Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Mini-motor a combust

Mini-motor a combust

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
19 Posts 10 Posters 1.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • X Offline
    X Offline
    xtreme
    escreveu em última edição por
    #1

    utilizando sofisticadas simulações em computador, os engenheiros do mit descobriram uma forma de utilizar o etanol para eliminar a combustão espont?nea e remover a barreira que impedia a fabricação de motores mais eficientes.

    quando o motor está trabalhando com a potência total e se aproxima o risco da batida de pino, uma pequena quantidade de etanol é injetada diretamente na c?mara de combust?o, onde o álcool se vaporiza rapidamente, resfriando o combustável e o ar e diminuindo a chance de ocorr?ncia da pré-combust?o.

    segundo as simulações, o problema deixar? de ocorrer mesmo se o motor estiver trabalhando com uma taxa de compressão tr?s vezes maior do que a que é utilizada hoje. os primeiros testes práticos confirmaram a teoria.

    inovações possíveis

    com a pré-combustão essencialmente eliminada, os pesquisadores poderão incorporar em seus motores duas técnicas que ajudam a deixar os motores a diesel atuais tão eficientes, mas sem causar a grande emissão de poluentes característica dos motores a óleo.

    em primeiro lugar, o motor poder? ser fortemente turbinado. em outras palavras, o ar que entra no motor é comprimido, de forma que muito mais ar e combustável possam caber no interior do cilindro. o resultado é um motor de mesma cilindrada gerando muito maior potência.

    leia mais:

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noti…go=010170061101

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #2

      seguindo essa ideia o alcool injetado por um suplementar na pressurizacao ajuda a resfriar o ar e misturar bem o alcool….

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #3

        seguindo essa ideia o alcool injetado por um suplementar na pressurizacao ajuda a resfriar o ar e misturar bem o alcool….

        [snapback]564639[/snapback]

        :todoido:

        pra vc ver como não precisa reinventar a roda, e os segredos são muito mais simples do que se prega por aí…

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          mephisto
          escreveu em última edição por
          #4

          descobriram ?

          verdade ?

          qualeh a proxima invencao deles, intercooler? icecooler?

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            Tim
            escreveu em última edição por
            #5

            seguindo essa ideia o alcool injetado por um suplementar na pressurizacao ajuda a resfriar o ar e misturar bem o alcool….

            [snapback]564639[/snapback]

            :d

            pra vc ver como não precisa reinventar a roda, e os segredos são muito mais simples do que se prega por aí…

            [snapback]564686[/snapback]

            descobriram ?

            verdade ?

            qualeh a proxima invencao deles, intercooler? icecooler?

            [snapback]565475[/snapback]

            …uma pequena quantidade de etanol é injetada diretamente na c?mara de combust?o, onde o álcool se vaporiza rapidamente

            nao tem absolutamente nada haver com usar alcool como combustive mto menos jogar na pressurização…

            o mit não brinca em servião hehehehe

            abraço

            martin

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              Tim
              escreveu em última edição por
              #6

              seguindo essa ideia o alcool injetado por um suplementar na pressurizacao ajuda a resfriar o ar e misturar bem o alcool….

              [snapback]564639[/snapback]

              :d

              pra vc ver como não precisa reinventar a roda, e os segredos são muito mais simples do que se prega por aí…

              [snapback]564686[/snapback]

              descobriram ?

              verdade ?

              qualeh a proxima invencao deles, intercooler? icecooler?

              [snapback]565475[/snapback]

              …uma pequena quantidade de etanol é injetada diretamente na c?mara de combust?o, onde o álcool se vaporiza rapidamente

              nao tem absolutamente nada haver com usar alcool como combustive mto menos jogar na pressurização…

              trata-se de inejtar alcool diretamente dentro da camara, tipo fsi da vw, e somente no momento necessario.

              o mit não brinca em servião hehehehe

              abraço

              martin

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fahrell
                escreveu em última edição por
                #7

                sim, nés lemos… mas o resultado é o mesmo, em maiores proporções e com um choque termico maior, mas o princ?pio é o mesmo...

                não é só pq é o mit que temos que nos curvar ante a sabedoria deles :d

                1 Resposta Última resposta
                • * Offline
                  * Offline
                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  sistema semelhante ja era usado nos aviões da 2? guerra, injetando água.

                  1 Resposta Última resposta
                  • I Offline
                    I Offline
                    Italo
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais port?ncia.

                    durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:

                    oh + h = h2o

                    h2o + o = h2o2

                    h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio

                    essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.

                    agora com a injeção de água ocorre a reação:

                    co + oh = co2 + h

                    h + oh = h20

                    h2o + o = h2o2

                    h2o2 = oh + oh e volta ao in?cio

                    nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.

                    e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2

                    ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.

                    ? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:

                    fonte glassman - combustion third edition

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #10
                      1. em potência máxima pode ocorrer pré-ignição se houver algum ponto quente dentro da c?mara de combust?o. a não ser que vc encharque de álcool até apagar, não vai adiantar em nada. se for detonação, também não adianta, pois o etanol, metanol, todos os combust?veis tem um limite, e francamente, a maioria já sabe qual ?. mesmo sem nunca ter pisado no mit….

                      2. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

                      só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        injeção de água na camara de motores de alto rendimento é algo que existe desde a segunda guerra . e grande parte do rendimento térmico maior do motor a alcool é de responsabilidade da porcentagem de água existente nele que resfria e ocupa lugar na camara com seus vapores .

                        abraços .

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fiasa Power
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          injeção de água era só pra evitar a detonação em motor de aviação de alto rendimento . não tinha nenhum fim de potencia , apenas um meio para alcan??-la .

                          por outro lado , os vapores também ocupam lá o seu espacinho e desde que uma temperatura suficientemente alta seja mantida … tudo tem seus limites .

                          abraços .

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            Tim
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.

                            complicado comparar c/ motor automotivo…

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
                              * Offline
                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              mas carol, a injeção de água não era pra refrigerar a c?mara e sim para gerar mais potência.

                              durante a combustão normal, é formada água e é presente na oxidação do hidrocarboneto restante tipo:

                              oh  + h = h2o

                              h2o + o = h2o2

                              h2o2      = oh + oh  e volta ao in?cio

                              essa reação não gera energia, só forma a agua nos fumos da combust?o.

                              agora com a injeção de água ocorre a reação:

                              co  + oh = co2 + h

                              h  +  oh = h20

                              h2o + o  = h2o2

                              h2o2      = oh  + oh  e volta ao in?cio

                              nessa reação vc assimila o monoxido de carbono que não foi queimado completamente(ele ainda pode ser reduzido para gerar + energia), podendo gerar co2 + h + energia.

                              e não é pouca energia, 2/3 dela vem dessa reação de co => co2

                              ainda tem detalhes de vaporização da água, onde se usa até 50% de metanol para se vaporizar.

                              ? um assunto extenso, mas muito interessante. :resumo:

                              fonte glassman - combustion third edition

                              [snapback]565636[/snapback]

                              1. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

                              [snapback]565674[/snapback]

                              motor de avião da 2a guerra normalmente tem 18 cilindros, desloca entre 15 e 30 litros de capacidade e vira só até 1800 rpm.

                              complicado comparar c/ motor automotivo…

                              [snapback]565745[/snapback]

                              a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.

                              ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                pensando por outro lado, a agua entrando liquida no cilindro e se evaporando no momento da compressão, ela poderia aumentar a taxa dinamica nao?

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  Tim
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  a injeção de água nos tais aviões era para aumentar a potência por alguns instantes durante manobras rápidas em grandes altitudes.

                                  ja a edelbrock fabrica um sistema assim, chamado vara jection , que injeta água pulverizada nas c?maras de combustão com função anti-detonante.

                                  [snapback]565750[/snapback]

                                  o problema era o seguinte…

                                  qdo os avioes mergulhavam pra jogar bombas (de forma a fazer uma parabola e liberar a bomba no ponto mais baixo dela, dando assim uma força extra e maior precisão no alvo), na hora de subir o motor nao tinha força o bastante pra fazer a manobra rapidamente, e a aeronave virava presa facil de artilharia anti-aerea.

                                  primeiro tentaram injetar oxigenio (o2) nas camaras de combustao, de forma a poder queimar mais combustivel e gerar mais potencia. otima ideia, na teoria - por que na pratica a temperatura ia pra casa do caralho e derretia os pistoes, valvulas e até bloco.

                                  depois tentaram injetar agua com oxigenio ou só agua, pra baixar a temperatura de alguma forma. conseguiram exito parcial. inclusive, existe pra vender nos states kit s automotivos pra injetar agua na camara de combustao. como o streit disse, não é um meio pra aumentar a potencia, e sim pra mante-la alta.

                                  a coisa só ficou legal quando descobriram que o ?xido nitroso (n2o), ao entrar na camara se decompunha em no e o (2 n2o ---> 2n2 + o2). o oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando. ai baixava a temperatura. é mais ou menos assim que funciona o nitro...

                                  abraço

                                  martin

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
                                    I Offline
                                    Italo
                                    escreveu em última edição por
                                    #17
                                    1. nunca que água vai dar mais potência. quando ela vaporiza rouba energia (rouba) diminuindo a temperatura da queima e atrapalhando a boa propagação da frente de chama. isso não tem nem o que discutir.

                                    só pelo jeit?o do artigo da pra ver que é meio furado. não tem como botar fã não.

                                    realmente, nunca a água vai vai formar h2o2 em temperaturas abaixo de 5000k. e abaixo dessa temperatura ocorre o radical hoo se associando com h e gerando o h2o2 q volta para se associar ao co

                                    estou falando de uma reação incompleta q ocorre na combustão q gera co, ele pode ser reduzido para co2 liberando mais energia.

                                    só demonstrei de forma simplificada do assunto, só espero q esse artigo da naca de pra botar f? .

                                    http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntr…_1993093582.pdf

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
                                      I Offline
                                      Italo
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      oxigenio liberado possibilitava queimar mais combustivel e o n2 reagia c/ oxigenio e outros componentes do ar e combustivel, formando no, no2 e no3) , só que consumindo calor e nao liberando

                                      este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
                                        T Offline
                                        Tim
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        este é um outro exemplo de energia consumida na combust?o. mas essa reação não tem como (eu ainda não sei) oxidar e gerar energia, assim como a oxidação do co.

                                        [snapback]566003[/snapback]

                                        sim, essa rea?ao consome energia e calor .. delta h positivo

                                        e o objetivo é justamente esse - na medida em q o oxigenio possiblita queimar mais combustivel, o nitrogenio (indiretamente) baixa a temperatura da camara pra nao fazer rombos na cabeça dos pistoes :d

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários