Gol caixa v6
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amigos, como alguns sabem, o gol bola aspirado está tomando um fim no projeto, finalmente quase finalizado.
e agora pintou um outro gol, caixote, que meu avó doou para mim e meu pai quer ajudar a ressuscitar o carro. o carro é ótimo de estrutura, trata-se de um gl 1.8 ano 91/91. nunca bateu, alinhado, porem com a pintura bastante gasta pelo tempo. o interior já demos um grau, tá original, só falta desmontar painel pra tirar barulhos, de resto tá um brinco.
parte mecanica, motor original com 100.000km originais, não fuma, não baixa óleo, excelente.
pensei em turbinar, mas iria entrar na mesmice e encheção de saco com fueltech ou outra ie reprogramável. já chega o meu gol aspirado…
então estou cogitando a instalação de um motor v6 original com ie original de algum audi ou vw (passaté). pesquisei na internet e achei pouca coisa a respeito, muito pouco mesmo. o que chamou atenção foi um projeto tipo rallye que o cara adaptou o v6 numa parati, acho que é isso mesmo, tem até topico no pp, porém o topico morreu com poucas postagens.
penso eu: ap 4cc em linha, um v6 terá 3cc em linha, será menor de comrpimento porém de largura ele é maior, mas cabe no cofre do gol. então o projeto é colocar o motor v6 com toda mecanica, inclusive cambio e ie original desse motor, se der até dh e ac e painel de instrumentos adaptado no tabelier do caixote. com isso, penso eu, que teria um motor original, na casa dos 200cv num carro leve, com ie original sem dor de cabeça com acerto e consumo, podendo rodar tranquilamente, pegar transito e dar umas intimadas quando preciso.
alguém tem mais infos sobre algo parecido?
em conversa rápida com o preparador, ele disse que é uma boa idéia, que reforça a estrutura do carro, amortecedores, freios...
enfim, nesse projeto quero um swap engine. qual motor v6 seria o mais indicado?
se der, pretendo comprar uma sucata pra retirar tudo que for necessário. não pretendo turbinar e nem forjar, um v6 num carro leve desse, já faz um belo estrago.
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cara, eu iria de achar um passat v6 manual, ou audi com a mesma mecânica…
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antes de mais nada… pesquisa a diferença de peso entre os dois... porque vc vai ter que mexer e muito em setup de suspensão porque o comportamento dinâmico ira se transformar... veja por celta, nego tira o 1.0 e bota o 2.0 16v e o peso maior na frente ja faz o comportamento mudar muito nas curvas devido a transferencia de peso (pior ainda nas frenagens)
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eu ainda não descartaria uma turbina. por mais complicada que possa parecer a tarefa de instala-lá terás resultados muito mais cedo e o foco fica só no motor.
como o over já disse muito bem, suspensão, chassi, freios e caixa de câmbio irão dar um bom trabalho depois de montado o motor v6.
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eu faria um swap por um 1.8 20v turbo tranquilamente… peso do motor parecido, mantém a transmissão original, pequenas alterações de suspensão/chassi, etc etc etc
pode usar a ie original, fazer um upgrade de turbo e remapear tranquilamente. carro 100% liso como original sem dor de cabeça.
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legal menegotto, acho que vou mudar e partir pro audi/golf t então.
quero um carrinho fortinho pra rodar quando for preciso, mas sem dor de cabeça com fueltech, consumo exagerado, dificuldade de partida, oscilação etc…
mas rola então colocar a ie desse motor pra funcionar sem problemasó penso até em colocar o cambio deles.
e a posição do motor, fica igual do ap ou muda pra horizontal, igual nos audi/golf?
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vc pode pegar o conjunto completo do passat que é na mesma posição do gol.
eu usaria a caixa do carro, é uma adaptação a menos (suportes, semi-eixos, etc)
quanto a injeção, é bem fácil por ela pra funcionar, é só ter o chicote completo. porém esse sistema tem um cancerzinho no maf que é bem dificil encontrar bosch, e os paralelos não duram nada. se possível ja péga um motor 180cv e não 150cv
um motor desses fora dos grandes centros, custa 4 a 5 mil reais. com injeção completa, deve ir aos 7 a 8 mil….
sabe o que eu faria com 8 mil????
ap 1.9 forjado + mi original.
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bem, estou estudando todas as possibilidades. ie mi eu tenho do meu gol, completinha, gasolina 1avb, com chicote e tudo. no caso usaria a ft pra controlar bico extra e nada mais, deixando o resto pra ie mi, correto. posso tentar achar uma central dos flex, pq ai ja usaria alcool.
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central do flex (4avp) só funciona no flex mesmo, precisa de sensor de fase no bloco, que não tem com adaptar.
e outra hein, montar chicote usado é pedir para ter dor de cabeça, experiência própria.
é muito mais fácil fazer um chicote do zero do que adaptar um usado velho com os fios todos endurecidos em um carro que não vem com ele.
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bem, estou estudando todas as possibilidades. ie mi eu tenho do meu gol, completinha, gasolina 1avb, com chicote e tudo. no caso usaria a ft pra controlar bico extra e nada mais, deixando o resto pra ie mi, correto. posso tentar achar uma central dos flex, pq ai ja usaria alcool.
dependendo do que for o uso e pressão, faz apenas no chip sem nem hpi nem nada… fica limpo (sem manguera e fio extra de suplementar) e mais barato (sem comprar gerenciador)... manda fazer chicpte novo (chicote velho e parado é froids pra quebrar fio e deixar vc louco)...4avp (flex) esquece que num é pra isso
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uai, então to quase deixando esse lance de v6 e adaptar motor turbo de audi de lado.
over, vc faz esse acerto na injeção mi 1avb? ela é boa para o proposito do projeto? se for o caso, farei 1.8 ou 1.9 usando o bloco original, pistão e biela forjados (pistão reto, nada de motor destaxado), pouca pressão, intercooler.
o grande problema de goiania é a falta de dinamomentro e na cidade esquece oficina que faça remapeamento e acerto na ie do carro, só tem cagão. mas vi o serviço que o over esta fazendo num s3 de um amigo e tá ficando muito bom.
eu quero um carrinho legal, ele será mais pra curtir, uso diário, porém ajeitado. ate comprei umas bbs 14x7 mas preciso de um motor confiável, e porque não, forte porém com consumo adequado pra cavalaria.
to evitando mexer em ft de novo, como disse anteriormente, de ft e dor de cabeça já tenho o aspirado, que ainda vai levar um tempinho pra chegar num acerto legal. o problema das ft da vida, é que o mapa sofre muito com qualquer variação climática.
quero um motor que fosse forte e original , uns 200cv acertados, fortinhos, tá de bom tamanho.
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uai, então to quase deixando esse lance de v6 e adaptar motor turbo de audi de lado.
over, vc faz esse acerto na injeção mi 1avb? ela é boa para o proposito do projeto? se for o caso, farei 1.8 ou 1.9 usando o bloco original, pistão e biela forjados (pistão reto, nada de motor destaxado), pouca pressão, intercooler.
o grande problema de goiania é a falta de dinamomentro e na cidade esquece oficina que faça remapeamento e acerto na ie do carro, só tem cagão. mas vi o serviço que o over esta fazendo num s3 de um amigo e tá ficando muito bom.
eu quero um carrinho legal, ele será mais pra curtir, uso diário, porém ajeitado. ate comprei umas bbs 14x7 mas preciso de um motor confiável, e porque não, forte porém com consumo adequado pra cavalaria.
to evitando mexer em ft de novo, como disse anteriormente, de ft e dor de cabeça já tenho o aspirado, que ainda vai levar um tempinho pra chegar num acerto legal. o problema das ft da vida, é que o mapa sofre muito com qualquer variação climática.
quero um motor que fosse forte e original , uns 200cv acertados, fortinhos, tá de bom tamanho.
sugestões:
motor: vai num desmanche e compra bielas de a3/golf turbo vão aguentar uns 40mkgf e uns 300cv…ficando com 200 ai ser extra confiável e durável
pistões, não acho que valha a pena abrir bloco pra fazer 1,9..monta 1.8 mesmo com 10:1 de taxa, vai deixar a pegada rapida, vaii deixar economico e forte mesmo sem turbina pressurizando e permite usar até 1,2bar.
um intercooler é extremamente bem vindo e ajuda no caso dos 10:1 a evitar quebras e ganhar mais uns pocotós
sinceramente, avb qdo começa a envelhecer e principalmente se fica parada da uns paus meio estranhos... eu aconselharia tentar trocar numa 1avp que vc tem code (ajuda a manter seu patrimonio)mas se quiser arriscar eu consigo fazer sim... só num pode ser a distância...