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Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

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    AGOSTINI
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    #47

    o tempo que um bico demora para abrir é 0,07 de um segundo… o resto vcs tão inu bem pra kct.....rsss

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    • K Offline
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      Ktulu
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      #48

      to sem tempo agora, de noite eu escrevo mais,

      mas pelo que eu vi voces querem um pulsador que entra em acao quando o halmeter cai, certo?

      bom, a saida do halmeter é tensao, então nao precisaria daquele esquema do halmeter.

      o mais simples possível que consigo imaginar seria 1 ampop comparador de tensao com um potenciometro onde voce regularia a tensão mínima pra comecar a pulsar e um oscilador 555 com outro potenciometro onde voce regularia o tempo que o bico fica aberto (largura do pulso) e a frequencia.

      além disso voce vai precisar de um transistor de potencia pra acionar o bico.

      se essa for a ideia, de noite posso projetar isso pra quem quiser, coisinha simples, custando menos de 20 reais.

      só tem 1 problema…. a tensao do halmeter despenca no freio motor, pelo menos no meu que é injetado, e fica oscilando entre pobre e rico. o sistema iria atuar, jogando fora combustivel...

      outra opção, como já vi que voces estao discutindo, é usar um microcontrolador.

      a? já se parte pra um sistema mais complexo, mais fácil de se fazer e calibrar pra quem sabe, mas fica muito inviável pra quem não tem familiaridade e equipamento pra mecher com isso. com microcontrolador e um conversor ad (analogico-digital) voce le a sonda lambda e manda pulsar o bico, fazendo o papel do ampop comparador + o oscilador 555.

      mais tarde eu volto aqui.

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      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #49

        putz essa discussão andou hem…

        achei mto interessante, axu q ate vou tentar fazer uns esquemas pra min sim, mas seria mais no intuito de alimentar o motor a frio e alguma eventual falta em alta, e nao vou ultilizar bico mas sim rele, selenoide e um caninho de metal com furo calibrado em cima do difusor. mas ai tem um serio problema: vai lavar o motor de alcool ate a sonda começar marcar?

        edit: no mew caso, com o q pensei ainda vou ter variação de injeção de acordo com o giro do motor, pois vai ser injetado alcool de acordo com os recalques da bobinha mecanica :olhos:

        (desculpa por cortar a ideia de vcs q esta fikando mto :hauhau: )

        1 Resposta Última resposta
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          fabianok
          escreveu em última edição por
          #50

          só tem 1 problema…. a tensao do halmeter despenca no freio motor, pelo menos no meu que é injetado, e fica oscilando entre pobre e rico. o sistema iria atuar, jogando fora combustivel...

          nem é tanto problema assim uma solução bem tosca seria vc fazer o positivo do sistema sair da bateria e ir até em cima do pedal do acelerador e de lá ir para a chave q alimentar? o bico. se o pedal não estiver pressionado (que é igual a o cut-off da injeção ou mesmo o caso em ponto ponto onde fica oscilando nos injetados) então o bico não entrar? em ação com o pedal mínima coisa acionado o sistema já pode entrar em funcionamento.

          a princ?pio um pensamento simples

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            fabianok
            escreveu em última edição por
            #51

            achei mto interessante, axu q ate vou tentar fazer uns esquemas pra min sim, mas seria mais no intuito de alimentar o motor a frio e alguma eventual falta em alta, e nao vou ultilizar bico mas sim rele, selenoide e um caninho de metal com furo calibrado em cima do difusor. mas ai tem um serio problema: vai lavar o motor de alcool ate a sonda começar marcar?

            o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…

            ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.

            no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb

            o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • K Offline
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              Ktulu
              escreveu em última edição por
              #52

              nem é tanto problema assim uma solução bem tosca seria vc fazer o positivo do sistema sair da bateria e ir até em cima do pedal do acelerador e de lá ir para a chave q alimentar? o bico. se o pedal não estiver pressionado (que é igual a o cut-off da injeção ou mesmo o caso em ponto ponto onde fica oscilando nos injetados) então o bico não entrar? em ação com o pedal mínima coisa acionado o sistema já pode entrar em funcionamento.

              a princ?pio um pensamento simples

              [snapback]284418[/snapback]

              o ampop que usa pra fazer a comparacao da tensao da lamba é um ci que vem com 2 comparadores. já que vai ficar 1 sobrando pode colocar o tps nele, aí já fica com regulagem de tps pra acionar o circuito…

              to tentando esbocar minha ideia aqui, mais tarde eu posto

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                FabioRR
                escreveu em última edição por
                #53

                sim, na realidade a maneira mais fácil sem tps seria só um fio que quando o po tá no fundo do acelerador apenas fecha contato e transfere essa informação para esse módulo .

                [snapback]284352[/snapback]

                se for assim .. não seria mais negócio colocar um botão na manopla do cambio ou no volante para acionar o bico a hora que quiser ??? … assim vc poderia acionar ele desde a média e não somente com o po no fundo ... o que em um carro muito forte ... ocasionaria somente perda de tração ...

                sei lá ... sou totalmente leigo mas dei um meu palpite :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  Ktulu
                  escreveu em última edição por
                  #54

                  vejam no que eu pensei.

                  a primeira parte é o comparador. ela que vai ler a tensão da sonda lambda e comparar com a tensão regulada no potenciometro.

                  quando a tensão da sonda lambda for menor que a regulada ela ativa o circuito do meio, o oscilador.

                  o oscilador fica pulsando o bico, com frequencia e largura do pulso dependendo dos resistores, que podem ser trocados por potenciometros, pra se ter um controle da quantidade de combustivel que está sendo injetado.

                  e a terceira parte é um transistor de potencia (mosfet) pra acionar o bico injetor.

                  esse circuito tem que ser testado e ajustado ainda, só esbocei aqui pra ilustrar minha ideia.

                  acredito que saia por menos de 20 reais isso aí.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #55

                    bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?

                    se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?

                    simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.

                    ?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.

                    pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)

                    hehehehe

                    já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #56

                      bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?

                      se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?

                      simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.

                      ?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?...  agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.

                      pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)

                      hehehehe

                      já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)

                      [snapback]284528[/snapback]

                      bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…

                      o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...

                      se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #57

                        o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…

                        ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.

                        no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb

                        o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe :hauhau:

                        [snapback]284419[/snapback]

                        o selenoide é como se fosse uma torneira… energizado=aberto, nao energizado=fechado... vc tem bomba eletrica neh? não sei c pro teu caso seria interessante mas pro meu pode ser sim, uma vez q a pressão de linha do mew carro varia em função do giro do motor ( bomba mecanica ) e tb não vai ser uma quantidade astronomica de alcool injetado mas sim um aparato pra corrigir buracos de carburação.

                        quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...

                        ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua

                        bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?

                        se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?

                        simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.

                        ?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?...  agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.

                        pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)

                        hehehehe

                        já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)

                        [snapback]284528[/snapback]

                        bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…

                        o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...

                        se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....

                        [snapback]284552[/snapback]

                        bem isso q o ktulu disse… seria mais pra corrigir faltas com respaldo da sonda do q pra alimentar o motor mesmo né?

                        olha... uma ideia aki nao sei se vira... o circuito q foi mostrado é bem simples e com peças baratas tb acredito eu neh? e se fizesse varias entradas, como estagios, por exemplo 5 ou 6 em que cada um fosse acionado a determinada voltagem. ex. 825mv = estagio 1 ; 775mv = estagio 2 ; 725mv = estagio 3 ... nessa filisofia, cada um muda a frequencia de pulsação do bico e alimenta nao de acordo com rpm, carga ou pressão mas sim de acordo com o tamanho da falta.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          fabianok
                          escreveu em última edição por
                          #58

                          quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...

                          ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua

                          huahauhauahu essa de injetar pra não dar cabeçada eu nem tinha me tocado vou tentar amanhã cedo hhehehhehehehehe

                          mas é o seguinte: a minha sonda tb leva +- 1 minuto pra esquentar (? a sonda aquecida de 4 fios) - e esse é +- o tempo que eu levo até abrir o portão eletrúnico do prédio. assim, eu vou por uma chave no console do voyage (que tem 3 furos feitos pelo ex dono) e só ligar esse sistema assim que eu estiver saindo pelo port?o é meio feio fazer isso…. mas simplicidade = confiabilidade

                          ah, onde eu consigo um solen?ide? eu posso pedir em lojas de eletrúnica? como eu pe?o??

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
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                            streit
                            escreveu em última edição por
                            #59

                            gurizada queimando os neur?nios, bonito de ver.

                            daqui um tempo vcs chegarão a isso:

                            bico de alta, bico de baixa, sequencial de verdade, milhares de sensores.. bibibi, bobobo.

                            final do ano nos melhores carros e lojas do pa?s.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              fabianok
                              escreveu em última edição por
                              #60

                              ontem eu fiz uma experiencia:

                              tenho aqui uma placa de programação para o microchip atmel. ontem começei a programar nele e fiz um programa simples: 1 led fica aceso e 4 piscando (leia-se pulsando um bico heheheheh).

                              pois é, peguei um rel? e tentei conecta-lo na placa - para minha feliz supresa +- funcionou heheheheeh dava pra ver que o rel? queria ligar (tinha um pegueno barulho que indicava isso) mas ele não ligava acredito eu porque a tensão era muito baixa (4,7v).

                              disseram-me que com um transistor de potência eu conseguiria fazer o rel? funcionar - mas eu nunca usei um desses e na realidade nem sei direito o que ele faz - se aumenta a tensão, se aumenta a amperagem, ambos ou o que, nem como liga ele…

                              bom, mas já é um começo, no sóbado eu devo comprar algum material para começar a montar uma placa de testes

                              :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #61

                                tenta o circuito q nosso amigo ezs mostrou posts atras…

                                post

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                                  AGOSTINI
                                  escreveu em última edição por
                                  #62

                                  lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. :hauhau: ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?

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                                  • E Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #63

                                    gurizada queimando os neur?nios, bonito de ver.

                                    daqui um tempo vcs chegarão a isso:

                                    bico de alta, bico de baixa, sequencial de verdade, milhares de sensores.. bibibi, bobobo.

                                    final do ano nos melhores carros e lojas do pa?s.

                                    [snapback]284821[/snapback]

                                    pode ser no final do ano nos carros pp (sinonimo de melhores, huahuauha) e lojas do pais.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #64

                                      lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. :hauhau: ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?

                                      [snapback]285403[/snapback]

                                      nao acho uma boa usar rele pra pulsar bico… vai desgastar o rele muito rapido...

                                      os bicos funcionam em 12v

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                                      • F Offline
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                                        #65

                                        lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes….  ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?

                                        acho que a fonte do micro (aquela que liga na placa m?e e tal) trabalha com até 5amps de tensão em 12v. é o cabo amarelo só descasca ele e pronto se quiser garantir só tira o cabinho do cdrom pra não consumir muito.

                                        ah, o bico injetor trabalha com acho que qualquer voltagem só que quanto menor mais demora pra ele abrir se quiser, use o cabo de 5volts do micro (não lembro qual a cor agora, mais preto e amarelo não ?) que a fonte fornece no mínimo 30 amperes em 5v e é o suficiente pra vc testar sem medo de queimar a fonte :hauhau:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • K Offline
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                                          #66

                                          7a?

                                          se for usar bico de alta impedancia (>12ohms) basta 1a.

                                          já se for usar bico de baixa impedancia (2-3 ohms), então vai precisar de uma fonte de 4 a 6a. mas pode fazer aquele esquema que o pessoal costuma fazer, de usar um bico de baixa impedancia com um resistor em série pra ficar com a impedancia de um bico de alta impedancia.

                                          1 Resposta Última resposta

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