Turbinando o sevel 1.9
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lancia vai entrar nem cedo e nem tarde no seu setup, no meu aqui que é 1.6l mais com borboleta aberta para diâmetro de 42mm tenho uma 47/48 eixo 49 e pressuriza 1bar com 3,5k
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lancia vai entrar nem cedo e nem tarde no seu setup, no meu aqui que é 1.6l mais com borboleta aberta para diâmetro de 42mm tenho uma 47/48 eixo 49 e pressuriza 1bar com 3,5k
legal, marcos. é isso mesmo que eu quero
outra coisa meu amigo, num post destes você me disse que o coletor spa turbo mais a admissão fica difícil de encaixar no cabeçote.
foi isso mesmo ou estarei imaginando coisas?
já tenho o coletor em mãos e não me pareceu brigar muito com a admissão não.
só se o problema ocorreria nos encaixes dos estojos do cabeçote, seria isso?
flávio, fico lhe devendo as fotos. a turbonetics já se foi e a spa ainda nem saiu de lá.
o amigo pagou por boleto e vai levar um bocado de tempo pois temos os quatro (ou mais) dias de carnaval (quando então o brasil começa efetivamente o ano 2012)…
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lancia vamo trocar o apzão aqui no tipo? te volto 3k… mas se quiser recusar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nem se a volta fosse de 30k.
já me ofereceram uma banheira fusion pau a pau e mandei o cara se catar hehehehehe.
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
meu coletor é esse:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
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lancia vamo trocar o apzão aqui no tipo? te volto 3k… mas se quiser recusar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nem se a volta fosse de 30k.
já me ofereceram uma banheira fusion pau a pau e mandei o cara se catar hehehehehe.
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
acho que agora vendo as suas fotos é que entendi o sufoco de vocês dois.
é a banheirinha do coletor de admissão com tbi monoponto que atrapalhou a montagem de vocês.
no meu caso (mpi) o coletor é muito mais leve e menor, não tendo aquela área de montagem de carburador que precisa estar quente para atomizar corretamente.
o seu coletor de escape, mesmo não sendo spa, com certeza foi fundido com o mesmo molde.
é só comparar com o meu aqui:
aqui mostro uma área que planifiquei para a montagem da wastegate também spa em cima do coletor. é a única wg importada que eles tem que permite ser montada diretamente sobre o coletor, facilitando o conjunto.
e a admissão de 8 bicos que se vê é só o protótipo.
cacoete de fábrica, sempre faço dois pois é sempre no segundo que se corrige a maioria dos problemas.
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ahhhh o coletor é mpi mas este do tipo e do uno turbo fica esparramado em cima desta área central crítica pois tem a borboleta no meio, bloqueando o acesso.
na época foi uma discussão bem polemica porque achavam que só assim teriam o fluxo de ar equilibrado para os quatro cilindros.
pouco tempo depois, com o surgimento do fluxo cruzado passaram a fazer o plenum com entrada lateral e com fluxo otimizado, que nem o do pálio, por exemplo.
como eu tenho o corpo da borboleta à direita visto de frente (como a maioria dos carros tem) fica fácil montar e desmontar o dito cujo facilmente.
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ah entendi, interessante, posta umas fotos ai para eu ver.
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kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
marcos, hoje a tarde me sobrou um tempinho e fui exercitar os encaixes da admissão e do escape no cabeçote sobressalente.
e vocês tem razão. a porca original quase que não roda na mão e é impossível apertar direito mesmo com o cabeçote fora.
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agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
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agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
ou seja, lute, relute, se contorça, use alongador flexível e tudo mais que ajudar para colocar a porca no lugar sem danificar o mínimo do sextavado, porque se precisar tirar depois…
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agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
estou percebendo o que vocês padeceram… é soda.
talvez refaça a montagem com o cabeçote fora e usando o sobressalente.
além de facilitar, ele estaria com uma compressão em torno de 9,5:1 medido com junta sabó de 2,00mm.
isso iria melhorar a gestão de batida de pino da ecu g7 agravada pelo turbo.
mas de qualquer maneira vou passar a retífica em volta da porca para que, pelo menos um soquete possa entrar sobre ela.
ai sim, como o jonas escreveu, usar o alongador pivotado para aperto e retirada.
marcos, já comprei as porcas de m8 de 11mm. boa dica.
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que tal usar porca de aço?
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flávio, pode ser a de inox só passa graxa antes que não trava.
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não seria mais simples apenas substituir o parafuso por com cabeça allen como nos vw?
pensei a mesma coisa, mas tem um detalhezinho básico que descarta isso já de cara: se fizer isso, analisando as fotos, acho que não vai sobrar espaço pra apertar ele nem com chave allen de cabeça abaulada,
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não seria mais simples apenas substituir o parafuso por com cabeça allen como nos vw?
usamos prisioneiros mais porca devido ao fato que neste motor já antigo tem o escape e a admissão, no mesmo lado.
é um peso enorme, lembrando que para piorar, temos uma turbina mais wastegate externa com 11 kilos pendurada e a mais.
imagino uns 20kg total presos só por 7 prisioneiros. o momento de força devido ao balanço do carro em movimento é altissimo.
eu não teria coragem de confiar em cabeça de allen pois basta um ir pro saco que os outros vão atrás, um por um, em avalanche.