Acerto de rua vs acerto de pista
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tudo depende do que o dono do carro quer, como dirige, a finalidade do carro, etc.
mas, passando o que fazia no carro, vc sente a diferenca no acerto de rua e o de pista sim. pra quem busca sempre o extremo, é altamente normal, vc considera o acerto como algo de rua . pra quem tem um b?sico e anda em um com esse acerto, a diferença é muita.[snapback]251136[/snapback]
exato. tem pessoa que nunca vai gostar de andar num carro acertado no pico. tem gente que nasce pra andar em carro original e acha q ta voando.
qualquer coisa mais fortinha ja deixa o cara apavorado.
tipo carro com comando mais animado , tipo um 276? (q na verdade é manso pra caramba):
marcha lenta a 1200 rpm? noooossa, tem q mandar o carro na concession?ria pra regularem o motor.
pequena oscilada na marcha lenta, devido a alimentação mais generosa em função de um motor mais bravinho:
socooorro, o carro parece que ta com febre. irei vender esse carro e mudar de marca
e por ai vai.
pessoas quem te ter na cabeça a certeza do que realmente querem de seus carros. e tambem a certeza do que gostam.
quem gosta não reclama, se delicia.
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acerto de rua não é andar c/ ml a 1500 rpm e ter torque máximo em 5000 e potência máxima a 7000 rpm …
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honda civic vti mesmo? hehehehe original (exceto a marcha lenta) é assim né? e muita gente gosta, tanto que esse carro foi bem comercializado mesmo custando bastante dinheiro =)
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acerto num carro é tudo, e cada ocasião pede um acerto.
tanto pra rua quanto pra pista. assim como cada competição e mesmo cada prova exige um tipo de configuração, o mesmo se aplica a rodar na rua. é por isso que os carros que rodam aqui no brasil não são exatamente iguais ao mesmo modelo que roda em outros pa?ses.
cada lugar tem suas peculiaridades e exigem um tipo de acerto.
e isso significa acertar motor, escalonar câmbio, suspensão, etc.
tanto é que hj quem quer andar na frente na arrancada ou em qqr outra categoria, precisa ter um carro exclusivo pra pista.
acerto bom pra rua, é ter um carro rápido e apto a rodar sobre nossas ruas esburacadas, fazer curvas para ambos os lados, etc. precisa ser algo gen?rico e com grande coeficiente de segurança, para enfrentar as mais diversas situações que ocorrem no dia a dia.
acerto pra pista é maximizar todas as vari?veis em função de apenas um tipo de ch?o, um combustável comprovadamente bom, e por aí vai. é tirar tudo e mais um pouco do que o equipamento é capaz de prover.
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honda civic vti mesmo? hehehehe original (exceto a marcha lenta) é assim né? e muita gente gosta, tanto que esse carro foi bem comercializado mesmo custando bastante dinheiro =)
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o civic usa vtec, vc não quer mesmo comparar com o exemplo que eu dei né ?
agora se quiser um civic mesmo, pega um kit vtec killer de 300 e lá vai pedrada graus, e tenta andar na marginal, 5 da tarde numa sexta …
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teu carro tem vêrias coisas, mas nem se compara a um aspirado de + de 120 cv/l … tou falando de aspirado fluffa
turbo é outra história, dá pra vc ter mais torque em baixa, já que em alta o turbo se encarrega disso ...
qnto ao gol c/ upgrades... bão, com esses upgrades eu não andei, mas imagino que andarei no gol com os próximos, que pelo jeito, vão valer a pena
[]?s
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o civic usa vtec, vc não quer mesmo comparar com o exemplo que eu dei né ?
agora se quiser um civic mesmo, pega um kit vtec killer de 300 e lá vai pedrada graus, e tenta andar na marginal, 5 da tarde numa sexta …
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ja andou em algum do g?nero nessa situação? conta ai como foi
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e com vtec ou não, a potência do honda ta em 7600 rpm e o torque la nos 5000 do mesmo jeito.
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ai é que tá
o torque maximo vem a 4234322452rpm.. mas a 3000rpm ele ja tem 80% desse torque disponivel
ai que ta a magica do vtec
o meu por exemplo tem torque maximo a 6000rpm, mas a 3300 rpm ja tenho quase 90% desse torque
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viw eu ate nao andei mas sei o q eh andar com comando 288 atrasad?o, carbura tldz, de manha, como motor frio e admitindo ar gelado pra ajudar… é o cão viw...
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ai é que tá
o torque maximo vem a 4234322452rpm.. mas a 3000rpm ele ja tem 80% desse torque disponivel
ai que ta a magica do vtec
o meu por exemplo tem torque maximo a 6000rpm, mas a 3300 rpm ja tenho quase 90% desse torque
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pois é, um ap 2.0 tem torque total la nos 2500/2750 rpm
cada um cada um. e nem por isso o honda é um carro que não proporciona prazer ao dirigir.
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nada que 15:1 de taxa não compense hehehe
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co motor frio sem afogador e sem os espinhos fica dando uns buracos animal… fora q nao para na lenta nem com reza brava...
oops tou disvirtuando o topic
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ai é que tá
o torque maximo vem a 4234322452rpm.. mas a 3000rpm ele ja tem 80% desse torque disponivel
ai que ta a magica do vtec
o meu por exemplo tem torque maximo a 6000rpm, mas a 3300 rpm ja tenho quase 90% desse torque
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grato pela complementação …
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bem, a questão é mais simples do que todo mundo tá respondendo, e não é porque houve confusão entre acerto e configuração:
em ambas vc precisa levar em conta qual o uso do equipamento (veículo), primeiro vc faz a configuração e depois vc prioriza as caracter?sitcas que quer com o acerto… por exemplo:
1- carro de rua
pressupoe-se que a pessoa vai usar no seu dia a dia pegando transito (na pior hipotese pesado), para isso o que ela mais vai precisar é de melhorias de médias e altas rotações, como ganhar em alta é facil podemos no concentrar em ganhar o máximo possível em médias rotações que na realidade constituem 90% do uso de um motor (considerando que ele vai brincar em algum lugfar permitido qdo puder)
ou seja especifica-se um comando que não atrapalhe marcha lenta, uma turbina que pegue cedo o bastante pra melhorar retomadas no uso m?dio
a? entra o acerto.... de acordo com o que vc projetou de uso vc acerta ele mais pra economia, mais pra potência ou mais pra segurança pois o resultado fica dentro desse tri?ngulo sendo impossível se ter os 3 ao mesmo tempo...qto mais potência na mesma configuração menor a economia e menor a segurança (ou porque não dizer confiabilidade ou mesmo durabilidade) podendo escolher inclusive ficar no meio termo dos 3 com a máxima confiabilidade e economia que se possa ter com a potência projetada
2- acerto de pista
a? vc precisa saber que pista... se é pra pista:
a- prova de arrancada
vc usa apenas por pouco tempo, não precisa de nada de média, e precisa do máximo de potência possível, de preferência com o motor mais elastico que se puder ter, a confiabilidade e economia é 2? plano então vc usa um acerto que lhe proporcione isso... mesmo que arrisque uma quebra (nem comento economia)
b- circuito
vc precisa de muito torque em médias rotações pra poder fazer as sa?das de curva adequadamente e tbm precisa de potência em alta (mas é mais importante ter um carro coeso)...só que como vc fica muito tempo como motor em cargas máxima precisa pensar primeiro em confiabilidade (afinal pra ganhar é preciso primeiro chegar ) por isso vc geralmente faz o acerto pensando primeiro em confiabilidade, depois em consumo (afinal em algumas provas de longa duração realmente ganha quem parar menos pra abastecer) e por ultimo potência.
se alguem assistiu ao vivo as antigas stockcar de opala pode dizer o que os opalas vem falhando na reta de tão gordo que andam...vc escuta eles vindo no miolo e qdo entra na reta percebe claramente que todos andam com misfiring bravo justamente pro combustivel ajudar a abixar a temperatura da c?mara de cmobustão evitando quebra e assim poer cruzar a linha final.
c- trilhas
se o veículo é pra trilha vc vai precisar do máximo de linearidade pra poder sair de atoleiros, muito torque em média rotação pra retomadas e a potência não interessa tanto em primeiro lugar vem confiabilidade....consumo e potência vem por ultimo porque geralmente os trechos são mais curtos e vc pode abastecer entre eles.
agora vamos ao que todo mundo quer saber e no meu carro turbo ?
bem...depende.... como disse acima o motor fica num tri?ngulo entre economia - potência - confiabilidade, mas podemos acrescentar tbm um segundo par?metro que é subjetivo, o prazer em dirigir.... e vc as vezes precisa trocar prazer em dirigir por alguma coisa...seja economia, seja potência seja confiabildiade... mas é bom lembrar que nada no mundo é perfeito e une os 3 (ou melhor 4) elementos