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Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

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  • K Offline
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    Ktulu
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    #52

    nem é tanto problema assim uma solução bem tosca seria vc fazer o positivo do sistema sair da bateria e ir até em cima do pedal do acelerador e de lá ir para a chave q alimentar? o bico. se o pedal não estiver pressionado (que é igual a o cut-off da injeção ou mesmo o caso em ponto ponto onde fica oscilando nos injetados) então o bico não entrar? em ação com o pedal mínima coisa acionado o sistema já pode entrar em funcionamento.

    a princ?pio um pensamento simples

    [snapback]284418[/snapback]

    o ampop que usa pra fazer a comparacao da tensao da lamba é um ci que vem com 2 comparadores. já que vai ficar 1 sobrando pode colocar o tps nele, aí já fica com regulagem de tps pra acionar o circuito…

    to tentando esbocar minha ideia aqui, mais tarde eu posto

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    • F Offline
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      FabioRR
      escreveu em última edição por
      #53

      sim, na realidade a maneira mais fácil sem tps seria só um fio que quando o po tá no fundo do acelerador apenas fecha contato e transfere essa informação para esse módulo .

      [snapback]284352[/snapback]

      se for assim .. não seria mais negócio colocar um botão na manopla do cambio ou no volante para acionar o bico a hora que quiser ??? … assim vc poderia acionar ele desde a média e não somente com o po no fundo ... o que em um carro muito forte ... ocasionaria somente perda de tração ...

      sei lá ... sou totalmente leigo mas dei um meu palpite :hauhau:

      1 Resposta Última resposta
      • K Offline
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        Ktulu
        escreveu em última edição por
        #54

        vejam no que eu pensei.

        a primeira parte é o comparador. ela que vai ler a tensão da sonda lambda e comparar com a tensão regulada no potenciometro.

        quando a tensão da sonda lambda for menor que a regulada ela ativa o circuito do meio, o oscilador.

        o oscilador fica pulsando o bico, com frequencia e largura do pulso dependendo dos resistores, que podem ser trocados por potenciometros, pra se ter um controle da quantidade de combustivel que está sendo injetado.

        e a terceira parte é um transistor de potencia (mosfet) pra acionar o bico injetor.

        esse circuito tem que ser testado e ajustado ainda, só esbocei aqui pra ilustrar minha ideia.

        acredito que saia por menos de 20 reais isso aí.

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #55

          bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?

          se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?

          simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.

          ?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?... agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.

          pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)

          hehehehe

          já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Ktulu
            escreveu em última edição por
            #56

            bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?

            se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?

            simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.

            ?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?...  agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.

            pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)

            hehehehe

            já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)

            [snapback]284528[/snapback]

            bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…

            o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...

            se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #57

              o drag, como é esse esquema de rel? mais solen?ide? como funciona? o que é a solen?ide - sou bem leigo em algumas coisas…

              ah, e acho que o problema de lavar não é problema - no meu carburado, quando estou andando normalmente na boa, se eu injetar gasolina o carro começa a engasgar apenas depois de 3 ou 4 segundos - o que é muito tempo e até lá a sonda já leu sim hehheheheheheh ou seja: acho que não é problema.

              no meu caso quero para eliminar uma falha com o po um pouco pressionado no acelerador - uma retomada calma e com o carro frio tb

              o tópico realmente andou bem até demais hehehehehehe :hauhau:

              [snapback]284419[/snapback]

              o selenoide é como se fosse uma torneira… energizado=aberto, nao energizado=fechado... vc tem bomba eletrica neh? não sei c pro teu caso seria interessante mas pro meu pode ser sim, uma vez q a pressão de linha do mew carro varia em função do giro do motor ( bomba mecanica ) e tb não vai ser uma quantidade astronomica de alcool injetado mas sim um aparato pra corrigir buracos de carburação.

              quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...

              ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua

              bom esquema…vc?s tão quase chegando no real problema.... qto de combustivel vc vai pulsar ?

              se vc sobe uma ladeira com o po na casquinha é bem diferente de qdo vc desce a ladeira na mesma situação então como distinguir uma da outra ?

              simples medindo a pressão...então tome usar um sensor de pressão...custo em torno de us$ 20,00 (tem mais baratos) fora todo o aparato pra dimensionar o sinal de sa?da, amplificar e entrar no 555.

              ?timo resolveu ?..não.... a 1.000rpm vc precisa de muito menos combustivel do que a 6.000rpm então vc precisa saber qual rotação está certo ?...  agora quero ver alguem desenhar um circuitinho com estas 2 alterações.

              pra dar mais uma complicada.... quem aqui acha que vai a mesma qdade de combsutivel se vc tiver com metade do po no acelerador e digamos 1bar de boost e com po no fundo e a mesma pressão... isso na mesma rotação (ou vc?s só se importam com o carro em plena carga e dirigibilidade que se lasque ?)

              hehehehe

              já atrapalhei demais .... assim que resolverem estas questáes eu coloco os outros impecilhos e a gente vai desenvolvendo esse pulsador hehehe que ali?s começa errado...corrigidno o que já está errado (lendo sonda que sempre lá o que já passou.... e se já passou já pde ter deixado quebrar certo ?)

              [snapback]284528[/snapback]

              bom, mas o problema proposto não era o de um controlador completo, pra funcionar em todas as situacoes, e sim apenas um dispositivo pra quando der falta acionar um bico só pra não quebrar…

              o oscilador eu calculei pra abrir o bico por cerca de 6ms, numa frequencia de 100hz, como se estivesse a 6000rpm...

              se for pra complicar, então vamos partir pra um microcontrolador, que é o que eu estou fazendo nas minhas horas livres....

              [snapback]284552[/snapback]

              bem isso q o ktulu disse… seria mais pra corrigir faltas com respaldo da sonda do q pra alimentar o motor mesmo né?

              olha... uma ideia aki nao sei se vira... o circuito q foi mostrado é bem simples e com peças baratas tb acredito eu neh? e se fizesse varias entradas, como estagios, por exemplo 5 ou 6 em que cada um fosse acionado a determinada voltagem. ex. 825mv = estagio 1 ; 775mv = estagio 2 ; 725mv = estagio 3 ... nessa filisofia, cada um muda a frequencia de pulsação do bico e alimenta nao de acordo com rpm, carga ou pressão mas sim de acordo com o tamanho da falta.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fabianok
                escreveu em última edição por
                #58

                quanto a lavar o motor acho q tem q bolar alguma coisa sim… nao disse ate a sonda ler o excesso mas sim qdo vc liga o carro, com a sonda fria ela demora alguns minutos pra começar a ler nao? esse é o tempo q falo...

                ps: vc também usa o injetor de gasolina pra dar um tapa no motor qdo frio em situações q vc sabe q vai dar kbe?ada??? hauhauhauahua

                huahauhauahu essa de injetar pra não dar cabeçada eu nem tinha me tocado vou tentar amanhã cedo hhehehhehehehehe

                mas é o seguinte: a minha sonda tb leva +- 1 minuto pra esquentar (? a sonda aquecida de 4 fios) - e esse é +- o tempo que eu levo até abrir o portão eletrúnico do prédio. assim, eu vou por uma chave no console do voyage (que tem 3 furos feitos pelo ex dono) e só ligar esse sistema assim que eu estiver saindo pelo port?o é meio feio fazer isso…. mas simplicidade = confiabilidade

                ah, onde eu consigo um solen?ide? eu posso pedir em lojas de eletrúnica? como eu pe?o??

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #59

                  gurizada queimando os neur?nios, bonito de ver.

                  daqui um tempo vcs chegarão a isso:

                  bico de alta, bico de baixa, sequencial de verdade, milhares de sensores.. bibibi, bobobo.

                  final do ano nos melhores carros e lojas do pa?s.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fabianok
                    escreveu em última edição por
                    #60

                    ontem eu fiz uma experiencia:

                    tenho aqui uma placa de programação para o microchip atmel. ontem começei a programar nele e fiz um programa simples: 1 led fica aceso e 4 piscando (leia-se pulsando um bico heheheheh).

                    pois é, peguei um rel? e tentei conecta-lo na placa - para minha feliz supresa +- funcionou heheheheeh dava pra ver que o rel? queria ligar (tinha um pegueno barulho que indicava isso) mas ele não ligava acredito eu porque a tensão era muito baixa (4,7v).

                    disseram-me que com um transistor de potência eu conseguiria fazer o rel? funcionar - mas eu nunca usei um desses e na realidade nem sei direito o que ele faz - se aumenta a tensão, se aumenta a amperagem, ambos ou o que, nem como liga ele…

                    bom, mas já é um começo, no sóbado eu devo comprar algum material para começar a montar uma placa de testes

                    :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Lima
                      escreveu em última edição por
                      #61

                      tenta o circuito q nosso amigo ezs mostrou posts atras…

                      post

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        AGOSTINI
                        escreveu em última edição por
                        #62

                        lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. :hauhau: ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          Extreme Fast
                          escreveu em última edição por
                          #63

                          gurizada queimando os neur?nios, bonito de ver.

                          daqui um tempo vcs chegarão a isso:

                          bico de alta, bico de baixa, sequencial de verdade, milhares de sensores.. bibibi, bobobo.

                          final do ano nos melhores carros e lojas do pa?s.

                          [snapback]284821[/snapback]

                          pode ser no final do ano nos carros pp (sinonimo de melhores, huahuauha) e lojas do pais.

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            Ktulu
                            escreveu em última edição por
                            #64

                            lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes…. :hauhau: ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?

                            [snapback]285403[/snapback]

                            nao acho uma boa usar rele pra pulsar bico… vai desgastar o rele muito rapido...

                            os bicos funcionam em 12v

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              fabianok
                              escreveu em última edição por
                              #65

                              lindooooo essa é a ideia, tentei fazer uns testis mas tive que parar pois preciso arrumar uma fonte 12v de 7 amperes….  ki merda, alguém sabe quantos volts trabalha o bico monoponto:?

                              acho que a fonte do micro (aquela que liga na placa m?e e tal) trabalha com até 5amps de tensão em 12v. é o cabo amarelo só descasca ele e pronto se quiser garantir só tira o cabinho do cdrom pra não consumir muito.

                              ah, o bico injetor trabalha com acho que qualquer voltagem só que quanto menor mais demora pra ele abrir se quiser, use o cabo de 5volts do micro (não lembro qual a cor agora, mais preto e amarelo não ?) que a fonte fornece no mínimo 30 amperes em 5v e é o suficiente pra vc testar sem medo de queimar a fonte :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
                                K Offline
                                Ktulu
                                escreveu em última edição por
                                #66

                                7a?

                                se for usar bico de alta impedancia (>12ohms) basta 1a.

                                já se for usar bico de baixa impedancia (2-3 ohms), então vai precisar de uma fonte de 4 a 6a. mas pode fazer aquele esquema que o pessoal costuma fazer, de usar um bico de baixa impedancia com um resistor em série pra ficar com a impedancia de um bico de alta impedancia.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  fabianok
                                  escreveu em última edição por
                                  #67

                                  bom, o sistema de injeção via microcontrolador está pronto

                                  ele analisa se o led de mistura pobre está apagado ou aceso - caso esteja apagado então ha uma falta de combustável (esse led pode ser um led verde até, para prevenir que chegue a entrar em mistura realmente pobre).

                                  nesse caso ele começa a pulsar o bico injetor até que o led de mistura pobre acenda novamente, feito isto ele ainda fica pulsando mais algum tempo antes de parar - pois senão o hallmeter já secaria denovo. se ele secar novamente o bico pulsa novamente.

                                  o tempo de injeção dos bicos pode ser controlado aumentando ou diminuindo por

                                  dentro do carro em tempo real atravṍs de 2 botões

                                  até que não foi muito difácil já que sou programador de computador :hauhau:

                                  no fim de semana eu devo fazer essa configuração de pulsos ser armazenada na

                                  memória permanente (para ela não sumir quando desliga o carro), fazer um timer para só entrar em ação depois de 30s que o carro está ligado (para a sonda esquentar) e até fazer com um sensor tps - assim eu posso até analisar se eu dei um pisão rápido no acelerador e injetar combustável antes de receber o sinal da sonda… hehehehheheheh vai ficar bão

                                  hoje a noite vou no meu preparador pegar um preostato ou um bico phudido mesmo pra testar em casa, e amanhã cedo vou correr atrás de um rel? que consiga ser ativado por um chip desses da atmel - ou tentar descobrir como usar um transistor de potência que eu não faão a mínima idéia de qual ou de como usar...

                                  segue o código se alguém se interessar: para o chip atmel at90s1200 a 4mhz:

                                  
                                  .nolist
                                  
                                  .include 1200def.inc
                                  
                                  .list
                                  
                                  .def temp=r17        ;registrador de uso geral (seu conte?do pode ser mudado a qualquer hora)
                                  
                                  .def temp2=r18       ;registrador de uso geral (seu conte?do pode ser mudado a qualquer hora)
                                  
                                  .def time=r19        ;usado em sleep2 para saber por quanto tempo parar
                                  
                                  .def nropulsos=r20   ;serve para armazenar por quantas vezes o bico ir? pulsar mesmo a mistura não estando mais pobre
                                  
                                  .def bico_time=r21   ;tempo que o bico fica fechado/aberto
                                  
                                  rjmp main
                                  
                                  main:
                                  
                                      ldi temp, 0xff 
                                  
                                      out ddrb, temp     ;portb = tudo saida 0=entrada, 1=saida
                                  
                                      cbi ddrd, 2        ;portd, pd2 = entrada
                                  
                                  	cbi ddrd, 3        ;portd, pd3 = entrada (+, aumenta tempo pulsos)
                                  
                                  	cbi ddrd, 4        ;portd, pd3 = entrada (-, aumenta tempo pulsos)
                                  
                                  	ldi bico_time, 1   ;por padrao o tempo de injeção é 1
                                  
                                  loop:
                                  
                                      sbis pind, 2       ;se não houver tensão no pd2 (led de mistura apagado)
                                  
                                      rcall pulsa_bico   ;então a mistura está pobre e faz o bico pulsar 
                                  
                                      rcall analisa_botoes;
                                  
                                      rjmp loop          ;senão novamente para analisar se deve-se pulsar o bico
                                  
                                  ;-- ------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; rotina que pulsa o bico
                                  
                                  ; obs: ela faz 0x2f pulsos pelo menos - mesmo a mistura já não
                                  
                                  ; estando mais pobre, pois senão o motor ficaria pobre 
                                  
                                  ; novamente depois que parasse de pulsar, e neste caso é 
                                  
                                  ; melhor jogar um pouco de combustável fora do que ter falhas
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  pulsa_bico:
                                  
                                    ldi   nropulsos, 0x2f
                                  
                                  pulse_it:
                                  
                                    rcall abre_bico            ;abre o bico injetor
                                  
                                    mov   time, bico_time
                                  
                                    rcall slw2                 ;aguarda por 2 instantes enquanto o bico está aberto
                                  
                                    rcall fecha_bico           ;fecha o bico injetor
                                  
                                    mov   time, bico_time
                                  
                                    rcall slw2                 ;espera por mais 2 instantes enquanto o bico está fechado
                                  
                                    rcall analisa_botoes       ;com o bico fechado, vê se o usuario quer mudar o tempo injeção
                                  
                                    dec nropulsos              ;ok, fiz 1 ciclo, diminuia 1 de 0x2f
                                  
                                    brne pulse_it              ;se  nropulsos  for diferente de 0 volte e pulse novamente
                                  
                                    sbis pind, 2               ;acabamos de pulsar as 0x2f vezes, mesmo assim a mistura ainda está pobre?
                                  
                                    rjmp pulsa_bico            ;sim  então volte e pulse mais 0x2f vezes 
                                  
                                    ret                        ;não  então volte para a rotina principal
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; rotina que simplesmente abre o bico injetor
                                  
                                  ; manda uma tensão para o pino pb0 e volta. esta tensão aciona
                                  
                                  ; um rel? que aciona o bico
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  abre_bico:
                                  
                                    ldi temp, 0x00000001
                                  
                                    out portb, temp
                                  
                                    ret
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; rotina que simplesmente fecha o bico injetor
                                  
                                  ; corta a entergia do pino pb0 e volta. isto faz o rel? cortar
                                  
                                  ; a energia do bico injetor e esse se fecha.
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  fecha_bico:
                                  
                                    ldi temp, 0x00000000
                                  
                                    out portb, temp
                                  
                                    ret
                                  
                                  analisa_botoes:
                                  
                                    sbic pind, 3
                                  
                                    rcall aumenta_tempo_injecao
                                  
                                    sbic pind, 4
                                  
                                    rcall diminui_tempo_injecao
                                  
                                    ret
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; aumenta o tempo de injeção que o bico fica aberto/fechado
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  aumenta_tempo_injecao:
                                  
                                    cpi bico_time, 0xff           ;ainda pode aumentar?
                                  
                                    breq aumenta_volta            ;nao... estao volta e nao faz nada
                                  
                                    inc bico_time                 ;sim  aumenta o tempo de injeção em 1
                                  
                                  aumenta_volta:
                                  
                                    sbic pind, 3                  ;espera o usuário soltar o bot?o
                                  
                                    rjmp aumenta_volta
                                  
                                    ret
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; diminui o tempo de injeção que o bico fica aberto 
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  diminui_tempo_injecao:
                                  
                                    cpi bico_time, 0x01           ;ainda pode diminuir? (note que o tempo de injeção mínimo é 1)
                                  
                                    breq diminui_volta            ;nao... pois ja esta no tempo de injecao minimo que é 1
                                  
                                    dec bico_time                 ;sim  diminui em 1
                                  
                                  diminui_volta:
                                  
                                    sbic pind, 4                  ;espera o usuário soltar o bot?o
                                  
                                    rjmp diminui_volta
                                  
                                    ret
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; sleep2: 
                                  
                                  ; simplesmente perde tempo (tempo usado para deixar o bico
                                  
                                  ; aberto/fechado).
                                  
                                  ; coloque em  time  o tempo de espera
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  slw2:
                                  
                                    rcall slw
                                  
                                    dec time
                                  
                                    brne slw2
                                  
                                    ret
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  ; rotina de sleep 1
                                  
                                  ; simplesmente perde um pouco de tempo
                                  
                                  ;--------------------------------------------------------------
                                  
                                  slw:
                                  
                                    ldi temp , 0xff   
                                  
                                    ldi temp2, 0x15   
                                  
                                  dec_temp:
                                  
                                    nop
                                  
                                    dec temp
                                  
                                    brne dec_temp     
                                  
                                    wdr;             ;watch dog reset
                                  
                                    ldi temp, 0xff
                                  
                                    dec temp2
                                  
                                    brne dec_temp
                                  
                                    ret
                                  
                                  
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                                  • A Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #68

                                    7a?

                                    se for usar bico de alta impedancia (>12ohms) basta 1a.

                                    já se for usar bico de baixa impedancia (2-3 ohms), então vai precisar de uma fonte de 4 a 6a. mas pode fazer aquele esquema que o pessoal costuma fazer, de usar um bico de baixa impedancia com um resistor em série pra ficar com a impedancia de um bico de alta impedancia.

                                    carma genti to usano 7 bar por causa da bomba de combustivel, naum para o bico, to fazenu em casa uma linha de combustivel para ir treinando, vo tentar de tudo vo posta o ki deu…. falowww

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • K Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #69

                                      carma genti to usano 7 bar por causa da bomba de combustivel, naum para o bico, to fazenu em casa uma linha de combustivel para ir treinando, vo tentar de tudo vo posta o ki deu…. falowww

                                      [snapback]285703[/snapback]

                                      hehehe, agora mesmo que eu nao entendi mais nada…

                                      a gente tava falando de amperes e passou pra bar...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #70

                                        sem querer desestimular a criatividade da galera…. vcs estão indo pro lado errado.

                                        posso dar uma pq contribuição pra vcs não perderm muito tempo com esta ideia.

                                        o sistema electormotive permite que vc faça um mapa de combustivel, um mapa de razão ar/combustivel e a possibilidade de ajustes da mistura via sinal da sonda lambda.

                                        nesta opção podemos inclusive ajustar o range de correção que autorizamos a sonda a corrigir em relação ao mapa de combustivel.

                                        se vc tiver um mapa basico fora do ideal e programar as correções via sonda (já se baseando num mapa 3d de razão ar/combustivel) o motor fica uma merda a mistura fica na media dentro do esperado mas a resposta do motor fica muito lenta.

                                        as montadoras gastam muito tempo mapeando justamente o mapa de combustivel para deixar o trabalho da correção da sonda o menor possivel para evitar este problema.

                                        se esta opção fosse boa, a bosch já teria feito a muito tempo. pra eles é uma moleza este tipo de solução :hauhau:

                                        sugestão :

                                        procurem fazer um dispositivo (ouusar um que já exista) que permita um ajuste 3d da mistura (cada rpm e cada posição do acelerador) e façam este ajuste com a sonda original desligada.

                                        após os ajustes religue a sonda e sejam felizes :hauhau:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #71

                                          já tentei alertar sobre isso tbm :olhos:

                                          1 Resposta Última resposta

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