Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter
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to sem tempo agora, de noite eu escrevo mais,
mas pelo que eu vi voces querem um pulsador que entra em acao quando o halmeter cai, certo?
bom, a saida do halmeter é tensao, então nao precisaria daquele esquema do halmeter.
o mais simples possível que consigo imaginar seria 1 ampop comparador de tensao com um potenciometro onde voce regularia a tensão mínima pra comecar a pulsar e um oscilador 555 com outro potenciometro onde voce regularia o tempo que o bico fica aberto (largura do pulso) e a frequencia.
além disso voce vai precisar de um transistor de potencia pra acionar o bico.
se essa for a ideia, de noite posso projetar isso pra quem quiser, coisinha simples, custando menos de 20 reais.
só tem 1 problema…. a tensao do halmeter despenca no freio motor, pelo menos no meu que é injetado, e fica oscilando entre pobre e rico. o sistema iria atuar, jogando fora combustivel...
outra opção, como já vi que voces estao discutindo, é usar um microcontrolador.
a? já se parte pra um sistema mais complexo, mais fácil de se fazer e calibrar pra quem sabe, mas fica muito inviável pra quem não tem familiaridade e equipamento pra mecher com isso. com microcontrolador e um conversor ad (analogico-digital) voce le a sonda lambda e manda pulsar o bico, fazendo o papel do ampop comparador + o oscilador 555.
mais tarde eu volto aqui.
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putz essa discussão andou hem…
achei mto interessante, axu q ate vou tentar fazer uns esquemas pra min sim, mas seria mais no intuito de alimentar o motor a frio e alguma eventual falta em alta, e nao vou ultilizar bico mas sim rele, selenoide e um caninho de metal com furo calibrado em cima do difusor. mas ai tem um serio problema: vai lavar o motor de alcool ate a sonda começar marcar?
edit: no mew caso, com o q pensei ainda vou ter variação de injeção de acordo com o giro do motor, pois vai ser injetado alcool de acordo com os recalques da bobinha mecanica
(desculpa por cortar a ideia de vcs q esta fikando mto )
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só tem 1 problema…. a tensao do halmeter despenca no freio motor, pelo menos no meu que é injetado, e fica oscilando entre pobre e rico. o sistema iria atuar, jogando fora combustivel...
nem é tanto problema assim uma solução bem tosca seria vc fazer o positivo do sistema sair da bateria e ir até em cima do pedal do acelerador e de lá ir para a chave q alimentar? o bico. se o pedal não estiver pressionado (que é igual a o cut-off da injeção ou mesmo o caso em ponto ponto onde fica oscilando nos injetados) então o bico não entrar? em ação com o pedal mínima coisa acionado o sistema já pode entrar em funcionamento.
a princ?pio um pensamento simples
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achei mto interessante, axu q ate vou tentar fazer uns esquemas pra min sim, mas seria mais no intuito de alimentar o motor a frio e alguma eventual falta em alta, e nao vou ultilizar bico mas sim rele, selenoide e um caninho de metal com furo calibrado em cima do difusor. mas ai tem um serio problema: vai lavar o motor de alcool ate a sonda começar marcar?
o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…
ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.
no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb
o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe
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nem é tanto problema assim uma solução bem tosca seria vc fazer o positivo do sistema sair da bateria e ir até em cima do pedal do acelerador e de lá ir para a chave q alimentar? o bico. se o pedal não estiver pressionado (que é igual a o cut-off da injeção ou mesmo o caso em ponto ponto onde fica oscilando nos injetados) então o bico não entrar? em ação com o pedal mínima coisa acionado o sistema já pode entrar em funcionamento.
a princ?pio um pensamento simples
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o ampop que usa pra fazer a comparacao da tensao da lamba é um ci que vem com 2 comparadores. já que vai ficar 1 sobrando pode colocar o tps nele, aí já fica com regulagem de tps pra acionar o circuito…
to tentando esbocar minha ideia aqui, mais tarde eu posto
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sim, na realidade a maneira mais fácil sem tps seria só um fio que quando o po tá no fundo do acelerador apenas fecha contato e transfere essa informação para esse módulo .
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se for assim .. não seria mais negócio colocar um botão na manopla do cambio ou no volante para acionar o bico a hora que quiser ??? … assim vc poderia acionar ele desde a média e não somente com o po no fundo ... o que em um carro muito forte ... ocasionaria somente perda de tração ...
sei lá ... sou totalmente leigo mas dei um meu palpite
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vejam no que eu pensei.
a primeira parte é o comparador. ela que vai ler a tensão da sonda lambda e comparar com a tensão regulada no potenciometro.
quando a tensão da sonda lambda for menor que a regulada ela ativa o circuito do meio, o oscilador.
o oscilador fica pulsando o bico, com frequencia e largura do pulso dependendo dos resistores, que podem ser trocados por potenciometros, pra se ter um controle da quantidade de combustivel que está sendo injetado.
e a terceira parte é um transistor de potencia (mosfet) pra acionar o bico injetor.
esse circuito tem que ser testado e ajustado ainda, só esbocei aqui pra ilustrar minha ideia.
acredito que saia por menos de 20 reais isso aí.
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bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?
se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?
simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.
?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.
pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)
hehehehe
já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)
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bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?
se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?
simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.
?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.
pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)
hehehehe
já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)
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bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…
o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...
se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....
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o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…
ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.
no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb
o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe
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o selenoide é como se fosse uma torneira… energizado=aberto, nao energizado=fechado... vc tem bomba eletrica neh? não sei c pro teu caso seria interessante mas pro meu pode ser sim, uma vez q a pressão de linha do mew carro varia em função do giro do motor ( bomba mecanica ) e tb não vai ser uma quantidade astronomica de alcool injetado mas sim um aparato pra corrigir buracos de carburação.
quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...
ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua
bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?
se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?
simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.
?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.
pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)
hehehehe
já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)
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bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…
o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...
se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....
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bem isso q o ktulu disse… seria mais pra corrigir faltas com respaldo da sonda do q pra alimentar o motor mesmo né?
olha... uma ideia aki nao sei se vira... o circuito q foi mostrado é bem simples e com peças baratas tb acredito eu neh? e se fizesse varias entradas, como estagios, por exemplo 5 ou 6 em que cada um fosse acionado a determinada voltagem. ex. 825mv = estagio 1 ; 775mv = estagio 2 ; 725mv = estagio 3 ... nessa filisofia, cada um muda a frequencia de pulsação do bico e alimenta nao de acordo com rpm, carga ou pressão mas sim de acordo com o tamanho da falta.
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quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...
ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua
huahauhauahu essa de injetar pra não dar cabeçada eu nem tinha me tocado vou tentar amanhã cedo hhehehhehehehehe
mas é o seguinte: a minha sonda tb leva +- 1 minuto pra esquentar (? a sonda aquecida de 4 fios) - e esse é +- o tempo que eu levo até abrir o portão eletrúnico do prédio. assim, eu vou por uma chave no console do voyage (que tem 3 furos feitos pelo ex dono) e só ligar esse sistema assim que eu estiver saindo pelo port?o é meio feio fazer isso…. mas simplicidade = confiabilidade
ah, onde eu consigo um solen?ide? eu posso pedir em lojas de eletrúnica? como eu pe?o??
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ontem eu fiz uma experiencia:
tenho aqui uma placa de programação para o microchip atmel. ontem começei a programar nele e fiz um programa simples: 1 led fica aceso e 4 piscando (leia-se pulsando um bico heheheheh).
pois é, peguei um rel? e tentei conecta-lo na placa - para minha feliz supresa +- funcionou heheheheeh dava pra ver que o rel? queria ligar (tinha um pegueno barulho que indicava isso) mas ele não ligava acredito eu porque a tensão era muito baixa (4,7v).
disseram-me que com um transistor de potência eu conseguiria fazer o rel? funcionar - mas eu nunca usei um desses e na realidade nem sei direito o que ele faz - se aumenta a tensão, se aumenta a amperagem, ambos ou o que, nem como liga ele…
bom, mas já é um começo, no sóbado eu devo comprar algum material para começar a montar uma placa de testes
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tenta o circuito q nosso amigo ezs mostrou posts atras…
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gurizada queimando os neur?nios, bonito de ver.
daqui um tempo vcs chegarão a isso:
bico de alta, bico de baixa, sequencial de verdade, milhares de sensores.. bibibi, bobobo.
final do ano nos melhores carros e lojas do pa?s.
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pode ser no final do ano nos carros pp (sinonimo de melhores, huahuauha) e lojas do pais.
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lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?
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nao acho uma boa usar rele pra pulsar bico… vai desgastar o rele muito rapido...
os bicos funcionam em 12v
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lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?
acho que a fonte do micro (aquela que liga na placa m?e e tal) trabalha com até 5amps de tensão em 12v. é o cabo amarelo só descasca ele e pronto se quiser garantir só tira o cabinho do cdrom pra não consumir muito.
ah, o bico injetor trabalha com acho que qualquer voltagem só que quanto menor mais demora pra ele abrir se quiser, use o cabo de 5volts do micro (não lembro qual a cor agora, mais preto e amarelo não ?) que a fonte fornece no mínimo 30 amperes em 5v e é o suficiente pra vc testar sem medo de queimar a fonte
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7a?
se for usar bico de alta impedancia (>12ohms) basta 1a.
já se for usar bico de baixa impedancia (2-3 ohms), então vai precisar de uma fonte de 4 a 6a. mas pode fazer aquele esquema que o pessoal costuma fazer, de usar um bico de baixa impedancia com um resistor em série pra ficar com a impedancia de um bico de alta impedancia.