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Shift-light

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    *Felipe*
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    #23

    acho q se cortar ele vai criar ponto quente..

    ai o negócio fica complicado.

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    • S Offline
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      Snake
      escreveu em última edição por
      #24

      tem que ver como funciona nos originais…

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      • K Offline
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        Ktulu
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        #25

        roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:

        p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?

        r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...

        então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...

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        • S Offline
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          Stefan
          escreveu em última edição por
          #26

          mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

          acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

          legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

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          • S Offline
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            Snake
            escreveu em última edição por
            #27

            mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

            acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

            legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

            já já o piu aparece e explica como que funciona esse negócio certinho…

            pra dar calão tem que imundar o pistao de combustivel... só nao sei sobre a combustão expontanea...

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              *Felipe*
              escreveu em última edição por
              #28

              acho q isso não eh facil assim..

              se vc corta a ignição, encharca,

              se vc corta o combustivel, ponto quente…

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              • ? Offline
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                Visitante
                escreveu em última edição por
                #29

                nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

                ktulu,

                vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                poderia me ajudar?

                valeu

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #30

                  o esquema de regular o giro no potenciometro já está no projeto ou tenho que adaptar?

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Ktulu
                    escreveu em última edição por
                    #31

                    ktulu,

                    vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

                    o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

                    não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

                    poderia me ajudar?

                    valeu

                    é só colocar o led com um resistor de 280ohms no lugar da lampada.

                    pra ver aonde saem os fios, acha lá na placa onde tá escrito +, - e b. + liga no positivo da bateria, - no negativo da bateria e b na bobina, no negativo dela.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Piu
                      escreveu em última edição por
                      #32

                      cada montadora usa seu próprio método pra cortar o motor por excesso de rotação.

                      nos carros carburados, simplesmente a ignição pora de mandar os pulsos pra bobina, já que não tem como cortar o combustável.

                      um limitador de rpm pra carburado poderia ser feito por um rel? interrompendo os pulsos que vão pro módulo de ignição. dessa forma não é necessário que o rel? trabalhe com as correntes elevadas da bobina.

                      pros eletrúnicos de plant?o: é necessário que o limitador seja sincronizado com a ignição, ou seja, ele deve interromper o pulso de ignição apenas no momento imediatamente após a fa?sca ser dada. se por um motivo qualquer ele interromper durante o dwell time da bobina (período de carga), pode acontecer da bobina soltar a fa?sca na hora errada e a mistura explodir com as vêlvuvas de admissão abertas, dando retrocesso no coletor e carburador.

                      ? imperativo que o circuito espere o ciclo anterior se completar para só então cortar, ou melhor interromper os pulsos para o sistema de ignição.

                      pra quem mexe com microprocessadores ou pics, isso é tetinha de fazer.

                      quanto aos sistemas limitadores de carros injetados, o que se faz atualmente é cortar o combustável interrompendo os pulsos dos bicos injetores.

                      tem marca que corta os 4 injetores duma vez e tem marca que corta de apenas 2 cilindros, para o carro não dar aqueles trancos de falta instantanea. claro que isso pra carros multiponto. pra carros mono, só tem um bico mesmo pra cortar e esse alimenta todos os cilindros de uma vez.

                      pra se fazer um limitador pra injetado, basta colocar o rel? que cortaria os bicos na linha de 12v deles. cortando de uma vez, não tem problema de mistura pobre.

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        *Felipe*
                        escreveu em última edição por
                        #33

                        ah soh…

                        grande piu

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          gardenal
                          escreveu em última edição por
                          #34

                          err… q complica?ao...

                          monta um ai q eu testo na saverex... :humpft:

                          1 Resposta Última resposta
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                            *Felipe*
                            escreveu em última edição por
                            #35

                            pode deixar…

                            1 Resposta Última resposta
                            • K Offline
                              K Offline
                              Ktulu
                              escreveu em última edição por
                              #36

                              montei aqui no protoboard e testei

                              o circuito funcionou, só que tive que tirar o capacitor da entrada da bobina (c6). e a lampada antes de acender fica piscando…. ai eu coloquei um pequeno capacitor com um lado na junção de d1 e r2 e o outro lado pro terra. usei o capacitor c6 que tava na mao. desse jeito a lampada parou de piscar antes de acender, porem ela acende e mesmo depois que o giro cai ainda fica acesa por um tempinho. (menos de 1 segundo). o capacitor tá segurando a lampada acesa. mas é só colocar um capacitor de valor mais baixo pra corrigir isso.

                              e outra coisa, na pagina tem 2 desenhos de placa. o primeiro desenho tá faltando a ligação do pino do meio do regulador pro terra. no segundo desenho isso já tá corrigido.

                              outra coisa que nao gostei é que o potenciometro tá muito sensável, voce regula o giro numa pequena faixa (uns 20? do potenciometro). qualquer hora eu calculo o valor da resistencia pra colocar junto pra aproveitar todo o potenciometro na faixa de rotacao do carro, assim conseguindo um ajuste mais preciso.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                Stefan
                                escreveu em última edição por
                                #37

                                valeu ktulu

                                vou ver se desenho o circuito já com as tuas sugestáes…

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  APz
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                                  #38

                                  o limitador de giros q todas fabricas usam atualmente é cortar a injeção, pq não joga combustivel não queimado pro escape, o q vai danificando o catalizador com o tempo. isso não vai causar detonação de jeito algum, pois o motor só vai aspirar ar, como na condição de freio motor (cut-off).

                                  injeções mais antigas, sem catalizador as vezes cortavam a ignição, o caso da le-jetronic. é uma forma pior de limitar o giro, pois tem um pequeno desperd?cio. mas na f1 é muito comum os sistemas de controle de tração cortarem a ignição quando é necessária uma rápida e violenta redução de potência gerada pelo motor. esses sistemas tb podem cortar injeção, fechar a entrada de ar, além de controlar o acoplamento da embreagem na hora da largada. cada equipe desenvolve seus programas q calculam o q fazer com esses artif?cios para as rodas não destracionarem e cada artif?cio tem um efeito diferente.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
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                                    #39

                                    orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

                                    tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #40

                                      orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

                                      tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

                                      só tentando mesmo, tem o desenho da placa no link do primeiro post.

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                                      • F Offline
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                                        #41

                                        eu to doidinho pra fazer esse shift ai e pelo q tava vendo eh bem facil de fazer, no caso do regulador q tá muito sensivel depois do um olhadinha aki e como ktulo disse eh só botar um resistor lah mas ainda naum sei o valor, apesar disso eu tenhu uma cruel dúvida, quero ligar o shift na fiorino 94 ie que tenho, mas é o seguinte tem 2 bobinas(uma pra duas velas) da? qro saber se tem algum problema se eu ligar em uma só, ou devo fazer um chicote e ligar com o outro negativo da outra? bom aguardo respostas estou precisando dessa resposta urgente pois qro vender alguns, to precisando de grana aki q tah fod#$#%@%^$a.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          #42

                                          ai galera, fiz o shift-light, mas ainda naum testei, e otra achei um erro no p2 q falta o terra mas na verdade se repararem na foto onde está pronto a plaquinha vcs irão ver q tah certo, está ligado no terra, ainda não testei pq minha fiola eh uma 94 ie, o baguio tem duas bobinas, e cada uma tem dois fios, um vermelho e um otro vermelho com uma faxa preta, suponho q essa com a faixa seja o negativo, estava dando uma olhada na net e achei um otro forum q fala do shift tb inclusive v q conseguiram ligar esse feito do site argentino, mas não usaram o 2917 usaram outro pq naum acendia com esse e colocaram dois diodos e tiraram um capacitor ceramico, bom, alguem pode me ajudar???? alguem aki fez e deu certo?

                                          alguem tem outra forma de fazer esse shift sem usar os programaveis( gravados pelos pics)

                                          me ajudemmmmmmm por favor….. :( :p

                                          1 Resposta Última resposta

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