Motor md
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então esse 1.45 é um efeito gerado pelos 45 graus,e não um retrabalho ou uma usinagem no duto sede ou valvula??
a constante não é aquela depois da velocidade do som?
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esse 1,45 é o efeito gerado pela ângulo usinado originalmente pela fábrica na sede. se você retirar um cabeçote de uma cg 150 você vai verificar que a sede tem 2 ângulos usinado na sede. isso muda a constante para 1,5 aproximadamente. nos motores, pela facilidade, fazemos usinamos 1 ângulo na sede e outro na válvula porque a sede é mais cara de se fazer o serviço e se a retifica fizer alguma besteira o conserto será difícil e na válvula não. se a válvula der algum problema simplesmente trocamos.
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depois da velocidade do som você troca a constante por 1,45 no seu caso. 1,45 já a constante. dizemos que é uma constante, porque não importa o tamanho da válvula, nem o lift neste caso, sempre vai haver a multiplicação por 1,45 por causa do ângulo na válvula ou sede.
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entendi,muito da hr,mas se eu mudar o angulo da valvula mudo tambem a constante?vc tinha dito que se eu fizesse 2 angulos nas valvulas eu corregiria o erro da valvula 40,tem como colocar isso no calculo??
não querendo te encomodar,vc não tem email pra que possamos trocar uma ideia futuraão meu é [email protected]
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fernando, meu e-mail é [email protected]. as adequações são melhores vistas quando se muda a equação geral e muda as constantes de escoamento de acordo com os ângulo.
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pelo que vi meu motor deve ta quadradao kkkkkkk
ta dando valor quase 0,25 com a valvula (39mm chutometro)….. a taxa de gasolina rodando com alcool.
o ideal seria eu alterar o comando de valvulas por um de maior lift pelo q parece.
casantosef vc é daonde?¿
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mas como que faço para descobrir o constante de um motor que não conheço,e que tipo de angulo devo fazer na valvula???poxa daqui a pouco vc vai me mandar me matricular na faculdade de engenharia!!!!!!!kkkkkk
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fernando, você está correto. para que a relação lift/válvula fique mais adequada o ideal seria utilizar um comando com um lift um pouco maior.
olha só:
lift/válvula=0,25( mínimo)
lift/válvula=0,35( maxímo)
podemos escolher a relação simplesmente usando as regras simples, podemos fazer:
lift=válvulax0,25 nesse seu caso é lift=40x0,25= 10 mm
lift=válvulax0,35 nesse seu caso é lift=40x0,35= 14 mm
ou seja, mudando o comando muda-se a relação. a dificuldade é achar comando com especificações assim. acredito que só importando ou encomendando a empresas como a sobe.
milan, seu motor não ficará quadrado, mas, se comparado a um motor dentro do índice, ele vai ter que fazer um esforço um pouco maior para atingir a mesma potência(algo próximo de 23% a 26%).
para descobrir uma constante de escoamento, você precisará de uma bancada de análise de fluxo. ano passado fiz uma a partir de um modelo americano. É com base na análise da pressão por coluna d'água. fiz por diversão mesmo, mas tem me ajudado e muito quando algum amigo quer preparar um pouquinho o motor. dá para saber até quanto o motor vai melhorar com ela.
ainda penso em postar uma espécie de "tutorial" de construção da bancada e outro de manuseio dela. infelizmente, não tenho tanto tempo, além do fato de, neste momento, estar passando por uma quinzena de própria.
sou de aracaju, capital de sergipe, o menor estado de nossa federal (1,7% do território nacional). e não mandarei você fazer engenharia sob risco de perder meu emprego no final. kkkkkkkkkkkk
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conversei com um amigo que trabalha em uma retífica e ele me falou que existe um comando para motores ap que possuem lift de 11 mm. falou que o código de referência 026 be.
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cara só tenho a agradecer,com todas as suas postagens fiz uma materia muito bem esclarecida,agora tenho que estudar e colocar tudo em pratica.mas a hr que tiver um tempo se quiser postar o tutorial da banca de fluxo fique a vontade,não vamos ficar bravos não!!!!kkkkkkobrigado deus abençoe vc e sua familia!!!!!
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muito obrigado fernando. fico muito feliz que tenha entendido esta parte. espero que seja útil para ti. tem alguns detalhes como coletores de admissão(ressonadores de helmohtz, carregamento por inércia, fenômeno ram e suas faixas de uso) de escape, uso do turbo, supercharger e como sintonizar(é o termo em português para tunning).
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alguns amigos gostaram os resultados, mas nunca montei nenhum motor com estes aneis.
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fernando me diz uma coisa. que taxa de compressão o seu motor vai terá além disso que taxa residual pretende usar? e porque escolheu aquele coletor da foto?
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a principio,o motor era alcool no alcool,mas não tinha buretado,agora vou montar com os forjado que tem bastante camara,so sei bureta com um calculo de ml mas ainda não montei o motor,imagino que fique na casa dos 8 de taxa,não sei quanto de pressão vou usar mas quero chegar a 300 cv ai finalizo o projeto desse carro,e tanto a admição quanto o tbi e valvula 40 foram escolidas na tentativa de conseguir um bom cfm, para não dar obstrução de fluxo,imagino que errei nisso né.
ha e a hr que quiser falar sobre aqueles outros calculos que sito,to pronto pra aprender!!!!valeu!!
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junior,um sabio conselho,use tanto anel quanto bronzina metal leve!!!!
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a partir daqui, o que se necessita é prática com os números. sabendo manipular as equações você acha os valores necessários de acordo com os critérios estabelecidos previamente na escolha do comportamento do motor.
fernando, sua escolha não foi equivocada. agora, os efeitos que ele produz são mais complexo e não é a capacidade em cfm nele que vai ajudar seu motor. serão outros critérios.
vamos ao im só que agora nós que estabeleceremos nossos parâmetros.
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um resumo breve para um motor em particular:
im=(c/v)²x(vmp/vsxkv(lift/v)
vamos imaginar 0,5 como o im a ser obtido. ou seja, estamos buscando o fluxo ideal.
0,5=(c/v)²x(vm/vsxkv(lift/v)
ao contrário de motores como o do fusca, os motores em linha possuem uma limitação muito grande quando se pensa em usar virabrequins diferentes, pois o bloco acaba impedido a preparação strocker. então vamos fixar o virabrequim como sendo o padrão inicial de escolha o modelo do md com 80 mm de curso. assim, vamos substituir na equação:
0,5=(80/v)²x(vmp/vsxkv(lift/v)
já temos agora o curso e ele compõem metade do que é necessário para definir outro item: a vmp(velocidade média do pistão). a coisa que falta é a rotação máxima ou pretendida para este motor. esta, nãoé uma escolha aleatória, porque deve-se levar em consideração que o motor não foi projetado para gira o mais alto possível e indefinidamente. ele leva em consideração o famoso limite dos 20 m/s. como todo, tudo deve ter uma márgem de segurança e por isso não se coloca o motor para chegar nem próximo aos 20 m/s. quem vai limitar isso é o comando de válvulas. então, se eu quero uma vmp de 18 m/2 eu simplesmente faço:
vmp=(cursoxrpm)/30.000
assim eu ddefino que quero a vmp de 18 e substituo logo de cara na equação:
18=(80xrpm)/30.000
agora é só lembrar que "o produtos dos meios é igual ao produtos dos extremos) e multiplicamos os denominadores pelos numeradores:
18x30.000=(80xrpm)
540.000=(80xrpm)
agora ficou mais fácil, é só dividir os 50.000 pela parte númerica do 2º membro:
540.000/80=rpm
6750=rpm
dizemos assim, que a rotação máxima para que a vmp seja 18 m/s é 6750. tanto é que se fizermos o cálculo no sentido inverso temos:
vmp=(80x6.750)/30.000
vmp= 540.000/30.000
vmp= 18 m/s
pronto, já temos a vmp e vamos colocá-la no cálculo:
0,5=(80/v)²x(vmp/vsxkv(lift/v)
0,5=(80/v)²x(18/vsxkv(lift/v)
como a velocidade do som na admissão a temperatura ambiente varia, é melhor fixar o valor padrão de 340 m/s e subtituir na equação:
0,5=(80/v)²x(18/340xkv(lift/v)