Aliviando peso
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depois vou tirar o que restou dos refor?os da tampa do porta-malas, e também aliviar as portas, e posto aqui os resultados….
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aliviar as portasó teu santo antonio protege bem o piloto?
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aliviar as portasó teu santo antonio protege bem o piloto?
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o santo ant?nio protege bem, mas se a porrada for certeira e forte, vai machucar do mesmo jeito, estando a porta aliviada ou não….
ktulu, mesmo 10kg fazem diferença, porque o fato não é o carro pesar menos, é ter o máximo de lastro pra colocar nos pontos certos no carro.... qualquer 0,01s no tempo de volta vale a pena....
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o santo ant?nio protege bem, mas se a porrada for certeira e forte, vai machucar do mesmo jeito, estando a porta aliviada ou não….
ktulu, mesmo 10kg fazem diferença, porque o fato não é o carro pesar menos, é ter o máximo de lastro pra colocar nos pontos certos no carro.... qualquer 0,01s no tempo de volta vale a pena....
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pois é….fora q com o al?vio q vc fez na tampa do porta-malas + capo + o q far? nas portas vc tira bem mais que 10 kg...
e depois pode equilibrar o carro com lastro...
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engraçado como as pessoas só colocam + e + peso nos xxx né? tela de dvd, som, etc etc etc…a? vivem kebrando cambio e num sabem pq...o legal é colocar o capo e porta malas de fibra + vidros laterais e traseiros de lexan...a? coloca vidro + fino nas portas...tira ar e direção...vidro manual...rodas + leves...a? dá benga nos boys de audi c/ a metade da potencia e os caras ficam loucos...rss.
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engraçado como as pessoas só colocam + e + peso nos xxx né? tela de dvd, som, etc etc etc…a? vivem kebrando cambio e num sabem pq...o legal é colocar o capo e porta malas de fibra + vidros laterais e traseiros de lexan...a? coloca vidro + fino nas portas...tira ar e direção...vidro manual...rodas + leves...a? dá benga nos boys de audi c/ a metade da potencia e os caras ficam loucos...rss.
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isso tudo pra um carro q anda na rua, diariamente?
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6k do capo + 2,3k do tampo do porta-malas:
8,3k..num carro de 850k, dá 1% de al?vio de peso….sendo a maior partte sobre o eixo dianteiro..
sei que qualquer ganho é bem vindo, sobretudo pros sofredores de impacto que é amortecedores, discos de freio...
mas pra um carro que roda na rua, é esforão demais pra pouco resultado..
com capo, um paralamas de fibra e tampa do porta-malas do chevette teoricamente eu teria tirado algo em torno de 15-20k de peso..pra compensar parte dos 30-40k de lastro no port-malas e o peso adicional do 151 na frente...
? muito esforão e custo pra emagrecer um carro pra valer a pena num carro que anda na rua..
concordo com o recurso qdo o assunto é pista...mas com infelizmente não faão parte disso..
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voyage csl total, agora pot, atras como vc tirou o miolo ta muito mole? pq eu acho se tiver na reta muito rapido pela força do ar de acordo com a aerodinamica do carro a tampa do porta malas nao afunda não?, criando uma especie de barriga pra dentro do porta malas?
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voyage csl total, agora pot, atras como vc tirou o miolo ta muito mole? pq eu acho se tiver na reta muito rapido pela força do ar de acordo com a aerodinamica do carro a tampa do porta malas nao afunda não?, criando uma especie de barriga pra dentro do porta malas?
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sem chance dark…isso só aconteceria se vc usasse um aerof?lio generoso na traseira...igual ao dos antigos voyage q corriam no bras. de marcas...pq aí vc criaria uma zona de turbulencia ali em cima da tampa...sem o aero o ar passa tranquilamente por ali...e passa reto
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gosto tb da idéia de aliviar ao máximo o peso do carro, mesmo sendo usado nas ruas…mas nada muito radical como potenza fez (carro de pista naum precisa de muita frescura)...
ajudaria bastante no meu caso se o motorista aqui já aliviasse um pouquinho do peso tb mas como é mais fácil tirar peso do carro, enton é melhor trabalhar nisso
idéia interessante do amarchetti, usar capo e paralamas de fibra...será q sai caro?
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esse topico me interessa. como alguns sabem estou na fase final de preparacao de um escort zetec aspro. um dos pontos ke vai pegar é o peso do carro(1200 kg). tirar estepe, tampao, bancos vai ser certeza mas me surgiu a ideia de tirar algumas partes da lataria para conseguir um maior alivio. agora só me falta coragem e ver se vai compensar o sacrificio.
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eu acho que pra rua não vale a pena, você vai decepar seu carro inteiro, (só não tenta aliviar o monobloco ) vai ficar tudo numa moleza só, pra ganhar uns 20kg no máximo. é muito mais efetivo tirar todos os acabamentos, banco traseiro, ac, vidro eletrico, dh e outras coisas inúteis . fazer isso em tampa de porta-malas, capo e portas é uma coisa muito extrema, e que traz muito mais custo que benefício….
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um capo de fibra pro chevas saia em 97 r$ 315,00…já na cor do carro..
o paralémas dianteiro esquerdo (eu só tinha essse ) saia +/- uns 200-250..não lembro bem...
o caso do chevete, vc ainda tem a opção dos vidros dos chevette junior que eram mais leves e tiravam coisa de 3-4k do peso total do carro
se vc parar pra pensar é muito din din por pouco peso..
pra um carro que vai andar na rua, ac, dh, protetor de c?rter, acabamentos de porta, console do painel, estepe são coisas complicadas de se tirar...
na rua fica-se sem muito o que fazer...
se fosse um preão aceitável tirar o ap e colocar um bloco subaru de alumínio
ganhava em peso e centro de gravidade....as curvas agradeceriam...
pior de tudo é que por mais esforão que vc faça, no final câmbio-motor é mais de 40% do peso do carro..
vc tá fazendo muito esforão em cima de coisas que não são tão significativas assim...
tá pensando em um carro que vc usa na rua no seu dia-a-dia...
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pra carro de corrida vale a pena sair cortando peda?os da lataria do carro (com cit?rio) pq se vc tem um carro abaixo do peso mínimo vc pode colocar lastros no carro em lugares aonde eles fazore?am a distribuição de peso, assim vc tem um carro mais equilibrado…
pra rua acho q o mais extreme é fazer como o amarchetti disse e encomendar peças em fibra de vidro...
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essa ideia de retirada de peso eh uma boa… como muitos aqui pelo jeito, eu sou um q naum gostaria nada de ter um banco traseiro atrapalhando muito menos um ac insignificante, dh, banco do carona(a não ser q tenha uma boa gata pra sentar nele), divisoria de porta-malas, tapetes, capinhas de motor, gradinhas de para-choque, rodas de ferro, vidros grossos, vidro eletrico, som, essas coisinhas tuning q soh agregam peso...
tudo eh desnecessario em um carro dedicado a alta performance, se na rua isso jah atrapalha, imaginem na pista...
relação peso/potencia ou peso/torque eh fundamental para um carro vencer corridas( ou ateh peguinhas, como mencionaram, coisa q sou totalmente contra, exclusivamente qdo em areas urbanas)...
por exemplo...
em um carro de 800kg e 110cv com 7,27kg/cv, retirar 50kg eh como ganhar 7cv... e mais, se vc conseguir retirar mais 25kg, são mais 3 cv, somando tudo dah 725kg e 110cv, mas a relação peso /potencia desce para 6,59kg/cv... alguns podem pensar q esses 10cv saum dispensaveis, naum pelo menos numa categoria em q a diferença de potencia entre os carros eh de ~5cv.... qdo milagrosamente chega a isso, por alguma modificação brilhante ou diferença na fabricação em linha das peças....
t+ abraço... boa sorte com o voyage... acho q uma boa ideia eh substituir os vidros por uns mais finos, pelo menos os laterais/traseiros e o traseiro...
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eu ainda sou a favor de tirar peso das rodas e tudo que gira com o motor, ainda num achei a reportagem da ap que diz qto se equivale 1kg a menos em cada roda com kgs no total do carro. é algo meio gritante