Estalo no motor a 170 com pé embaixo
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esses motores antigos e a gasolina tem pressão de combustão bem mais baixa que os nossos motores flex atuais.
tem motor flex, principalmente esses 1.0 com elevada potência específica, que tem pressão de combustão chegando a 150bar…isso aspiradinho original.
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esses motores antigos e a gasolina tem pressão de combustão bem mais baixa que os nossos motores flex atuais.
tem motor flex, principalmente esses 1.0 com elevada potência específica, que tem pressão de combustão chegando a 150bar…isso aspiradinho original.
É são beeeem taxados mesmo, o meu na realidade tem a taxa original de gasonlina 8,5 se n me engano... é bem pouco pra rodar c alcool. vou comprar uma ferramenta de compressao pra saber quanto ta batendo o meu (sinceramente nao sei)
acho que só encontra no ebay.
se a borracha de vedação que vem no produto, que parece uma rolha de borracha, vedar a abertura do reservatório. acho que dá pra fazer o teste.
outra coisa interessante que vi um dias desses no canal do adg (hightorque) no youtube, foi esse produto:
os caras usam pra "tampar" o buraco na junta por onde está passando água/óleo pra câmara.
mas no teu caso, não sei se ele dá conta, porque a tua tx de compressão aumenta muito, em comparação a um motor aspirado, devido a turbina. não sei se a vedação promovida pelo produto suportaria, só testando.
em todo caso, eu ando com um desses no carro pra pra tentar chegar em casa em uma situação de emergência. pra vc seria melhor mesmo seguir a orientação de raphael m.
po muito maneiro todos os 2 produtos..... e na realidade o segundo video parece e muito com meu carro na fumaça misteriosa que ninguem sabe o que é... só sai num intervalo de temperatura, porém o meu quando sai falha muito, mas agua nao baixa, nao ferve, ai depois para e fica lisinho como se nada tivesse acontecido.
uma certa vez soltou o parafuso do distribuidor do meu falecido voyage, como resultado o ponto foi avançando sozinho e abriu um buraco no cabeçote.
arranjei outro cabeçote e fui atrás de comprar os parafusos. pra minha infeclicidade só tinha parafusos dos ap's modernos.
resultado: comprei os parafusos dos modernos, cortei eles no mesmo tamanho dos antigos e resolvido... funcionou por mais de anos assim...
poutz que azar ,,, azar mesmo cara pq geralmente ele atrasa e nao adianta... mas boa dica (vou guardar como plano b) rs
cara é dificil achar do md vai numa auto peças tipo desmanche, ou liga na spa e ve se eles tem forjado... tem diferença do md para ap.
po cara, pelo que sei não 'da' pra usar prisioneiro 2x... quando dá o aperto ele ele tipo q assenta seila q q acontece que dizem nao ser bom usar o mesmo. (nao sei se é verídico isso e agora me liguei, nunca me mandaram comprar prisioneiros e o cara tirou o cabecote 2x ja)
sobre o ponto: depende do motor (formato da câmara) e da taxa de compressão.
nos motores mais taxados a tendência é que conforme o avanço vai sendo adicionado, a potência vai aumentando até o limite de detonação.
nos motores menos taxados o que costuma acontecer é que a potência vai subindo conforme aumenta o avanço, até o ponto em que ele para de ganhar potência e/ou a potência começa a cair.
em ambos os casos, chegando no limite de batida de pino, ou no limite de potência...reduz-se o avanço em uns 2-3 graus por segurança. este é o procedimento comumente utilizado para calibração em dinamômetro de chassis, sem nenhum outro auxílio além de uma sonda wideband e as vezes pirômetro.
vale lembrar que isso vale para injeção eletrônica onde existe repetibilidade e precisão. num sistema por distribuidor onde cada ciclo do motor acontece de um jeito (parecido, mas há variação), e a curva de ganho de avanço vai ser linear, eu aplicaria essa regra com muito mais cautela. acho que voltaria uns 5 graus do avanço que resulta em potência máxima / limite de detonação. massssss falando de distribuidor são só opiniões, não tenho experiência prática.
eu realmente não sei te dizer se é o mesmo prisioneiro.
liga na spa, os caras são gente boa para tirar dúvidas. só torça para não ter problemas depois...eles não dão garantia nem fu.
interessante informacao raphael. será que se usar um 'sensor de detonacao' pra acender uma luz/apitar seila seria melhor acerto?¿ ou é risco de na primeira paulada quebrar?¿
po seila eu uso 26 graus ja vi nego usar mais... dizem que motores com pouca taxa tipo meu caso pede um ponto maior, tenho muito medo disso.
me confirme uma duvida... prisioneiros só podem ser usados uma vez certo? se tirar o cabecote nao 'ficam bom' mais. pq? eh veridico isso?
outra duvida, a junta de aço que tenho aqui pede torque 8 kg... será que se por 9kg tem problema?¿
fui no mercado livre fazer uma pergunta sai mais confuso ainda olha a pergunta e a resposta:
opa meu amigo, preciso de uma informação técnica, estes prisioneiros sao os mesmos do motor md (do passat 82 1.6) ?¿
boa tarde, a rosca é igual sim mas o md é parafuso, não prisioneiro! não é original de nenhum carro, inclusive é forjado! mas serve no motor md sim! muito obrigado, aguardo sua compra
alguem traduz ?¿kkkkkkkkkkkkkk
to procurando prisioneiros forjados ou de aço achei da spa esse aqui no ml: (será que da pra confiar?):
na spa mesmo só tem o 97+ mesmo =s
a idéia é eu montar esses parafusos com a junta de aço da general...... eu poderia até por o cabecote do ap mas eu fiz um retrabalho no meu nao queria trocar...... o meu maior medo é existir uma trinca no cabecote. (pq meu carro sai essa fumaça igualzinho ai do video num intervalo de temperatura ,,,,, meio frio meio quente...... depois para..... só que falha tanto que nao fica na lenta e da varios engasgos)
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esses motores antigos e a gasolina tem pressão de combustão bem mais baixa que os nossos motores flex atuais.
tem motor flex, principalmente esses 1.0 com elevada potência específica, que tem pressão de combustão chegando a 150bar…isso aspiradinho original.
É são beeeem taxados mesmo, o meu na realidade tem a taxa original de gasonlina 8,5 se n me engano... é bem pouco pra rodar c alcool. vou comprar uma ferramenta de compressao pra saber quanto ta batendo o meu (sinceramente nao sei)
cara é dificil achar do md vai numa auto peças tipo desmanche, ou liga na spa e ve se eles tem forjado... tem diferença do md para ap.
po cara, pelo que sei não 'da' pra usar prisioneiro 2x... quando dá o aperto ele ele tipo q assenta seila q q acontece que dizem nao ser bom usar o mesmo. (nao sei se é verídico isso e agora me liguei, nunca me mandaram comprar prisioneiros e o cara tirou o cabecote 2x ja)
sobre o ponto: depende do motor (formato da câmara) e da taxa de compressão.
nos motores mais taxados a tendência é que conforme o avanço vai sendo adicionado, a potência vai aumentando até o limite de detonação.
nos motores menos taxados o que costuma acontecer é que a potência vai subindo conforme aumenta o avanço, até o ponto em que ele para de ganhar potência e/ou a potência começa a cair.
em ambos os casos, chegando no limite de batida de pino, ou no limite de potência...reduz-se o avanço em uns 2-3 graus por segurança. este é o procedimento comumente utilizado para calibração em dinamômetro de chassis, sem nenhum outro auxílio além de uma sonda wideband e as vezes pirômetro.
vale lembrar que isso vale para injeção eletrônica onde existe repetibilidade e precisão. num sistema por distribuidor onde cada ciclo do motor acontece de um jeito (parecido, mas há variação), e a curva de ganho de avanço vai ser linear, eu aplicaria essa regra com muito mais cautela. acho que voltaria uns 5 graus do avanço que resulta em potência máxima / limite de detonação. massssss falando de distribuidor são só opiniões, não tenho experiência prática.
eu realmente não sei te dizer se é o mesmo prisioneiro.
liga na spa, os caras são gente boa para tirar dúvidas. só torça para não ter problemas depois...eles não dão garantia nem fu.
interessante informacao raphael. será que se usar um 'sensor de detonacao' pra acender uma luz/apitar seila seria melhor acerto?¿ ou é risco de na primeira paulada quebrar?¿
po seila eu uso 26 graus ja vi nego usar mais... dizem que motores com pouca taxa tipo meu caso pede um ponto maior, tenho muito medo disso.
me confirme uma duvida... prisioneiros só podem ser usados uma vez certo? se tirar o cabecote nao 'ficam bom' mais. pq? eh veridico isso?
outra duvida, a junta de aço que tenho aqui pede torque 8 kg... será que se por 9kg tem problema?¿
fui no mercado livre fazer uma pergunta sai mais confuso ainda olha a pergunta e a resposta:
opa meu amigo, preciso de uma informação técnica, estes prisioneiros sao os mesmos do motor md (do passat 82 1.6) ?¿ boa tarde, a rosca é igual sim mas o md é parafuso, não prisioneiro! não é original de nenhum carro, inclusive é forjado! mas serve no motor md sim! muito obrigado, aguardo sua compra
alguem traduz ?¿kkkkkkkkkkkkkk
to procurando prisioneiros forjados ou de aço achei da spa esse aqui no ml: (será que da pra confiar?):
na spa mesmo só tem o 97+ mesmo =s
a idéia é eu montar esses parafusos com a junta de aço da general...... eu poderia até por o cabecote do ap mas eu fiz um retrabalho no meu nao queria trocar...... o meu maior medo é existir uma trinca no cabecote. (pq meu carro sai essa fumaça igualzinho ai do video num intervalo de temperatura ,,,,, meio frio meio quente...... depois para..... só que falha tanto que nao fica na lenta e da varios engasgos)
eu citei a pressão de combustão, e não a compressão ali em cima. tudo bem que uma é função da outra...mas existe também o formato da câmara e pistão que permitem mais avanço antes de ocorrer detonação.
a pressão de compressão em rotação de partida do meu motor fica entre 11.0 e 11.2 bar, aproximadamente 9:1 de taxa.
sobre o cabeçote:
parafusos são hastes roscadas com uma cabeça onde vai a chave para o aperto.
prisioneiros são hastes roscadas em suas duas extremidades, onde uma vai no bloco ou seja lá onde for, e a outra tem uma porca.
durante o aperto de qualquer parafuso, qualquer fixação roscada, existe um esforço muito grande além da própria tração. este esforço é resultante do atrito entre os fios da rosca, tensões locais e mais fenômenos que a mecânica explica.
a vantagem do prisioneiro é que este esforço maior não fica na rosca do bloco, que é mais frágil que o parafuso (ferro fundido vs aço alta liga), e sim na porca de aperto.
sobre reusar parafusos / prisioneiros:
parafuso que solicita torque angular (existem diversas vantagens neste tipo de parafuso quando comparado ao normal, desde que esteja bem dimensionado) deve ser utilizado apenas uma vez pois durante o seu aperto ele sofre deformação plástica (aquela que não volta, que não é elástica).
se utilizar esse parafuso novamente existe grande chance do aperto não ser o adequado, mesmo utilizando o torque angular correto.
parafuso que não sofre deformação plástica na sua utilização normal e em geral pode ser reutilizado. estes parafusos também podem sofrer deformação em algum momento, mas não é a sua forma de trabalho (torna-se uma falha).
os prisioneiros spa, arp ou de qualquer outra marca são reutilizáveis e não devem alongar com o uso.
pelo pouco que sei destes motores, os parafusos de md não são de torque angular, e suportam 9kg de torque sem problemas. já vi gente usando esses parafusos em ap inclusive...vai no desmanche procurar para usar em ap moderno, já que os originais dos ap modernos são de torque angular.
sobre a junta:
uso 11kg de torque na junta de aço original gm no meu motor.
sobre o avanço:
quanto mais energia você dá para a mistura antes da centelha, menos adiantada esta tem que ser pois a velocidade da queima vai ser maior. pressão é uma forma de energia, assim como temperatura. então se a mistura é mais comprimida, vai precisar de menos avanço pois a mesma vai ter um nível maior de energia. se a mistura está mais quente, mesma coisa. como eu disse algum lugar por aqui, o motor é uma máquina termodinâmica que segue um ciclo específico (otto no caso)...e todas as leis são aplicáveis.
sensor de detonação só é útil se ele é bem calibrado. nos carros originais existe todo um procedimento de calibração deste sensor e se algum parâmetro do motor for alterado já é quase certeza que a calibração terá que ser feita novamente (durante o desenvolvimento do motor). e para essa calibração é preciso sensores de pressão de combustão e ambiente controlado para induzir a detonação quando for necessário.
a ecu tem rotinas específicas e rápidas para controle do knock, e o grau e quantidade de knock que o motor suporta antes de sofrer algum dano já foi muito testado em bacada.
o que se faz em motor modificado acertado em dinamômetro de rolo (ou mesmo de bancada, fora da montadora) é chegar na curva de ponto que dá a maior potência ou "grila" e depois retira-se alguns graus por segurança. se isso foi feito com a temperatura do ar a 30ºc (na admissão lógico), a cada 10ºc acima dessa temperatura retira-se 1 grau de avanço no mapa de correção. não é regra mas é um padrãozinho utilizado como ponto de partida na montadora e funciona quando não se tem parâmetro para configurar essa correção empiricamente.
acho que respondi tudo.
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cara…
vc nao só respondeu tudo como deu uma aula.
só ficou uma dúvida no ar.
entao é melhor eu arrumar parafusos de cabecote originais novos ou compro esses prisioneiros spa forjados mesmo?¿
pelo q parece é só por e apertar nao exige alguma modificacao.
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se fosse meu motor eu montaria com uma junta vw e prisioneiros spa.
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show..
a junta vw aço nao existe pro meu carro, só pra ap pelo que vi. entao será essa da general mesmo.
vou comprar os prisioneiros forjados spa e ver quem faz o servico pq to apurrinhado com o mecanico ja.
por falar nisso. se eu comprar o torquimetro será que eu mesmo consigo tirar e por o cassete do cabecote perfeitametne?¿
n tenho nenhuma pratica c isso.
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opa,,, viou tentar meter a cara.
comprei termometro laser, torquimetro, tenho uma junta (normal aqui pra 'testar') e uma de aço da general.
vamo ver quando chegar.
a informacao que tive do pessoal da general que fiquei meio assim. olha o email que me mandaram:
o toque vc faz em “x”, entre pequenos kg’s: 2, 4,6,8 aumentando progressivamente…
após a junta instalada coloque água ou, caso tenha aquela “pistola a laser” para medir temperatura, funcione o carro sem água mesmo até atingir a temperatura de uns 40°, 50° mais ou menos, isso em marcha lenta, caso nÃo tenha a pistola, coloque água e funcione o carro sem a tampa do reservatório para que não exerça pressão, isso até que comece a borbulhar... feito isso, espere esfriar um pouco e confira o aperto, caso tenha cedido dos 8kg, ou 9kg caso queira, torne a deixar no aperto que vc quer. repetindo este processo umas 2x, o toque não deverá mais ceder, ande com o carro uns 20, 30km sem “abusar muito”, após esfriar confira o aperto, se não tiver cedido nada, pronto....
É meio chato, mas feito corretamente não tem problema!
procede isso?¿
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não faz muito sentido sobre não colocar água ou deixar o reservatório aberto pois a pressão do circuito de arrefecimento não passa de 2 bar, muito abaixo da pressão de combustão que costuma ser mais de 100bar.
então se for vazar alguma coisa pela junta, vai ser pressão de combustão e não água rs…eu sempre monto o motor com todos os fluídos...só confiro depois os torques principais.
sobre o aperto, tudo está correto.
sempre em x e com passos de 20 ou 30 n.m até o torque final desejado. depois de andar um pouco confira o torque, é normal ter que dar um reaperto.
lembre-se que na hora de tirar o cabeçote, tem que soltar os parafusos em x de fora para dentro para tentar evitar empenamento. na hora de montar, x de dentro pra fora.
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este tipo de teste não deve ser feito a não ser em condições laboratoriais. ligar o carro sem o fluido de refrigeração visa apenas, eu eu reescrevo, apenas, testar a constante elástica dos fios de rosca dos prisioneiros e parafusos do cabeçote(ou seja, saber o quanto eles suportam em termos de curva de dilatação no tempo) só isso. uma vez determinado isso em um laboratório de teste no momento de desenvolver parafusos mais forte de nada adianta ligar o carro sem fluido pelo tempo que for. alguém alguma vez viu isso em algum lugar e resolveu que seria o ideal replicar na hora de montar.
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hauhaua é. eu achei estranho… eu só ligo sem agua quando estou trocando a agua...... tipo..... boto uns 2 litros ligo o carro e vou enchendo o sistema até bater no nivel (sao alguns segundos até rodar a gua no sistema, da nem tempo de nada.) e 'pra nao ficar ar'.
agora esse lance do x n entendi... pra mim era sempre assim por ex.
polia
1---2
3---4
5---6
7---8
9---10
exemplo... pra tirar e pra por seria..... 1...4...5...8...9...10...7...6...3...2
ou seria pra tirar 1...4...3...2...5...8...7...6...(ex)
e pra por ....3...6...5...4...7...10...9...8...(ex)
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tirar: 1-10-2-9-3-8-7-4-5-6. para colocar, a ordem inversa.
eu costumo fazer em espiral, que é o recomendado pela gm. para montar em espiral: 5-6-8-7-3-4-10-9-1-2. para desmontar é a ordem inversa.
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eu iria explicar que você deve seguir a tabela de aperto do fabricante inversamente no momento de retirar os parafusos/prisioneiros. de acordo com o material, o projeto, e a liberação termodinâmica, cada cabeçote tem particularidade a serem observada. o uso do aperto ou desaparto cruzado é realmente válido: o motivo é evitar empenamentos.
quando compro uma junta e vou efetuar a troca, a maioria vem com a ordem e as fases de cada aperto. mas o raphael m. já deixou tudo claro.
quando tenho alguma dúvida eu costumo consultar esta tabela:
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só percebi agora que citei, mas não linkei:
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po…....muito show esse pdf heim. ja ta salvo aqui =d
o torque do cabecote ele diz prox 8kg msm original... show
só ta 'dif' uma coisa...... apesar do meu ser um gasolina rodando com alcool.
meu ponto inical ta 16... eu msm regulei no 'feeling'.... aqui diz que deve ser 18(alcool)...... mas ja vi tabela dizendo 12/14 o.o
folga entre os cilindros: comprei pistao/anel metal leve pedia folga 0.02... o mecanico falou pra por 0.04 por ser turbo... agora olho na tabela manda 0.03~0.07 rsrsrsrs
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tudo isso faz parte das variações que cada fabricante foi autorizado a fazer. cada junta, parafuso, cabeçote etc passa por um processo de licença que a montadora autoriza ou não determinadas características.
a dana, para fazer um junta por exemplo, utiliza um material específico que a vw aprovou e para que funcione bem, o técnico deve aplicar um torque preconizado por ela depois de feitos os testes de validação(inclusive aquele teste do motor ligado sem óleo para saber a constante elástica dos fios de rosca dos parafusos).
até mesmo os cabeçotes de kombi/fusca só podem ser fabricados por empresas como autolinea e rima com autorização da vw. isso é no mundo todo. tanto aqui como lá fora o fabricante fica atrelado ao que a montadora autorizar. só que os materiais e as técnicas de produção fazem com que as características do produto sejam diferentes de um fabricante para o outro de maneira que pode justificar um aperto diferente, um ponto de ignição distinto do original.
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acompanhando!!!!
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tudo isso faz parte das variações que cada fabricante foi autorizado a fazer. cada junta, parafuso, cabeçote etc passa por um processo de licença que a montadora autoriza ou não determinadas características.
a dana, para fazer um junta por exemplo, utiliza um material específico que a vw aprovou e para que funcione bem, o técnico deve aplicar um torque preconizado por ela depois de feitos os testes de validação(inclusive aquele teste do motor ligado sem óleo para saber a constante elástica dos fios de rosca dos parafusos).
até mesmo os cabeçotes de kombi/fusca só podem ser fabricados por empresas como autolinea e rima com autorização da vw. isso é no mundo todo. tanto aqui como lá fora o fabricante fica atrelado ao que a montadora autorizar. só que os materiais e as técnicas de produção fazem com que as características do produto sejam diferentes de um fabricante para o outro de maneira que pode justificar um aperto diferente, um ponto de ignição distinto do original.
muito bom…heuhe melhor ainda saber que estou na média entre os 2...... 14~18.
no caso a que tenho 'general' é feita sem essa autorizacao.... eu nao consigo entender como uma junta que n deve ter seus 1mm quando dado torque consegue ser 'cospida'/rompida...... pior ainda no caso do meu e do video do rafael que vaza só quando ta em pressao.
É tipo aquelas coisas que sabe que existe mas dificil de imaginar.
kkkk mas meu mecanico ja disse que junta de aço nao presta........kkkkkkkkkkk to ferrado
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não sei se procede quando utilizado o aditivo na proporção correta no sistema de arrefecimento.
um ap que ficou quase um ano parado, foi aberto na minha frente e não tinha nenhum sinal de corrosão na junta e bloco.
pelo menos foi a minha experiência, não estou desmerecendo ninguém :)
abraço