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Potência x torque

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    escreveu em última edição por
    #21

    perai, o programa escuta o motor e diz a potência? b)

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    • H Offline
      H Offline
      hernani.vila
      escreveu em última edição por
      #22

      all versions use the same concept where the program reads a sound file, using the wave format, and processes it beginning to end counting the pulses [peak to peak] from your ignition and calculating the rpm of the engine.

      vc grava como ?udio o sinal gerado pela bobina. é só fazer um cabo simples (1 potenciometro, resistor, jacarezinhos, e conector bananinha), que é ligado no terminal negativo da bobina (e aterramento). com o potenciometro vc regula um sinal de saida adequado para seu gravador, e liga a outra ponta desse cabo (plug bananinha ) em um gravador de ?udio (notebook, de preferência).

      tocando esse som gravado assim em um ruindows media player da vida (com visualização), fica igualzinho um oscilosc?pio.

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      • ? Offline
        ? Offline
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        escreveu em última edição por
        #23

        hmmmm ceeeerto, então ele le o giro, show

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        • M Offline
          M Offline
          Marcelo
          escreveu em última edição por
          #24

          hmmmm ceeeerto, então ele le o giro, show

          [snapback]274656[/snapback]

          fiz um dinamometro para mim

          o mesmo conceito, so que mais pratico

          comprei um indutive pickup (aquela ponta que liga no cabo de vela da pistola de ponto), liguei num conector proprio coloquei os resistores para filtrar o sinal e pronto

          ? so enfiar em algo que grave o som

          passar pro computador

          e mandar o programa analisar

          pra mim, isso vai ser muito util nao para saber de tenho 1000cv no motor, mas sim se aquela alteracaozinha que fiz ali, fez a curva ficar um pouco mais gorda q antes, etc etc

          depois posto fotos b)

          ahhh..

          e essa parada funciona mesmo.

          um amigo meu ja me mostrou

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            coisa_triste
            escreveu em última edição por
            #25

            se nao me engano os graficos da f1 q estao na tv sao pelo som do motor…

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              stefano
              escreveu em última edição por
              #26

              pessoal, cuidado com ao usar esse street dyno engembrado no micro com uma ignição do cm… pode dar tilt no algoritmo de mot her din?...

              nesse caso, usem o programa baseado ou no algoritmo de von shut ou no algoritmo de bund & ohmetro

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rix
                escreveu em última edição por
                #27

                kkkkk b)

                esse stefano é foda.

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #28

                  ler giro por frequencia blz, agora ler potencia por ruido eletrico é complicado de se botar f

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Marcelo
                    escreveu em última edição por
                    #29

                    ler giro por frequencia blz, agora ler potencia por ruido eletrico é complicado de se botar f?.

                    [snapback]275275[/snapback]

                    a potencia nao lida pelo ruido eletrico. só a rpm.

                    apartir de dados que voce entra, e formulas, se chega a potencia, e ai tem outros fatores de correcao, etc etc

                    como eu disse acima, nao acredito que alguem encare um dinamometro desse, como verdade .

                    e sim para fazer um antes/depois

                    essa é a funcao fundamental do aparelho

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
                      H Offline
                      hernani.vila
                      escreveu em última edição por
                      #30

                      resumindo… esse software usa o ?udio da ignição pra verificar a aceleração do carro, e a partir da? calcular a potência.

                      a cada fa?sca detectada, o software verifica a rpm do motor calculando o intervalo de tempo entre ela e a última fa?sca.

                      nas configurações do software entram toooooodas vari?veis possíveis pra que esse cálculo seja correto, como relações de marcha, marcha utilizada, dist?ncia percorrida a cada revolução dos pneus, cx, área frontal, peso, etc etc etc...

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #31

                        ele deve ver qto tempo o giro demorou pra subir e estimar a partir da inserção de varios dados, a potência necessária pra tal rendimento.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          stefano
                          escreveu em última edição por
                          #32

                          [project team manager mode on]

                          ktulu, lost & streit

                          tirem a poeira de suas protoboards e os kits de desenvolvimento upic do arm?rio e ponham já a caixola pra funcionar…

                          por acaso ouvi alguém falar aparelhinho portútil que funciona como um dinam?metro baseado na rotação + dados configuraveis por telinha lcd ?

                          [project team manager mode off]

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            streit
                            escreveu em última edição por
                            #33

                            pelo que entendi ele usa a ignição pra saber a rotação do motor, ok. normal. mas ele tambem tem essa de ouvir o motor pra estimar a potência naquela determinada rotação. estranho. obviamente quanto mais forte a explosão mais barulho ela gera, agora, ouvir esse barulho e transformar em potência é complicado hein…

                            o que daria pra fazer num dino de bolso seria vc entrar com o momento de inercia do volante do motor e pela velocidade com que sobe o giro estimar uma potência. mas sem um freio tb não fica mto catélico...

                            enfim, só vendo pra crer.

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
                              H Offline
                              hernani.vila
                              escreveu em última edição por
                              #34

                              o que daria pra fazer num dino de bolso seria vc entrar com o momento de inercia do volante do motor e pela velocidade com que sobe o giro estimar uma potência. mas sem um freio tb não fica mto catélico…

                              mas é exatamente isso que o software faz verifica a aceleração do motor, atravṍs da variação de rotação vs tempo (aceleração do carro). e o freio utilizado é a própria inercia do carro, calculada considerando boa parte das vari?veis envolvidas como peso, cx, área frontal, relação de transmissão, tamanho dos pneus, blablabla…

                              o que ele não tem como verificar é interfer?ncia externa, como incid?ncia de vento ou pista não plana. mas pra isso ele é enf?tico e recomenda sempre medir 2 puxadas , feitas no mesmo lugar e em sentidos opostos, e então considerar a média.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                streit
                                escreveu em última edição por
                                #35

                                pra isso já existe g-tech.

                                1 Resposta Última resposta
                                • H Offline
                                  H Offline
                                  hernani.vila
                                  escreveu em última edição por
                                  #36

                                  pra isso já existe g-tech.

                                  opa… claro que já mas pra quem não tem acesso a um (eu por exemplo, não tenho um e nem conheão quem tenha pra pegar emprestado) ou tem um gtech mais simples e quer ver o gr?fico de potencia/torque, como é o caso do ka que abriu esse tópico, esse software é uma boa solução. a versão nova dele é paga, mas a antiga está disponível para todos, e o cabo necessário para fazer a leitura do sinal da ignição é muito simples e barato de ser feito

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio
                                    escreveu em última edição por
                                    #37

                                    esse g-tech se baseia em aceler?metros?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #38

                                      puts em jordan…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #39

                                        esse g-tech se baseia em aceler?metros?

                                        [snapback]276252[/snapback]

                                        exato, da mesma forma que é feito na industria aeron?utica.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #40

                                          bom.. potencia = torque x rpm esta errado…...

                                          a correta (pelo menos a q eu aprendi nas aulas de ensaios dinamometricos)

                                          p = 2 x pi (3,14 aprox) x torque x rota?ao

                                          ai entram sa variantes de acordo com as unidades......se alguem quiser, eu completo...

                                          1 Resposta Última resposta

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