrete ou mesmo em um transito pesado.....vai ser só 40 e nao vai segurar o tranco das altas temperaturas...

          resumindo: é óleo de trator de pobre, caminhao mb 1113 ano 1979 ou se quiser colocar na caixa de marchas, tem uns malucos de circuito que fazem isso.......heheheee......

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            jonas_102
            escreveu em última edição por
            #59

            sae 40 é monoviscoso…....é 40 o tempo todo, frio ou quente....

            isso é bom???

            isso quer dizer que o pau caindo a folha ele continua com a mesma viscosidade?

            não.

            o motor precisa de oleo mais fino ao ligar e mais grosso ao dar pau e subir temperatura…. tipo um 20w50 por exemplo.

            dai voce mete um oleo 40 vagabundo monoviscoso......é o oleo mais barato que tem.....feito daqueles restos de oleo velho que joga fora no posto.....reciclado e bla bla bla....

            quando voce ligar o carro de manha ele é grosso demais (40) e vai demorar fluir, subir e lubrificar bem seu motor...

            quando for dar porrete ou mesmo em um transito pesado.....vai ser só 40 e nao vai segurar o tranco das altas temperaturas...

            resumindo: é óleo de trator de pobre, caminhao mb 1113 ano 1979 ou se quiser colocar na caixa de marchas, tem uns malucos de circuito que fazem isso.......heheheee......

            abraços

            então um 20w50, 15w40 etc. quando quente é mais grosso? mas na prática nossos óleos no pau não afinam?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #60

              pq numero maior indica mais????? que coisa…

              todo óleo ao ser aquecido diminui a viscosidade, ou seja, fica mais fino, flui mais...

              porém nos óleo automotivos o 20w50 não indica a viscosidade a frio e a quente, mas sim dois parâmetros de medição

              ou seja, a frio ele se comporta como um óleo sae20, e a quente como um sae 50.

              mas o 50 não é mais grosso que o 20? É sim

              mas então quente ele fica mais grosso que frio? nÃo. pq um sae 50 a 100ºc tem viscosidade menor quem um sae20 a 20ºc...

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #61

                considerando dois óleo shell helix, um 20w50 e outro 15w50

                produto shell helix hx 3

                grau de viscosidade sae 20w-50

                viscosidade cinemática - astm d-445

                @ 40°c cst - 157,0

                @ 100°c cst - 19

                índice de viscosidade - astm d-2270 137

                densidade astm d-1298 0,888

                ponto de fulgor (coc) astm d-92 215

                ponto de fluidez ( °c ) - astm d-97 -27

                grau de viscosidade – sae j-300 15w50

                densidade a 20/4 ºc – astm d-1298 0,8827

                viscosidade cinemática a 40ºc, cst – astm d-445 139,3

                viscosidade cinemática a 100ºc, cst – astm d-445 18,72

                índice de viscosidade – astm d-2270 152

                ponto de fulgor coc, ºc – astm d-92 220

                ponto de fluidez, ºc – astm d-97 - 27

                tbn, mg koh/g – astm d-4739 6,8

                vejam, o 15w50, a 40º tem 139,3 de viscosidade contra 157 do 20w50, porém a 100ºc um tem 19 e o outro tem 18,72…

                então, a 100º são o mesmo óleo, porém a 40º o 15w50 é mais fino.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #62

                  um óleo 10w60 como o selênia racing, na embalagem é uma agua… porém a 100ºc, ele fica mais grosso que um 20w50 tb a 100º... uma pena custar uma fortuna...

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pellegrino
                    escreveu em última edição por
                    #63

                    um óleo 10w60 como o selênia racing, na embalagem é uma agua… porém a 100ºc, ele fica mais grosso que um 20w50 tb a 100º... uma pena custar uma fortuna...

                    marea gosta desse óleo… via uma 2.0 aspirada com esse óleo, muda até o ronco...

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      menegotto
                      escreveu em última edição por
                      #64

                      qualquer motor gosta desse óleo… hehehehe é o que há de melhor em termos de viscosidade

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        elcio.jr
                        escreveu em última edição por
                        #65

                        fato viu…

                        eu sou doido pra colocar esse oleo na t...

                        mas no preco é tenso.

                        se fosse até uns 30, 35 o litro ainda rolava..

                        1 Resposta Última resposta
                        • X Offline
                          X Offline
                          xtreme
                          escreveu em última edição por
                          #66

                          [media]http://www.youtube.com/watch?v=2tq2n9hco8a&feature=player_embedded#at=487[/media]

                          a partir dos 8:00m esse video replica o que penso….

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Schucht
                            escreveu em última edição por
                            #67

                            por um bom tempo eu usei o viscus da castrol nos meus antigos aps. era muito bom na alta.

                            hoje uso os sl promax, helix ou lubrax 20w50.

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              Davivmg
                              escreveu em última edição por
                              #68

                              por um bom tempo eu usei o viscus da castrol nos meus antigos aps. era muito bom na alta.

                              hoje uso os sl promax, helix ou lubrax 20w50.

                              a partir dos 8:00m esse video replica o que penso…. [2]

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                matt5
                                escreveu em última edição por
                                #69

                                eu acredito que a partir do momento que o óleo atende as especificações necessárias ele é um bom óleo.

                                claro que se vc usar um royal purple ou um motul da vida o seu motor agradece.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
                                  D Offline
                                  Davivmg
                                  escreveu em última edição por
                                  #70

                                  eu queria usar esse selenia racing no meu ut, mas o problema é o custo dele

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    menegotto
                                    escreveu em última edição por
                                    #71

                                    motul decepcionou no teste ein

                                    custa o dobro de um shell helix e fez bem menos…

                                    1 Resposta Última resposta

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