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Sugestão de velas turbo taxado

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  • T Offline
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    ts78
    escreveu em última edição por
    #6

    meu carro é 12:1 de taxa! ap 1.6 original alcool, só o comandinho mais esperto do ferretto. já decidi como vou montar, vai ser 15 inicial igual tá agora mas o final vou limitar em 21 mesmo. vou começar acertando com velas b9es, 0,6 de gap, 0,6 de pressão(a meta é 1bar depois) e os bicos 80lb/s do dalton na linha com regulador do tempra 1:1. essa semana chega o kit, cara que felicidade, faz 7 anos que vendi minha saveirinho turbo

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    • F Offline
      F Offline
      fsobral86
      escreveu em última edição por
      #7

      velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas

      ja andei com um setup parecido com o seu,

      ap 1.8 alcool

      turbo apl 42/63

      comando 049g

      andei de 0,8 a 1,2 bar

      com 9° ~ 19°

      velas br9es

      era só alegria.

      ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.

      cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.

      gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.

      seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.

      na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Milan
        escreveu em última edição por
        #8

        velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas

        ja andei com um setup parecido com o seu,

        ap 1.8 alcool

        turbo apl 42/63

        comando 049g

        andei de 0,8 a 1,2 bar

        com 9° ~ 19°

        velas br9es

        era só alegria.

        ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.

        cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.

        gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.

        seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.

        na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.

        9 inicial? ponto de gasolina????

        a ignicao que voce cita é a minha que falei, só que ao inves de mi fui de msd blaster ss, ta anos la nunca tive problemas.

        mas esse 19 de final vc usou com 1,2 bar né? vi ap quebrando menos que isso com essa mesma taxa porém ponto mais alto. quebrou as canaletas.

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          ts78
          escreveu em última edição por
          #9

          velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas

          ja andei com um setup parecido com o seu,

          ap 1.8 alcool

          turbo apl 42/63

          comando 049g

          andei de 0,8 a 1,2 bar

          com 9° ~ 19°

          velas br9es

          era só alegria.

          ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.

          cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.

          gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.

          seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.

          na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.

          fala fsobral! então minha ignição está original, com bobina bosch do mi 2 fios, tampa do distribuidor bosch nova, cabos ngk novos e comprei as velas b9es. decidi usar a b9 por ela não ter resistência e pelos cabos originais já possuírem. atualmente o carro anda com as bp6es e não sinto nenhuma interferência na injeção então resolvi continuar usando vela sem resistor. será que 0,8 de gap dá conta? pensei em começar com 0,6 e ir baixando mas posso tentar sua sugestão, você usava esse gap no seu carro? quero andar com 1bar também mas vou começar acertando com menos, preciso aprender a sentir o carro com pressão positiva e acertar a injeção. como era seu carro de baixa? 9 achei pouco ponto…

          abraço

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #10

            9 de ponto é o original dos ap a alcool milan.

            até 1991 é 9°, a partir de 1992 passou a 6°.

            já usei esse setup, sempre com 0,6 bar e as velas eram bp8es ( fiat 147 a alcool ).

            esse tipo de setup exige um certo cuidado, não deixe dar falta, cuidado com o ponto e evite segurar muito de 4° e 5° marchas.

            eu não teria coragem de colocar mais que 0.6.

            só para conhecimento, acertando o carro de um amigo, deu pau na valvula e subiu 1.4kg. bastou 1 acelerada de 3° marcha ( nem foi a 7000 rpm ) para 3 pistões desses retos quebrarem a caneleta. e olha que eram mahle.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              fsobral86
              escreveu em última edição por
              #11

              velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas

              ja andei com um setup parecido com o seu,

              ap 1.8 alcool

              turbo apl 42/63

              comando 049g

              andei de 0,8 a 1,2 bar

              com 9° ~ 19°

              velas br9es

              era só alegria.

              ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.

              cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.

              gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.

              seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.

              na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.

              9 inicial? ponto de gasolina????

              a ignicao que voce cita é a minha que falei, só que ao inves de mi fui de msd blaster ss, ta anos la nunca tive problemas.

              mas esse 19 de final vc usou com 1,2 bar né? vi ap quebrando menos que isso com essa mesma taxa porém ponto mais alto. quebrou as canaletas.

              sim 9° inicial, lembrando que o motor era a alcool e turbo!

              o cabeçote estava com 132,5mm, não cheguei a cubicar para calcular a taxa, mas acredito que chegava perto dos 13:1

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fsobral86
                escreveu em última edição por
                #12

                velas, mais frias possível, grau 10 são bem vindas

                ja andei com um setup parecido com o seu,

                ap 1.8 alcool

                turbo apl 42/63

                comando 049g

                andei de 0,8 a 1,2 bar

                com 9° ~ 19°

                velas br9es

                era só alegria.

                ignição prefira um modulo hall bosch 7 fios com distribuidor hall e bobina mi, a diferença é grande.

                cabos de vela originais ngk, sempre com tampa de distribuidor e caximbo novos.

                gap de vela, comece com 0,8mm, só abaixe se falhar, acredito que nessa configuração sua não seja necessário mexer, a não ser que sua ignição esteja muito fraca, se montar do jeito que falei 0,8mm supre legal.

                seria bom você considerar um intercooler para poder andar sem medo de quebras, como o carro é taxado.

                na verdade o intercooler é item obrigatório, nos não usamos de teimosos.

                fala fsobral! então minha ignição está original, com bobina bosch do mi 2 fios, tampa do distribuidor bosch nova, cabos ngk novos e comprei as velas b9es. decidi usar a b9 por ela não ter resistência e pelos cabos originais já possuírem. atualmente o carro anda com as bp6es e não sinto nenhuma interferência na injeção então resolvi continuar usando vela sem resistor. será que 0,8 de gap dá conta? pensei em começar com 0,6 e ir baixando mas posso tentar sua sugestão, você usava esse gap no seu carro? quero andar com 1bar também mas vou começar acertando com menos, preciso aprender a sentir o carro com pressão positiva e acertar a injeção. como era seu carro de baixa? 9 achei pouco ponto…

                abraço

                sua ignição é hall ou indutiva?

                se for hall, acredito que 0,8mm de conta sim.

                esse carro era um trator de baixa, tinha "muita" taxa e pressão positiva, foi o carro mais legal que já tive.

                É claro que esse carro era uma bomba relógio, não chegou a quebrar, pq não andei muito tempo, e nem segurei marcha de final na rodovia.

                9 de ponto é o original dos ap a alcool milan.

                até 1991 é 9°, a partir de 1992 passou a 6°.

                já usei esse setup, sempre com 0,6 bar e as velas eram bp8es ( fiat 147 a alcool ).

                esse tipo de setup exige um certo cuidado, não deixe dar falta, cuidado com o ponto e evite segurar muito de 4° e 5° marchas.

                eu não teria coragem de colocar mais que 0.6.

                só para conhecimento, acertando o carro de um amigo, deu pau na valvula e subiu 1.4kg. bastou 1 acelerada de 3° marcha ( nem foi a 7000 rpm ) para 3 pistões desses retos quebrarem a caneleta. e olha que eram mahle.

                esse carro meu que estava comentando, era um passat, andei com 0,8 bar de 2e e 1,2 bar de weber 40, a weber andava num excesso desgraçado, fazia 2 km/l andando com pé leve...

                não recomendo isso a ninguém, mas que era legal era, e muito.

                hoje rodo com um santana 2.0 de fueltech:

                pistões iapel destaxados

                cabeçote 132,4mm

                junta de aço original 1,5mm ( não cheguei a calcular a taxa desse motor)

                bielas forjadas spa

                comando de valvulas 276° 114° de lob center

                turbina .50/.63 53mm/52mm

                @ 1,5 bar

                276 hp medidos na roda.

                estraçalha cambio um atras do outro, já quebrei 4, depois de quebrar o ultimo, abaixei a pressão pra 0,6 bar, o primeiro que quebrei eu andava com 0,8 bar.

                não aguento mais quebrar cambio.

                e particularmente acho a baixa do carro uma bosta

                mas voltando ao assunto...

                monte seu 1.6 a alcool com intercooler, @ 0,8 bar de pressão, deixe a sonda quando pressurizado @ 0,78 lambda e seja feliz

                com um carro forte, que não quebra, com baixa excelente e potencia de sobra pra bater no corte @ 7000 rpm.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Milan
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  tu ta medindo essa pressao onde? quebrou 4 cambios com 0,8????? com 280hpo

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    ts78
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.

                    meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.

                    coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.

                    quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.

                    tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?

                    abraço!

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      ts78
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      tu ta medindo essa pressao onde? quebrou 4 cambios com 0,8????? com 280hpo

                      milan, 2.0 é muito torque, quebra mesmo. quando tinha o 2.0 turbo achava que era normal o carro vir rasgando todas as marchas, quando quebrei esse motor e montei 1.9 com pistão de 2.0 no vira 1.8 sem baixar bloco…. vixi quase chorei hahahah, tinha que ficar chamando na embreagem pro carro acender....

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        fsobral86
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        tu ta medindo essa pressao onde? quebrou 4 cambios com 0,8????? com 280hpo

                        pela fueltech, ligado no coletor de adm.

                        não, eu quebrei o primeiro com 0,8 bar, e essa potencia foi aferida na roda com 1,5 bar, não com 0,8.

                        2 com 1,2 bar

                        e 1 com 1,5 bar, dessa vez foi a caixa satélite que quebrou.

                        agora desisti de quebrar cambio e baixei pra 0,6 bar.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fsobral86
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.

                          meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.

                          coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.

                          quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.

                          tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?

                          abraço!

                          então, se vc trocar o mudulo e o distribuidor por hall da uma melhorada boa.

                          está usando que comando? geralmente comando maiores pioram a pegada, por que elevam a rotação de pico de torque e potencia.

                          quanto a sonda narrow, fica dificil afirmar, não confio nessas sondas, o melhor seria acertar o motor na wideband.

                          esses valores em mv variam muito de sonda pra sonda, e seu carro tem que ficar muito bem acertado para evitar quebra.

                          o motor está com que junta de cabeçote?

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            ts78
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.

                            meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.

                            coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.

                            quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.

                            tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?

                            abraço!

                            então, se vc trocar o mudulo e o distribuidor por hall da uma melhorada boa.

                            está usando que comando? geralmente comando maiores pioram a pegada, por que elevam a rotação de pico de torque e potencia.

                            quanto a sonda narrow, fica dificil afirmar, não confio nessas sondas, o melhor seria acertar o motor na wideband.

                            esses valores em mv variam muito de sonda pra sonda, e seu carro tem que ficar muito bem acertado para evitar quebra.

                            o motor está com que junta de cabeçote?

                            está com junta normal, estou com a junta original vw pra colocar.

                            comando eu comprei um do ferretto motores, 272 com 112 lobcenter e 11,4 levante.

                            comprei os bicos do dalton de 80lbs, agora vai!

                            abraço

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              ah po, mas pelo que falam a medicao no coletor é menor que na mufla. né isso né

                              huehuee meu carro é um pouco complicado pra "acordar mesmo"… 1.6+2e+cabecote+comando atrasado+sem taxa ai ja viu =(

                              mas sobre a ignicao bote uma hall,,,,,,,,, é muito melhor que essa transistorizada po.

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                ts78
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                                #20

                                ah po, mas pelo que falam a medicao no coletor é menor que na mufla. né isso né

                                huehuee meu carro é um pouco complicado pra "acordar mesmo"… 1.6+2e+cabecote+comando atrasado+sem taxa ai ja viu =(

                                mas sobre a ignicao bote uma hall,,,,,,,,, é muito melhor que essa transistorizada po.

                                vou sim mano com certeza! dei uma estudada e realmente muda pra melhor, to numa fase complicada, to enfiando dinheiro no furgão turbo e tenho que trocar os pneus do jetta, acabei de trocar de emprego tá foda hehehehe

                                meu próximo upgrade é ignição + corte de giro!

                                então milan, meu medo era meu carro demorar pra acender, mas original a álcool é muita taxa também hehehe, explodindo esse ap 1.6 eu monto o 1.8 em torno de 10 a 11 de taxa!!

                                em breve é nos de 42/48, to na maior expectativa km

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  fsobral86
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                                  #21

                                  ah po, mas pelo que falam a medição no coletor é menor que na mufla. né isso né

                                  huehuee meu carro é um pouco complicado pra "acordar mesmo"… 1.6+2e+cabecote+comando atrasado+sem taxa ai ja viu =(

                                  mas sobre a ignicao bote uma hall,,,,,,,,, é muito melhor que essa transistorizada po.

                                  não milan, a pressão não varia, fluidos compressíveis (ar comprimido), não variam por causa de área, o que varia é a vazão.

                                  q = p * a

                                  onde:

                                  q: vazão

                                  p: pressão

                                  a: area

                                  pode medir nos dois lugares, a pressão é a mesma.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    #22

                                    fala fsobral86! vou montar sem intercooler, kit básico mesmo(está a caminho). então, minha ignição é indutiva original do carro, módulo grande, só está com todos itens novos. atualmente andando aspirado está com uma pegada muito boa, o ponto está inicial em 15. quero manter os 15 e limitar o batente em 21. não irei segurar de final e nem girar muito pois sei dos riscos de se andar com tanta taxa, mas é isso que você falou, quero o carro com pegada legal em baixa.

                                    meu amigo montou um golf 2.0 com pistão afp, turbina .42.48 e mesmo assim o carro é fraquíssimo de baixa.

                                    coloquei um comando para turbo e comparando com o zba sinto que o torque veio em giro menor. isso será bom pra carregar a turbina.

                                    quero usar esse motor com sabedoria até juntar o dinheiro e comprar um kit de pistão e biela forjada 1.8 81,50mm. tenho virabrequim 1.8 std polido, embreagem displatec balanceada com o vira, bomba de óleo nova, junta cárter defletora, junta cabeçote original vw.

                                    tenho sonda narrow ligada na pandoo pulser plus, vou tentar fazer o acerto mirando entre 850-900mv com map positivo e até map 0 vou acionar a correção por sonda para 550mv para vir uma economia, o que acha?

                                    abraço!

                                    então, se vc trocar o mudulo e o distribuidor por hall da uma melhorada boa.

                                    está usando que comando? geralmente comando maiores pioram a pegada, por que elevam a rotação de pico de torque e potencia.

                                    quanto a sonda narrow, fica dificil afirmar, não confio nessas sondas, o melhor seria acertar o motor na wideband.

                                    esses valores em mv variam muito de sonda pra sonda, e seu carro tem que ficar muito bem acertado para evitar quebra.

                                    o motor está com que junta de cabeçote?

                                    está com junta normal, estou com a junta original vw pra colocar.

                                    comando eu comprei um do ferretto motores, 272 com 112 lobcenter e 11,4 levante.

                                    comprei os bicos do dalton de 80lbs, agora vai!

                                    abraço

                                    quando for trocar a junta de cabeçote cubique a câmara de combustão do cabeçote e a luz entre o pistão e o bloco em pms para calcular a taxa, assim da pra saber melhor quanto de ponto usar, e ver pra quanto vai a taxa com a junta nova.

                                    se o motor for todo std e tiver a taxa original de 12,3:1

                                    se você colocar a junta de aço original que tem 1,5mm a taxa abaixa para 11,5:1

                                    se você colocar a junta de aço paralela da bastos que tem 2mm a taxa abaixa para 10,8:1

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      #23

                                      fsobral86 vou usar a original vw, meu carro é inteiro original, posso esperar então em torno de 11,5:1? então vou andar com 1 bar mesmo, álcool no álcool e vamos ver o que dá!

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #24

                                        fsobral86 vou usar a original vw, meu carro é inteiro original, posso esperar então em torno de 11,5:1? então vou andar com 1 bar mesmo, álcool no álcool e vamos ver o que dá!

                                        isso se for tudo std o que é bem dificil, quando abrir, veja o tamanho da camara de combustão e a luz que há ente o cilindro e o pistão em ponto morto superior, geralmente os motores 1.8 tem 1mm original, os 1.6 eu nunca medi.

                                        ai podemos calcular sua taxa exata.

                                        1 Resposta Última resposta

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