Turbinando o sevel 1.9
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lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.
sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).
overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...
a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool
boa pergunta… foi o pessoal da dinâmica que disse que éra de tipo, mas nem perguntei de que modelo... sei que dava 4bar x 2,3l/min... qdo eu subi pra 1~1,1bar chegava nos 5.500 a pressão começava a cair ...qdo usava 0,7bar (278cv) num caia
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pois é overspeed, a bomba atual é uma bosch submergível de 130 l/h, já medi mais de 5 bar em circuito fechado (momentaneamente) e sempre me pareceu mais que suficiente mesmo para este projeto turbo.
o sistema está com 3 bar mantidos por um regulador original de tempra e creio que irá fornecer combustível para 200hp com folga, mesmo empurrando 8 bicos.
200cv são cerca de 0,14~0,15kg/s de ar
com 12,5 de afr são 0,012kg/s = 0,72kg/min.
a densidade da gasolina é de cerca de 0,75kg/l… ou seja 1 litro por minuto à pressão de trabalho (no caso se for mesmo 0,6bar seriam 3+0,6 = 3,6bar)
ou seja bomba é a menor das preocupações...
outro jeito de pensar é, some a vazão de todos os bicos porque com dc de 100% é o que vai fluir, e vc num pode usar mais de 100% de dc mesmo (impossivel)
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pois é overspeed, a bomba atual é uma bosch submergível de 130 l/h, já medi mais de 5 bar em circuito fechado (momentaneamente) e sempre me pareceu mais que suficiente mesmo para este projeto turbo.
o sistema está com 3 bar mantidos por um regulador original de tempra e creio que irá fornecer combustível para 200hp com folga, mesmo empurrando 8 bicos.
200cv são cerca de 0,14~0,15kg/s de ar
com 12,5 de afr são 0,012kg/s = 0,72kg/min.
a densidade da gasolina é de cerca de 0,75kg/l… ou seja 1 litro por minuto à pressão de trabalho (no caso se for mesmo 0,6bar seriam 3+0,6 = 3,6bar)
ou seja bomba é a menor das preocupações...
outro jeito de pensar é, some a vazão de todos os bicos porque com dc de 100% é o que vai fluir, e vc num pode usar mais de 100% de dc mesmo (impossivel)
corretíssimo, portanto 1 litro por minuto são 60 litro hora que seriam menos da metade declarada para esta bomba pela bosch.
espero não encontrar esta condição de bicos em dc porém, se acontecer, provavelmente a solução será por outros de maior capacidade.
como você bem disse, a bomba no momento é a menor preocupação.
estou tomando uma surra pela tampa do cárter. comprei uma nova paralela para ir soldando o retorno de óleo e manter o tipo andando.
ontem removi a tampa original e hoje comecei a apontar a nova. e quem disse que entra?
caraca, nem copiar direito um treco estúpido como esse a nossa querida indústria paralela consegue.
o corpo da bomba de óleo assim como a peneira batem na divisão interna anti-marola e tive um trabalhão para recortar um bom pedaço com a retífica.
da próxima vez compro em desmanche, coisa que sempre evito por razões óbvias.
vamos ver se amanhã acabo com isso para começar a desmontar o cabeçote, apontar o novo já com a turbina e iniciar os testes do tubo de saída de 2 1/2 .
isso vai me dar um trabalho do cacete, põe, tira, mede, marca, leva para dobrar, volta e mede de novo, se deu certo solda senão recomeça tudo de novo.
estou ansioso para ver se os 3cm de espaço entre o downpipe e o alternador serão uma realidade. virtualmente dá, na prática não sei.
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lancia faz assim, usa essa mesmo e vê se consegue alimentar se não alimentar ai você coloca outra em paralelo ou compra outra, essa que indiquei é muito boa e com preço bem atrativo.
sua bomba de 3bar mais está usando quanto de pressão para esses bicosó não é 3bar ai não sobra pressão para o retorno do combustivel, carros com pressão de linha a 3bar tem que ter uma bomba de no mínimo 5bar para sobrar para o retorno, exemplo bomba 3bar para pressão de linha de 1bar (bico monoponto).
overspeed bomba elétrica ?… usa a de tipo mesmo, eu usava no meu marea turbo...ficou 4 anos no carro, perfeita (só tem um defeito o pré-filtro que suja muito no alcool)...só troquei agora porque ela num sustenta mais que 270~280cv no alcool... na gasolina da com pé nas costas...e é uma bomba barata... é praticamente uma bomba de gti só que feita pra ser interna...
a sua bomba era de qual tipo 1.6 ou 2.0 16vó porque a minha não alimentou nem 130cv no alcool
boa pergunta… foi o pessoal da dinâmica que disse que éra de tipo, mas nem perguntei de que modelo... sei que dava 4bar x 2,3l/min... qdo eu subi pra 1~1,1bar chegava nos 5.500 a pressão começava a cair ...qdo usava 0,7bar (278cv) num caia
pode ser que venderam a do tipo 2.0 16v, tenho a vazão dela aqui em casa em algum lugar que não me lembro, a minha dava 5bar estanqueda e não supriu com bicos de 54 lbs/h, porque será?
bom sendo assim se suprir ótimo se não suprir depois troca ou coloca outra.
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lancia, você pode montar o carter lubrificação e deixar o carro andando sem o escapamento e levar as peças para a loja de escapamentos ai os caras fazem as curvas do jeito que você quer e na hora ja direto no carro.
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hi marcos, eu sou muito chato, quase perfeccionista.
eu vou levar sim mas com tudo na medida só faltando soldar as flanges de conexão do escape bem junto do local da antiga malha flexível.
ninguém vai meter a mão na turbina e adjacências, só o papai aqui.
o cárter já subiu, colei ele com silicone preto da loctite próprio para tampas de cárter.
aproveitei que estava por baixo, prendi a infeliz da massa centrífuga que estava meia solta e troquei o filtro de óleo.
tenho que agora serrar o escape na junção do novo com o velho para remover a saída 4x2x1 antiga e começar a apontar a nova.
e para isso estou indo comprar um disco de corte de 3 para a serra pneumática pois o que tenho não alcança essa medida.
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vixi perfeccionista mesmo…kkkk
quando falei do site www.menil.com.br pedi para o mecânico amigo meu comprar o jogo de parafusos mais infelismente não tinha como você verificou. vcoê achou ai perto da sua casa né, pode comprar um jogo pra mim te mando a grana, se puder me fazer esse favor me fala quanto fica os parafusos, frete, seu tempo e combustivel.
[] s
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marcos, claro que sim. amanhã de manhã já passo lá e compro o jogo.
custou r$30,00 que é mixaria para um jogo de parafusos deste tipo.
me passe seu endereço via mp, ok?
já cortei a descarga e foi um parto daqueles. ô tubo duro, sô.
tive que serrar na parte 2x1 porque mesmo a serra de 3 não conseguia cortar o cano único ao lado da sonda lambda.
abaixo a defunta vestida com uma saia justa de termotape e deitada ao lado do futuro cano.
peguei a admissão que estava com um amigo meu que tem uma indústria metalúrgica.
pintamos com tinta epóxi pó e ficou decente e não parece mais alambique…
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esses canos dão um trampo para cortar…eheheh ficou bonito esse azul heim.
muito obrigado lancia por comprar os parafusos pra mim se quiser deixar para comprar na quinta, pois vou conseguir depositar a grana na quinta, vou te mandar uma mp ok.
][ s
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esses canos dão um trampo para cortar…eheheh ficou bonito esse azul heim.
muito obrigado lancia por comprar os parafusos pra mim se quiser deixar para comprar na quinta, pois vou conseguir depositar a grana na quinta, vou te mandar uma mp ok.
][ s
mandei mp de volta.
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só eu estou achando essa saida de turbina muito estressante pro fluxo? nunca vi assim…
fico imaginando a temperatura que vai ficar essa curva com contato frontal com os gases incandescentes
ou aquilo nao é a descarga?
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só eu estou achando essa saida de turbina muito estressante pro fluxo? nunca vi assim…
fico imaginando a temperatura que vai ficar essa curva com contato frontal com os gases incandescentes
ou aquilo nao é a descarga?
é a descarga sim, flávio.
mas não me parece tão estressante assim.
minha experiência prática em turbinas é quase zero mas como comprei esta peça numa empresa que reputo de alto nível acredito que não vou ter lá muitos problemas.
o único retrabalho que fiz foi serrar a parte que ia abrindo até 3 e encaixar o cano de 2 1/2 no oval da peça após o corte.
e pelo que já aprendi com o menegotto, esta área da descarga é crítica pois fica ao lado do alternador.
quanto mais afastado o tubo do alternador, melhor.
usando-se curvas ditas normais esta distância de 10cm faz com que o tubo roce no alternador mandando-o para as cucuias em pouco tempo.
esta curva spa, que para manter o fluxo dos gases tem o perfil oval de 3 x 2 , mantém um afastamento de 7cm, ou seja, livra 3cm de tocar no alternador.
todos os tipos tem este calcanhar de aquiles.
segue abaixo um close da dita cuja.
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essa peça que voce comprou foi essa vendida pela spa de 3 polegadas?
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num precisa nem responder
entendi… vc partiu o produto da spa utilizando apenas a ponta que vai no turbo...
agora, a peça começa em 2.5 pol? que estranho...
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flávio, pode parecer estranho, ela começa em 2 1/2 que é a saída de turbina t3/t04 e sai em flange de 3 .
quando a vi no site deles eu percebi que ia dar samba se arrancasse a parte de 3 aproveitando a curva em 2 1/2 .
custou r$125,00 mas acho que valeu à pena.
e deve haver muita gente que põe escape de 3 mesmo com caixa quente t3.
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é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?