Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Potência x torque

Potência x torque

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
56 Posts 20 Posters 5.0k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #31

    ele deve ver qto tempo o giro demorou pra subir e estimar a partir da inserção de varios dados, a potência necessária pra tal rendimento.

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      stefano
      escreveu em última edição por
      #32

      [project team manager mode on]

      ktulu, lost & streit

      tirem a poeira de suas protoboards e os kits de desenvolvimento upic do arm?rio e ponham já a caixola pra funcionar…

      por acaso ouvi alguém falar aparelhinho portútil que funciona como um dinam?metro baseado na rotação + dados configuraveis por telinha lcd ?

      [project team manager mode off]

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #33

        pelo que entendi ele usa a ignição pra saber a rotação do motor, ok. normal. mas ele tambem tem essa de ouvir o motor pra estimar a potência naquela determinada rotação. estranho. obviamente quanto mais forte a explosão mais barulho ela gera, agora, ouvir esse barulho e transformar em potência é complicado hein…

        o que daria pra fazer num dino de bolso seria vc entrar com o momento de inercia do volante do motor e pela velocidade com que sobe o giro estimar uma potência. mas sem um freio tb não fica mto catélico...

        enfim, só vendo pra crer.

        1 Resposta Última resposta
        • H Offline
          H Offline
          hernani.vila
          escreveu em última edição por
          #34

          o que daria pra fazer num dino de bolso seria vc entrar com o momento de inercia do volante do motor e pela velocidade com que sobe o giro estimar uma potência. mas sem um freio tb não fica mto catélico…

          mas é exatamente isso que o software faz verifica a aceleração do motor, atravṍs da variação de rotação vs tempo (aceleração do carro). e o freio utilizado é a própria inercia do carro, calculada considerando boa parte das vari?veis envolvidas como peso, cx, área frontal, relação de transmissão, tamanho dos pneus, blablabla…

          o que ele não tem como verificar é interfer?ncia externa, como incid?ncia de vento ou pista não plana. mas pra isso ele é enf?tico e recomenda sempre medir 2 puxadas , feitas no mesmo lugar e em sentidos opostos, e então considerar a média.

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #35

            pra isso já existe g-tech.

            1 Resposta Última resposta
            • H Offline
              H Offline
              hernani.vila
              escreveu em última edição por
              #36

              pra isso já existe g-tech.

              opa… claro que já mas pra quem não tem acesso a um (eu por exemplo, não tenho um e nem conheão quem tenha pra pegar emprestado) ou tem um gtech mais simples e quer ver o gr?fico de potencia/torque, como é o caso do ka que abriu esse tópico, esse software é uma boa solução. a versão nova dele é paga, mas a antiga está disponível para todos, e o cabo necessário para fazer a leitura do sinal da ignição é muito simples e barato de ser feito

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio
                escreveu em última edição por
                #37

                esse g-tech se baseia em aceler?metros?

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  caferninha
                  escreveu em última edição por
                  #38

                  puts em jordan…

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #39

                    esse g-tech se baseia em aceler?metros?

                    [snapback]276252[/snapback]

                    exato, da mesma forma que é feito na industria aeron?utica.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SóGM
                      escreveu em última edição por
                      #40

                      bom.. potencia = torque x rpm esta errado…...

                      a correta (pelo menos a q eu aprendi nas aulas de ensaios dinamometricos)

                      p = 2 x pi (3,14 aprox) x torque x rota?ao

                      ai entram sa variantes de acordo com as unidades......se alguem quiser, eu completo...

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        WEST
                        escreveu em última edição por
                        #41

                        como diz o outro lá, pegou o bonde andando e quer sentar na janela … ehheheheh

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SóGM
                          escreveu em última edição por
                          #42

                          vamos estudar mais, pessoal…

                          1 Resposta Última resposta
                          • X Offline
                            X Offline
                            Xucrute
                            escreveu em última edição por
                            #43

                            soh uma coisa q ng vai entender :

                            ovram

                            :p

                            1 Resposta Última resposta
                            • L Offline
                              L Offline
                              Lost
                              escreveu em última edição por
                              #44

                              oia, q eu saiba, o dinamometro mede apenas a potencia…

                              potencia eh a forca necessaria para acelerar um corpo. se eu me lembro bem, 1cv = a forca necessaria pra acelerar 75kg 1m/s/s (um metro por segundo, por segundo) ou seja, a cada 1 segundo, os 75kg ganham mais 1 metro por segundo.

                              como o dina sabe o peso do rolo, e vc calibra a velocidade do rolo com o rpm, ele sabe pela velocidade do rolo qual a rpm do motor.

                              entao pela aceleracao do rolo, sabendo o rpm, se calcula o torque, pois a potencia é meramente a aceleracao do rolo, que é o peso em questao.

                              os calculos sao complexos e eu nao sei...

                              existem dinas que sao ligados ao motor, nao sendo necessario calibrar o rpm... podendo dar puxadas trocando de marcha :p

                              soh pra completar, eu ja to trabalhando em um aparelho, com lcd e tal, que vai medir a aceleracao, mas nao tinha divulgado pq to falando muito e fazendo pouco, por exemplo ainda nao montei o atraso de ponto, entao todo mundo deve ta achando que eu soh falo e nao faão :d

                              gtech funciona sim com acelerometro.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                SóGM
                                escreveu em última edição por
                                #45

                                eu nem tenho exp com dinamometro de rolo, num sei como ele calcula, so de bancada….

                                o de bancada mede o torque, e tu pega o torque, e joga na formula....

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
                                  L Offline
                                  Lost
                                  escreveu em última edição por
                                  #46

                                  esse ligado ao motor que eu me referi eh soh no sinal da bobina, igual o programa que os kras citaram…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
                                    W Offline
                                    WEST
                                    escreveu em última edição por
                                    #47

                                    oia, q eu saiba, o dinamometro mede apenas a potencia…

                                    potencia eh a forca necessaria para acelerar um corpo. se eu me lembro bem, 1cv = a forca necessaria pra acelerar 75kg 1m/s/s (um metro por segundo, por segundo) ou seja, a cada 1 segundo, os 75kg ganham mais 1 metro por segundo.

                                    como o dina sabe o peso do rolo, e vc calibra a velocidade do rolo com o rpm, ele sabe pela velocidade do rolo qual a rpm do motor.

                                    entao pela aceleracao do rolo, sabendo o rpm, se calcula o torque, pois a potencia é meramente a aceleracao do rolo, que é o peso em questao.

                                    os calculos sao complexos e eu nao sei...

                                    existem dinas que sao ligados ao motor, nao sendo necessario calibrar o rpm... podendo dar puxadas trocando de marcha :p

                                    [snapback]335336[/snapback]

                                    você não está sabendo nem lembrando coisa com coisa, os conceitos estão totalmente errados….

                                    força e potência são duas coisas distintas

                                    a força para acelerar em 1 m/s^2 um corpo d 75kg é dada pela segunda lei de newton: f = m * a..

                                    ou seja, é uma força de 75 newtons que é necessária para imprimir uma aceleração de 1m/s^2 em um corpo de 75kg...

                                    a potência é a energia que você está gastanto/entregando na unidade de tempo.

                                    potência é força * velocidade ...

                                    a potência nunca é medida diretamente, sempre é calculada a partir de outras grandezas medidas..

                                    eu já me desgastei tanto com esse assunto de torque e potência aqui que nem me animo a escrever um post mais completo.

                                    mas quem tiver perguntas, pode fazer que eu respondo.

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
                                      L Offline
                                      Lost
                                      escreveu em última edição por
                                      #48

                                      hum… eh, eu nao manjo nada, sou um zero a esquerda... eu citei a potencia em cv... cavalos...

                                      1hp ou 1 horsepower é exatamente o que eu disse...

                                      a potencia que vc ta falando deve ser em watts, ou em qqr outra coisa. mas potencia em cv é isso :p

                                      tudo bem, nem lembro onde eu li isso, mas sei la, sempre acreditei... vai ver ta errado :d

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • W Offline
                                        W Offline
                                        WEST
                                        escreveu em última edição por
                                        #49

                                        hum… eh, eu nao manjo nada, sou um zero a esquerda... eu citei a potencia em cv...  cavalos...

                                        1hp ou 1 horsepower é exatamente o que eu disse...

                                        a potencia que vc ta falando deve ser em watts, ou em qqr outra coisa. mas potencia em cv é isso :d

                                        tudo bem, nem lembro onde eu li isso, mas sei la, sempre acreditei... vai ver ta errado :p

                                        [snapback]335357[/snapback]

                                        :p

                                        eu não estou falando de coisas que eu acredito, estou falando de fatos…

                                        1 hp = 745,7 watts

                                        1cv = 735,5 watts

                                        potência é potência, é sempre a mesma coisa, independentemente da unidade ou se estamos falando de motor a combustão interna, chuveiro eletrico ou qualquer outra coisa…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
                                          L Offline
                                          Lost
                                          escreveu em última edição por
                                          #50

                                          firmeza, mal ae minha ignorancia…

                                          mas me fala uma coisa, a potencia em um dinamometro de rolo é calculada com base na aceleracao da massa do rolo ou nao?

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários