Turbinando o sevel 1.9
-
entendi a sua ideia e também o porque do uso de diodos. faz muito sentido. perfeito.
ontem tive a ideia de usar uma onda quadrada entre 0 e 12v fornecida pela g7 e aparentemente deve funcionar no his como sinal rpm.
é mais fácil trabalhar com um sinal destes limpo que um cheio de spikes da bobina.
esta onda quadrada usada no medidor de rpm do painel cessa ao entrar a ecu em limitação de giro (acabei de ver no software e testei em bancada).
se o his parar de pulsar os bicos auxiliares assim que parar este sinal de rpm da g7 eu acho que fecha a equação, não?
só me falta ter o his em mãos para testar.
se esta minha ideia não der certo por algum motivo pegarei o sinal nos bicos, conforme sugerido.
-
o turbo da turbonetics chegou (como já disse em outro tópico)e percebi imediatamente que não ia dar certo pois é muito, muito grande.
fiz uma troca com um amigo que estava interessado e que tem um motor v6 de 3,5 litros.
na troca ele comprou para mim então, nova, uma turbina 300 / t3 da spa com caixa quente .48 eixo 49 da serie tornado.
mais todas as tringueletas de porcas, prisioneiros, flanges, parafusos, uma válvula de alívio mcsi sr2 para booster, adaptador saída de óleo e saída de óleo para o carter.
e ainda queria retornar mais r$500,00 que dispensei - eu quero turbina e não dinheiro.
mas se a caixa quente .48 se apresentar curta , pegando cedo demais, aí ele compra outra caixa quente .63.
agora falta ainda eu terminar a admissão que está me dando um trabalho insano devido aos oito bicos.
habemos turbo
-
ow… manda entao esses 500 pra mim aew
posta fotos do turbo por favor (se possivel dus dois...)
-
lancia vai entrar nem cedo e nem tarde no seu setup, no meu aqui que é 1.6l mais com borboleta aberta para diâmetro de 42mm tenho uma 47/48 eixo 49 e pressuriza 1bar com 3,5k
-
lancia vai entrar nem cedo e nem tarde no seu setup, no meu aqui que é 1.6l mais com borboleta aberta para diâmetro de 42mm tenho uma 47/48 eixo 49 e pressuriza 1bar com 3,5k
legal, marcos. é isso mesmo que eu quero
outra coisa meu amigo, num post destes você me disse que o coletor spa turbo mais a admissão fica difícil de encaixar no cabeçote.
foi isso mesmo ou estarei imaginando coisas?
já tenho o coletor em mãos e não me pareceu brigar muito com a admissão não.
só se o problema ocorreria nos encaixes dos estojos do cabeçote, seria isso?
flávio, fico lhe devendo as fotos. a turbonetics já se foi e a spa ainda nem saiu de lá.
o amigo pagou por boleto e vai levar um bocado de tempo pois temos os quatro (ou mais) dias de carnaval (quando então o brasil começa efetivamente o ano 2012)…
-
lancia vamo trocar o apzão aqui no tipo? te volto 3k… mas se quiser recusar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nem se a volta fosse de 30k.
já me ofereceram uma banheira fusion pau a pau e mandei o cara se catar hehehehehe.
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
meu coletor é esse:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
-
lancia vamo trocar o apzão aqui no tipo? te volto 3k… mas se quiser recusar. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nem se a volta fosse de 30k.
já me ofereceram uma banheira fusion pau a pau e mandei o cara se catar hehehehehe.
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
acho que agora vendo as suas fotos é que entendi o sufoco de vocês dois.
é a banheirinha do coletor de admissão com tbi monoponto que atrapalhou a montagem de vocês.
no meu caso (mpi) o coletor é muito mais leve e menor, não tendo aquela área de montagem de carburador que precisa estar quente para atomizar corretamente.
o seu coletor de escape, mesmo não sendo spa, com certeza foi fundido com o mesmo molde.
é só comparar com o meu aqui:
aqui mostro uma área que planifiquei para a montagem da wastegate também spa em cima do coletor. é a única wg importada que eles tem que permite ser montada diretamente sobre o coletor, facilitando o conjunto.
e a admissão de 8 bicos que se vê é só o protótipo.
cacoete de fábrica, sempre faço dois pois é sempre no segundo que se corrige a maioria dos problemas.
-
-
ahhhh o coletor é mpi mas este do tipo e do uno turbo fica esparramado em cima desta área central crítica pois tem a borboleta no meio, bloqueando o acesso.
na época foi uma discussão bem polemica porque achavam que só assim teriam o fluxo de ar equilibrado para os quatro cilindros.
pouco tempo depois, com o surgimento do fluxo cruzado passaram a fazer o plenum com entrada lateral e com fluxo otimizado, que nem o do pálio, por exemplo.
como eu tenho o corpo da borboleta à direita visto de frente (como a maioria dos carros tem) fica fácil montar e desmontar o dito cujo facilmente.
-
ah entendi, interessante, posta umas fotos ai para eu ver.
-
kkkkkk
o coletor spa turbo não conheço então pode ser que consiga apertar as porcas de dentro do coletor de admisão, mais tive que usinar um pouco o coletor de admissão e mesmo assim é trash, outra dica é comprar porca de inox m8 para chave 11mm segue o link:
ah o menegotto também passa esse sufoco, ele uma vez deu a dica de esmerilhar no coletor também.
marcos, hoje a tarde me sobrou um tempinho e fui exercitar os encaixes da admissão e do escape no cabeçote sobressalente.
e vocês tem razão. a porca original quase que não roda na mão e é impossível apertar direito mesmo com o cabeçote fora.
-
agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
-
agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
ou seja, lute, relute, se contorça, use alongador flexível e tudo mais que ajudar para colocar a porca no lugar sem danificar o mínimo do sextavado, porque se precisar tirar depois…
-
agora sim tem coisas que só na prática… hehehehe
essas duas porcas são o inferno dentro do motor de tipo turbo hehehehehe
já realizei a façanha de soltar a admissão com o cabeçote no carro.. mas fiquei umas duas horas na volta dessas duas porcas, tive que afastar bomba da dh e o cano d agua e ralei bastante os braços... de uma atenção especial nesse detalhe da montagem, pois caso precise fazer alguma manutenção futura (re-soldar admissão, etc) vai dar um bom trabalho
estou percebendo o que vocês padeceram… é soda.
talvez refaça a montagem com o cabeçote fora e usando o sobressalente.
além de facilitar, ele estaria com uma compressão em torno de 9,5:1 medido com junta sabó de 2,00mm.
isso iria melhorar a gestão de batida de pino da ecu g7 agravada pelo turbo.
mas de qualquer maneira vou passar a retífica em volta da porca para que, pelo menos um soquete possa entrar sobre ela.
ai sim, como o jonas escreveu, usar o alongador pivotado para aperto e retirada.
marcos, já comprei as porcas de m8 de 11mm. boa dica.
-
que tal usar porca de aço?
-
flávio, pode ser a de inox só passa graxa antes que não trava.