Motor md
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vamos à constante de escoamento.
essa constante é determinada pelo formato criado depois da usinagem em um torne mecânico ou cnc(numericamente controlado). estes ângulos servem como "multiplicadores de fluxo de escoamento". estas constantes são determinadas com auxílio de uma banco de fluxo. mas para quem não dispõe desta ferramenta posso simplesmente sugerir que se trabalhe com 3 valores fixos comumente obtidos depois de muito apanhar com minha bancada(eu montei meu banco de fluxo por diversão).
são os seguintes:
para um ângulo de 45º padrão temos uma constante de 1,45
para dois ângulos, um de 45º e outro de 40º ou 44º usa-se 1,50
para três ou mais ângulos diferentes o coeficiente não passa de 1,55
esses valores não são tão precisos, mas são os mais comuns.
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fernando, como no seu caso a relação válvula/lift ficou "quase nada" você pode melhorar esta parte mandando usinar dois ângulos nas válvulas.
com o que nós já temos, já dá para concluir os cálculos.
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eita agora o bicho pego,,vamo la,esses 45 graus é aqueles chanfres no pé da valvula?? e essa constante se 1,45 oque seria?e como esta nossa equação agora?
im=(79.5 curso / 38 valvula)²x[16 ms / 340?? x1.45 constante x(9.8lift /38valvula)]
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junior coloca barras de torção tem em lojas de alta performance..
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vale lembrar que o número de mach ou Índice de mach é comparação entre a velocidade de admissão da mistura(ar/combustível) e a velocidade do som. portando, nada mais simples que a inclusão da velocidade do som nesta equação. para facilitar vamos usar 340 m/s como velocidade padrão do som.
agora vamos relembrar os valoresó alguém lembra? pergunto porque já me perdi no meio disso tudo.
outra coisa que quero lembrar é que esse Índice fornece as melhores relações na escolha das peças. no entanto, os fato do índice muitas vezes não coincidir, não significa que o motor não seja forte, apenas significa que o motor apresentará mais perdas. então significa que dois motores com a mesma cilindrada, mas apenas um estiver dentro do índice vai fazer muito menos esforço para produzir a mesma potência que o que não está dentro do índice e isso reduz o desgaste e mantém o motor muito forte por muito mais tempo.
fernando, quando você pega o cabeçote, você perceberá que a superfície de contato mais direto entre a válvula possui uma pequena faixa. ali na sede há um assentamento de 45º em relação à cabeça da válvula. o 1,45 é uma especie de efeito multiplicativo. significa que toda válvula com ângulos terá um efeito multiplicador de sua capacidade de gerar fluxo.
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fernando, é exatamente isso. sua equação já está montada, só está faltando colocar a constante. acho que no seu caso é 1,45
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então esse 1.45 é um efeito gerado pelos 45 graus,e não um retrabalho ou uma usinagem no duto sede ou valvula??
a constante não é aquela depois da velocidade do som?
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esse 1,45 é o efeito gerado pela ângulo usinado originalmente pela fábrica na sede. se você retirar um cabeçote de uma cg 150 você vai verificar que a sede tem 2 ângulos usinado na sede. isso muda a constante para 1,5 aproximadamente. nos motores, pela facilidade, fazemos usinamos 1 ângulo na sede e outro na válvula porque a sede é mais cara de se fazer o serviço e se a retifica fizer alguma besteira o conserto será difícil e na válvula não. se a válvula der algum problema simplesmente trocamos.
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depois da velocidade do som você troca a constante por 1,45 no seu caso. 1,45 já a constante. dizemos que é uma constante, porque não importa o tamanho da válvula, nem o lift neste caso, sempre vai haver a multiplicação por 1,45 por causa do ângulo na válvula ou sede.
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entendi,muito da hr,mas se eu mudar o angulo da valvula mudo tambem a constante?vc tinha dito que se eu fizesse 2 angulos nas valvulas eu corregiria o erro da valvula 40,tem como colocar isso no calculo??
não querendo te encomodar,vc não tem email pra que possamos trocar uma ideia futuraão meu é [email protected]
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fernando, meu e-mail é [email protected]. as adequações são melhores vistas quando se muda a equação geral e muda as constantes de escoamento de acordo com os ângulo.
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pelo que vi meu motor deve ta quadradao kkkkkkk
ta dando valor quase 0,25 com a valvula (39mm chutometro)….. a taxa de gasolina rodando com alcool.
o ideal seria eu alterar o comando de valvulas por um de maior lift pelo q parece.
casantosef vc é daonde?¿
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mas como que faço para descobrir o constante de um motor que não conheço,e que tipo de angulo devo fazer na valvula???poxa daqui a pouco vc vai me mandar me matricular na faculdade de engenharia!!!!!!!kkkkkk
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fernando, você está correto. para que a relação lift/válvula fique mais adequada o ideal seria utilizar um comando com um lift um pouco maior.
olha só:
lift/válvula=0,25( mínimo)
lift/válvula=0,35( maxímo)
podemos escolher a relação simplesmente usando as regras simples, podemos fazer:
lift=válvulax0,25 nesse seu caso é lift=40x0,25= 10 mm
lift=válvulax0,35 nesse seu caso é lift=40x0,35= 14 mm
ou seja, mudando o comando muda-se a relação. a dificuldade é achar comando com especificações assim. acredito que só importando ou encomendando a empresas como a sobe.
milan, seu motor não ficará quadrado, mas, se comparado a um motor dentro do índice, ele vai ter que fazer um esforço um pouco maior para atingir a mesma potência(algo próximo de 23% a 26%).
para descobrir uma constante de escoamento, você precisará de uma bancada de análise de fluxo. ano passado fiz uma a partir de um modelo americano. É com base na análise da pressão por coluna d'água. fiz por diversão mesmo, mas tem me ajudado e muito quando algum amigo quer preparar um pouquinho o motor. dá para saber até quanto o motor vai melhorar com ela.
ainda penso em postar uma espécie de "tutorial" de construção da bancada e outro de manuseio dela. infelizmente, não tenho tanto tempo, além do fato de, neste momento, estar passando por uma quinzena de própria.
sou de aracaju, capital de sergipe, o menor estado de nossa federal (1,7% do território nacional). e não mandarei você fazer engenharia sob risco de perder meu emprego no final. kkkkkkkkkkkk
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conversei com um amigo que trabalha em uma retífica e ele me falou que existe um comando para motores ap que possuem lift de 11 mm. falou que o código de referência 026 be.
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cara só tenho a agradecer,com todas as suas postagens fiz uma materia muito bem esclarecida,agora tenho que estudar e colocar tudo em pratica.mas a hr que tiver um tempo se quiser postar o tutorial da banca de fluxo fique a vontade,não vamos ficar bravos não!!!!kkkkkkobrigado deus abençoe vc e sua familia!!!!!
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muito obrigado fernando. fico muito feliz que tenha entendido esta parte. espero que seja útil para ti. tem alguns detalhes como coletores de admissão(ressonadores de helmohtz, carregamento por inércia, fenômeno ram e suas faixas de uso) de escape, uso do turbo, supercharger e como sintonizar(é o termo em português para tunning).