Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Sera que rola?

Sera que rola?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
71 Posts 16 Posters 6.2k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #53

    a questão é simples pacas…. os pinos servem pra aquecer a mistura por diversos motivos:

    1- qdo a mistura esta a baixa temperatura ( considere 15?c o alcool o que nem é tão baixo assim) o combustivel começa a perder sua caracter?sica de ficar vaporizado, como a velocidade que a mistura passa pelo coletor é alta a temperatura no mesmo chega a abaixar quase uma dezena de ?c, como uma parte do alcool não vai mais ser arrastada porque ficou condensada a mistura fica pobre, para evitar isso a fabrica aqueceu a mistura fazendo com que ela trombasse contra as aletas (o nome correto dos pinos) aquecidas, caso contrário vc teira que enriquecer a mistura o que causa aumento de consumo e maior emissão qdo o motor estiver em temperatura de funcionamento normal.

    como o carro é feito pra atender uma média de usuários e emitir pouca poluição (ninguem faz coc? na sala de casa né ?) a fabrica usa um outro sistema de enriquecimento chamado afogador, que enriquece apenas um pouco e junto com o aquecimento torna o carro usável eqto estiver na fase de aquecimento sem que emita muito mais do que o permitido/projetado

    qdo vc tem um carro e coloca um kit turbo vc naturalmente enriquece a mistura pra ganhar torque e esquece emissão de poluentes, tanto assim que em 90% dos carros turbo carburados vc desliga o afogador (ou nem sua ele mesmo qdo o carro tá frio)

    2- uma segunda função das aletas é causar turbilhonamento na mistura para que a mesma fique o mais homog?nea possível (misturar o combustivel com o ar), assim aliado ao aquecimento da mistura vc pode manter a mesma um pouco mais pobre melhorando o consumo e emissão.

    nos carros turbo acaba se tirando as aletas porque vc precisa enriquecer a mistura de qualquer forma pra poder alimentar a potência que vem a mais, então mesmo condensando uma parte ainda sobre combustivel na mistura suficiente pra dar dirigibilidade a frio, da mesma forma qdo vc tem pressão de turbo a mistura já recebe mais turbilhonamento naturalmente, então as aletas perdem boa parte da sua função, mas (sempre tem o ,mas ) tbm ocorre que por vc ter uma msitura mais rica existir? mais alcool e consequentemente qdo vc injeta mais deste combustivel vc abaixa mais a temperatura do coletor o que pode causar falha na alimentação em regimes de transientes, por exemplo vc vem com o carro a uns sei lá... 3.000rpm bem na casquinha e afunda o po de uma vez**, dependendo do acerto** que tiver o carro, dá uma apagada uns instantes (coisa de menos de segundo) e aí cresce de vez isso acontece porque nessa hora vc injeta muito alcool que rouba a temperatura do coletor e por alguns instantes o alcool que deveria entrar vai condensar nas paredes até que o regime de fluxo se reestabele?a…. vc pode minimizar isso com um paciencioso acerto de primeiro estágio, mas o efeito sempre vai estra lá...podendo ser algo grotesco ou algo aceitável normalmente....

    certamente se vc tiver as aletas o acerto é mais facil porque o efeito não acontece, só que vc perde fluxo (obvio) e perde potência tbm porque a mistura vai sempre entrar mais quente, o que não é algo que donos de carro turbo desejem (temperatura de admissão mais alta porque causa detonação)... o qto influencia é algo que é dificil de ser mensurado porque vc muda de aplicação aberta (diversos perfis de usuário e de utilização) pra perfil definido (? o seu carro pro seu uso e seu gosto particular)

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      streit
      escreveu em última edição por
      #54

      ? por essas e outras que eu venero injeção eletrúnica.

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #55

        a questão é simples pacas…. os pinos servem pra aquecer a mistura por diversos motivos:

        1- qdo a mistura esta a baixa temperatura ( considere 15?c o alcool o que nem é tão baixo assim) o combustivel começa a perder sua caracter?sica de ficar vaporizado, como a velocidade que a mistura passa pelo coletor é alta a temperatura no mesmo chega a abaixar quase uma dezena de ?c, como uma parte do alcool não vai mais ser arrastada porque ficou condensada a mistura fica pobre, para evitar isso a fabrica aqueceu a mistura fazendo com que ela trombasse contra as aletas (o nome correto dos pinos) aquecidas, caso contrário vc teira que enriquecer a mistura o que causa aumento de consumo e maior emissão qdo o motor estiver em temperatura de funcionamento normal.

        como o carro é feito pra atender uma média de usuários e emitir pouca poluição (ninguem faz coc? na sala de casa né ?) a fabrica usa um outro sistema de enriquecimento chamado afogador, que enriquece apenas um pouco e junto com o aquecimento torna o carro usável eqto estiver na fase de aquecimento sem que emita muito mais do que o permitido/projetado

        qdo vc tem um carro e coloca um kit turbo vc naturalmente enriquece a mistura pra ganhar torque e esquece emissão de poluentes, tanto assim que em 90% dos carros turbo carburados vc desliga o afogador (ou nem sua ele mesmo qdo o carro tá frio)

        2- uma segunda função das aletas é causar turbilhonamento na mistura para que a mesma fique o mais homog?nea possível (misturar o combustivel com o ar), assim aliado ao aquecimento da mistura vc pode manter a mesma um pouco mais pobre melhorando o consumo e emissão.

        nos carros turbo acaba se tirando as aletas porque vc precisa enriquecer a mistura de qualquer forma pra poder alimentar a potência que vem a mais, então mesmo condensando uma parte ainda sobre combustivel na mistura suficiente pra dar dirigibilidade a frio, da mesma forma qdo vc tem pressão de turbo a mistura já recebe mais turbilhonamento naturalmente, então as aletas perdem boa parte da sua função, mas (sempre tem o ,mas ) tbm ocorre que por vc ter uma msitura mais rica existir? mais alcool e consequentemente qdo vc injeta mais deste combustivel vc abaixa mais a temperatura do coletor o que pode causar falha na alimentação em regimes de transientes, por exemplo vc vem com o carro a uns sei lá... 3.000rpm bem na casquinha e afunda o po de uma vez**, dependendo do acerto** que tiver o carro, dá uma apagada uns instantes (coisa de menos de segundo) e aí cresce de vez isso acontece porque nessa hora vc injeta muito alcool que rouba a temperatura do coletor e por alguns instantes o alcool que deveria entrar vai condensar nas paredes até que o regime de fluxo se reestabele?a…. vc pode minimizar isso com um paciencioso acerto de primeiro estágio, mas o efeito sempre vai estra lá...podendo ser algo grotesco ou algo aceitável normalmente....

        certamente se vc tiver as aletas o acerto é mais facil porque o efeito não acontece, só que vc perde fluxo (obvio) e perde potência tbm porque a mistura vai sempre entrar mais quente, o que não é algo que donos de carro turbo desejem (temperatura de admissão mais alta porque causa detonação)... o qto influencia é algo que é dificil de ser mensurado porque vc muda de aplicação aberta (diversos perfis de usuário e de utilização) pra perfil definido (? o seu carro pro seu uso e seu gosto particular)

        [snapback]256232[/snapback]

        :bravo:

        ;)

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #56

          me desculpem…mas não entendi nada é um dos raros casos onde vejo alguem escrever com sotaque

          [snapback]256427[/snapback]

          sotaque paulistano hehehe conheão ele pessoalmente, o cara é gente fina, só um pouco psico com carros preparados. ja falei algumas vezes pra ele néçãooo digitar com sotaque aqui no forum hehehe

          1 Resposta Última resposta
          • X Offline
            X Offline
            Xucrute
            escreveu em última edição por
            #57

            grande over, disse o que faltava para ser dito … :bravo:

            cada um faz o que quer, tendo em vista o que pode acontecer..

            @ dnt-turbo : mano a parada é a seguinte, cada um tem o seu pto de vista ... se vc monta c/ biela de simca, cabeçote de gordini e turbo de avião da dácada de 40 não cabe a mim criticar, mas tenho total direito de falar que tem coisa melhor he he he ... portanto, respeite o meu ponto de vista, eu respeito o seu, e agente fica a pampa ...

            @ ka, nem preciso falar que vc foi provocativo, mas tá loonge de me deixar estressado, afinal, depois de tanto discutir ctigo nem rola de ficar discutindo essas coisas, afinal a minha linha de pensamento difere da sua ...

            abraços

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
              W Offline
              WEST
              escreveu em última edição por
              #58

              magavilha, o bico vai mandar alcool pulverizado certinho e logo de cara vai bater nas aletas e virar liquido novamente  :bravo:

              [snapback]256142[/snapback]

              só uma parcela ?nfima do álcool saindo do bico deixa de ser láquida, e é em função da redução na pressão (expansão de p_comb para p_coletor)…

              ;)

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #59

                alguem pode fazer o resumo…..........hehehehhe.??????????

                no meu caso:

                1-deixa os pinos

                2-bota o bico na tampa de pressurizacao(mufla)

                3-pode usar sua bombinha de monza mesmo que ela(s) com 3,0 bar de pressao dão conta do recado.........lindamente...

                apenas opiniao pessoal....

                baseado em fatos reais

                ; )

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #60

                  fr?vio:

                  tira os pinos. quanto menor a restrição do sistema de admissão melhor ser?. vc consegue mais potência usando uma pressão de turbo menor. com isso vc tb poupa seu equipamento e gasta menos combustável. ao contrário do que alguem disse, ter uma admissão livre em um carro turbo é tão ou mesmo mais importante do que num aspirado.

                  coloca o bico na pressurização. a mistura se tornar? mais homog?nea além do fato de ser mais fácil de colocar ali do que no coletor.

                  mas lembre-se, nada melhor do que usar intercooler e uma boa injeção eletrúnica. abraços e boa sorte.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #61

                    bom.. vamos lah…

                    aki eh kente pra caralho... ta chovendo e bate 26 graus lah fora...

                    36 graus eh normal ....

                    a ideia de por o pino no coletor se baseia pelo simples fato de nao kerer cuspir alcool em cima do tbi e/ou em cima do bico original...

                    se bem que o bico original ja pulsa em cima da borboleta, mais não sobre pressao (quando turbo, claro), da? tenho medo de escorrer pelo eixo e danificar os sensores...

                    mais, pensando bem, sobre pressao ele vai vazar (se tiver que vazar) tanto com um (o original) ou 2 bicos ;) entao ta decidido, bico na tampa

                    agora, os pinos, aki eh kente bagaray, acho que eles vao para o c?u :bravo:

                    meu carro bate pino as vezes original, imagina turbo (kente)... pra que mais kero aquecer mais essa jo?a?

                    intercooler esta no projeto (futuro)...

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #62

                      :bravo: ;) :d

                      esse cara sempre salva os tópicos

                      :d :aaf: :palavrao:

                      [snapback]256175[/snapback]

                      :palavrao: :parede: :bravo:

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        DNT-Turbo
                        escreveu em última edição por
                        #63

                        [snapback]256572[/snapback]

                        ae brou

                        noiz fais us motor aque e os bagulho anda sem kebrah

                        soh anda na ponta

                        se tu fica nesa ae soh de freskura probleme teu

                        carango noso anda na soh frente eh o que importa ae

                        nois monta motor fodao aque e ainda damo garantia

                        nois nunca leva desaforu pra casa nao

                        se duvidah poe na reta

                        flw

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          Cleber T.
                          escreveu em última edição por
                          #64

                          ae brou

                          noiz fais us motor aque e os bagulho anda sem kebrah

                          soh anda na ponta

                          se tu fica nesa ae soh de freskura probleme teu

                          carango noso anda na soh frente eh o que importa ae

                          nois monta motor fodao aque e ainda damo garantia

                          nois nunca leva desaforu pra casa nao

                          se duvidah poe na reta

                          flw

                          [snapback]256822[/snapback]

                          po vc podia fazer um esquemao ai na dnt p/ gente aqui…umas holset baratinhas pra nois :bravo: ;)

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            stefano
                            escreveu em última edição por
                            #65

                            :bravo:  ;)  :d

                            [snapback]256818[/snapback]

                            de novo

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fluff
                              escreveu em última edição por
                              #66

                              :bravo:

                              esse cara é comédia d+

                              esse seria um patrocinador ideal pro meu projeto

                              ;)

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
                                ? Offline
                                Visitante
                                escreveu em última edição por
                                #67

                                :bravo:

                                esse cara é comédia d+

                                esse seria um patrocinador ideal pro meu projeto

                                :d

                                [snapback]256849[/snapback]

                                conheci esse doido (com todo respeito hehehe) la num encontro da nitro point, la em sbc.

                                tem q ver os amigos dele, ali sim só tem maluco ;)

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
                                  C Offline
                                  caferninha
                                  escreveu em última edição por
                                  #68

                                  2 consieracoes.

                                  1 os pinos estao tanto em ap alcool quanto nos gasolina. carburado e injetado.

                                  2 temos eng de fabrica/s acessando o forum tambem

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • E Offline
                                    E Offline
                                    ernest
                                    escreveu em última edição por
                                    #69

                                    2? temos eng de fabrica/s acessando o forum tambem

                                    [snapback]256870[/snapback]

                                    então eles que se manifestem pois ficar na moita é que não dá, não precisa dizer onde trabalha mas dando uma opinião técnica é o que interessa.

                                    quando o pessoal não se manifesta e entende do que esta falando, para min só tem duas explicações:

                                      • ou quer esconder o jogo. ;)
                                      • ou não sabe mesmo. :d

                                    gosto muito da postura de alguns fabricantes ou revendedores que postam aqui do forum pois não tem medo de mostrar a cara, parabéns a eles pois nés so temos a ganhar com isso. :bravo: ai isso sim é um time

                                    abs

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #70

                                      boa.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
                                        J Offline
                                        JF
                                        escreveu em última edição por
                                        #71

                                        então eles que se manifestem pois ficar na moita é que não dá, não precisa dizer onde trabalha mas dando uma opinião técnica é o que interessa.

                                        quando o pessoal não se manifesta e entende do que esta falando, para min só tem duas explicações:

                                        **1) - ou quer esconder o jogo. ;)

                                          • ou não sabe mesmo.** :d

                                        gosto muito da postura de alguns fabricantes ou revendedores que postam aqui do forum pois não tem medo de mostrar a cara, parabéns a eles pois nés so temos a ganhar com isso.  :bravo:  ai isso sim é um time

                                        abs

                                        [snapback]256880[/snapback]

                                        assino embaixo

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários