Área frontal
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fred: vou ver os links.
tshiii: mas faão como? vou tra?ando uma linha na sombra do carro e depois faão a medição pra ver qtos centimetros (ou metros) tem essa linha?
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isso… vc usa a lanterna pra obter a projeção do carro na parede... vai ter uma seção transversal dele la estampada na parede...
pede pra alguem vir com a lanterna (a mais forte q conseguir), e essa pessoa tem q ser mto criteriosa, tentar manter o facho o mais perpendicular possivel com a parede... parede essa q possa ser rabiscada
por exemplo, a pessoa poem a lanterna no chao... ai vc começa desenhando o pneu, e a pessoa vem subindo junto com vc... lateral e tal... teto...
se a lanterna ficar torta, dai a projeção fica irregular, fica menor, maior... ela já não vai ficar perfeita, então todo capricho é pouco...
terminado o desenho do contorno da sombra na parede, vc tem a area frontal... basta apenas calcula-la
vai subdividindo ela em mtos outros quadrados... (pq calcular a area de quadrados é mais facil ) ou até circulos...
vc não vai obter muita precisão, mas da uma noção bem proxima da realidade...
pra conferir o desenho, vc mede e altura do teto do carro ateh o chao, e faz o msm no contorno na parede...
a pessoa pode tomar por base essa medida, pra aprender a seguirar a lanterna...
ela começa segurando pelo teto, de forma q a sombra tenha a mesma altura do carro
abraços
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desculpe a pergunta… mas qual é a fun?ao de medir a area frontal do carro ou o que ?... ???
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pensei num outro jeito…
para o carro em frente a uma prede riscável, pega uma daquelas canetas laser que vende nos camel?s e vai rolando ela pela parte do carro que tiver a maior secção e marcando os pontos na parede até ter um desenho do mesmo. aí é só dividir como o pessoal falou...
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pensei num outro jeito…
para o carro em frente a uma prede riscável, pega uma daquelas canetas laser que vende nos camel?s e vai rolando ela pela parte do carro que tiver a maior secção e marcando os pontos na parede até ter um desenho do mesmo. aí é só dividir como o pessoal falou...
nesse site tem uma tabela de uns carros..
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tanto com a lanterna ou uma foto(com escala) vc consegue aproximar a área frontal, mas só pra ter um número, caso vc queira para questáes de aerodin?mica não serve, afinal o carro não é uma parede reta, uma frente perpendicular ao solo.
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tanto com a lanterna ou uma foto(com escala) vc consegue aproximar a área frontal, mas só pra ter um número, caso vc queira para questáes de aerodin?mica não serve, afinal o carro não é uma parede reta, uma frente perpendicular ao solo.
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isso aí
dessa forma calculasse apenas area frontal.. mais nada…
se pegar uma gota com a mesma area frontal do carro dele, ela vai ter um desempenho aerodinamico mto superior...
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isso aí
dessa forma calculasse apenas area frontal.. mais nada…
se pegar uma gota com a mesma area frontal do carro dele, ela vai ter um desempenho aerodinamico mto superior...
[snapback]271679[/snapback]
exato. alem da area frontal, o programa pede tb o cx do carro, mas isso eu tenho.
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com a capota maritima
sem ela o arrasto chega a .53, maior que o da própria kombi.
abraços
[snapback]271777[/snapback]
affffffffffffffffffffffffffff…...........coeficiente de parede de concreto....
ps: já pensou em entrar em contato com a vw e perguntar ???
abraão
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felipe e thiago: o arrasto do vw é lamentavel e o da saveiro sem capota maritima (comprei a capota no dia seguinte da compra do carro ) é sofrável. tanto que muita gente qdo vai correr sem a capota abaixa a tampa traseira pra livrar a pressão. ai a coisa muda e muuito de figura e (dizem os entendidos) q rende melhor q um gol.
perguntar pra vw? eles só respondem pre vc caso vc tenha comprado recentemente um modelo top de linha. e mesmo assim demooooora…
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felipe e thiago: o arrasto do vw é lamentavel e o da saveiro sem capota maritima (comprei a capota no dia seguinte da compra do carro ) é sofrável. tanto que muita gente qdo vai correr sem a capota abaixa a tampa traseira pra livrar a pressão. ai a coisa muda e muuito de figura e (dizem os entendidos) q rende melhor q um gol.
perguntar pra vw? eles só respondem pre vc caso vc tenha comprado recentemente um modelo top de linha. e mesmo assim demooooora…
[snapback]271844[/snapback]
eu imaginava que fosse uns 0.45 o cx de um vw caixa mesmo.. o do fusca snme eh 0,50…
lembrando que isso muda (e pode ser consideravelmente) conforme os acessorios externos, largura do pneu e altura em relacao ao solo..
sei nao se uma saveiro com ca?amba aberta fique melhor que um gol, nao posso afirmar mas meu sentimento eh que deve ser pelo menos um pouco pior.
mas pra simplificar as coisas, ja que voce nao sabe mesmo o cx com precisao, coloca uns 2m^2 de area frontal que ja da pra ter uma ideia.
[]s
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vc é obrigado a calcular a área.
uma das formas é fazer a projeção da sombra, como o amigo falou. depois vc mede o comprimento total da risca na parede e divide o resultado por 4 e eleva ao quadrado e pronto.
lembrando que tem que deixar o carro a uma distancia de uns 2 metros da parede e a fonte de luz o mais longe possível (uns 15 ou 20 metros), e isso é muito chato.
qto mais perto do carro a fonte de luz, maior a sombra projetada.
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