Turbinando o sevel 1.9
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lancia, você pode montar o carter lubrificação e deixar o carro andando sem o escapamento e levar as peças para a loja de escapamentos ai os caras fazem as curvas do jeito que você quer e na hora ja direto no carro.
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hi marcos, eu sou muito chato, quase perfeccionista.
eu vou levar sim mas com tudo na medida só faltando soldar as flanges de conexão do escape bem junto do local da antiga malha flexível.
ninguém vai meter a mão na turbina e adjacências, só o papai aqui.
o cárter já subiu, colei ele com silicone preto da loctite próprio para tampas de cárter.
aproveitei que estava por baixo, prendi a infeliz da massa centrífuga que estava meia solta e troquei o filtro de óleo.
tenho que agora serrar o escape na junção do novo com o velho para remover a saída 4x2x1 antiga e começar a apontar a nova.
e para isso estou indo comprar um disco de corte de 3 para a serra pneumática pois o que tenho não alcança essa medida.
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vixi perfeccionista mesmo…kkkk
quando falei do site www.menil.com.br pedi para o mecânico amigo meu comprar o jogo de parafusos mais infelismente não tinha como você verificou. vcoê achou ai perto da sua casa né, pode comprar um jogo pra mim te mando a grana, se puder me fazer esse favor me fala quanto fica os parafusos, frete, seu tempo e combustivel.
[] s
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marcos, claro que sim. amanhã de manhã já passo lá e compro o jogo.
custou r$30,00 que é mixaria para um jogo de parafusos deste tipo.
me passe seu endereço via mp, ok?
já cortei a descarga e foi um parto daqueles. ô tubo duro, sô.
tive que serrar na parte 2x1 porque mesmo a serra de 3 não conseguia cortar o cano único ao lado da sonda lambda.
abaixo a defunta vestida com uma saia justa de termotape e deitada ao lado do futuro cano.
peguei a admissão que estava com um amigo meu que tem uma indústria metalúrgica.
pintamos com tinta epóxi pó e ficou decente e não parece mais alambique…
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esses canos dão um trampo para cortar…eheheh ficou bonito esse azul heim.
muito obrigado lancia por comprar os parafusos pra mim se quiser deixar para comprar na quinta, pois vou conseguir depositar a grana na quinta, vou te mandar uma mp ok.
][ s
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esses canos dão um trampo para cortar…eheheh ficou bonito esse azul heim.
muito obrigado lancia por comprar os parafusos pra mim se quiser deixar para comprar na quinta, pois vou conseguir depositar a grana na quinta, vou te mandar uma mp ok.
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mandei mp de volta.
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só eu estou achando essa saida de turbina muito estressante pro fluxo? nunca vi assim…
fico imaginando a temperatura que vai ficar essa curva com contato frontal com os gases incandescentes
ou aquilo nao é a descarga?
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só eu estou achando essa saida de turbina muito estressante pro fluxo? nunca vi assim…
fico imaginando a temperatura que vai ficar essa curva com contato frontal com os gases incandescentes
ou aquilo nao é a descarga?
é a descarga sim, flávio.
mas não me parece tão estressante assim.
minha experiência prática em turbinas é quase zero mas como comprei esta peça numa empresa que reputo de alto nível acredito que não vou ter lá muitos problemas.
o único retrabalho que fiz foi serrar a parte que ia abrindo até 3 e encaixar o cano de 2 1/2 no oval da peça após o corte.
e pelo que já aprendi com o menegotto, esta área da descarga é crítica pois fica ao lado do alternador.
quanto mais afastado o tubo do alternador, melhor.
usando-se curvas ditas normais esta distância de 10cm faz com que o tubo roce no alternador mandando-o para as cucuias em pouco tempo.
esta curva spa, que para manter o fluxo dos gases tem o perfil oval de 3 x 2 , mantém um afastamento de 7cm, ou seja, livra 3cm de tocar no alternador.
todos os tipos tem este calcanhar de aquiles.
segue abaixo um close da dita cuja.
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essa peça que voce comprou foi essa vendida pela spa de 3 polegadas?
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num precisa nem responder
entendi… vc partiu o produto da spa utilizando apenas a ponta que vai no turbo...
agora, a peça começa em 2.5 pol? que estranho...
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flávio, pode parecer estranho, ela começa em 2 1/2 que é a saída de turbina t3/t04 e sai em flange de 3 .
quando a vi no site deles eu percebi que ia dar samba se arrancasse a parte de 3 aproveitando a curva em 2 1/2 .
custou r$125,00 mas acho que valeu à pena.
e deve haver muita gente que põe escape de 3 mesmo com caixa quente t3.
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é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?
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é, percebi isso tb.. mais se o rotor nao é maior que a parte interna da flange e no periodo de expansao dos gases o escape expansao… acho que tem melhoramentos usar de 3 pol...
uma pergunta, o que vc vai fazer para unir o cano galvanizado com o final da peça fundida? entro na pressao?
além de já ter entrado na marreta vou soldá-lo sim. depois de soldar mostro como ficou.
agora me traduza a primeira frase pois não consegui entender o assunto sobre a expansão dos gases.
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bom, já com o carro fora das rampas, retirei e guardei o cabeçote antigo e apontei o novo .
primeira impressão é boa fora alguns detalhes vistos nas fotos.
o coletor spa joga a turbina muito para baixo.
por conseguinte a parte inferior dela fica rente com a parte superior do cárter.
eu erradamente posicionei o tubo de retorno muito ao centro e o mesmo quase que colide com o tubo de saída da turbina.
portanto a mangueira de retorno deverá ficar entre 2 e 3 cm, bem curta mesmo.
a boa notícia é que a curva spa de escape da turbina funcionou como pensei.
ficou com 1,5cm de distância do alternador porque os 10cm de folga para a turbina que eu havia previsto são na realidade somente 8cm.
o fio branco que aparece na foto que é o sinal da luz espia do alternador já é de teflon.
o tubo de inox está por dentro da flange de ferro fundido mas como entrou justinho (fui passando a fresa ponto a ponto) ele está bem rente as paredes internas da flange.
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lancia, para reduzir o problema com calor nesta area você podia dar uma banho de ceramica no coletor + caracol quente + saida de escape.
em alguns casos funciona tao bem que da até pra colocar a mão na peça.
dica que eu sofri muito, procure fazer o retorno em aerokip para evitar vazamentos.