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Pressão do turbo, antes e depois do carbura

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  • D Offline
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    Dr.147
    escreveu em última edição por
    #1

    bom, é o seguinte pessoal:

    h? alguns meses, tinha um tópico aqui no pp sobre a instalação de manometros, quando surgiu a discussão do local apropriado para pegar a pressão do manometro de turbo.

    no caso dos carburados, sugeriram conectar a mangueira junto ao coletor de admissão, proximo a tomada do hidrovacuo do freio, pois se instalasse antes do carbura, eu iria ter a presssão da turbina, e não a pressão q efetivamente chegaria ao motor. citaram tb essa variação de pressão seria de aproximadamente 0,2 kgf/cm? a menos se instalada no coletor de admissão.

    acontece que no meu carro, estava instalado proximo é turbina, e resolvi mudar pro coletor, já que tinha um niple disponivel lá. e pra minha surpresa, a pressão final do meu carro ontinuou a mesma (0.8), somente o ponteiro sobe mais lentamente até chegar na pressão max.

    qual a conclusão que vcs chegam?????

    o meu carburador está adequado ao fluxo de ar pressurizado pela turbina, pois não está estrangulando a pressão, a ponto de variar 0.2 pra menos?

    será que não houve variação, tendo em vista a baixa pressão q utilizo?

    talvez se eu tivesse uma turbina com a caixa fria maior, que enviaria maior fluxo, teria esta variação?

    vamos discutir

    abraços

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #2

      quando andava de 2e no meu carro a variação chegava a 0.3 kg/cm^2. hj de 3e fica particamente a mesma pressão no coletor/tampa.

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      • P Offline
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        PrEsA
        escreveu em última edição por
        #3

        0,2bar é bastante perda, hein?

        acho q este valor é p carro com ic, boa pressao e mta tubulação….

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
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          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #4

          talvez sua turbina sej a bem dimensionada pro seu motor.

          ai fica igual a usar pop off. variação tem, mas em pressão total iguala.

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
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            wagnerls
            escreveu em última edição por
            #5

            pra mim nao muda nada

            se vc ta a meio po, a prioridade ta aberta, ta deixando passar pressao, se vc pisa um pouco mais tipo 3/4 do acelerador a pressao no coletor e na mufla e a mesma, ja que nao e pq o diametro da borboleta va influenciar.

            vejam bem, pressao e uma coisa, vazao e outra….

            nunca senti diferenca nenhuma em pegar em um ponto e em outro, acho ate pior usar manometro num lugar onde em marcha lenta se tem vacuo, coisa pra qual o mesmo nao foi projetado, podendo ate com o tempo dar diferenca de leitura por causa disso...

            abracos

            wagner luis

            :cry:

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #6

              pra mim nao muda nada

              se vc ta a meio po, a prioridade ta aberta, ta deixando passar pressao, se vc pisa um pouco mais tipo 3/4 do acelerador a pressao no coletor e na mufla e a mesma, ja que nao e pq o diametro da borboleta va influenciar.

              vejam bem, pressao e uma coisa, vazao e outra….

              nunca senti diferenca nenhuma em pegar em um ponto e em outro, acho ate pior usar manometro num lugar onde em marcha lenta se tem vacuo, coisa pra qual o mesmo nao foi projetado, podendo ate com o tempo dar diferenca de leitura por causa disso...

              abracos

              wagner luis

              :cry:

              [snapback]594584[/snapback]

              fala wagner, tranquilo?

              acredito que você esteja confundindo: a vazão (ou fluxo) é sempre igual, já que vc não perde ar em lugar algum (considerando a prioridade fechada).

              já pressão está ligada é energia interna do fluido, logo vc perde esta energia no caminho (ou transforma para os puritanos) devido a perdas por arrasto (principalmente).

              1 Resposta Última resposta
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                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #7

                fala wagner, tranquilo?

                acredito que você esteja confundindo: a vazão (ou fluxo) é sempre igual, já que vc não perde ar em lugar algum (considerando a prioridade fechada).

                já pressão está ligada é energia interna do fluido, logo vc perde esta energia no caminho (ou transforma para os puritanos) devido a perdas por arrasto (principalmente).

                [snapback]594590[/snapback]

                mas vc nao tem perda por causa de diametro.. se vc tem 1kg em 2 vai ter 1kg em 1 …

                abracos

                wagner luis

                :cry:

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                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  wagner, de boa mas pense um pouco:

                  se fosse assim tanto faz se o escape saisse em 3 , caisse pra 1 , voltasse pra 2,5 , nessa teoria teriamos a mesma contra-pressão entao pq usar um escape inteiro de 2,5 ou 3 pol?

                  ? capito?

                  1 Resposta Última resposta
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                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    wagner, de boa mas pense um pouco:

                    se fosse assim tanto faz se o escape saisse em 3 , caisse pra 1 , voltasse pra 2,5 , nessa teoria teriamos a mesma contra-pressão entao pq usar um escape inteiro de 2,5 ou 3 pol?

                    ? capito?

                    [snapback]594605[/snapback]

                    sao dois sistemas totalmente diferentes…

                    imagine um tubo de 2 vedado nas duas pontas e no meio uma borboleta, vc injeta 0,5kg de um lado e tem essa leitura no manometro, do outro lado da borboleta ligeiramente aberta vc tem que ter os mesmos 0,5kg de pressao.

                    isso e que eu acho e comprovei trocando a captacao de lugar....

                    no turbo, assim que se tira o pe a prioridade alivia a pressao, entao nao tem como, se o turbo estiver com 0,5kg na mufla ele tem que ter 0,5 no coletor desde que o motor tenha carga para que a prioridade nao alivie....

                    abracos

                    wagner luis

                    :cry:

                    1 Resposta Última resposta
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                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      só que o sistema ali não é um recipiente fechado né veio?

                      o motor suga o ar, portanto é como se vazasse mto ar desse tubo, os venturis quase sempre são menores que a passagem posterior ao carbura, dai o pq da queda de pressão, os venturis representam uma restrição.

                      se isso nao acontecesse, pra que usar 3e? weber? carburação dupla? quadrijet?

                      um solex 28 daria conta tranquilo de um v8 big block.

                      1 Resposta Última resposta
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                        wagnerls
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        a gente ta falando de diferenca de pressao.. e nao de vazao….

                        se eu colocar um carburador 28 num turbo 1kg e depois trocar por uma weber 50 entao vou ter 2.5kg de turbo sem nem mexer na regulagem da wastgate??????????

                        abracos

                        wagner luis

                        :cry:

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          a gente ta falando de diferenca de pressao.. e nao de vazao….

                          se eu colocar um carburador 28 num turbo 1kg e depois trocar por uma weber 50 entao vou ter 2.5kg de turbo sem nem mexer na regulagem da wastgate??????????

                          abracos

                          wagner luis

                          :cry:

                          [snapback]594613[/snapback]

                          nao. a wast gate regula a pressão de turbo pela pressão na pressurização antes do carbura ( na maioria dos carros ), mas provavelmente dependendo do fluxo que seu motor consome de ar ( que é diferente num carro mil e num 1.6 por ex ) a pressão no coletor vai variar.

                          1 Resposta Última resposta
                          • Y Offline
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                            ytsejam
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            pra constar.. o meu em cima da 3e de santana.. deu 0,2 de diferença.. entre coletor e tampa…

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pra constar.. o meu em cima da 3e de santana.. deu 0,2 de diferença.. entre coletor e tampa…

                              [snapback]594619[/snapback]

                              o meu é 3e de opala e dá os mesmos 0,2 de diferença… to lendo pressão/vacuo pela mangueira do hidrovacuo... aquele t ...

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                eu acredito que não houve variação, pois o carburador é relativamente grande para o motor… é um tldz, original dos aps 1.8 alcool num motor 1.300. a caixa fria da turbina é 48 (da t22), rotor e eixo desconhe?o.

                                será que, se não ocorrendo essa variação, posso considerar o conjunto caixa fria/carburador/motor estão bem dimensionados?

                                mas a minha intenção aqui não é só discutir acerca da variação de pressão, mas tb o fluxo, velocidade do ar admitido, etc.. pois nem tudo q é maior vai ser necessariamente melhor, pois já vi casos q colocaram uma borboleta maior num injetado e o carro perdeu rendimento.. lágico q neste caso podemos considerar falha no certo tb.

                                abraços

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #16

                                  vc ja deve ter escutado algo como: carro injetado anda mais do q carburado mesmo que se use a mesma pressão . pois bem, isso nunca me convenceu ser assim pura e simplesmente.

                                  um mudei o ponto de captação de pressão no motor da saveiro, passando da mufla p/ o coletor de admissão. mudou algo? sim, praticamente 0,3 bar de pressão a menos…

                                  ta explicado o pq da lenda...

                                  e isso pq uso carburador weber 40 com difusores que muitos dizem ser só pra pista ou até mesmo que o motor com isso não funcionar? . ou seja, com o mínimo de restrição possivel. até mesmo sem os difusores (ficou com o fluxo total do carburador, coisa de 400/450 cfm) eu ja andei e a diferença era essa.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    #17

                                    vc ja deve ter escutado algo como: carro injetado anda mais do q carburado mesmo que se use a mesma pressão . pois bem, isso nunca me convenceu ser assim pura e simplesmente.

                                    um mudei o ponto de captação de pressão no motor da saveiro, passando da mufla p/ o coletor de admissão. mudou algo? sim, praticamente 0,3 bar de pressão a menos…

                                    ta explicado o pq da lenda...

                                    e isso pq uso carburador weber 40 com difusores que muitos dizem ser só pra pista ou até mesmo que o motor com isso não funcionar? . ou seja, com o mínimo de restrição possivel. até mesmo sem os difusores (ficou com o fluxo total do carburador, coisa de 400/450 cfm) eu ja andei e a diferença era essa.

                                    [snapback]594976[/snapback]

                                    mas carol, essa diferenca e quando vc ta torando a loira??? quando se ta la nos seus 2.5kg de mufla com o pe no fundo, vc para o carro, troca a captacao pro coletor e vc le 2,2kg com o pe no fundo tb???

                                    ninguem me convenceu ate agora pq ninguem me explicou fisicamente :cry:

                                    abracos

                                    wagner luis

                                    :)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      * Caroline Stella *
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      mas carol, essa diferenca e quando vc ta torando a loira??? quando se ta la nos seus 2.5kg de mufla com o pe no fundo, vc para o carro, troca a captacao pro coletor e vc le 2,2kg com o pe no fundo tb???

                                      ninguem me convenceu ate agora pq ninguem me explicou fisicamente :cry:

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      :)

                                      [snapback]594979[/snapback]

                                      exatamente assim como vc descreveu.

                                      o lance é q o carburador faz uma restrição grande a ponto de ali na mufla ficar uma pressão alta justamente pq o carburador afunila tudo. ja no injetado, onde não tem nada alem de uma generosa borboleta aberta e com passagem praticamente livre, isso não acontece.

                                      vc nunca reparou que os motores 16v e 20v rendem horrores mesmo com pressão bem mais baixa q nos 8vó é por isso…a passagem é mais livre ainda até os cilindros.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        porva
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                                        #19

                                        carol, vc chegou a medir diferenças de pressao, com diferentes medidas de difusores?

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          carol, vc chegou a medir diferenças de pressao, com diferentes medidas de difusores?

                                          [snapback]594991[/snapback]

                                          lembro que tanto com difusores 31 qto sem difusores a pressão era a mesma (medida em cima).

                                          1 Resposta Última resposta

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