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Motor md

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  • M Offline
    M Offline
    Milan
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    #109

    caraca casantosef vc eh engenheiro?¿.

    uma coisa que influenciaria muito seria a regulagem da polia regulavel (comando) e ponto ignição não?¿

    o carro que o cara ta fazendo ta ficando quase igual meu motor.

    md 1.6 (1º retifica .50) gasolina rodando com alcool + 2e + polia de comando meio dente atrasdo (acredigo que 5 graus)..+ cabecote original + comando 49g + valvulas retrabalhadas para mudar.

    segundo o cara o efeito das valvulas seriam como se fossem maiores 1mm tanto adm quanto escape.

    o motor md original gira 6500….... nos testes do meu motor o maluco la girou 8000 o.o'

    comandos tem o 49h 49 e 49g......

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    • C Offline
      C Offline
      Casantosef
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      #110

      ainda estou cursando engenharia mecatrônica.

      no caso de uma polia regulável só seria necessário se você usasse comandos de alta graduação, algo acima dos 300º. o objetivo dessa polia é facilitar o enquadramento do comando. dependendo de quanto atrasar ou adiantar você consegue características de torque em baixas rotações ou potência em alta. vai depender do perfil e duração do comando.

      quando se faz ângulos nas válvulas você altera a capacidade de passagem de fluxo da mistura e realmente, uma válvula trabalhada aumenta consideravelmente o rendimento volumétrico.

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      • N Offline
        N Offline
        Nando Moura
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        #111

        casantosef,não quero ser chato,mas quero muito entender esse calculo,mas a unica coisa que entendi é que vc terminou com uma pergunta,mas não sei oque inserir,sou pessimo em matematica,mas não me importo em estudar,veja bem,minha parati era carburada,comando zba,valvula 33 por 38,comprei um cabeçote do gti valvula 39 por 33,troquei as 39 pelas 40,comando 49g,tbi e admição do gti,vou usar uma pandu pulser,para alimentar a primeira bancada de bico 4 gti e um tec race para segunda bancada e atraso de ponto,uma 42/48 empurando 1,5kg de pressão +ou -e um intercooler.sei que era melhor usar pelo menos uma .50 mas quero um carro mais rapido de baixa,então por essa melhoria de componentes achei por obvio dar um up nas valvulas de admição tirando as 39 e colocando as 40.cara se não for te encomodar muito,da uma mastigada em cada iten do calculo para que eu possa entender,trabalho com preparação de motores,mas ainda sou criança neste mundo,com um mar de coisas para aprender,obrigado!!!!1796611_597073707041946_1628633038_n.jpg10270397_637347996347850_376523281299085

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        • M Offline
          M Offline
          Milan
          escreveu em última edição por
          #112

          ainda estou cursando engenharia mecatrônica.

          no caso de uma polia regulável só seria necessário se você usasse comandos de alta graduação, algo acima dos 300º. o objetivo dessa polia é facilitar o enquadramento do comando. dependendo de quanto atrasar ou adiantar você consegue características de torque em baixas rotações ou potência em alta. vai depender do perfil e duração do comando.

          quando se faz ângulos nas válvulas você altera a capacidade de passagem de fluxo da mistura e realmente, uma válvula trabalhada aumenta consideravelmente o rendimento volumétrico.

          entao, foi isso mesmo que ele fez…...  e acho que é isso que justamente o amigo do md ta querendo.

          agora fazer esses calculos todos ai que tu fez nao sei....

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          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
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            #113

            ok fernando moura e milan, vou mastigar bem cada item e ainda explicar o que faço com cada um deles, do início ao fim e mostrar como cada um deles altera o funcionamento do motor.

            essa é primeira parte da escolha das peças estruturais. tem mais coisas, mas vamos nos ater a essa primeira parte e o mais interessante disso tudo é que, ano passado, um amigo/irmão montou dois motores com as mesmas peças e configurações, mas o que a gente seguiu os cálculos sempre termina na frente nas arrancadas. o dono do carro que ficou para trás ficou chateado e mandou desmontar o motor para ver o que tinha de diferente. a cara dele depois de ver que as peças eram as mesma foi hilária.

            ou seria melhor fazer estes cálculos em outro tópico para não tumultuar o do junior85?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Milan
              escreveu em última edição por
              #114

              seila, derrepente seja util pra ele ver q q ele faz…...

              mas que vai ser de grande valor esses calculos sao ;d.....

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #115

                então vamos adiante:

                a ideia aqui é atingir um número 0,5 como resultado dessa equação. para isso, a gente vai fazer uma série de ajustes através da escolha de peças como válvulas, comando, pistões e até virabrequins se for necessário.

                a equação em si só tem divisões, multiplicações e potenciações.

                depois de um tempo, se acostuma e faz tudo isso em um pedaço de papel.

                o primeiro item é a divisão entre o diâmetro do cilindro pelo diâmetro da válvula de  admissão e o resultado elevamos ao quadrado.

                assim, se o pistão do motor do md tem 79,5 mm e vamos usar válvulas com 38 mm de diâmetro fazemos:

                79,5/38= 2,0921

                depois elevamos o resultado ao quadrado:

                (2,0921)²=4,3768

                bom, o primeiro passo já foi dado.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Casantosef
                  escreveu em última edição por
                  #116

                  até aqui tudo ok?

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
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                    Nando Moura
                    escreveu em última edição por
                    #117

                    entendido,da hr isso,quando puder continuamos,valeu!!!!!!

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      junior85
                      escreveu em última edição por
                      #118

                      desculpa estar te alugando casantosef.

                      mas quero usar meu cabecote original md que ja tem o comando 049 (original dele).

                      sera que fica bom com as valvulas 38 x 33?

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Casantosef
                        escreveu em última edição por
                        #119

                        ficaria quase perfeito. para melhorar eu sugiro levar as válvulas a alguém especializado e pedir que ele faça um ângulo a mais. ou seja, você mantem o de 45º e colocaria um 40º ou 44º.

                        se não achar eu indicaria usar válvulas menores: 36 mm.

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          junior85
                          escreveu em última edição por
                          #120

                          mas existe com 36mm? e nessas nao oreciso fazer angulo?

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
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                            Casantosef
                            escreveu em última edição por
                            #121

                            o próximo item a ser estudado é a velocidade média do pistão. ela sempre depende da rpm máxima que o comando pode fornecer e do curso do virabrequim.

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
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                              Casantosef
                              escreveu em última edição por
                              #122

                              não existe, são cabeçotes que tinham originalmente válvulas de 34 mm e a partir deles usa-se válvulas maiores.

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
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                                #123

                                vamos usar dois exemplos: o virabrequim do motor md do junior85 e o do motor ap fernando moura. um tem 80 mm de curso e o outro tem 86,4 mm.

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  Casantosef
                                  escreveu em última edição por
                                  #124

                                  o procedimento para o motor md é o seguinte:

                                  multiplica-se o curso do pistão em milímetros pela rotação máxima alcançada pelo motor com carga(é diferente de acelerar o motor sem que ele esteja andando engatada às marchas).estima-se, que em plena carga, o comando 049g seja capaz de oferecer rotações próximas dos 6000 a 6500 rpm.
                                  então fica 80 mm(curso) x 6.000rpm= 480.000
                                  depois divide-se por 30.000
                                  48.000/30.000= 16m/s

                                  resumo:

                                  vmp=(80x6000)/30000
                                  vmp=(48000)/30000
                                  vmp=16 m/s

                                  essa é a velocidade média que o pistão alcança a uma rotação de 6.000 rpm.

                                  agora vamos ao mesmo procedimento com motor ap do fernando:

                                  o curso deste virabrequim 86,4 mm e vamos usar a mesma rotação de 6.000rpm:
                                  então fica 86,4 mm(curso) x 6.000rpm= =518.400
                                  depois divide-se por 30.000
                                  518.400/30.000= 17,28 m/s

                                  resumo:

                                  vmp=(86,4x6000)/30.000
                                  vmp=(5184.800)/30.000
                                  vmp=17,28 m/s

                                  a conclusão é a seguinte: para uma mesma rotação com virabrequins diferentes, temos velocidades médias de pistão diferentes. quanto maior o curso maior a velocidade média do pistão.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    Casantosef
                                    escreveu em última edição por
                                    #125

                                    até aí, tudo bem?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #126

                                      sim tudo bem.

                                      uma pergutna. até agora com esses valores podemos definir que.

                                      o motor com maior velocidade do pistao é melhor de baixa que o motor que tem menor velocidade?¿

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #127

                                        com aquela parte da divisão entre o diâmetro do cilindro praticamente não dá para definir muita coisa e é mais para compor o restante da equação, mas com a velocidade média do pistão(vmp0 a gente vai saber qual a faixa onde deveremos fixar a limitação de corte de giro, pois a vmp não deve exceder a faixa crítica dos 20 m/s, já que, acima desta faixa os danos ao motor são consideravelmente altos. para se ter uma ideia, os motores de f1 tem pistão com diâmetro acima dos 100 mm, mas com virabrequins com curso que não passa dos 39 mm. agora imagine um motor girando 18.000 rpm. a vmp destes motores é bem próxima dos 24 m/s. por isso estes motores não duram mais que três corridas. a velocidade média do pistão define a durabilidade do motor. para um motor de rua, a vmp de 20 m/s é o mesmo  que ter um motor quase descartável. agora com base no que sabemos, faças as contas de um motor como o md do junior85 com uma rotação de 18000 rpm.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          Casantosef
                                          escreveu em última edição por
                                          #128

                                          a vmp daria 48 m/s. com uma vmp o motor provavelmente explodiria nos primeiros dois minutos de aceleração mais forte.

                                          1 Resposta Última resposta

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